O Poço Encantado é uma caverna subterrânea, com um poço de água azulada e cristalina oriunda de um lençol freático, e de beleza inacreditável.
O Poço Encantado tem em torno de 60 metros de profundidade, com 110 metros de comprimento e 70 de largura. Enfim, um grande espetáculo da natureza na Chapada Diamantina. E, sem dúvida, um ponto turístico imperdível para quem visita a região.
Nossa ida ao Poço Encantado fez parte da nossa road trip pela Chapada Diamantina. Por isso, sugiro que você faça como eu: alugue o seu carro com a RENTCARS e reserve a sua hospedagem com a Booking.com.
A história do Poço Encantado
A descoberta do Poço Encantado se deu entre 1940 e 1950. Foi nessa época que Gustavo Snoeck o encontrou durante uma caçada em sua fazenda.
A história conta que ele achou a caverna e resolveu explorá-la, quando descobriu aquela linda piscina natural. A partir daí, o Poço Encantado se tornou a aventura e a piscina da família.
Em seguida, até o ano de 1990 , era permitida visitação e banho. Já os mais corajosos, além do banho, se arriscavam em plataformas de saltos. Entretanto, para quem faltava coragem, o poço era acessado por uma escada de madeira construída pelo descobridor. Assim, de qualquer forma, todos curtiam um delicioso banho.
No entanto, a partir de 1990, por proteção ambiental, o banho no local foi suspenso, pois a água oriunda de lençol freático não se renova e estava ficando turva.
Onde Fica o Poço Encantado e como chegar
O Poço Encantado fica no Município de Itaetê, na Chapada Diamantina. Os visitantes chegam lá a partir das seguintes cidades: Itaetê 42 km, Andaraí 40 km, Igatú 37 km, Mucugê 47 km e Lençóis 140 km. O acesso é por estrada de terra, mas é fácil de chegar.
Além disso, em todas as cidades citadas há oferta de passeios turísticos por agência, com visitação em conjunto com o Poço Azul. Sem dúvida, também é possível fazer o passeio de carro particular.
A visitação ao Poço Encantado
Logo na chegada ao Poço Encantado, há espaço para estacionamento, bem como uma estrutura simples de restaurante com mesas e cadeiras. Principalmente, aproveite a oportunidade para apreciar pratos da gastronomia local, tais como bode, macaxeira (aipim), jerimum, palma etc.
É lá também onde se paga a entrada e recebemos uma touca e capacete com lanterna para a visitação guiada pela gruta.
Vale ressaltar que a visita ao Poço Encantado é para contemplação, tendo em vista que o banho foi suspenso, conforme relatei acima.
Após a preparação, o guia conduz o grupo para uma trilha de trajeto rápido.
Assim, logo chega-se à entrada da gruta.
Ao chegar à entrada, tem um descida por uma pequena passagem e o próximo passo é alcançar o salão da gruta.
A partir daí, a iluminação será provida apenas pelas lanternas do guia e visitantes.
Passagem para a Gruta do Poço Encantado
A chegada ao Salão do Poço Encantado
A chegada acontece no escuro, apenas com as luzes das lanternas e leva um tempo para ambientação ao local. Mas logo que você começa a perceber o ambiente, tudo fica impressionante e encantador.
Em especial, as paredes da caverna com suas formações geológicas e o poço de água transparente impressionam. Além disso, por conta da transparência da água, fica difícil identificar onde começa a linha da água. É de uma beleza indescritível.
O guia aproveita o momento para passar informações sobre a história do local. Pessoalmente, eu gosto muito de conhecer as histórias dos lugares que visito.
Enfim, contemplar: essa é a palavra! Comtemplar a beleza da natureza e seus mistérios, aproveitar o momento, curtir o silêncio e a paz do lugar. Muito perfeito.
Qual é o melhor período para visitar o Poço Encantado
O período ideal do dia para visitar o poço é quando os raios de sol entram na caverna, deixando-a ainda mais especial. Portanto, anote aí: esse fenômeno acontece entre os meses de abril e setembro, entre 10h da manhã e 14h da tarde.
No entanto, em qualquer dia ou horário, você certamente vai se encantar com a visita a esse espetáculo da natureza.
