Atrações de Mariana Mg: 1 dia

Tempo de leitura: 8 minutos
Atrações para visitar em Mariana Mg em 1 dia. Mariana está situada a 14 km de Ouro Preto e é uma boa opção de bate e volta a de lá.

Agora também somos Agência de Viagens!

As melhores ofertas, destinos e o suporte que só quem tem vivência no turismo pode te oferecer.

Clique na imagem e e conheça nossa página de vendas.

Ebook viaje mais barato em 10 passos

Atrações de Mariana Mg para visitar em um dia. Nesse post vamos falar da história da cidade e relacionar suas principais atrações para quem visita a cidade em 1 dia.

Mariana é uma das famosas cidades históricas mineiras e está situada a 14 km de Ouro Preto. Por conta disso, é muito comum as pessoas se hospedarem em Ouro Preto e fazerem bate e volta em Mariana.

E foi justamente isso que fizemos no nosso roteiro de carro nas cidades históricas mineiras. Mas, como gostamos de história, optamos por contratar um tour em Ouro Preto.

YouTube video

Aproveite e contrate o tour aqui:

História de Mariana MG

Mariana foi a primeira capital de Minas Gerais. Além disso, foi uma das principais cidade do ciclo do Ouro no Brasil e sua história está diretamente ligada da história das minerações.

Ademais, a cidade faz parte da Estrada Real e da Trilha dos Inconfidentes.
Desta forma, a visita a cidade está diretamente ligada a sua história e arquitetura. Sobretudo, você vai encontrar: Belos casarios coloniais, Igrejas e Museus datados do Século XVIII e XIX.

Contrate os seus passeios aqui:

Atrações imperdíveis em 1 dia em Mariana MG

A cidade de Mariana pode ser explorada toda a pé. Assim a visita a Mariana começa pela caminhada no Centro Histórico para apreciar a beleza das ruas e voltar no tempo e na história.

Vou relacionar lugares que me chamou atenção, mas além deles, passamos por inúmeros outros, vou listas alguns: Museus, Cúria Metropolitana de Mariana, Primeira Estalagem, Casa de Cultura e muito mais.

Vale destacar também a Casa de atenção ao turismo, que está num prédio onde também abriga um pequeno museu.

1- Centro Histórico

A primeira parada pode ser a Praça Gomes Freire.

A Praça Gomes Freire é arborizada e tem um lindo coreto no meio dela. Mas, acima de tudo, é cercada por um belo casario colonial do século XVIII e XIX.

Principalmente, um lugar delicioso para passear, sentar em um dos bancos e apreciar a beleza do local.

Além disso, nos arredores da Praça tem diversas opções de restaurantes onde você pode apreciar as delícias da comida mineira.

Leia abaixo um artigo sobre comidas mineiras e escolha a sua para provar:

A comida mineira e 5 de suas maravilhas

2- Igrejas e Museus

As principais igrejas Históricas em Mariana são: Catedral Basílica da Sé, Igreja de São Francisco e Nossa Senhora do Carmo, Igreja São Pedro dos Clérigos.

2.1 Catedral da Sé

Seu city tour começou na Praça Gomes Freire, então siga caminhando até a Praça da Sé. Pois é lá que se encontra a Catedral Basílica Nossa Senhora de Assunção do século 18. Ademais, a igreja é conhecida como Catedral da Sé. Além disso o destaque fica para o fica o belíssimo e histórico Órgão da Sé, um presente da Coroa Portuguesa.

O órgão da Sé é de 1700 e é o único exemplar no Brasil, e ainda funciona. Os concertos acontecem às sextas 11:30 e aos domingos 12:15.

Além disso, ainda na Praça da Sé ao lado da Catedral, se encontra o Museu de Arte Sacra, cujo acervo inclui obras de Aleijadinho. Fique atento que o museu fecha às segundas-feiras. Principalmente, é bom comprar o ingresso antecipadamente.

A praça também tem diversas lojas de artesanato, restaurantes e belíssimos casarões coloridos.

2.2 Igreja de São Francisco e Nossa Senhora do Carmo

Essas são as principais atrações de Mariana MG: As igrejas gêmeas da Praça Minas Gerais. E são chamadas assim porque ficam uma ao lado da outra.

Sobretudo, são consideradas uma das Sete Maravilhas da Estrada Real.

Igreja São Francisco da Assis
Atrações para visitar em Mariana Mg em 1 dia. Mariana está situada a 14 km de Ouro Preto e é uma boa opção de bate e volta a de lá.
Igreja São Francisco de Assis

A Igreja São Francisco de Assis, fica na direita e é um bem precioso de dois grandes artistas brasileiros: Aleijadinho e Mestre Ataíde.

