O sobe e desce das ladeiras de Ouro Preto não espanta os turistas. Pois quem visita a cidade mineira, além de se exercitar, também faz uma viagem na história e se encanta!!
E se você ficou curioso e quer conhecer as cidades históricas mineiras, acesse o conteúdo abaixo e adquira comigo o seu roteiro.
Cidades históricas Minas Gerais: Roteiro
Minha ida a Ouro Preto fez parte da minha road trip por Minas Gerais. Se você ainda não viu meus posts sobre os outros destinos, então é só clicar:
Inhotim: Visite o maior museu a céu aberto do mundo
Obras e galerias em destaque em Inhotim
Serra da Canastra: Roteiro de 01 dia
Um pouco da história de Ouro Preto
A fusão de diversos arraiais fundados por bandeirantes deu origem a Ouro Preto em 1711. E, como outros municípios mineiros, ele também teve importância especial durante o auge do ciclo do outro na região.
Aliás, Ouro Preto conquistou o posto de cidade mais populosa da América Latina ainda em 1730, dado o interesse que a pedra preciosa despertou em muita gente. E não apenas aqui do Brasil, como também do outro lado do Atlântico!
Sem dúvida, a chegada de tanta gente atrás de riqueza acabou por enriquecer todo o entorno. Pois o fato é que os assentamentos foram se formando conforme novos trabalhadores chegavam para dar suporte à atividade mineradora.
E, antes de seguir adiante, cabe dizer que Ouro Preto ganhou este nome por conta de uma característica do ouro encontrado por ali naquela época. Visto que o mineral tinha uma tonalidade escura por conta de uma camada de óxido de ferro, a cidade recebeu este nome.
Mas o prestígio de Ouro Preto foi além, chegando ao século XIX. Após a independência, tornou-se a capital oficial da província de Minas Gerais. Desse modo, viu serem fundadas a Escola de Farmácia (a primeira da América Latina) e a Escola de Minas (ainda hoje uma importante instituição de engenharia).
Mesmo com a proclamação da república e adoção do federalismo, Ouro Preto manteve o título de capital do estado. Apenas o perdeu em 1897, já quase no século XX, com a inauguração de Belo Horizonte. Mas isso foi positivo, viu? Pois, assim, o Centro Histórico de Ouro Preto manteve-se preservado.
No presente, a cidade ainda atrai muita gente de todos os cantos do globo. No entanto, o motivo agora não é a corrida do ouro, mas o turismo mesmo.
Como chegar a Ouro Preto
Pela BR-356, Ouro Preto encontra-se a 100 km de Belo Horizonte. Já pela BR-040, está a 130 km. No entanto, fui à cidade depois de visitar Tiradentes, distante 160 km. Por certo, viajar com um carro alugado tem as suas vantagens. E uma delas, sem dúvida, é poder fazer os seu próprio roteiro. Bem como conhecer mais de perto as histórias escondidas que a estrada revela.
Para chegar em Ouro Preto a partir de Belo Horizonte, você pode contratar um serviço de transfer, veja abaixo:
Mas, se você quer vir comigo em mais esta viagem, mantém contato que organizo tudo para você.
E para aqueles que gostam de montar sozinho a sua viagem, mas ainda não dominam planejamento de viagem, aproveita agora e adquire o nosso e.book.
Aprenda em 10 passos: Planejando a sua viagem
O que conhecer em Ouro Preto
Sem dúvida, fazer um city tour pelas cidades que visito é item indispensável em meus roteiros. Pois é dessa forma que conheço as principais atrações. Além disso, ainda me ajuda a me situar melhor no destino, pois vou também mapeando o que está próximo de que.
No meu caso, optei por fazer esse passeio e adorei. Assim, pude conhecer o Centro Histórico e passei por alguns dos museus e igrejas com maior importância histórica e cultural de Ouro Preto. Além de ter o plus de circular de jardineira pela cidade.No meu caso, optei por fazer esse passeio e adorei. Assim, pude conhecer o Centro Histórico e passei por alguns dos museus e igrejas com maior importância histórica e cultural de Ouro Preto. Além de ter o plus de circular de jardineira pela cidade.
