Praia, ou melhor, Cidade da Praia foi o nosso segundo destino em Cabo Verde. Chegamos ao país pela Ilha do Sal e, em seguida, fomos para Ilha de Boa Vista.
De Boa Vista, nosso próximo destino será a Ilha de São Vicente. E eu, depois de muita pesquisa, consigo um voo de Boa Vista a São Vicente com escala na Ilha de Santiago.
Desta forma, oportunizo conhecer a capital cabo-verdiana que, a principio, não estava nos planos.
Apesar de ter sido por poucas horas, saio da ilha com excelente impressão da riqueza de sua história e beleza.
Em primeiro lugar, é sempre bom lembrar que viaje pelo Mundo conectada a Internet com a EASYSIM4U.
Sobretudo, para sua viagem internacional, contrate Seguro Viagem e adquira o seu Chip Internacional – leia sobre isso abaixo:
Seguro Nacional e Internacional, por que contratar?
E, se vai viajar, encontre a sua Hospedagem no Booking.com. Afinal, é a melhor opção em variedade e preço.
A Ilha de Santiago e a sua Capital, a cidade de Praia
Santiago é a maior ilha do arquipélago, estando entre as ilhas de Maio e do Fogo. O governo local é dividido em nove concelhos, espécies de municípios. Praia é não apenas a capital do país e sede do Governo da República, como também sua cidade mais populosa. Além disso, abriga o Aeroporto Internacional da Praia, recebendo voos domésticos e internacionais, provenientes da África, Europa e Américas.
Quando os portugueses chegaram ao arquipélago no século XV, Santiago foi a primeira ilha a ser povoada. Sua geografia combina montanhas (sendo o Pico de Antônia, com 1.392 metros de altitude, o ponto mais alto), vales sinuosos e profundos, além de costa de recifes negros interrompida em alguns pontos por pequenas praias de areia. A vegetação segue a variação do clima ora mais úmido nas zonas altas, ora mais árido nas zonas intermediárias.
Embora o português seja a língua oficial do país, há uma variante do crioulo cabo-verdiano em Santiago. Assim, lá o idioma é popularmente conhecido como badiu. Além disso, este termo também é usado para designar o dialeto natural da ilha.
E, para saber todas as informações sobre o arquipélago de Cabo Verde, leia aqui:
Cabo Verde, destino imperdível na Costa Africana
City tour por Praia, a capital do arquipélago de Cabo Verde
A Cidade da Praia foi construída sobre uma plataforma natural de basáltico a 200 metros acima do nível do mar – por isso há diversos mirantes com lindas vistas. É o plateau que concentra todos os edifícios históricos. A herança do imperialismo português se faz presente na arquitetura colonial, nas ruas com passeios de calçada e jardins, além do forte com seus canhões apontados para o mar. Recomendo uma caminhada despreocupada pela Rua Pedonal, bem no centro.
O Palácio Presidencial, onde hoje é a residência do Presidente da República, é uma construção colonial em que o governador de Cabo Verde costumava morar. Ao lado, na Praça Alexandre Albuquerque, encontra-se a Câmara Municipal, o Palácio da Cultura Ildo Lobo e a Igreja de Nossa Senhora da Graça.
Já ao centro, há um jardim construído posteriormente que reúne pessoas interessadas em conversa, música e capoeira. A visita ao Palácio da Cultura Ildo Lobo merece mais tempo. O centro cultural homenageia Ildo Lobo, um dos intérpretes mais famoso de Cabo Verde. E fique atento à sua programação, pois há apresentações ao vivo quase todas as noites.
No bairro nobre do Plateau, encontram-se importantes edifícios históricos, como a Escola Grande (primeira escola pública da ilha), o Quartel Jaime Mota (construído no século XIX e ainda usado pelos militares) e o Museu Etnográfico da Praia. Para quem se interessa por história, indico a visita à Sala‑Museu Amílcar Cabral. Principalmente porque, o museu que fala desse político, poeta, engenheiro e revolucionário tão importante para a independência cabo-verdiana.
A cidade da Praia em Cabo Verde, também tem praia
Uma boa pedida para entrar no clima de descontração local pode ser ir à Praia da Quebra-Canela, a melhor praia urbana da cidade. E vá também ao Mercado para conhecer as cores, cheiros e sabores locais.
