Igreja São José, ponto turístico imperdível em BH

}
Leia em: 6 min

6 jan, 2021

Igreja São José, ponto turístico imperdível em BH

A Igreja São José é um dos pontos turísticos mais marcantes da cidade de Belo Horizonte. Aliás, as igrejas, têm destaque no patrimônio histórico mineiro. Por isso, a arquitetura de suas construções e a arte sacra marcam sua paisagem.

Beagá, como muitos chamam a capital de Minas Gerais, foi fundada em dezembro de 1897. Podemos considerá-la uma cidade jovem para os padrões brasileiros, né? Cabe lembrar que Ouro Preto foi a primeira capital mineira. Assim, a Igreja São José aparece como uma de suas mais antigas construções.

De fato, ela foi a segunda paróquia criada na cidade. Ademais, o monumento de 60 metros de comprimento e 19 de largura encontra-se em uma colina no centro de BH. E, apesar da frente da Igreja ser mais visível da famosa Avenida Afonso Pena, atualmente, seu acesso está localizado na esquina da Rua Tupis com a Rua Espírito Santo.

Sem dúvida, o maior destaque da Igreja São José é a arquitetura. Por isso, muitos turistas vão visitá-la. A apreciação acontece tanto internamente como externamente. Além disso, o órgão de tubos fabricado em 1927 também chama atenção.

Em geral, ela recebe um público aproximado de 1.500 pessoas por dia e de 5.000 aos finais de semana. E o melhor é que a entrada é franca.

Sem contar que outros pontos turísticos – como a Praça Sete, o Parque Municipal e o Viaduto de Santa Tereza – estão a poucos metros de distância. Igualmente, os edifícios Acaiaca e Sulacap, marcos do início do desenvolvimento de BH, também encontram-se no entorno. Desse modo, você pode planejar seu dia com atrações próximas.

Leia aqui artigo sobre atrações de BH:

O que conhecer em BH em 3 dias

Um pouco da história da Igreja São José

Um pouco da História da Igreja São José em Belo Horizonte MG

A beleza da Igreja São Jose em BH surpreende

Dom Silvério Gomes Pimenta criou a Paróquia São José em janeiro de 1900. Logo depois, ele entregou o seu cuidado pastoral aos Missionários Redentoristas.

Mas sua construção só começou em abril de 1902. Edgard Nascentes Coelho elaborou o projeto arquitetônico do templo. E o irmão redentorista holandês Gregório Mulders dirigiu as obras.

Apenas em 1904 ela passou a ser usada como Matriz. Em seguida, o holandês Verenfrido Vogels contribuiu com a construção da escadaria principal em 1910. Já entre 1911 e 1912, o alemão Guilherme Schumacher pintou seu interior.

Uma curiosidade diz respeito à presença de 14 santos de um lado e 14 santas do outro lado no corpo da Igreja São José. A representação dos santos separados reflete o costume de então. Nessa época, homens e mulheres tinham que sentar em lados separados nas igrejas.

 

Arquitetura da Igreja São José

Arquitetura da Igreja São José em BH

Arcos da entrada da Igreja São José em BH

A Igreja São José tem a forma perfeita de uma cruz latina. Como se não bastasse, sua construção segue estilo neomanuelino. Ou seja, tem traços do romantismo que retomou o estilo manuelino. Arcos, esculturas e decoração em portas e janelas sobressaem no estilo.

Ainda por cima, conta com forte influência da arquitetura holandesa. Afinal, os missionários redentoristas que assumiram o trabalho pastoral vieram da Holanda.

Detalhes da decoração interna

Como eu disse acima, o pintor alemão Guilherme Schumacher pintou o interior da Igreja São José. Para isso, ele recorreu ao método de moldes.

Desse modo, oito quadros junto ao forro da nave central retratam a vida de São José. Seu compromisso com Maria, a fuga para o Egito, sua profissão de carpinteiro e morte são alguns momentos retratados.

Parte Interna Igreja São José - BH

A beleza do teto da nave central com suas pinturas

Além disso, a Santíssima Trindade marca presença no eixo principal do presbitério. Já nas laterais, há figuras de reis, rainhas, bispos, homens e mulheres, bem como uma corte de anjos.

Por fim, nas laterais da base da cruz que é a igreja, encontramos pinturas que representam as doze constelações. Essas constelações zodiacais nos lembram o decurso do tempo e a imutabilidade divina.

