Obras e galerias em destaque em Inhotim

Tempo de leitura: 8 minutos
Trago aqui algumas obras e galerias que considero em destaque em Inhotim, para te ajudar a montar o seu roteiro no parque e museu a céu aberto
Ebook viaje mais barato em 10 passos

Aproveite melhor MAIS viagens gastando MENOS tempo e dinheiro.

Os 10 passos para você programar rapidamente suas viagens sem dores de cabeça e ainda economizar tempo e dinheiro.

Clique na imagem e adquira o curso!

Conheça aqui obras e galerias em destaque em Inhotim. O Instituto Inhotim tem 140 hectares, e é tanto um museu de arte contemporânea, como Jardim Botânico. Pelo seu tamanho é um desafio conseguir explorar a área e conhecer suas principais obras.

Desta forma, relacionei aqui algumas obras e galerias que considero em destaque, para te ajudar a montar o seu roteiro no parque.

Principalmente, entenda o que é o Museu a céu aberto Inhotim e como ele funciona, no artigo abaixo:

Inhotim: Visite o maior museu a céu aberto do mundo

Para começar o parque Inhotim é dividido por áreas: Eixo Laranja, eixo amarelo e eixo rosa.

O maior museu a céu aberto do mundo fica no Brasil. Venha saber mais sobre minha visita a Inhotim (Minas Gerais) neste post!

Em primeiro lugar, ao entrar no parque sua primeira tarefa é pegar o Mapa.

Mas fique tranquilo, sempre tem uma pessoa que tira todas as suas dúvidas e facilita a sua visita.

Desta forma, com as informações obtidas, defina o que você gostaria de ver dentre as obras e galerias do parque.

E, não esqueça de procurar saber quais as áreas que encontram-se fechadas por conta da pandemia.

Obras e galerias imperdíveis no Parque e Museu Inhotim

Sobretudo, considerando a imensidão do Instituto Inhotim, trago aqui algumas obras em destaque, que indico a visitação e considero imperdíveis.

Principalmente, vou começar separando de acordo com a divisão do parque, que é por cores.

Vou começar pelo Eixo laranja que é o último do Parque. Optamos de fazer do fim para o início.

Veja mapa abaixo:

O maior museu a céu aberto do mundo fica no Brasil. Venha saber mais sobre minha visita a Inhotim (Minas Gerais) neste post!
Mapa Inhotim

Adquira aqui o seu city tour em Inhotim a partir de Belo Horizonte:

Obras do eixo Laranja: Destaque em Inhotim

1- Jardim Sombra e Água Fresca

A Obra de Rommulo Vieira Conceição de nome ” O espaço físico pode ser um lugar abstrato, complexo e em construção¨, está localizada no J8 no Jardim Sombra e Água Fresca. Principalmente, o autor utiliza justaposição de arcos, cúpulas, paredes, grades, andaimes, quartinhas e frontões, com o objetivo de expressar valores sobre a história da Arte e da Arquitetura.

2- Obra Beam Drop Inhotim

Esta obra, do artista Chris Burden, é recriação de uma obra realizada do Art Park, um parque de esculturas de Nova York, que não existe mais. Para realização da obra foram coletadas 71 vigas em ferros-velhos próximos de Belo Horizonte e içadas por um guindaste a 45 metros de altura. Em seguida, as vigas foram soltas em uma piscina retangular de concreto fresco, que ao endurecer manteve as peças eretas. Assim a obra se encontra no A20.

3- Obra de Robert Irwin

Essa obra sem título, está situada na parte mais alta do parque Inhotim no A24. Além disso, a obra se baseia na arquitetura presente em construções feitas a partir de moldes pré-fabricados de concreto. Visualmente as formas e as paredes inclinada são instigantes, muito bonito e diferente. Vale è pena ir até essa parte do parque para conhecer.

4- Destaque em Inhotim: Piscina de Jorge Macchi

Já pensou numa piscina em forma de Agenda Telefônica, pois é, em Inhotim temos…no A15.

