O que fazer na Ilha do Sal em Cabo Verde

viajecomnorma-ilha-do-sal-cabo-verde

Ilha do Sal foi nossa porta de entrada em Cabo Verde e também nosso destino final. Saímos de Santo Antão de barco até São Vicente e, de lá, seguimos de avião para nosso último ponto – daí, seguimos de volta para o Brasil. Mas foi uma estadia especial para mim, já que passei o meu aniversário ali.

 

viajecomnorma-ilha-do-sal

Meu niver

 

Eu achei a Ilha do Sal muito parecida com a Ilha de Boa Vista, porém mais movimentada e com mais opções de hotéis, bares, restaurantes – e, especialmente, muitos resorts. Ademais, ela é especialmente visitada pelos europeus por conta das opções de voo e pela proximidade com a Europa – é, afinal, das mais próximas ao continente europeu.

Inclusive, é na Ilha do Sal que chegam os voos direto da Cabo Verde Airlines que saem do Brasil, partindo de Salvador, Fortaleza e Recife. Em quatro horas, partindo dos destinos citados, é possível chegar em Cabo Verde. Além disso, muitos brasileiros que vão a Europa têm usado voos da mesma companhia, partindo do Brasil, em direção a Europa e fazem conexão na Ilha do Sal, por serem normalmente de custo mais baixo que outras companhias de voos regulares.

Por sinal, ela também está mais próxima ao continente africano que as demais. Por isso, tem condições climáticas muito parecidas com o clima dos países vizinhos, ou seja, a aridez predomina na paisagem.

Sempre bom lembrar que viajei a Cabo Verde conectada a Internet com a EASYSIM4U.

Sobretudo, para sua viagem internacional, contrate Seguro Viagem e adquira o seu Chip Internacional – leia sobre isso abaixo:

Seguro Nacional e Internacional, por que contratar?

Chip de celular Internacional

 

História da Ilha do Sal em Cabo Verde

 

Espargos, a capital da Ilha do Sal em Cabo Verde

Mirante na cidade de Espargos

 

Embora tenha origem vulcânica, é predominantemente plana e praticamente deserta. Só começou a se destacar economicamente quando suas salinas começaram a ser exploradas já no século XIX. Contudo, a partir de meados dos anos 1980, essa atividade perdeu espaço para o investimento no turismo.

Leia mais sobre o Arquipélago de Cabo Verde, no artigo abaixo:

Cabo Verde, destino imperdível na costa africana

A capital da Ilha do Sal é a cidade de Espargos, estrategicamente localizada perto do aeroporto e que concentra também todas as entidades e serviços da Ilha. Além disso, em Espargos há um mirante que vale a pena conhecer, para ter uma vista panorâmica da cidade e seus arredores.

 

Espargos, a capital da Ilha do Sal em Cabo Verde

Espargos – Ilha do Sal , vista do mirante

 

Inclusive, o aeroporto internacional foi construído em 1939, por iniciativa italiana, porque a ilha é plana e pela sua localização privilegiada entre a América, Europa e África. O Aeroporto Internacional Amílcar Cabral é hoje o principal porto de entrada em Cabo Verde, tendo igualmente atraído migrantes internos.

Exatamente por estar tão próxima do continente africano, a Ilha do Sal experimenta um curioso evento ao menos uma vez ao ano: bruma seca. Trata-se de uma espécie de nevoeiro em que o vento quente e seco do deserto transporta a areia do Saara.

Por falar no Saara, o deserto é “fornecedor” da areia branca que compõe o cenário das extensas praias. Além disso, o clima da ilha é ameno com pouca variação de temperatura, podendo chegar a 30ºC no verão e a 16ºC no inverno.

Mas é na cidade de Palmeira, zona industrial da Ilha, que está o Porto, onde chegam os produtos para atender as necessidades de toda a população. Lembrando que a Ilha praticamente não produz nada.

 

Atrações da Ilha do Sal

Quando cheguei, já havia pesquisado as atrações imperdíveis do lugar e o passeio ao redor da Ilha é um deles. Logo, optamos por contratar um carro 4×4 com motorista e guia para fazermos um tour de reconhecimento.

