Um dia para conhecer São João del Rei MG

Tempo de leitura: 7 minutos
São João del Rei uma excelente opção de bate e volta a partir de Tiradentes, Belo Horizonte ou Ouro Preto MG

Agora também somos Agência de Viagens!

As melhores ofertas, destinos e o suporte que só quem tem vivência no turismo pode te oferecer.

Clique na imagem e e conheça nossa página de vendas.

Ebook viaje mais barato em 10 passos

Fui a São João del Rei MG durante a minha road trip por Minas Gerais. Como a cidade encontra-se a cerca de 12 km de Tiradentes, município que escolhi como base na região, a visita tinha que acontecer, né?

A Agência Viaje com Norma organiza a sua viagem. Fale conosco.

Sobretudo, aproveite da minha experiência e mantenha contato comigo. Afinal, a minha agência de viagem pode organizar a sua viagem para você! Clique aqui:

Como a própria Tiradentes e demais cidades do estado mineiro, São João del Rei MG também surgiu no mapa por conta da descoberta de ouro. Aliás, ela foi uma das mais ricas da região no século XVIII. Por isso, há ainda resquícios do período colonial, sobreviventes da modernização na arquitetura local.

Embora compartilhem a origem e os fatos históricos, Tiradentes tem uma estrutura turística melhor. Assim, a escolhi como base. Leia abaixo a minha experiência naquela cidade.

Tiradentes MG: o que fazer na cidade mineira

Além disso, podemos conhecer as principais atrações de São João del Rei MG em um único dia, a partir de um bate e volta.

Como chegar em São João del Rei MG

Você pode chegar em São João del Rei de Maria Fumaça, a partir de Tiradentes num bate e volta, conforme já falei acima. Ou então de carro, caso tenha alugado um. Nesse caso, aproveite para conhecer a Estrada Real e siga beirando a Serra de São José. Assim, poderá parar nas cachoeiras pelo caminho.

Mas não se esqueça: eu posso providenciar o aluguel do carro para você através da minha agência de turismo, a Viagem com Norma!

Há ainda a opção de bate e volta a partir de Belo Horizonte. Para isso, contrata seu passeio no link abaixo:

E você pode aproveitar essa experiência também a partir de Ouro Preto:

O que fazer em São João del Rei MG

São João del Rei uma excelente opção de bate e volta a partir de Tiradentes, Belo Horizonte ou Ouro Preto MG

A seguir, apresento algumas sugestões das atrações turísticas mais imperdíveis em São João del Rei. Aviso logo que o Centro Histórico concentra boa parte do que você deve visitar. Pode-se andar tranquilamente entre os edifícios históricos, como o Teatro Municipal, com sua fachada grandiosa.

Enfim, caminhar pelo centro da cidade é imperdível, pois vamos descobrindo a história ao vivo e a cores. São igrejas, casarios históricos, lojas e museus. Além das lindas pontes antigas sobre o rio. Enfim, tudo isso junto dá a São João del Rei MG um ar muito especial.

Mas, se quiser saber mais sobre minha viagem por Minas Gerais antes de ir adiante, é só clicar:

Bichinho MG, bate e volta de Tiradentes

Museu do Automóvel em Bichinhos MG

Pousada Solar das Gerais: aconchego em Tiradentes

Belo Horizonte em três dias: o que conhecer?

Serra da Canastra: Roteiro de 01 dia

Congonhas MG, destino para os romeiros

Maria Fumaça

São João del Rei uma excelente opção de bate e volta a partir de Tiradentes, Belo Horizonte ou Ouro Preto MG
De Tiradentes a São João Del Rei de Maria Fumaça

Vou logo falando sobre a primeira atração: o passeio de Maria Fumaça! Nos fins de semana, você pode percorrer os 12 quilômetros que separam as cidades de trem. São 45 minutos de viagem pela região conhecida como Campo das Vertentes, com vista para a Serra de São José e o Rio das Mortes.