Você pode optar por não contratar uma empresa de viagem, pois o transporte público é bem fácil, havendo autocarro (ônibus, no português de Portugal) para todos os destinos.
Cidade Velha a partir de Praia em Cabo Verde
Localizada a 15 km de Praia, em Ribeira Grande de Santiago está as ruinas da primeira capital do país, fundada em 1533. A escolha para ser a primeira sede se deu por suas condições, tais como: Localização privilegiada e abundante fonte de água. Além disso, enquanto o mercado de escravos prospera no Atlântico, a cidade é importante entreposto que conecta os continentes africano, europeu e americano.
No entanto, com o final da escravidão, sua decadência ocorre de forma rápida, especialmente por conta dos constantes ataques de piratas que sofre – o mais famoso, no século XVI, é o do corsário inglês Francis Drake.
Ainda mais que, com o porto desabrigado, eram formados pântanos na estação chuvosa, propiciando doenças. Enfim, tudo isso concorre para mudança da sede do governo.
Ainda assim, o passeio pela Cidade Velha, seu nome atual, tem um quê especial. É como se fôssemos transportados a um museu a céu aberto! Entre os monumentos importantes, destaco o Pelourinho, onde os escravos eram vendidos, e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário – hoje em ruínas, mas antiga sé catedral em estilo manuelino. A Fortaleza de São Felipe, construída após o ataque de Drake, também merece uma visita.
Andar pelas ruas de pedras, como a Rua da Banana (a primeira a ser pavimentada fora da Europa) é viajar no tempo. E vale o exercício de imaginação para ter uma ideia de como foi a vida por ali, quando os cerca de 500 edifícios erguidos pelos colonizadores (entre igrejas e hospital) resplandeciam sua glória.
Aproveite para almoçar em um dos restaurantes que ficam na beira da praia. Assim, aproveite uma linda vista para o mar.
Outros lugares para conhecer na Ilha de Santiago
Um ponto positivo de Santiago é a sua boa rede de estradas. Dessa forma, é possível cruzá-la tranquilamente, alternando a paisagem desértica com ricos vales em que a agricultura se desenvolve. Logo, fica a dica: Providencie um transporte para ir de Praia a Tarrafal, ao norte, percorra os 75 km que separam os concelhos – e aproveite a paisagem em meio às montanhas!
Assim, em Tarrafal, que está uma das mais belas praias de Cabo Verde, uma enseada com areia branca e uma linha de coqueiros.
Tarrafal também é famosa por ser o lar da Colônia Penal (uma construção de 1936), que se trata de um campo de concentração do regime ditatorial português para recolher presos políticos.
Vale ressaltar, que há vans que saem do centro de Praia com destino a Tarrafal.
Sugiro programar, no caminho, uma parada em São Jorge, onde se encontra o único jardim botânico do país. O mercado de Assomada também merece uma visita, já que encontra-se no concelho considerado o celeiro de Cabo Verde; vale, ao menos, a parada estratégica para o almoço.
Enfim, não consegui fazer essa programação, pois como disse antes, fiz uma conexão na Ilha de Santiago e aproveitei para conhecer Praia e a Cidade Velha. Por isso, vou precisar retornar para conhecer o restante da Ilha!
Aliás, não importa o concelho em que você esteja enquanto durar sua estadia em Santiago: prepare-se para comer bem (os frutos do mar são a pedida obrigatória) e aproveitar o clima acolhedor do povo.
Enfim, a visita rápida a Cidade de Praia
Enfim, a Cidade da Praia é a segunda parada do nosso roteiro no Arquipélago de Cabo Verde. Numa escala de avião e mesmo assim, já dá para ter uma ideia do que nos espera por lá. Certamente muitas surpresa e encantamentos.
Sobretudo, leia meu roteiro por Cabo Verde
São Vicente, encantos da pequena Ilha de Cabo Verde
O que fazer na Ilha do Sal em Cabo Verde
Boa Vista, a Ilha da Dunas em Cabo Verde
Principalmente, adquira tudo que precisa para sua viagem na NA AMAZON.COM.
0 comentários