A outra opção para conhecer as atrações locais são: alugar um carro, buggy ou quadriciclo; ou, ainda, pegar o transporte público local, que não é muito regular e não leva em todos os lugares.

 

Salinas Santa Maria

 

viajecomnorma-salinas-santa-maria-ilha-do-sal

 

Por muito tempo, as salinas foram a principal fonte econômica da Ilha do Sal, mas hoje poucas delas estão em funcionamento. A Salinas Santa Maria fica bem perto da cidade de Santa Maria e ainda é explorada comercialmente, ainda que de forma artesanal.

 

Salinas Pedra Lume

 

Ilha do Sal em Cabo Verde - Salinas Pedra Lume

 

Como eu já disse, a Ilha do Sal ganhou esse nome a partir do momento em que descobriu-se a qualidade do seu sal para exportação. Não é a toa, portanto, que as salinas sejam uma das atrações turísticas da ilha.

A maior salina da ilha é a de Pedra Lume, que fica na pequena povoação da costa leste. As salinas ficam no interior de uma antiga cratera de vulcão – definitivamente, um lugar bem diferente! O interessante é que a água do mar, ao adentrar a cratera, evapora e deixa para trás uma cor ligeiramente rosada.

 

Ilha do Sal em Cabo Verde - Salinas Pedra Lume

Salinas Pedra Lume

 

Se a exploração de sal já não tem mais a mesma relevância de outrora, os turistas dominam o lugar, porque não tem como estar ali e não se encantar com a obra da natureza.

Lá também é possível aproveitar o banho e viver a experiência de não afundar na água por conta da quantidade de sal, assim como no Mar Morto. No entanto, não é aconselhável deixar cair água nos olhos, por motivo natural de sentir incômodo e dor, nem nos cabelos, considerando que poderá não conseguir pentear mais…kkk. Então, é necessário muito cuidado, pois a água tende a te jogar para cima e, às vezes, te derrubar.

 

Ilha do Sal em Cabo Verde - Salinas Pedra Lume

Boiando na Salina Pedra Lume

 

No fundo da salina, também tem uma lama que dizem ser boa para pele. Eu, entretanto, não quis arriscar o tratamento.

 

Dica:

 

Ilha do Sal em Cabo Verde - Salinas Pedra Lume

Produção de sal

A parte chata é que saímos de lá cheios de sal e, apesar de já termos pago entrada de 5 euros, teríamos que pagar mais um euro para tomar um banho de chuveiro de 1 minuto. Assim, já coloque o seu banho de chuveiro na conta para não se chatear e curtir seu passeio sem stress. Mas, no geral, não se assuste, valeu muito à pena e essa é uma atração imperdível.

 

Buracona e Olho Azul

 

Atração da Ilha do Sal em Cabo Verde - Buracona

Buracona em Cabo Verde

 

Alugue um carro, contrate uma van ou o que seja: só não deixe de conhecer a Buracona e Olho Azul, principais atrações da ilha. Elas estão no mesmo lugar e são incríveis.

Buracona é uma piscina natural rochosa, de água do mar, onde é possível tomar banho em dias de maré baixa. Infelizmente, não rolou para nós, pois a maré estava alta e o mar revolto. Mesmo assim, o mar de um azul intenso não perdeu sua beleza.

 

Atração da Ilha do Sal em Cabo Verde - Buracona

Buracona em Cabo Verde

 

 

Já o Olho Azul é um buraco na rocha, com vista para uma caverna subterrânea cheia de água. A depender do sol, faz um olho azul no reflexo da água. Tivemos o privilégio de assistir a esse espetáculo e foi maravilhoso.

 

Atração da Ilha do Sal em Cabo Verde - Buracona

Olho Azul na Ilha do Sal

 

O acesso a Buracona e Olho Azul é pago, são 3 euros. No entanto, no local, além das atrações naturais, tem uma estrutura de bar e restaurante, mirante, museu geológico e um Jardim das Ilhas – uma maquete do arquipélago de Cabo Verde na área externa, feito de areia.