Agora a dica preciosa, pois, como o passeio só está disponível no final de semana, você deve comprar a passagem antecipadamente. Há estação ferroviária tanto em uma cidade como na outra. Ou, se preferir, você pode comprar pelo site da companhia ferroviária.

Por fim, dê atenção:

  • Os lugares não são marcados, portanto, chegue cedo para escolher um bom assento;
  • No sentido Tiradentes-São João del Rei MG, procure um lugar do lado direito do trem e, no sentido contrário, o lado esquerdo. Desse modo, você garante a melhor vista;
  • Aproveite a viagem no tempo, já que o interior, com vagões em estilo imperial, está bem preservado.

Museu Ferroviário

E, na chegada a São João del Rei MG de Maria Fumaça, já pode começar seu passeio na própria estação ferroviária. Sim, o Museu Ferroviário fica ali mesmo.

Sem dúvida, a visita vale pelo passeio no tempo, pois o acervo é bem diverso. Vagões, equipamentos, máquinas, relógios, telefones e outros itens fazem parte das relíquias da Estrada de Ferro Oeste de Minas. Inclusive, a primeira locomotiva, de 1880, está lá.

Esse é um ótimo começo para entender mais sobre o desenvolvimento da cidade a partir da chegada do trem, inaugurado por D. Pedro II. A visitação acontece de quarta a domingo, das 8h às 18h.  

Além desse, sugiro também uma visita ao Museu Regional de São João del Rei. 484 peças fazem parte do acervo que conduz por uma viagem pela história e cultura do Brasil.

O antigo casarão de três andares reúne mobílias, utensílios domésticos, pinturas, instrumentos musicais e outros objetos dos séculos XVIII e XIX. E ainda tem uma biblioteca com mais de 1.200 itens, como livros, revistas, jornais e catálogos. 

A beleza das igrejas mineiras

Por certo, você vai concordar que é difícil falar sobre Minas Gerais sem mencionar as belas igrejas. Afinal, muitas conservam seus mais de 300 anos de história em sua arquitetura interna e externa.

Abaixo, deixo as minhas recomendações:

São João del Rei uma excelente opção de bate e volta a partir de Tiradentes, Belo Horizonte ou Ouro Preto MG

Igreja São Francisco de Assis – o projeto para os jardins de Burle Max, assim como os altares desenhados por Aleijadinho, são os destaques. Mas, além disso, o túmulo de Tancredo Neves encontra-se nos fundos dessa igreja fundada em 1749.

São João del Rei uma excelente opção de bate e volta a partir de Tiradentes, Belo Horizonte ou Ouro Preto MG

Igreja Nossa Senhora do Rosário – a mais antiga das igrejas de São João del Rei MG teve a construção iniciada em 1708.

São João del Rei uma excelente opção de bate e volta a partir de Tiradentes, Belo Horizonte ou Ouro Preto MG

Catedral Nossa Senhora do Pilar – das igrejas de São João del Rei, a catedral tem um dos interiores mais ornamentados. A princípio uma capela para homenagear a padroeira da cidade, sua suntuosidade atual contempla o altar folheado em ouro ainda preservado.

São João del Rei uma excelente opção de bate e volta a partir de Tiradentes, Belo Horizonte ou Ouro Preto MG

Igreja Nossa Senhora dos Mercês – com localização privilegiada, no alto do centro, oferece uma bela vista da cidade e seu entorno. 

  • Igreja Nossa Senhora do Carmo – seu interior não tem rica ornamentação como os demais, mas abriga o Museu dos Sinos.

Memorial Tancredo Neves

São João del Rei uma excelente opção de bate e volta a partir de Tiradentes, Belo Horizonte ou Ouro Preto MG
Memorial-Tancredo-Neves

Caso ainda não saiba, São João del Rei MG tem filhos ilustres. Desse modo, um deles é Tancredo Neves, primeiro presidente civil após as duas décadas de governo militar.

