O Poço Azul é um espetáculo indescritível para quem vai à Chapada Diamantina. Em especial, porque, além da cor azul intensa da água, tem um efeito dos raios do sol que adentram a caverna e vão até o fundo da água, tornando a água absurdamente clara. Sobretudo, isso torna o espetáculo ainda mais especial. No entanto, fique atento ao período que o fenômeno acontece: de Fevereiro a outubro, entre 12h30 e 14h.
Além de tudo isso, no Poço Azul, podemos fazer o mergulho por flutuação em toda a sua extensão (40 metros de extensão e 20 metros de largura). Assim, essa outra experiência torna a visita ao local ainda mais imperdível.
E não se preocupe se a sua viagem não está programada para o período em que o sol entra na gruta. Afinal, a visita e a flutuação valem sempre a pena, mesmo que ocorra em outro período do ano ou em outro horário.
Vale ressaltar que conhecemos a Chapada de carro e é bem tranquilo viajar pela região. Assim, consideramos que a melhor opção para aluguel de veículos é com a RENTCARS. Já a melhor opção de hospedagem, sem dúvida, é sempre a Booking.com.
Antes de avançar, leia também o post completo sobre Mucugê, na Bahia:
Mucugê Ba, atrações dessa linda cidade da Chapada Diamantina
Mas o que é mesmo o Poço Azul?
O Poço Azul é uma caverna com um poço de 18 metros de profundidade. Além disso, vale saber que encontra-se em uma propriedade particular, mas o acesso é permitido desde 1994.
Em primeiro lugar, anote aí: o Poço Azul é o maior sítio paleontológico submerso do Brasil. Sobretudo, o destaque vai para o fóssil de uma preguiça gigante descoberto em 1997 por Tulio Shargel, (cinegrafista subaquático). No entanto, em 2005, foram encontrados e resgatados diversos outros fosseis e espécies.
Onde fica o Poço Azul e como chegar

O Poço Azul encontra-se na cidade de Nova Redenção. No entanto, para chegar lá, os visitantes costumam partir de cidades como Andaraí (46 km), Igatu (60 km), Mucugê (64 km) e Lençóis (86 km).
O acesso pode ser feito através de pacotes turísticos ou, ainda, com carro particular por estradas de terra. Desta forma, indico usar algum GPS, como o Waze. Mas, em caso de necessidade, aposte no bom e velho método antigo: pergunte a algum morador local!
A estrada tem muitos cruzamentos, por isso, há boas possibilidades de que você se perca. Mas acredite: você vai se encontrar! kkkk
Como acontece a visitação no Poço Azul

O acesso é pago, mas tanto a visitação como a flutuação já estão incluídas no valor. Em 01/03/2021, pagamos R$ 40,00 por pessoa – atenção: crianças a partir de 5 anos pagam o valor total. Com funcionamento diário, as visitas ocorrem das 8h às 17h.
Logo na chegada, há uma estrutura para compra de ingressos, restaurante e local para troca de roupa. Igualmente, tem um espaço para a colocação dos coletes de flutuação.
Também é obrigatório tomar uma chuveirada antes de seguir para o poço. Além disso, por questões de proteção ambiental, não é permitido o uso de protetor solar ou repelente.

No espaço da lanchonete, há mesas e cadeiras onde lanches são vendidos. E é lá onde as pessoas aguardam seu horário para descer ao poço.
Uma vez que o acesso ao poço tem número limitado, costuma haver fila no local. Desta forma, evite ir ao Poço Azul em período de alta estação e feriados prolongados. Ou vá, mas tenha paciência para esperar.

O acesso ao Poço

O acesso é guiado e bem fácil. Basta seguir por uma trilha rápida e alguns degraus de escada levam ao interior da gruta. Assim, o passeio é indicado para o público de qualquer idade.
A duração gira em torno de 20 a 30 minutos, já incluída a flutuação (faz quem tiver interesse). No entanto, esse tempo pode demorar mais a depender do período do ano, pois pode haver fila de espera.
Na entrada do poço, tem um local onde dá para apreciar a vista a partir de cima. Considero isso imperdível.

Abaixo, a vista já de dentro do Poço.

A experiência da Flutuação no Poço Azul

Sem dúvida, uma experiência única e inesquecível. A flutuação é feita livremente e, durante o período de 20 minutos, você pode ficar à vontade para explorar a extensão do poço, flutuar, se divertir ou simplesmente curtir o momento. Enfim, espetacular.

