Uma grande atração da Ilha de Santo Antão, em Cabo Verde são as trilhas nas montanhas. Tem muitas por lá. E, se você vai para a Ilha de Santo Antão, tem que escolher pelo menos uma delas para conhecer.
Por sugestão do nosso motorista e guia Lenine, optamos pelo desafio de percorrer 11 km de trilha, subindo e descendo montanhas na beira de precipícios, de Cruzinha da Graça a Fontainhas. Foi, literalmente, um desafio atrás do outro, recompensados por paisagens deslumbrantes. E vale registrar que não tínhamos a verdadeira noção do que nos esperava no caminho.
Claro que vou descrever cada detalhe e ilustrar com fotos que nem de longe refletem a realidade!
Além disso, vou logo deixar aqui quatro dicas preciosas:
- Esteja com o seu sapato mais confortável para essa aventura;
- Leve água para se hidratar durante o percurso;
- Proteja-se contra o sol;
- Comece a trilha bem cedo.
Vale ressaltar que não cumprimos a última orientação, porém, aprendi com o erro. Mas vamos à trilha.
Mas antes, leia mais sobre o meu roteiro na Ilha de Santo Antão:
Dia 1: Passeio pelas Montanhas em Santo Antão em Cabo Verde
e no Dia 2: Explorando a Ilha de Santo Antão
Dia 4: Lado oeste da Ilha de Santo Antão
E leia abaixo sobre a importância de adquirir um seguro viagem:
Seguro Viagem: Porque contratar? Aproveite e contrate o seu.
Viajar conectado é fundamental, entenda a importância:
Chip de celular para uso em viagem internacional, adquira aqui o seu.
Trilha em Santo Antão
Sobre a trilha de Cruzinha da Garça a Fontainhas

Para começar, vou esclarecer que a trilha completa parte de Cruzinha da Garça e segue andando até a Ponta do Sol/Ribeira Grande. No entanto, o percurso de Fontainhas a Ponta do Sol também pode ser feito de carro. Assim, nós fizemos somente a etapa de Cruzinha da Garça a Fontainhas.
Ademais, também é possível começar essa trilha tanto de uma ponta como da outra. Nós seguimos a recomendação de nosso guia e começamos a trilha pela Cruzinha da Graça.
Lembrando que, para chegar até a Cruzinha da Graça para começar a trilha, ou para voltar ao seu hotel no final da trilha (caso você tenha começado em Fontainhas), você vai precisar de um transporte. Nesse caso, esse transporte pode ser de taxi, carro com motorista ou as hiaces (vans de transporte local). Importante já deixar esse trecho programado, pois o transporte na ilha não é fácil.
Agora, prepare-se, pois a caminhada é intensa e desafiante! Mas o melhor é que não há risco de se perder pelo caminho.
E, olha, a caminhada não é das mais tranquilas, mas há recompensas ao longo do caminho, tendo como cenário as paisagens dos vales e do mar.



Trilha de Cruzinha da Garça a Fontainhas: Primeira parada, Formiguinhas



A primeira etapa da trilha é a mais tranquila. A trilha segue beirando a montanha, num despenhadeiro. Não é aconselhado para quem tem medo de altura. Entretanto, não oferece nenhum perigo e a imagem é deslumbrante. Com declives inicialmente tranquilos, mas sem nenhuma sombra.
No caminho, passamos por Aranhas que, na verdade, é uma vila de pescadores abandonada.


Seguimos até Formiguinhas, aonde chegamos depois de caminharmos 6,6 km e onde estava prevista a nossa parada para almoço.


Chegamos cedo para o almoço, então, tivemos de ficar esperando (esse foi outro erro nosso).
Formiguinhas é uma pequenina vila onde só se chega por trilha. Um bom local para comer algo e descansar, se for o caso.
Ao chegar em Formiguinhas, encontramos a placa onde pudemos observar o percurso percorrido e o que faltava percorrer.

Nosso almoço foi num restaurante de comida caseira, com um linda vista do mar. Infelizmente, não lembro o nome da senhora que nos recebeu tão bem. Mas lembro que ela nos deu um spoiler do que nos esperava em seguida na trilha…

De Formiguinhas a Aldeia do Corvo


A partir daí, seguimos até a Aldeia do Corvo, subindo ladeira (vale ressaltar que estávamos de barriga cheia e no sol de meio dia… kkkkk). Como começamos a trilha bem tarde, sofremos muito com o sol, pois a sombra no percurso era bem rara.


Esse percurso é bem difícil e muito conhecido por ser subida o tempo inteiro e, em seguida, descida em curvas. Realmente, foi desafiador e não indico para todos. Achei o nível difícil, pelo trajeto com subidas e descidas íngremes.



Da parte alta, já dá para ver a Aldeia do Corvo, entre uma montanha e outra, num local ermo, com acesso apenas pelas trilhas.