Enfim, essa obra incrível de Jorge Macchi, brinca com o imaginário do artista e com a materialização do objeto.

Mas, acima de tudo, é permitido se refrescar na piscina, o banho é liberado. Vale ressaltar, que durante a pandemia de COVID19 o banho está proibido. Que pena! Mas vai passar né, e um banho para refrescar é tudo de bom.

5 – Galeria Psicoativa Tunga

Esse espaço é de autoria do artista pernambucano Tunga e é surpreendente e fascinante.

Em primeiro lugar, trás um espetáculo de formas, imagens e cores que nos deixam impressionados. Em segundo lugar, o conjunto de obras onde o artista usa cobre, aço, ferro, vidro luz, papel e tecidos como matéria prima tem intrigantes esculturas, projeções, pinturas, enfim é tanta beleza e mistério que eu não saberia explicar. Enfim, realmente merece a visita. Fica no Eixo Laranja G21.

6-Destaque em Inhotim: Galeria Adriana Varjão


A galeria instalada numa grande caixa de concreto e que reúne obras de Adriana Varejão, não revela do lado de fora o que se apresenta em seu interior.

Para começar, um espelho d’água, logo na entrada reflete e amplia a natureza ao redor, propondo um diálogo entre arquitetura e paisagem. Além disso, lá dentro, tudo é muito diferente, deslumbrante e surpreendente. Obras em azulejo, pinturas, esculturas impressionantes… Enfim, vá conferir. Fica no G7.

Obras do eixo Amarelo: Destaque em Inhotim

7- Galeria True Rouge

O maior museu a céu aberto do mundo fica no Brasil. Venha saber mais sobre minha visita a Inhotim (Minas Gerais) neste post!
Galeria True Rouge – Destaque em Inhotim

Mais uma galeria com obra do pernambucano Tunga. Aqui a arte transforma materiais como redes, madeira, vidro soprado, pérolas de vidro, tinta vermelha, esponjas do mar, bolas de sinuca, escovas limpa-garrafa, feltro, bolas de cristal, em um maravilhoso painel. Fica no G2.

Obras do eixo Rosa: Destaque em Inhotim

8- Destaque em Inhotim: O Jardim de Narciso

Essa obra faz referência ao Mito de Narciso que se encanta com a sua imagem refletida na água. Principalmente é composta de 500 esferas de aço inoxidável flutuantes sobre o espelho d’água do Centro Educativo Burle Marx. Desta forma, impressiona pelos reflexos visíveis nas esferas. E fica logo na entrada do parque, no Eixo Rosa A17.

9- Destaque em Inhotim: Som da Terra

Trago aqui algumas obras e galerias que considero em destaque em Inhotim, para te ajudar a montar o seu roteiro no parque e museu a céu aberto
Som da Terra, Inhotim

Pois é, essa obra chama atenção e impressiona. Consiste num um furo de 200 metros de profundidade na terra com instalação de microfones com objetivo de captar o som da Terra. Logo, este som é transmitido em tempo real, por meio de um sofisticado sistema de equalização e amplificação em um espaço vazio. Uma experiência auditiva que você não irá compreender se não souber como funciona. Fica no Eixo Rosa (G10)

10- De Lama Lâmina

Trago aqui algumas obras e galerias que considero em destaque em Inhotim, para te ajudar a montar o seu roteiro no parque e museu a céu aberto
Principalmente, destaque em Inhotim: De Lama Lâmina

Obra de Matthew Barney em parceria com o músico Arto Lindsay, realizado com inspiração e material reciclado do carnaval de Salvador, em 2004. Fica no G12

11- Destaque em Inhotim: Obra Invenção da Cor

Obra de Hélio Oiticica que fica no A12. Sobretudo, essa obra foi construída em homenagem póstuma a Hélio Oiticica, baseado em instruções deixadas pelo mesmo em textos, plantas, maquetes e amostras. Principalmente, o nome completo da obra: Invenção da cor, Penetrável Magic Square #5, De Luxe.

12- Galeria Claudia Andujar

A Galeria Claudia Andujar reúne mais de 400 obras da fotógrafa suíça radicada no Brasil, do universo Yanomami, povo indígena que vive no norte da floresta amazônica. 