O projeto é de Aleijadinho, assim como os púlpitos em pedra sabão. Já a pintura da sacristia e da nave da igreja, além das três imagens da paixão de Cristo, são do Mestre Ataíde. Além disso, Mestre Ataíde, está enterrado no interior da Igreja.

Igreja Nossa Senhora do Carmo
Atrações para visitar em Mariana Mg em 1 dia. Mariana está situada a 14 km de Ouro Preto e é uma boa opção de bate e volta a de lá.
Igreja Nossa Senhora do Carmo

Já a Nossa Senhora do Carmo tinha como destaque, o seu interior pintado Francisco Xavier Carneiro. No entanto, infelizmente em 1999, um incêndio destruiu a pintura e várias obras do acervo original.

2.3 Casa da Câmara e Antiga Cadeia

Na mesma praça também está localizado o Pelourinho e a Casa da Câmara e Antiga Cadeia .

A Casa da Câmara e Antiga Cadeia foi fundada em 1711, e atualmente é permitido a visita no local. Aproveite para observar o ambiente onde algumas pinturas e móveis ainda são originais. Principalmente, chama atenção o tamanho das portas e grades da cadeia no andar de baixo. Sobretudo, a visitação é gratuita.

Obs: Estive lá em 2021 e a Casa de Câmara, assim como diversos outros monumentos, encontravam-se em processo de restauração.

2.4 Igreja São Pedro dos Clérigos

A igreja São Pedro dos Clérigos é linda, fica no alto e é vista da maior parte da cidade. Além disso ela se destaca pela cor terrosa proveniente do arenito que cobre a fachada.

O destaque aqui é que essa igreja é oficialmente inacabada. Sua construção inicia no século 18 e a área externa finalizada no século 20. Entretanto o seu interior continua inacabado.

Se tiver tempo, suba ao ao campanário, que fica aberto de terça a domingo.

3- Arte Sacra

Uma das coisas que mais me chamou atenção na cidade foram as inúmeras lojas de Arte Sacra. Quadros, imagens, esculturas e inúmeros objetos relacionados as crenças religiosas. Aliás, fiquei foi apaixonada por tanta arte por todos os lugares. Aproveite para apreciar e comprar, caso seja um desejo seu.

4- Mirantes

Mariana e Ouro Preto são cidades de relevo montanhoso, logo, as duas tem muitos mirantes. Aproveite, pare em cada um, curta a vista e faça lindas fotos.

5- Mina de Passagem

A Mina de Passagem fica na estrada que leva de Ouro Preto a Mariana.

Originalmente a mina de exploração de ouro funcionou no período de 1720 a 1985 e e lá foram extraídas 35 toneladas de ouro.

A descida na mina é feita por um carrinho em um pequeno trilho, puxado por cabo de aço. O percurso leva a uma descida de 120 m de profundidade e 315m de extensão. Enfim, uma aventura para alguns.

Vale ressaltar que o passeio é acompanhado por um guia, que conta toda a história do local.

Além disso, na visita da para ter uma ideia do que foi o Ciclo do Ouro e de como funcionavam as minas. Ademais, no local tem um pequeno museu com peças que contam a história do local e da região.

O passeio é pago, e achei caro. R$ 130,00 por pessoa, ou seja, a preço de ouro…kkk

6- Passeio de Trem de Ouro Preto até Mariana

E, se você tem mais tempo disponível, aproveite para ir a Mariana de trem. O trajeto é curto, mas bem legal para quem quer vivenciar uma experiência diferente.

Trem da Vale de Ouro Preto para Mariana é composto por seis vagões, sendo um deles panorâmico com grandes paredes de vidro.

Durante a pandemia o trajeto foi suspenso, logo, se informe no site acima, como está o funcionamento. Além disso, não há tem todos os dias, normalmente o funcionamento é apenas nos fins de semana e feriado.

Conheça as cidades históricas de Minas Gerais

Se você vai viajar para conhecer as cidades históricas, eu posso te ajudar montando o seu passeio. Sobretudo, providenciamos roteiro, hospedagens, aluguel de veículo, passeios e tudo que você precisar para uma viagem tranquila e confortável. Mantenha contato no link abaixo:

Aproveite e leia aqui o relato e as dicas das cidades que já visitamos:

Ouro Preto: Dicas para curtir a cidade mineira

Tiradentes MG: o que fazer na cidade mineira

Um dia para conhecer São João del Rei MG

Congonhas MG, destino para os romeiros

E para você que curte conhecer mais destinos históricos, leia também os artigos abaixo:

1- O blog Flor na Cabeça nos conta sobre: O que fazer em Petrópolis: 15+ pontos turísticos históricos!;

2- Já Viajando com a Cintia relaciona: Cidades históricas pelo Brasil e pelo Mundo

3- Por fim, abcdosviajantes relata: Visitando pompeia na Itália


Ebook viaje mais barato em 10 passos

Aproveite melhor MAIS viagens gastando MENOS tempo e dinheiro.

