Moqueca baiana ou capixaba: Qual você prefere?

Moqueca Baiana x Moqueca Capixaba - Conheça a diferença e escolha a sua- Qual você P

A moqueca é um prato tipicamente brasileiro. Inclusive, já falei sobre ela e outros pratos da culinária baiana nesse post aqui. Mas você sabe a diferença entre a moqueca preparada na Bahia e a do Espírito Santo?

Claro que a origem dos dois pratos é a mesma. Em primeiro lugar, o povo tupi já tinha o hábito de cozinhar peixes e carnes em uma grelha especial, envoltos em folhas.

Depois, veio a contribuição dos escravos africanos. Entram em cena, então, as panelas de barro, por exemplo.

É bem verdade que cebola, alho, tomate, coentro, azeite de oliva e sal marcam presença nas duas receitas. Entretanto, haveria mais diferenças?

Baiana x Capixaba

Em geral, o que diferencia a receita da Bahia e a do Espírito Santo é o que ganha mais destaque: os ingredientes ou o sabor da proteína animal.

Para os baianos, badejo, robalo, dourado e cação costumam ser os pescados mais escolhidos. Já para os capixabas, garoupa, cação, robalo ou pescada amarela – ou seja, há preferência pelos peixes de carne branca.

Embora ambas sejam tradicionalmente preparadas com peixe, claro que os frutos do mar também são usados. Nos dois casos, há até a opção mista, com peixe e frutos do mar, para quem quer aproveitar o melhor da combinação! E, sem dúvida, os vegetarianos podem saborear uma boa moqueca em qualquer dos estados, pois há opções tanto com legumes como com banana da terra.

No entanto, talvez a maior diferença se encontre na influência que cada prato recebeu.

Portanto, na Bahia, onde há grande influência africana, a moqueca leva azeite de dendê e leite de coco. Além de pimentões verde e amarelo, bem como pimenta dedo-de-moça.

No Espírito Santo, por outro lado, prefere-se o uso do caldo do próprio peixe. Ainda por cima, a cor avermelhada, típica do prato, fica por conta do toque de urucum – ingrediente que não influencia no sabor.

De acompanhamento, pirão, arroz e farofa. Claro que, no caso da baiana, com mais dendê!

E aí, qual você prefere?

Sem dúvida, escolher entre as duas moquecas, a baiana e a capixaba, pode ser uma tarefa difícil. Porque, verdade seja dita, a culinária brasileira é riquíssima!

Assim, mudam-se os ingredientes e os aromas. Porém, o sabor está presente do norte ao sul do país!

Além disso, comida tem um forte fator afetivo. Como boa baiana, vou, por certo, dizer que o preparo da Bahia é melhor. Afinal, pensar em moqueca me remete ao passado, a reuniões de família, celebrações etc.

Por isso, acho até que a pergunta final deveria ser outra… Qual comida marcou a sua vida e você acha que representa melhor a sua região?

Leia também sobre a culinária mineira no post abaixo:

A comida mineira e 5 de suas maravilhas

5 Restaurantes para comer Moqueca Baiana em Salvador Ba

1- Restaurante Iemanjá – O mais tradicional restaurante de comida baiana de Salvador. Fundado na década de 60, esse restaurante é obrigatório para quem quer conhecer as delícias da culinária baiana.


2- Ki-mukeka – O Ki-mukeka também é muito tradicional na cidade. Além disso, funciona em 3 endereços diferentes e tem preços mais accessíveis.


3- Donana – Fundado em 1988, desde então, tem uma das moquecas mais famosas e concorridas da cidade.


4- Paraíso Tropical – O Restaurante se diferencia por utilizar ingredientes únicos e de sabor especial nas suas iguarias, tais como frutas e ervas naturais, maturi (castanha de caju ainda verde) com palmito de coqueiro fresco e amora.

Os drinques e sucos de frutas servidos no local também se destacam e são imperdíveis.


5- Casa de Tereza – Localizado no bairro mais boêmio de Salvador (Rio Vermelho), o restaurante se destaca pela diferenciação de sabores criada pela chef Tereza Paim, que foi buscar influências de Portugal, Espanha e Itália.

5 Restaurantes para comer Moqueca Capixaba em Vitória ES

Ainda não tive o privilégio de provar a Moqueca Capixaba direto na fonte. A relação abaixo são os 05 melhores restaurantes de fruto do mar listados no Tripadvisor.

1- Enseada Geraldinho

2- Ilha do Caranguejo

3- Pirão

4- Restaurante São Pedro

5- Partido Alto

Bom, se tiver oportunidade, prove os sabores dessa culinária tão especial, seja na Bahia ou no Espirito Santo. Ou, de preferência, nos dois e me conta depois aqui como foi.

[seguros_promo_shortcode theme=”card-large” ideal_para=”6″ ideal_para_lbl=”América do Norte” /] [ppromo_passagens limit=”3″ show_logo=”true” /]

Veja posts com dicas para planejar sua viagem!

Em seguida, baixe meus e-Books gratuitos:

E book - 10 dicas para arrumar sua mala de viagem
E book check list de viagem

Faça suas reservas com meus parceiros:

  • E, para viajar com tranquilidade, faça seu SEGURO VIAGEM com a SEGUROS PROMO.

Encontre sua hospedagem

Reserve aqui o seu carro

Compre ingressos sem fila

10 de agosto de 2021

Sobre Mim

Sou uma viajante apaixonada pelo mundo. Trabalhei 30 anos no ramo financeiro e hoje me realizo como microempresária e criadora de conteúdo de viagem. Como viajante, conheço 42 países e 20 estados brasileiros. Meu propósito nas redes sociais, é compartilhar minha experiência e aprendizado de viagem e de vida, com meus clientes e seguidores, com o objetivo de ajudar a todos a realizarem os seus sonhos de viagem.

De Onde Sou

Gostou da viagem? Deixe um comentário sobre a experiência!

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe esse artigo!

Mostre a seus amigos o seu possível próximo destino.

Compartilhe esse post!

Mostre a seus amigos seu possível novo destino.