Imagens impressionantes em destaque em Inhotim

Dos mais de 100 bancos de madeira do designer Hugo França espalhados no espaço.

Da natureza exuberante do lugar.

Enfim, conheça INHOTIM e construa suas experiências. Afinal, são milhares de obras, e aqui só listamos 12 em destaque.

Enfim, como organizar a sua viagem a Minas Gerais

Sobretudo, Viaje com Norma também é uma agência de turismo! Por isso, se você me acompanha aqui no site, não precisa ficar só na vontade de viajar, que nós vamos te ajudar a planejar a sua viagem!

Providencio para você o aluguel de veículos com excelente preço, e claro, a sua hospedagem.

E se você perdeu minhas postagens sobre os destinos mineiros maravilhosos antes de Inhotim, aqui estão alguns links para te ajudar:

Belo Horizonte em três dias: o que conhecer?

Tiradentes MG: o que fazer na cidade mineira

Congonhas MG, destino para os romeiros

Um dia para conhecer São João del Rei MG

Bichinho MG, bate e volta de Tiradentes

Posts Relacionados

Veja posts com dicas para planejar sua viagem!

Em seguida, baixe meus e-Books gratuitos:

E book - 10 dicas para arrumar sua mala de viagem
E book check list de viagem

Encontre sua hospedagem

Reserve aqui o seu carro

Compre ingressos sem fila

22 de março de 2022

Sobre Mim

Sou uma viajante apaixonada pelo mundo. Trabalhei 30 anos no ramo financeiro e hoje me realizo como microempresária e criadora de conteúdo de viagem. Como viajante, conheço 42 países e 20 estados brasileiros. Meu propósito nas redes sociais, é compartilhar minha experiência e aprendizado de viagem e de vida, com meus clientes e seguidores, com o objetivo de ajudar a todos a realizarem os seus sonhos de viagem.

De Onde Sou

Gostou da viagem? Deixe um comentário sobre a experiência!

 

12 Comentários

  1. Cynara Vianna

    Ainda não conheço, mas sempre que leio sobre Inhotim me encanto e fico como muita vontade de conhecer. Adorei ver mais detalhes sobre obras e galerias nesse museu tão interessante.

    Responder
    • Norma

      Precisa conhecer Inhotim mesmo Cynara.

      Responder
  2. marcella

    Já estive 2x em BH e nas 2 minha visita ao Inhotim não rolou 🙁 Tenho muita vontade de tentar uma terceira, e dessa vez conseguir. Já gostei de saber os destaques do Inhotim, afinal é imenso né?!

    Responder
    • Norma

      Oh Marcella, precisa ir mesmo conhecer Inhotim. Vale a pena.

      Responder
  3. Angela Martins

    Inhotim é um museu que pretendo voltar! Adorei o post! Vou salvar essa lista de obras e galerias em destaque.

    Responder
    • Norma

      Eu também quero voltar. Que bom que o post servirá para você.

      Responder
  4. Cecília

    Inhotim está na minha lista há tempos. Agora com as dicas das obras e galerias em destaque que você nos deu neste post vai ficar bem mais fácil de visitar. Obrigada.

    Responder
    • Norma

      Que bom Cecilia, ter um guia do lugar é sempre maravilhoso e facilita a vida.

      Responder
  5. Sylvia Leite

    Inhotim é realmente uma beleza. Tanto no que diz respeito às obras de arte como no paisagismo. Vae a pena conhecer.

    Responder
    • Norma

      Vale mesmo Sylvia.

      Responder
  6. Sonia Pedrosa

    Deve ser uma experiência mágica passear entre essas obras e galerias em Inhotim, em meio à natureza. Esta é uma viagem que eu preciso providenciar!

    Responder
    • Norma

      Sem dúvidas é maravilhoso Sonia.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe esse artigo!

Mostre a seus amigos o seu possível próximo destino.

Compartilhe esse post!

Mostre a seus amigos seu possível novo destino.