Os 10 passos para você programar rapidamente suas viagens sem dores de cabeça e ainda economizar tempo e dinheiro.

Clique na imagem e adquira o curso!

Posts Relacionados

Veja posts com dicas para planejar sua viagem!

Em seguida, baixe meus e-Books gratuitos:

E book - 10 dicas para arrumar sua mala de viagem
E book check list de viagem

Encontre sua hospedagem

Seguro viagem

Compre ingressos sem fila

15 de julho de 2022

Sobre Mim

Sou uma viajante apaixonada pelo mundo. Trabalhei 30 anos no ramo financeiro e hoje me realizo como microempresária e criadora de conteúdo de viagem.Como viajante, conheço 42 países e 20 estados brasileiros. Meu propósito nas redes sociais, é compartilhar minha experiência e aprendizado de viagem e de vida, com meus clientes e seguidores, com o objetivo de ajudar a todos a realizarem os seus sonhos de viagem.

De Onde Sou

Alugue um carro no Brasil e no mundo! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Gostou da viagem? Deixe um comentário sobre a experiência!

 

16 Comentários

  1. Izabela

    Estou planejando uma viagem para Ouro Preto, mas não imaginava que tão pertinho dali tem tantas atrações em Mariana. Adorei as dicas, abraços 🤗

    Responder
    • Norma

      Realmente, Mariana é muito especial. Precisa conhecer.

      Responder
  2. Elizabeth Werneck

    Uau, que super saudades de Mariana! Morei por muitos anos aí, acredita? Infelizmente faz muito tmepo que eu não volto e amei recordar pelo seu incrível post. Obrigada por compartilhar. Beijinhos

    Responder
    • Norma

      Que beleza Elizabeth, aproveita e me diz se faltou alguma informação importante. Obrigada.

      Responder
  3. Angela Camara

    Eu passei 1 dia em Mariana com meus pequenos e adorei. Mas algumas dessas atrações ficaram de foto do meu roteiro! Já quero voltar!

    Responder
    • Norma

      Oi Angela, mas é muita coisa mesmo para um dia só. Volta sim.

      Responder
  4. Letícia

    Adorei o seu post sobre o que fazer em Mariana em 1 dia, Norma! Tenho tanta vontade de visitar essas cidades históricas de Minas Gerais. Ainda vou tirar vários dias e conhecer muitas de uma vez! Obrigada pelas dicas!

    Responder
    • Norma

      Oh Leticia, vai sim. Minas Gerais vale demais a pena conhecer.

      Responder
  5. CINTIA VAZ

    Eu amo História! Amei conhecer as atrações de Mariana e a lista de programas que você consegue fazer em um dia, Nossa lendo o post parece que você ficou a semana lá de tanta coisa! Deve ter sido corrido e divertido. E viajar com guia é outra coisa principalmente pra quem ama historia!

    Responder
    • Norma

      Realmente, você acertou, corrido e divertido. Mas a cidade é bem pequena, então não foi tranquilo…kkk

      Responder
  6. Hebe

    Oi Norma adorei seu post sobre as atrações em Mariana, estou morando agora em Minas e quero muito conhecer várias cidades por aqui e Mariana é uma delas. Já vou usar suas dicas.

    Responder
    • Norma

      Aproveita que está por perto e vai conhecer Mariana Hebe, vale a pena.

      Responder
  7. Deyse

    Oi Norma, eu amo Mariana, uma cidade charmosinha e muito plana se comparada a Ouro Preto. Menina, ri demais de você falando do valor da passagem de trem kkk. Tá caro mesmo né? Fui em 2017 e lembro que não estava superfaturado assim. O passeio é ótimo né?

    Responder
    • Norma

      Pois é, mas é o valor da entrada da mina de passagem. O trem eu acabei não indo. kkkk

      Responder
  8. Nathalia

    Caramba, nunca pensei que Mariana tivesse tantas atrações. Infelizmente eu só fui conhecer o local quando aconteceu aquela tragedia. Achei super legal que dá para chegar de trem e essa arte sacra, realmente diferente!

    Responder
    • Norma

      Pois é, uma cidade pequena, histórica, mas cheia de atrações. Eu amei conhecer.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe esse artigo!

Mostre a seus amigos o seu possível próximo destino.

Compartilhe esse post!

Mostre a seus amigos seu possível novo destino.