Parte Interna Igreja São José - BH

Parte interna Igreja São José – BH

Ah, e você pode até achar a iluminação interior um pouco fraca, mas não deixe de observar os vitrais da igreja. Estrelas ou flores aparecem no topo da sequência de vitrais com formas geométricas – lindo de ver!

Parte Interna Igreja São José - BH

A decoração interna da Igreja São José é deslumbrante.

Restauração interna e externa

Restauração interna e externa da Igreja São José

Área extrema restaurada da Igreja São José BH MG

A Igreja São José passou por uma reforma durante 10 anos. Com certeza, o que mais chama atenção são as cores vibrantes da fachada. A escolha foi intencional, já que buscava-se romper com as características do estilo barroco vigente na época. Isso também representava uma ruptura com o tempo colonial.

A Igreja São José é uma bela construção. Suas cores e arquitetura encantam! Acredito que mereça a sua visita. Não só pelas suas maravilhas (por fora e por dentro). Mas também para quem busca um local de paz e tranquilidade. Enfim, visitá-la faz bem aos olhos e à alma!

A igreja funciona de quarta a segunda, das 6h às 21h, e na terça, de 6h às 8h.

Como eu descobri a Igreja São José em BH

Arquitetura da Igreja São José em BH

Como eu descobri a Igreja São José

Em resumo, eu descobri a Igreja São José ao fazer pesquisas do que visitar em Belo Horizonte. Principalmente, recebi dicas incríveis da Gisele do blog Destinos por onde andei.

Nunca tinha ouvido falar sobre essa igreja e fiquei bastante impressionada. Daí, fiz questão de visitar, principalmente ao perceber que o local era muito próximo à minha hospedagem (fui andando).

Vale ressaltar que sempre faço a minha hospedagem com critério na melhor localização e uso a plataforma BOOKING.COM.

Foi muito fácil de encontrar a Igreja, pois ela chama muito atenção. Ou seja, não tem como ter dúvidas.

Acima de tudo, a minha experiência foi espetacular. Fiquei muito encantada com tudo que vi e, ainda mais, cheguei no horário da celebração e foi bem especial.

No entanto, devo dizer que visitei a Igreja São José em novembro de 2020. Como estava no período da pandemia, todos os cuidados de prevenção ao COVID 19 estavam sendo tomados lá. Logo, me senti bem segura quanto a isso também.

Enfim, amei conhecer a Igreja São José em Belo Horizonte por sua história e arredores. É imperdível.

Os arredores da Igreja São José em BH

Duas coisas chamaram muito minha atenção nas proximidades da Igreja São José. Por isso, acho que vale a pena ficar atento a elas.

Condomínio do Edifício Acaiaca – Esse edifício chama muito atenção e está localizado bem em frente à Igreja São José. Construído em 1943, em plena Segunda Guerra Mundial, já foi o maior arranha-céu da capital mineira e do Brasil, até 1947. No entanto, para mim, o que marcou mesmo foi o contraste do edifício com a cor do céu na hora do pôr do sol.

Arredores da Igreja São Jose: Edifício Acaiaca

Principalmente, observe o Edifício Acaiaca

Street art na Rua Espírito Santo –  O Circuito Urbano de Arte (Cura) 2020 transformou o Centro de Belo Horizonte em uma grande galeria a céu aberto. E uma dessa obras está em um prédio na Rua Espirito Santo. A obra, pintada pelo artista Robinho Santana, de Diadema SP, retrata uma mãe com duas crianças negras e é encantador, além de nos fazer refletir.
Ao todo, o Projeto CURA tem 18 obras espalhadas no centro de BH. Mas a maior delas é a de Robinho Santana (um mural de 57 metros de altura em um prédio de 25 andares).

Projeto CURA - Circuito Urbano de Arte BH

Projeto CURA – Circuito Urbano de Arte BH _ arte de Robinho Santana

E leia também sobre outros destinos no Brasil

Santuário de Aparecida em Aparecida do Norte, o que conhecer

Florianópolis, conheça a Ilha da Magia de Norte a Sul

João Pessoa: o que conhecer

Palmas: O que conhecer na Capital do Tocantins

 

Ebook viaje mais barato em 10 passos

Aproveite melhor MAIS viagens gastando MENOS tempo e dinheiro.

Os 10 passos para você programar rapidamente suas viagens sem dores de cabeça e ainda economizar tempo e dinheiro.