Porque uma coisa que temos que concordar é que a cidade pede um preparo físico dos turistas. E haja sobe e desce de ladeiras!! kkkkk
Porém, não tenha medo. Vá no seu ritmo e explore mesmo Ouro Preto a pé. Acho que vale muito a pena, por exemplo, caminhar e observar o nome das várias repúblicas de estudantes. Me chamou atenção nomes como esses das repúblicas abaixo e tantas outras.
E siga para conhecer diferentes mirantes e eleger onde assistiu ao pôr do sol mais bonito.
A seguir, listo atrações que merecem mais que fotos do lado de fora.
Visite as Igrejas de Ouro Preto
Entre as igrejas imperdíveis em Ouro Preto estão a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, a Igreja de São Francisco de Assis, Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e a Igreja de Santa Efigênia.
No post abaixo destaco aquelas que visitei. Mas já vou adiantar, todas valem a visita.
3 Igrejas destaques em Ouro Preto MG
Visite os museus
Museu da Inconfidência
A princípio, o prédio do Museu da Inconfidência abrigou a Casa de Câmara e a Cadeia de Vila Rica. Foi só com a repatriação dos restos mortais de inconfidentes exilados na África, já no governo de Getúlio Vargas, que o edifício setecentista iniciou seu processo de transformação em museu.
Aliás, sua localização já é bem significativa, pois encontra-se na Praça Tiradentes. Além do período que marcou o processo de independência do Brasil, o museu também conta a história de Ouro Preto como um todo. Desse modo, mais que apresentar a história dos inconfidentes, ele resgata a história da vida social, política e artística de Minas Gerais do século XVIII a XIX.
Entretanto, não é possível registrar seu passeio ao passado com fotos, pois não é permitido fotografar seu interior.
A visitação acontece de terça a domingo, das 10h às 18h, e seu ingresso custa R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).
Conheça também o Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas/UFOPS, o Museu de Arte Sacra de Ouro Preto e o Museu Aleijadinho.
Museu Casa dos Contos
O casarão que abriga o Museu Casa dos Contos já viveu muita história. A princípio, a casa foi uma residência e, depois, Casa de Contratos. Em seguida, inconfidentes ali se refugiaram e, mais tarde, esta foi a sua prisão. Mas o nome tem origem mesmo na época em que a casa sediava a Administração e Contabilidade Pública da Capitania de Minas Gerais. Vale ressaltar, que conta da pandemia, os horários de abertura estavam limitados, então não consegui visitar o Museu. Mas o prédio chama atenção de todos que passam na rua.
O museu encontra-se no Largo do Cinema, assim conhecido por ter recebido as primeiras salas de projeção da cidade. Embora receba algumas exposições, o sobrado em estilo barroco tem coleções próprias, a exemplo da que reúne cédulas, moedas e medalhas. Os cômodos também são o lar de objetos e móveis de época.
Um dos cômodos mais impressionantes é a senzala, ainda que ele conte uma parte trágica de nossa história com repercussões até hoje. Também vale a pena caminhar pelo Horto dos Contos e aproveitar a área verde em meio às construções apertadas do Centro Histórico.
Você pode visitar o Museu Casa dos Contos na segunda, das 14h às 18h; terça a sábado, das 10h às 17h; domingos e feriados, das 10h às 15h. E o melhor é que a entrada é gratuita.
Além da Casa dos Contos, sugiro uma visita à Casa de Tomás Antônio Gonzaga, Casa dos Inconfidentes e Casa da Ópera. Todos eles têm como atração principal o próprio edifício, além de funcionarem como centros culturais.
Outras atrações imperdíveis
Mirantes eu Ouro Preto
Ouro Preto oferece diversos mirantes naturais, você vai encontrá-los em toda parte, já que a cidade tem formações montanhosas. Desta forma, aproveite e curta cada um deles.
Pôr do sol em Ouro Preto
Tem muitos locais em Ouro Preto para assistir ao pôr do sol, mas, um muito procurado é um mirante em frente a Igreja Nossa Senhora do Carmo.
Eu corri muito para chegar lá… não deu tempo. No entanto, acabei assistindo na rua Brigadeiro Musqueira, que fica próxima a igreja, e foi um espetáculo. Desta forma, foi lá, que sentei na calçada e curti o momento.
O que conhecer nos arredores
Mina Filipe dos Santos
Quem vai a Minas Gerais ouve muito falar sobre o ciclo do ouro. E como Ouro Preto tem papel de destaque nessa história, não tem como não viver a experiência de visitar uma mina.