 

Atração da Ilha do Sal em Cabo Verde - Museu Buracona

Museu Buracona

 

Dica:

Logo após a Buracona, fora do espaço privado, tem uma outra piscina natural menos conhecida onde os guias turísticos não costumam levar os turistas, mas igualmente bonita e de banho liberado em dias de maré baixa. Quanto a nós, fomos conhecer essa piscina natural, mas novamente não pudemos entrar pois, além da maré alta, o mar estava revolto e se torna muito perigoso.

 

Atração da Ilha do Sal em Cabo Verde - Buracona

Buracona

 

Miragens no deserto da Ilha do Sal

 

Ilha do Sal em Cabo Verde - Deserto

Deserto da Ilha do Sal

 

Também fomos conhecer o deserto da Ilha do Sal. A principal atração por lá são as miragens que são produzidas pelo calor, de forma que conseguimos ver água onde não há. Trata-se de um espetáculo bastante diferente e que nos remete à cena de filme.

Além disso, nesse mesmo local, visitamos uma lojinha de artesanato bastante variada e os quadros expostos por lá foi o que mais me chamou a atenção.

 

Lugares para curtir o mar na Ilha do Sal

Praia e Molhe de Santa Maria

 

Atração da Ilha do Sal em Cabo Verde - Molhe de Santa Maria

Molhe de Santa Maria

 

A praia mais fácil de chegar e mais bela da Ilha do Sal. Fica na cidade de mesmo nome, Santa Maria. São 3 km de areia branca, com um mar calmo, água transparente, de uma cor azul que me deixou impressionada – chega a emendar com o céu! Muito convidativo para um delicioso banho.

Além disso, você pode alugar um jet ski para passear pelas águas tranquilas da região.

 

Atrações de Cabo Verde na Ilha do Sal - Molhe de Santa Maria

Molhe de Santa Maria

 

Ali também fica o Molhe de Santa Maria, um píer onde os pescadores se reúnem com suas redes e seus pescados. Ali começa e termina a pesca, assim como também é ali que se negocia o resultado do trabalho do dia. Enfim, um lugar para observar a vida local.

 

Atrações de Cabo Verde na Ilha do Sal - Molhe de Santa Maria

Pescadores no Molhe de Santa Maria

 

Essa praia tem estrutura de bares, restaurantes, hotéis, e, inclusive, uma barraca com o nome Alô Brasil, cuja dona é uma brasileira e onde tomamos a nossa tão famosa caipirosca baiana.

 

Atrações de Cabo Verde na Ilha do Sal - Praia de Santa Maria

Atrações de Cabo Verde na Ilha do Sal – Praia de Santa Maria

 

Ponte Preta

A Povoação e Praia de Ponte Preta é uma continuação de Santa Maria. É lá que estão os resorts mais elegantes e caros da Ilha, assim como as famosas dunas. O bom é que dá para ir caminhando pela praia a partir de Santa Maria.

 

Praia de Murdeira

 

Atrações de Cabo Verde na Ilha do Sal - Praia Murdeira

Praia Murdeira

 

Uma linda enseada de areias brancas que conta ainda com uma reserva de desova de tartarugas. Além disso, também tem uma escolinha de Kitesurf.

 

Atrações de Cabo Verde na Ilha do Sal - Praia de Santa Maria

Praia Murdeira na Ilha do Sal

 

Prática de Kitesurf na Ilha do Sal

O lado oriental da Ilha do Sal está voltada para o continente africano. E o que isso quer dizer exatamente? Que há mais ventos e ondas nessa região. Por isso, quem gosta de atividades como kitesurf e windsurf não pode deixar de visitar.

A saber, quem ainda não sabe praticar kitesurf pode ter a oportunidade de aprender com um campeão mundial. É que Mitú Monteiro mora no Sal e dá aulas. Já pensou aprender direto com um campeão mundial?

 

Baía dos tubarões

 

Atrações de Cabo Verde na Ilha do Sal - Baía dos Tubarões

Baía dos Tubarões

 

E que tal nadar com tubarões? Você encara? Se a sua resposta for não, ah, vale a visita mesmo assim, pois a Baía dos Tubarões é um lugar lindo! Mas, se respondeu sim, pode ficar tranquilo: o tubarão que nada por essas águas é de uma espécie conhecida por não ser agressiva.