Visite o Poço Encantado e o Olho D’água no mesmo roteiro do Poço Azul

Os dois poços e o Olho d’água são próximos. Por isso, o ideal é conciliar os três no mesmo roteiro.

Principalmente, são três joias da Chapada Diamantina que ficam bem perto uma da outra e valem a pena a visita. Para mim, foi uma experiência maravilhosa.
Leia sobre o Poço Encantado e o Olho D’água no artigo abaixo:
Poço Encantado, imperdível na Chapada Diamantina
Mucugê Ba, atrações dessa linda cidade da Chapada Diamantina
Dicas para visitar as atrações deste roteiro
- Leve uma câmera subaquática para fazer belas fotos no Poço Azul e Olho D’água;
- Calce um sapato confortável;
- Vista uma roupa leve;
- Curta cada momento desses locais;
- Em nenhum deles é permitido a entrada portando alimentos;
- Compre tudo que você precisa para sua viagem de ECOTURISMO na AMAZON.COM
Que coisa mais linda!!!! Fiquei apaixonada pelo Poço Azul na Chapada Diamantina! Só me diz uma coisa… e a temperatura da água? Muito fria?
Não é fria não Daniela. É muito gostoso o banho.
Que lindo esse Poço Azul! Fiquei com muita vontade de voltar na Chapada Diamantina depois de ler seu post. Adorei!
Volta mesmo. Tanta coisa diferente para conhecer, não dá para ver tudo numa viagem só não.
Contando os dias para minha visita a Chapada Diamantina agora em junho!! Espero que eu consiga visitar o Poço azul.
Que bom que está a caminho Luana. Vai adorar.
Azul é minha cor favorita! E esse tom ai está fenomenal.! Sou louca pra conhecer a Chapada Diamantina mas ainda não conheci. Depois deste post maravilhoso é dificil não colocar esse passeio imperdivel na chapada.
Pergunta que não quer calar. A água deste poço deve ser gelada né? No México nadei em um rio subterrâneo e quase congelei hehehe. Sei que quando a agua nao pega sol é mais fria que o normal.
Olha Cintia, não achei a água tão fria assim não. Achei o lugar tão especial que a temperatura da água é detalhe…kkk
Poço Azul é realmente um espet´áculo. Q, quero muito conhecer a Chapada Diamantina. Espero porder ir pro Brasil ano que vem e fazer todos esses passeios que estão nessa minha lista. Obrigado por compartilhar e um grande abraço.
Certamente vai amar passear por aqui no seu retorno Roberto. Obrigada a você
Esse poço é realmente um espetáculo., só de ver suas fotos eu já amei. A Chapada da Diamantina está super na minha lista de destinos para 2022
Que bom Hebe, tenho certeza que vai amar conhecer.
Oh Norma, a Chapada Diamantina já um sonho meu, pra conhecer, de tão incrível!!! E o Poço Azul é simplesmente um dos grandes espetáculos da Chapada Diamantina que mais aguça o meu desejo. Adorei saber mais detalhes sobre ele, obrigada!
Que bom que curtiu Deyse. Precisa conhecer mesmo.
Depois de ler o texto, entendi o porquê do título Poço Azul: espetáculo da Chapada Diamantina. A beleza do lugar é incrível. Tô aqui morrendo de vontade de conhecer.
Vale a pena conhecer mesmo. O poço aqui é encantador.
Adorei as informações sobre o Poço Azul. Quero muuuuito visitar a Chapada Diamantina, e estou me programando para conhecer a região, e vou seguir as dicas do Blog. Estou adorando acompanhar o blog. Beijinhos
Siga as dicas do blog e qualquer dúvida pergunta tá.
Lindo o poço azul que é um espetáculo da chapada diamantina. Interessante destas atrações que ficam em propriedade privada que são bem cuidadas. Então a visita fica melhor ainda. Abraços
Realmente é muito legal quando encontramos os espaços bem cuidados. E o lugar é lindo.
Esse Poço Azul é realmente um espet´áculo. Quero muito conhecer. Mais um lugar para o meu roteiro da Chapada Diamantina. Faz anos que planejo essa viagem e nunca acontece. O bom disso tudo é que estou acumulando dicas.
Sylvia, que bom que gostou. Lembro a você que no meu site você encontrará tudo que precisa saber sobre a Chapada Diamantina. Além disso, se precisar, estou aqui para te ajudar.
Esse lugar é lindo D+! Quero muito conhecer!
Venha amiga Nani. Faço questão de apresentá-lo a você. E tem muito mais por lá. Acompanha.