No memorial, conhecemos mais tanto sobre a vida do político, como sobre a de sua família. Afinal, a família Neves é uma das mais ricas e famosas da cidade.

Aproveite para tirar belas fotos nas nove salas de exposição, bem como no jardim da casa. Além disso, recomendo uma visita ao Solar dos Neves, lindo casarão ao lado do museu, também pertencente à família do presidente.

Rua Getúlio Vargas em São João del Rei

São João del Rei uma excelente opção de bate e volta a partir de Tiradentes, Belo Horizonte ou Ouro Preto MG

Outro presidente brasileiro lembrado em São João del Rei MG é Getúlio Vargas. Ele, porém, era gaúcho, viu? kkkkk

Mas esta rua é a melhor e a principal para chegar às principais igrejas. Igualmente, apreciar casarões e construções históricas é uma atração à parte.

Por falar nisso, sugiro também que você procure a Rua das Casas Tortas. Seu nome oficial é Rua Santo Antônio e, sem dúvida, você irá tirar belas fotos aqui. As casas antigas, com portas e janelas coloridas e de formato curvo, dão a impressão de estarem até caindo.

Comida mineira e outras viagens

Uma vez estando em Minas Gerais, a gente tem mais que aproveitar a culinária mineira, certo? kkkkk

Leia sobre isso no artigo abaixo:

A comida mineira e 5 de suas maravilhas

Vou deixar algumas indicações:

  • Restaurante Dedo de Moça;
  • Villeiros;
  • Taberna D’Omar;
  • Ovelha Negra Cervejaria;
  • Colher de Pau.

Há quem ache que um dia é pouco para conhecer São João del Rei MG e seu entorno. De fato, tem muito mais para se conhecer. Pois eu nem cheguei a mencionar a beleza natural que encontramos ali.

Por exemplo, a Lagoa Azul, distante 20 km do centro, tem belo visual com vegetação e águas tranquilas. Além disso, tem as cachoeiras, como Reserva do Cala Boca, do Urubu e do Bom Despacho.

Se você deseja ir a um lugar com muita história, igrejas lindas e centro histórico preservado, São João del Rei MG é um bom destino. E, com certeza, você pode contar com a agência de viagens Viaje com Norma para Minas Gerais ou para qualquer outro lugar! Entre em contato agora mesmo pelo WhatsApp e vamos começar a planejar!

Para aqueles que preferem planejar a viagem por conta própria, deixo aqui o link para a página dos meus parceiros para que você aproveite os descontos.

Ebook viaje mais barato em 10 passos

Aproveite melhor MAIS viagens gastando MENOS tempo e dinheiro.

Os 10 passos para você programar rapidamente suas viagens sem dores de cabeça e ainda economizar tempo e dinheiro.

Clique na imagem e adquira o curso!

Posts Relacionados

Veja posts com dicas para planejar sua viagem!

Em seguida, baixe meus e-Books gratuitos:

E book - 10 dicas para arrumar sua mala de viagem
E book check list de viagem

Encontre sua hospedagem

Seguro viagem

Compre ingressos sem fila

10 de dezembro de 2021

Sobre Mim

Sou uma viajante apaixonada pelo mundo. Trabalhei 30 anos no ramo financeiro e hoje me realizo como microempresária e criadora de conteúdo de viagem.Como viajante, conheço 42 países e 20 estados brasileiros. Meu propósito nas redes sociais, é compartilhar minha experiência e aprendizado de viagem e de vida, com meus clientes e seguidores, com o objetivo de ajudar a todos a realizarem os seus sonhos de viagem.

De Onde Sou

Alugue um carro no Brasil e no mundo! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Gostou da viagem? Deixe um comentário sobre a experiência!

 

22 Comentários

  1. Angela Martins

    Adorei seu roteiro para conhecer em um dia São Joao Del Rey. Estou querendo levar os pequenos para conhecer.

    Responder
    • Norma

      Vai sim, vale demais a pena.