Na Baía dos tubarões, entramos na água até os joelhos para vermos os filhotes de tubarão limão (com cerca de 60 cm) passarem bem perto dos nossos pés. Que experiência incrível! Inclusive, já tínhamos visto pequenos tubarões na Ilha de Boa Vista, mas, na ocasião, ficamos longe da água com muito medo…kkk.

Bom, também fiquei encantada com a praia cheia de pedras, um cenário muito bonito. No entanto, como as pedras são perfuro cortantes, a dica é levar uma sapatilha apropriada para entrar na água ou alugar uma na hora. No local, encontra-se sapatilhas para alugar, assim como guias para ajudar a localizar os tubarões. Embora tenhamos negado a ajuda do guia, conseguimos encontrar os tubarões mesmo assim.

 

Prática de mergulho na Ilha do Sal

Mas se a sua intenção é ver as belezas não tão à vista da ilha, então bom mesmo será programar um mergulho para descobrir os segredos do mar cabo-verdiano. Sim, o mergulho também é atividade de destaque na ilha, com diferentes operadoras e pacotes.

 

A música na Ilha do Sal

 

Atrações da Ilha do Sal - Cultura

Musica na Ilha do Sal

 

Não sei se você reparou, mas Cabo Verde tem uma tradição musical forte. Tudo bem que não conhecemos muito aqui no Brasil, porém, estando lá, percebe-se como a música está sempre presente em todos os cantos.

No Sal não poderia ser diferente. E, se você ainda não sabe o que fazer à noite, então recomendo encontrar um bar ou restaurante com música ao vivo. De qualquer forma, ao andar pela cidade você logo irá perceber os bares com música ao vivo e dança, pois eles ficam lotados e cheios de turistas e locais na porta, todo mundo junto e misturado. Com efeito, é uma delícia observar a alegria dos locais contagiando os visitantes da ilha.

A minha dica, para já ir se ambientando com a música local, é buscar nomes de peso da ilha, como Ildo Lobo, Maria Alice e Dany Santoz.

 

Atrações da Ilha do Sal - Cultura

Musica nos bares da Ilha do Sal

 

Onde se hospedar na Ilha de Sal

 

Onde se hospedar na Ilha do Sal

Budha Beach

 

Com o fim de encontrar a melhor hospedagem, pensando no custo e localização, usamos o Booking – acesse aqui o site e encontre o melhor hotel para você. E demos muita sorte, pois, de fato, o Budha Beach foi um achado! Localizado na pequena vila de Santa Maria, de frente para o mar paradisíaco, está no centro da estrutura turística local.

 

Onde se hospedar na Ilha do Sal

Budha Beach

 

De minha parte, o terraço com a vista incrível do mar cor de turquesa já valeu a pena! Além disso, a Praia de Santa Maria é uma das mais famosas da ilha. Aliás, foi no hotel que eu comemorei o meu aniversário, com direito a bolo e a um belo pôr do sol como testemunha do brinde que fizemos pela vida.

 

Onde se hospedar na Ilha do Sal

Budha Beach

 

Fica a dica: aproveite e conheça também a praia de Ponta Preta, perto de Santa Maria. Suba a duna em frente a ela e se delicie com a vista deslumbrante lá de cima.

E, se você precisar de uma indicação de onde comer, sugiro conhecer o Restaurante Farolim. Uma vez que está localizado em um píer, tem a vista incrível da Praia de Santa Maria – inclusive, se o tempo estiver bom, opte por ficar ao ar livre! Como não poderia deixar de ser, a melhor pedida são os peixes e mariscos.

Por fim, nosso muito obrigado ao guia Jey, que nos mostrou o que a ilha tem de melhor. Com certeza, deixamos Cabo Verde para seguir a vida com um novo olhar sobre a África, sobre o mundo e sobre as pessoas. E você pensa que acabou por aqui? A viagem pelo arquipélago cabo-verdiano, sim; mas tenho outros destinos para compartilhar – aguarde!