Eu tive essa experiência, pois conheci a mina Filipe dos Santos, e aviso logo: a visita é imperdível! A antiga mina resgata a época da exploração do ouro e outros minérios de forma artesanal naquela região. Também nos coloca em contato com a realidade da escravidão desumana no local.
A mina fica no Morro da Queimada, assim chamado porque a casa de alguns mineiros foram destruídas e queimadas após uma revolta. Tudo porque a Coroa Portuguesa decidiu combater a sonegação de imposto sobre o ouro com as casas de fundição.
Me emocionei, fiquei triste e indignada, mas acredito que a visita vale a pena. Afinal, precisamos conhecer a nossa história e como se deu a exploração das nossas riquezas. Inclusive, acho que o guia Kennedy fez toda diferença no nosso passeio.
Parque Estadual do Itacolomi
Já que mencionei a área verde no Centro Histórico de Ouro Preto, não posso deixar de falar sobre as belezas naturais da cidade. Por isso, cito o Parque Estadual do Itacolomi como um dos passeios que precisam estar no seu roteiro.
Ao passear por Ouro Preto, sem dúvida que você avistará a grande ponta de pedra que marca a paisagem da cidade.
Entre suas atrações, destaco a represa e o Mirante do Custódio, o Museu do Chá e as visitas guiadas ao Morro do Cachorro e ao Pico do Itacolomi.
O parque está aberto à visitação de terça a domingo, das 8h às 17h.
Um destino para dias de viagem
Eu tenho certeza que poderia ter passado mais dias em Ouro Preto. Porque a verdade é que a cidade tem várias igrejas, minas, museus e povoados incríveis. Leve a sério o que digo: cada mirante vale, sim, uma foto linda demais!
Se você chegou ao final do texto desejando viajar para Ouro Preto, pode contar com a agência Viaje com Norma!! Basta entrar em contato pelo WhatsApp e logo estaremos planejando os detalhes! Ou, se preferir, consulte nossos parceiros.
Onde se hospedar em Ouro Preto
Não esqueça, eu posso montar a sua viagem. Para isso, basta mandar mensagem abaixo.
De fato, o ideal é eleger cidades como base para se hospedar e explorar mais a região. No meu caso, escolhi a Pousada Solar da Ópera, um casarão do século XIX. Todo adaptado, o casarão é perfeito para quem curte os detalhes e a originalidade da história da arquitetura colonial mineira. Além, claro, de oferecer delícias mineiras como bolos e cafés no Ópera Café. Enfim, eu recomendo!
Mas, se você quer escolher sozinho a sua hospedagem consulte o Booking.com.
Onde comer em Ouro Preto
Vou sugerir duas opções que conheci e gostei:
Um restaurante econômico, serviço self service a quilo, para aquele almoço rápido:
Churrascaria Ouro Preto ou Bar e Churrascaria 7 de ouros. Localizado na rua Conde de Bobadela, 76, próximo a Pousada Solar Ópera.
Um bar e restaurante elegante, comida gostosa, ambiente agradável, enfim, muito especial para almoço ou jantar. Por conta disso, fui, repeti e escolhi para comemorar o meu aniversário:
Restaurante Seu José. Localizado na rua São José, 52 .
Destino bate e volta a partir de Ouro Preto
Inclusive, é possível fazer bate e volta a cidades próximas e igualmente famosas. Por exemplo, Mariana e Lavras Novas estão a 14 e 16 km de distância!!
Se houver tempo, conheça também as cidades históricas abaixo:
Tiradentes MG: o que fazer na cidade mineira
Congonhas MG, destino para os romeiros
Um dia para conhecer São João del Rei MG
Quanta riqueza, quanta história! Esse post sobre Ouro Preto: Dicas para curtir a cidade mineira está completo, pronto para uma pessoa como eu, que não conhece e está doida ora ir lá. Valeu por compartilhar.
Já faz muito tempo que eu fui a Ouro Preto e estou planejando voltar. Obrigada por compartilhar, vou certamente salvar seu post para a minha viagem, está muito completo.
Beijos
Obrigada Olivia, salva mesmo e aproveita a sua viagem a Ouro Preto.
Obrigada Sonia, precisa conhecer Ouro Preto mesmo.