      Responder
  2. Diego

    Não sabia que em apenas um dia dava para conhecer tanto assim de São João del Rei. Já anotei uns pontos para conhecer 😀

    Responder
    • Norma

      Sim, é tudo muito perto e dá para fazer a maioria andando.

      Responder
  3. Cynara Vianna

    Minas Gerais é um estado que só conheço de passagem quando morava em SP e vinha de carro passar as férias com a família em PE. Quero muito levar meus filhos para uma viagem pelas cidades históricas e esse seu roteiro de um dia em São João Del Rey está bem amarradinho, gostei muito.

    Responder
    • Norma

      Minas Gerais sempre vale a pena visitar. Adoro todos os cantinhos daquele estado.

      Responder
  4. Cecilia

    Estive em São João Del Rey quando era bem pequena numa viagem com meus pais. Quero muito voltar a esta região tão rica em história. Quero fazer este passeio de Maria-Fumaça. Obrigada por compartilhar.

    Responder
    • Norma

      Vale muito a pena mesmo Cecilia. Volte logo que puder.

      Responder
  5. Sylvia Leite

    Muito legal sua postagem sobre um dia para conhecer São João Del Rei. Para quem puder estender a visita, fica mais uma dica: Iir de Maria Fumaça para Tiradentes.

    Responder
    • Norma

      Dica super preciosa Sylvia, obrigada.

      Responder
  6. Cintia Grininger

    Dentre as cidades históricas mineiras que conheço, São João del Rei é a minha preferida! Achei a cidade tão simpática e o centro histórico tão bem conservado! Fiz o passeio de maria-fumaça e achei o Museu Ferroviário muito interessante. Muitas saudades de lá!

    Responder
    • Norma

      Que legal Cintia, eu não consegui fazer o passeio da Maria Fumaça, ou seja, fica para a próxima oportunidade.

      Responder
  7. Deyse

    Amo essa cidade linda e encantadora! Adorei o seu roteiro de um dia para conhecer São João del Rei. Me bateu saudades de lá! Parabéns pelo texto!

    Responder
    • Norma

      Que bom que gostou Deyse. Obrigada

      Responder
  8. sonia pedrosa

    É inacreditável, mas eu ainda não conheço Minas Gerais. Preciso ir urgentemente pra poder ver toda essa riqueza histórica de perto, ao vivo!

    Responder
    • Norma

      Oi Sonia, precisa mesmo viu, e tem muito mais por lá.

      Responder
  9. ALEXANDRA MORCOS

    Há alguns anos, tirei um dia para conhecer São João del Rei com minha irmã e conhecemos a fabulosa arte barroca da cidade. Foi um dia inesquecível, que terminamos tomando cerveja na pracinha.

    Responder
    • Norma

      Que programa delicioso Alexandra. Dessa vez não tivemos tempo de parar para relaxar… uma pena

      Responder
  10. Luciane

    Fiz exatamente como você. Estava em Tiradentes e aproveitei para um dia para conhecer São João Del Rei. A cidade é uma graça e aproveitei muito cada minuto por lá. Encaminhei seu post para uma amiga que esta indo para Tiradentes no final do ano, ela vai adorar.

    Responder
    • Norma

      Oh Luciane, muito obrigada. Estou preparando o post de Tiradentes também e logo logo estará no ar

      Responder
  11. Leo Vidal

    Fiz essa viagem recentemente e achei que a melhor forma para conhecer São joão del rei é pela Maria Fumaça de Tiradentes. Além de fazer o passeio que já é uma atração, conseguimos nos programar para passar um dia na cidade. Também tirei foto com a estátua de Tancredo Neves, mas o memorial estava fechado ainda por conta da pandemia. Uma cidade bem fácil de conhecer em um dia.

    Responder
    • Norma

      Sim, uma cidade encantadora para que gosta de história.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe esse artigo!

Mostre a seus amigos o seu possível próximo destino.

Compartilhe esse post!

Mostre a seus amigos seu possível novo destino.