Chamou atenção a forma que eles cultivam agricultura em forma de terraços. De fato, me lembrou muito o Peru.
Enfim, um lugar de beleza impressionante. A descida radical de curvas fechadas nos levou à aldeia. Durante todo o percurso, passamos por despenhadeiros na beira da montanha voltada para o mar. Foi inesquecível.


Por fim: De Aldeia do Corvo a Fontainhas

E continuamos para nosso destino final: Fontainhas.
Aí sim ficou puxado, viu? Depois de muito cansaço, pegamos a parte mais pesada da trilha.
Em especial, porque foram catorze curvas com subida! Confesso que contei cada uma delas e parei inúmeras vezes para descansar e contemplar as imagens da Via Crucis. Sim, isso mesmo: as etapas da crucificação de Jesus estão marcadas pelo caminho. Não sei de onde surgiu a ideia, mas estava bem adequada ao lugar. Além disso, elas são um ótimo lembrete para mais agradecimentos!



Mas teve o alívio quando chegamos ao topo da montanha e avistamos Fontainhas. Encravada do outro lado, no meio das montanhas, sem dúvida, é uma das vistas mais bonitas do mundo. Não me canso de agradecer por esses momentos!
Entretanto, ainda faltava a descida final. Alias, a essa altura, foi bem tranquila e com a sensação de dever cumprido. Mas chegamos mortos com farofa… kkkkk, olha esse registro aí!

Trilha em Santo Antão: A chegada

E valeu demais cada momento! Fontainhas é um linda vila que deve ser visitada. Seja de trilha ou de carro, não deixe de conhecer.
A partir daí, seguimos de carro até a Ponta do Sol, para o nosso hotel. Enfim, fomos descansar bastante, porque o dia seguinte seria cheio. Esse percurso também segue beirando a montanha com muita beleza e emoção.
Detalhe que nos desencontramos do Lenine (nosso motorista contratado) e acabamos seguindo para a ponta do sol de hiace (transporte público local).


Outras trilhas em Santo Antão
Trilha da Cova ao Paul
Essa é uma trilha em Santo Antão que é muito especial, com descida em zigue-zague, em meio às nuvens. Então, imagine o visual.
Tarrafal de Monte Trigo
O vilarejo fica distante e é menos acessível, exatamente do outro lado da ilha. No entanto, a trilha passa pelo ponto mais alto de Santo Antão, o Topo da Coroa (1.979m de altitude).
Ribeira Grande (ou Ponta do Sol) a Fontainhas
Fizemos essa parte da trilha de carro, mas é possível fazer andando com uma vista lindíssima.
Cruzinha (ou Chã da Igreja) à Ribeira Grande
Para quem quer explorar a ilha andando, essa opção é a ideal. A trilha é linda e passa pelo vale por quase 25km, andando próximo à estrada por onde passam os carros.
Enfim, escolha uma das trilhas e vá, pois essa é uma atração imperdível na Ilha de Santo Antão.
Leia os demais artigos sobre Cabo Verde
Cabo Verde: destino imperdível na costa africana
O que fazer na Ilha do Sal em Cabo Verde
Cidade da Praia: história e belezas de Cabo Verde
São Vicente: encantos da pequena ilha de Cabo Verde
Boa Vista: A Ilha das dunas em Cabo Verde
Sobretudo, programe a sua viagem
A nossa Agência de viagem prepara tudo para você, manda um direct @viajecomnorma ou clica aqui e manda uma mensagem por Whatsapp Business.
Hospedagem, aluguel de veículos, seguro viagem, chip internacional e tudo que você precisa para a sua viagem.
Mas, se deseja fazer sozinho o seu roteiro, acesse a página dos nossos parceiros e obtenha descontos:
Que incrível a Ilha de Santo Antão, ´né? Tive o prazer de conhecer em 2017 e tenho muita vontade de voltar e fazer mais trilhas por lá. Lugar mágico!
Que delicia que também conheceu Marcela. Achei muito mágico também.
Não conhecia essa Trilha em Santo antão, Cruzinha da Garça e Fontainhas. Fiquei encantada com as imagens e com suas dicas!
É encantador mesmo Angela. Obrigada
Que paisagem exuberante!! Fiquei impressionada com a qualidade das dicas que você nos deu. Agora quero conhecer também estas trilhas de Santo Antão.
Obrigada Cecilia, precisa conhecer a Ilha de Santo Antão e suas belezas.
Que especial este passeio e que achado essa trilha! Fiquei encantada por essa Trilha em Santo Antão, Cruzinha da Garça a Fontainhas. UM ótimo passeio ao ar livre e na natureza! Paisagens maravilhosas!
Com certeza um passeio maravilhoso e desafiante.
Norma que bacana esse post sobre a trilha em Santo Antão! Super bem detalhado e cheia de dicas, obrigada por compartilhar.
O lugar é muito lindo Hebe. Fiquei encantada.