Outras informações sobre a visitação ao Poço Encantado
Também é bom saber:
- O Poço Encantado está em uma propriedade particular;
- A trilha de 220m é bem leve e fácil, sendo é composta por escadaria e descida à gruta;
- A visitação é guiada por um guia local, já incluso no preço;
- Não é permitido o acesso a crianças menores de 12 anos;
- Valor da entrada: R$ 25,00 por pessoa;
- O tempo de duração da visita é em torno de 20 a 30 minutos.
Em períodos de alta estação, tais como férias escolares e feriados prolongados, pode haver fila de espera no local.
Visite também o Poço Azul
Cerca de 1 hora separa o Poço Encantado e o Poço Azul. Apesar dessas atrações estarem em municípios diferentes, a primeira em Itaetê e a segunda em Nova Redenção, vale a pena fazer a visita combinada aos dois poços.
Para saber tudo sobre o Poço Azul, leia o artigo abaixo:
Poço Azul, espetáculo da Chapada Diamantina
Mas imagine dois lugares impressionantes e encantadores! Pois eles são o Poço Encantado e o Poço Azul! E, afinal, qual dos dois é o mais bonito?
Então, eu confesso que tenho um favorito entre esses poços de água cristalina. No entanto, não vou contar qual é… Pois prefiro deixar por conta de cada um a decisão de escolher o seu favorito.
Ambos têm água tão límpida que dá para ver o fundo, apesar dos 20 a 60 metros de profundidade. Entretanto, a diferença entre os dois está na possibilidade de fazer a flutuação.
Mas por que essa diferença entre os poços Azul e Encantado no tocante à flutuação?
No Poço Azul, podemos fazer a flutuação porque sua água é corrente, enquanto a do Poço Encantado, não. Ou seja, na prática, isso quer dizer que a ação humana é muito mais sentida no Encantado, pois ela acaba interferindo na visibilidade do local.
De qualquer forma, são duas joias da Chapada Diamantina que ficam bem perto uma da outra e valem a pena a visita. Para mim, foi uma experiência maravilhosa.
E vá conhecer também o Olho D`´´’água que se encontra nos arredores dos dois poços.
Olho D´água
O Olho D’água fica em Nova Redenção, a 83 km de Mucugê. Entretanto, foi uma parte surpreendente do meu roteiro na Chapada Diamantina!
Em especial, porque eu nunca tinha ouvido falar desse lugar, já que não é muito divulgado ao público em geral.
Surpreendentemente, o Olho D’água fica no caminho entre o Poço Azul e o Poço Encantado – estes, com certeza, pontos bem famosos da Chapada.
Enfim, se você pensar num oásis em pleno sertão baiano, então você terá uma ideia do que seja este lindo “segredo”.
Desta forma, o “Olho D’água” é um lago com fontes de água cristalina que brotam do chão. Sobretudo, o lago é uma aquário natural que abriga muitos peixes e plantas – e, em resumo, é lindo demais.
Além disso, sugiro que você faça a flutuação – apenas R$ 20,00 – porque vale muito a pena.
Sobretudo, leia tudo sobre essa atração e outros roteiro nos posts abaixo:
Mucugê, atrações dessa linda cidade da Chapada Diamantina
Rio de Contas, um paraíso desconhecido na Chapada Diamantina
Cachoeira do Buracão e as maravilhas de Ibicoara
Tenho muita vontade de conhecer a chapada Diamantina, tem muitos atrativos imperdíveis.
Legal saber a diferença do poço azul e do encantado!
Tanta coisa boa na Chapada Diamantina, e o Poço Encantado e Poço Azul, são apenas duas delas.
Passei só uma tarde na Chapada Diamantina. Não conheci esse Poço Encantado. Adorei a dica. Que vontade de voltar!
Menina, que loucura, uma tarde não dá para ver nada mesmo, a Chapada Diamantina tem muita coisa boa a oferecer.
Norma que perfeito esse seu post sobre o poço encantada na Chapada diamantina. Esse destino ainda não conheço, mas já faz tempo que quero ir. Amei cada foto e cada dica sua. Obgda por compartilhar.
A Chapada Diamantina tem atrações incríveis. O Poço Encantado é uma dela. Precisa conhecer. E, obrigada a você.