Cachoeira do Mosquito: uma bela atração de Lençóis

A Cachoeira do Mosquito é uma das atrações mais famosas da Chapada Diamantina

A Cachoeira do Mosquito é uma das atrações mais famosas da Chapada Diamantina. Em especial, para quem escolhe a cidade de Lençóis como base para explorar a região.

No entanto, não tem como deixar de perguntar: qual a origem desse nome? Seria o repelente um item indispensável para o passeio? Calma, pois este post vai responder estas e outras perguntas!

Em primeiro lugar, o nome da cachoeira remonta à fase áurea do garimpo na Chapada Diamantina. Afinal, os garimpeiros chamam de “mosquito” os pequenos diamantes que encontram no solo!

Viu aí? Não custa nada levar o repelente, principalmente se você tem alergia a picada de inseto. Mas o nome dessa atração não tem nada a ver com a quantidade de insetos encontrados lá! kkkkk

Ainda não conhece a Chapada Diamantina e seus encantos? Venha comigo, pois temos muito a conhecer por lá:

Poço Azul, espetáculo da Chapada Diamantina

Cachoeira do Buracão e as maravilhas de Ibicoara (BA)

Morro do Pai Inácio, destaque na Chapada Diamantina

Poço Encantado, imperdível na Chapada Diamantina

Rio de Contas: um paraíso desconhecido na Chapada Diamantina


Como chegar a Cachoeira do Mosquito

Enfim, conheci a Cachoeira do Mosquito em um dos meus roteiros pela Chapada Diamantina. Embora vá sempre à região, foi a minha primeira vez nessa atração. Por isso, fiquei encantada ao visitá-la.

A Cachoeira do Mosquito é uma das atrações mais famosas da Chapada Diamantina

Para quem se hospeda em Lençóis (você encontra as melhores opções de hospedagem no Booking), a ida é bem tranquila. Sobretudo se está com carro próprio ou alugado – sempre recomendo alugar com a RentCars.

A cachoeira encontra-se a 40 km de Lençóis. Além disso, boa parte da distância é percorrida em asfalto. Após a chegada ao Complexo Turístico Fazenda Santo Antônio, a estrada é de terra batida até o estacionamento.

Há uma casa no local em que funciona um restaurante de comida regional (nem sempre está aberto). Se não tiver levado nada para lanchar e for hora do almoço, essa pode ser uma boa parada.

Em seguida, é preciso seguir 1,2 km a pé. Considero que o nível dessa trilha é leve. Mas, por certo, há um porém: ela é quase toda em formato de escada! kkkkk Assim, não é que seja impossível vencer os 196 degraus… só vai precisar haver um preparo físico. Ou, pelo menos, algumas paradas estratégicas para fotos!

O passeio dura cerca de 3 a 4 horas, tudo depende do seu ritmo. O melhor é que você não precisa contratar um guia para conhecer o Mirante e a Cachoeira do Mosquito. No entanto, será preciso pagar uma taxa de R$ 20 por pessoa para entrar na propriedade particular.

Enfim, a beleza da Cachoeira do Mosquito

A Cachoeira do Mosquito é uma linda queda d’água em meio a grandiosos paredões rochosos, com 70 m de altura. De fato, encarar a escada pode ser mais complicado, mas vale a pena demais.

Só preste atenção à época do ano em que você programa o seu passeio. Como em época de estiagem é comum que a cachoeira fique quase sem água, pode ser que você perca o banho maravilhoso.

Mas, mesmo assim, o passeio vai ser incrível. Isso porque o visual, por si só, é maravilhoso. Recomendo muito uma parada ainda na estrada, pois você terá uma bela vista do mirante de lá.

A Cachoeira do Mosquito é uma das atraçõ
O belo mirante da Cachoeira do Mosquito

Por fim, para que gosta de aventura, tem preparo e mais tempo, recomendo um tour para fazer a trilha completa a pé até a cachoeira. Assim, dá para aproveitar outras maravilhas, como banho no rio e em outros poços.

Nesse caso, será preciso contratar um guia para o passeio de dia inteiro. Mas basta procurar a Associação de Guias de Lençóis. Acredite: o importante é não deixar de conhecer a deslumbrante Cachoeira do Mosquito, essa beleza da Chapada Diamantina.

Se você gosta de viajar para estar em contato com a natureza, sem dúvida, vai adorar essas dicas de viagem pelo Brasil:

Jalapão: roteiro incrível de 6 dias

Serra Catarinense, o que conhecer

Serra da Canastra: roteiro de 1 dia

Se vai viajar, programe aqui a sua viagem

Entenda como escolher a sua hospedagem:

12 Dicas de como escolher a sua hospedagem

E conheça os nosso parceiros:

https://viajecomnorma.com.br/descontos/

Booking.com (function(d, sc, u) { var s = d.createElement(sc), p = d.getElementsByTagName(sc)[0]; s.type = ‘text/javascript’; s.async = true; s.src = u + ‘?v=’ + (+new Date()); p.parentNode.insertBefore(s,p); })(document, ‘script’, ‘//aff.bstatic.com/static/affiliate_base/js/flexiproduct.js’);

Veja posts com dicas para planejar sua viagem!

Em seguida, baixe meus e-Books gratuitos:

E book - 10 dicas para arrumar sua mala de viagem
E book check list de viagem

Faça suas reservas com meus parceiros:

  • E, para viajar com tranquilidade, faça seu SEGURO VIAGEM com a SEGUROS PROMO.

Encontre sua hospedagem

Reserve aqui o seu carro

Compre ingressos sem fila

5 de agosto de 2021

Sobre Mim

Sou uma viajante apaixonada pelo mundo. Trabalhei 30 anos no ramo financeiro e hoje me realizo como microempresária e criadora de conteúdo de viagem. Como viajante, conheço 42 países e 20 estados brasileiros. Meu propósito nas redes sociais, é compartilhar minha experiência e aprendizado de viagem e de vida, com meus clientes e seguidores, com o objetivo de ajudar a todos a realizarem os seus sonhos de viagem.

De Onde Sou

Gostou da viagem? Deixe um comentário sobre a experiência!

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe esse artigo!

Mostre a seus amigos o seu possível próximo destino.

Compartilhe esse post!

Mostre a seus amigos seu possível novo destino.