 

Sobretudo, leia também os artigos abaixo sobre as ilhas que compõem o Arquipélago de Cabo Verde:

Boa Vista, a Ilha da Dunas em Cabo Verde

Cidade de Praia, história e belezas

Ilha de São Vicente, encantos da pequena ilha de Cabo Verde

 

Veja posts com dicas para planejar sua viagem!

Em seguida, baixe meus e-Books gratuitos:

E book - 10 dicas para arrumar sua mala de viagem
E book check list de viagem

Faça suas reservas com meus parceiros:

  • E, para viajar com tranquilidade, faça seu SEGURO VIAGEM com a SEGUROS PROMO.

Encontre sua hospedagem

Reserve aqui o seu carro

Compre ingressos sem fila

22 de janeiro de 2020

Sobre Mim

Sou uma viajante apaixonada pelo mundo. Trabalhei 30 anos no ramo financeiro e hoje me realizo como microempresária e criadora de conteúdo de viagem. Como viajante, conheço 42 países e 20 estados brasileiros. Meu propósito nas redes sociais, é compartilhar minha experiência e aprendizado de viagem e de vida, com meus clientes e seguidores, com o objetivo de ajudar a todos a realizarem os seus sonhos de viagem.

De Onde Sou

Gostou da viagem? Deixe um comentário sobre a experiência!

 

14 Comentários

  1. Diego Arena

    Nossa eu adoraria conhecer Cabo Verde. As fotos tem me conquistado. Uma boa dica para fugir de destinos completamente tomados por turistas!

    Responder
    • Norma

      Com certeza Diego. Cabo Verde me surpreendeu bastante também. Um destino diferente, barato e surpreendente.

      Responder
  2. Ma

    que delicia de lugar. tenho uma amiga de Cabo Verde, sempre tive vontade de conhecer… Otimo post

    Responder
    • Norma

      Aproveita e vai visitar a amiga Ma. Vai gostar, com certeza.

      Responder
  3. Letícia

    Adorei conhecer mais da Ilha do Sal em Cabo Verde através do seu post! É o tipo de lugar para se conhecer: parece bem tranquilo, com belezas naturais e boa comida! Obrigada pela dica! 🙂

    Responder
    • Norma

      Sim Leticia, lugar calmo, de belezas naturais, cultura rica. Perfeito para se conhecer.

      Responder
  4. Aline Laudelina Pires

    Norma fiquei encantada com a Ilha do Sal, nunca tinha lido nada a respeito desse paraíso. Adoro um mar então já viu né? Fiquei apaixonada pelo Olho azul e que bom que tiveram a experiência completa. Fiquei com uma dúvida, é possível entrar nele?

    Responder
    • Norma

      Oi Aline, que legar que gostou. Quanto ao Olho Azul, não é permitido entrar nele não. A exceção é para mergulhadores em trabalho de pesquisa.

      Responder
  5. VICTORIA M FARINA

    Já tinha me apaixonado pela foto de capa com aquela água Verde maravilhosa mas, lendo o post, vi que tem muito mais o que fazer na Ilha do Sal. Fiquei doida pela Buracona e Olho Azul!!

    Responder
    • Norma

      A Ilha do Sal nos trouxe surpresas bem agradáveis mesmo. Adorei conhecer. Buracona e Olho Azul surpreendem.

      Responder
  6. Van

    Eu não sabia desse destino e aforei saber o que fazer na Ilha do Sal em Cabo Verde, as paisagens são maravilhosas, com certeza um passeio inesquecível.

    Responder
    • Norma

      A Ilha do Sal é mesmo um lugar muito especial. Vale muito a pena conhecer.

      Responder
  7. ANGELA MARTINS

    Que linda essa Ilha do Sal. Não conhecia. Adorei seu post sobre Cabo Verde!

    Responder
    • Norma

      Realmente, Cabo Verde foi uma surpresa muito boa para mim também. Obrigada

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe esse artigo!

Mostre a seus amigos o seu possível próximo destino.

Compartilhe esse post!

Mostre a seus amigos seu possível novo destino.