A moqueca é um prato tipicamente brasileiro. Inclusive, já falei sobre ela e outros pratos da culinária baiana nesse post aqui. Mas você sabe a diferença entre a moqueca preparada na Bahia e a do Espírito Santo?
Claro que a origem dos dois pratos é a mesma. Em primeiro lugar, o povo tupi já tinha o hábito de cozinhar peixes e carnes em uma grelha especial, envoltos em folhas.
Depois, veio a contribuição dos escravos africanos. Entram em cena, então, as panelas de barro, por exemplo.
É bem verdade que cebola, alho, tomate, coentro, azeite de oliva e sal marcam presença nas duas receitas. Entretanto, haveria mais diferenças?
Baiana x Capixaba
Em geral, o que diferencia a receita da Bahia e a do Espírito Santo é o que ganha mais destaque: os ingredientes ou o sabor da proteína animal.
Para os baianos, badejo, robalo, dourado e cação costumam ser os pescados mais escolhidos. Já para os capixabas, garoupa, cação, robalo ou pescada amarela – ou seja, há preferência pelos peixes de carne branca.
Embora ambas sejam tradicionalmente preparadas com peixe, claro que os frutos do mar também são usados. Nos dois casos, há até a opção mista, com peixe e frutos do mar, para quem quer aproveitar o melhor da combinação! E, sem dúvida, os vegetarianos podem saborear uma boa moqueca em qualquer dos estados, pois há opções tanto com legumes como com banana da terra.
No entanto, talvez a maior diferença se encontre na influência que cada prato recebeu.
Portanto, na Bahia, onde há grande influência africana, a moqueca leva azeite de dendê e leite de coco. Além de pimentões verde e amarelo, bem como pimenta dedo-de-moça.
No Espírito Santo, por outro lado, prefere-se o uso do caldo do próprio peixe. Ainda por cima, a cor avermelhada, típica do prato, fica por conta do toque de urucum – ingrediente que não influencia no sabor.
De acompanhamento, pirão, arroz e farofa. Claro que, no caso da baiana, com mais dendê!
E aí, qual você prefere?
Sem dúvida, escolher entre as duas moquecas, a baiana e a capixaba, pode ser uma tarefa difícil. Porque, verdade seja dita, a culinária brasileira é riquíssima!
Assim, mudam-se os ingredientes e os aromas. Porém, o sabor está presente do norte ao sul do país!
Além disso, comida tem um forte fator afetivo. Como boa baiana, vou, por certo, dizer que o preparo da Bahia é melhor. Afinal, pensar em moqueca me remete ao passado, a reuniões de família, celebrações etc.
Por isso, acho até que a pergunta final deveria ser outra… Qual comida marcou a sua vida e você acha que representa melhor a sua região?
Leia também sobre a culinária mineira no post abaixo:
A comida mineira e 5 de suas maravilhas
5 Restaurantes para comer Moqueca Baiana em Salvador Ba
1- Restaurante Iemanjá – O mais tradicional restaurante de comida baiana de Salvador. Fundado na década de 60, esse restaurante é obrigatório para quem quer conhecer as delícias da culinária baiana.
2- Ki-mukeka – O Ki-mukeka também é muito tradicional na cidade. Além disso, funciona em 3 endereços diferentes e tem preços mais accessíveis.
3- Donana – Fundado em 1988, desde então, tem uma das moquecas mais famosas e concorridas da cidade.
4- Paraíso Tropical – O Restaurante se diferencia por utilizar ingredientes únicos e de sabor especial nas suas iguarias, tais como frutas e ervas naturais, maturi (castanha de caju ainda verde) com palmito de coqueiro fresco e amora.
Os drinques e sucos de frutas servidos no local também se destacam e são imperdíveis.
5- Casa de Tereza – Localizado no bairro mais boêmio de Salvador (Rio Vermelho), o restaurante se destaca pela diferenciação de sabores criada pela chef Tereza Paim, que foi buscar influências de Portugal, Espanha e Itália.
5 Restaurantes para comer Moqueca Capixaba em Vitória ES
Ainda não tive o privilégio de provar a Moqueca Capixaba direto na fonte. A relação abaixo são os 05 melhores restaurantes de fruto do mar listados no Tripadvisor.
3- Pirão
5- Partido Alto
Bom, se tiver oportunidade, prove os sabores dessa culinária tão especial, seja na Bahia ou no Espirito Santo. Ou, de preferência, nos dois e me conta depois aqui como foi.
[seguros_promo_shortcode theme=”card-large” ideal_para=”6″ ideal_para_lbl=”América do Norte” /][ppromo_passagens limit=”3″ show_logo=”true” /]
Pra ser sincera, não tenho preferência. As duas são ótimas opções para se deliciar. Amo a Moqueca baiana e capixaba.
Com certeza. E sempre vale a penha conhecer né.