Clique na imagem e adquira o curso!

Posts Relacionados

Veja posts com dicas para planejar sua viagem!

Em seguida, baixe meus e-Books gratuitos:

E book - 10 dicas para arrumar sua mala de viagem
E book check list de viagem

Encontre sua hospedagem

Seguro viagem

Compre ingressos sem fila

Sobre Mim

Sou uma viajante apaixonada pelo mundo. Trabalhei 30 anos no ramo financeiro e hoje me realizo como microempresária e criadora de conteúdo de viagem.Como viajante, conheço 42 países e 20 estados brasileiros. Meu propósito nas redes sociais, é compartilhar minha experiência e aprendizado de viagem e de vida, com meus clientes e seguidores, com o objetivo de ajudar a todos a realizarem os seus sonhos de viagem.

De Onde Sou

Alugue um carro no Brasil e no mundo! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Gostou da viagem? Deixe um comentário sobre a experiência!

 

16 Comentários

  1. GISELE PROSDOCIMI

    Post maravilhoso, e suas fotos ficaram incríveis, além de mostrar com muita clareza toda a beleza da Igreja São José. Fico feliz que tenha gostado de minhas dicas. Seja sempre muito bem vinda à BH, na próxima, nos encontraremos, com certeza, será um grande prazer. Beijos.

    Responder
    • Norma

      Eu que te agradeço Gisele. Suas dicas foram fundamentais na montagem do meu roteiro. E, com certeza, teremos oportunidade de nos encontrar. Se Deus quiser.

      Responder
  2. Diego

    Gente que incrível essa igreja e todos esses detalhes. Já deixei anotado aqui pra visitar quando eu for para Belo Horizonte. Adorei a dica!

    Responder
    • Norma

      Obrigada pelo retorno Diego, a igreja de São José, merece mesmo uma visita.

      Responder
  3. Letícia

    Adorei seu post sobre a Igreja São José, amei a arquitetura dela! Realmente é um ponto turístico imperdível em BH! Eu gosto demais de turismo religioso, sabe?! E gostei da parte que você conta como descobriu a Igreja São José para visitar. Realmente não é um ponto turístico muito famoso. Mas agora eu fico feliz de conhecer e, com certeza, na minha ida a BH, colocarei na lista!

    Responder
    • Norma

      Oh Leticia que bom que gostou. E espero que tenha oportunidade de conhecer também. Muito obrigada

      Responder
  4. Hebe

    Estou me programando para ir a BH em breve e com toda a certeza vou incluir a Igreja de São José no meu roteiro. Adoro visitar igrejas nas minhas viagens

    Responder
    • Norma

      Que ótimo Hebe, se tiver oportunidade vai mesmo conhecer.

      Responder
  5. Sylvia

    Morei dois anos em BH e não conheci a Igreja São José. Obrigada pelas informações.

    Responder
    • Norma

      É assim mesmo Sylvia, as vezes a gente não conhece as atrações do lugar onde mora…. Mas quando voltar lá, vá visitar..

      Responder
  6. Lilian Azevedo

    Com certeza, a igreja de São José é um ponto turístico imperdível em BH. Pena, não ter conseguido visitá-la quando estive em BH. Mas é um bom motivo pra revisitar a capital mineira. Beijocs

    Responder
    • Norma

      Bom, sempre vale a pena revisitar BH. E, desta vez, coloca na prioridade a visita a Igreja São José. Vale a pena.

      Responder
  7. Cintia Grininger

    Que linda essa igreja São José, que arquitetura maravilhosa! Estou louca para passear em Belo Horizonte e com certeza vou inclui-la no roteiro pela cidade.

    Responder
    • Norma

      Vai sim conhecer Cintia. Vale muito à pena. Eu adorei.

      Responder
  8. Deyse

    Sou tão suspeita para falar da Igreja São José e de qualquer outro ponto turístico em BH. Ela é linda, encantadora, hoje é cheia de cores, resgatando as suas cores originais. Um grande ícone da arquitetura religiosa da capital mineira, realmente imperdível e que deve ser visitada. Amei ler seu texto tão lindo sobre o templo! Obrigada!

    Responder
    • Norma

      Oh Deyse, eu que agradeço, realmente amei conhecer a Igreja São José, que, além da arquitetura incrível, tem uma energia maravilhosa.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *