Dia 2: Explorando a Ilha de Santo Antão

}
Leia em: 6 min

19 nov, 2021

Nosso segundo dia de roteiro na Ilha de Santo Antão foi explorando a Ilha. Montanhas, vales, região litorânea, cultura e gastronomia

Explorando a Ilha de Santo Antão: neste artigo, relato o nosso segundo dia de roteiro. Assim, nesse dia conhecemos a região litorânea, vales, montanhas e um pouco da gastronomia e cultura da Ilha de Santo Antão.

No artigo anterior, conto tudo sobre o meu primeiro dia na Ilha de Santos Antão.

Dia 1: Passeio pelas Montanhas em Santo Antão em Cabo Verde

E seguimos explorando a ilha…

Segundo dia explorando a Ilha de Santo Antão

Nesse dia, o nosso guia Lenine nos apresentou um outro lado da ilha, mas tão bonito e surpreendente quanto o primeiro. Passamos por vales, montanhas, região litorânea e vilas.

Entretanto, aqui relato apenas o que mais me marcou, pois o dia foi longo e surpreendente.

Assim, começamos o dia visitando a Vila de Fontainhas. Acompanhe abaixo:

Vila de Fontainhas

Saímos da cidade de Ponta do Sol até a Vila de Fontainhas por uma estrada litorânea acompanhando um despenhadeiro. O caminho já nos leva a surpresas incríveis. Entretanto, para quem tem medo de altura, provavelmente vai precisar fazer o percurso de olhos fechados… kkk

Já eu, optei por seguir em cima da caminhonete para aproveitar melhor a vista.

Inclusive, tem a bela vista da cidade de Ponta do Sol.

Vista de Ponta do Sol na Ilha de Santo Antão

A distância entre Ponta do Sol e a Vila de Fontainhas é de 1,4 km. E, ao fim do percurso, nos deparamos com uma linda e pequenina vila no meio das montanhas, que mais parecia um presépio.

Conhecer Fontainhas foi um dos momentos bem especiais que vivemos explorando a Ilha de Santo Antão. No dia seguinte, voltamos lá no final de uma trilha, no nosso terceiro dia de roteiro. Leia sobre isso no artigo abaixo:

Trilha em Santo Antão: Cruzinha da Garça a Fontainhas

E seguimos explorando a Ilha de Santo Antão

Continuamos explorando a ilha, passando pelo aqueduto da zona Ponte de Canal, que achei muito bonito e diferente.

Ademais, visitamos uma fábrica de ferros artesanal onde se faz enxadas. O ferreiro, uma pessoa bem simples, nos mostrou essa arte. De fato, achei um trabalho incrível, que alia arte e simplicidade.

Seguimos atravessando vales e montanhas, passando por lugares impressionantes, como essa vista onde visualizamos a Aldeia Ribeira da Garça.

No caminho, as casinhas encrustadas na montanha e as plantações chamavam atenção por sua beleza e simplicidade.

Entre montanhas e vales, muitas imagens inesquecíveis. Chegamos, por fim, ao Xoxo, no parque Natural Cova/Paul de Ribeira da Torre.

Sinagoga

Voltamos a Ribeira Grande e seguimos até a Sinagoga, o local chama atenção por suas lindas piscinas naturais.

No entanto, eu preciso falar mais sobre Sinagoga, aldeia que já foi um hospital dedicado aos leprosos da ilha – eles eram enviados para lá para ficarem isolados do restante da população. Seu nome deriva da história de migração dos judeus para Santo Antão no século XVIII.

Em seguida, continuamos pelo litoral e seguimos a Ribeira do Paúl para visitar uma fábrica de Grogue.

Fabrica de Grogue

Estivemos na fábrica artesanal de grogue Beth D´ Kinha. A cachaça feita de cana de açúcar é muito popular em Cabo Verde.

Além disso, na fábrica também encontramos licores diversos… Devo registrar que saí de lá meio ¨ grogue¨   após provar vários sabores… kkkkk

Explorando a Ilha de Santo Antão: Vale do Paúl

Atravessamos o Vale do Paúl bem impressionados com tudo o que vimos. Montanhas impressionantes, muita agricultura de subsistência, casinhas e vilas nas montanhas e, em especial, com a simplicidade da vida dos moradores locais.

Nesse dia, também conhecemos locais como Chã de Pedra, Corda, Passagem e outros – muita beleza naqueles lugares.

Paramos para conhecer Paúl e almoçar por lá.

E, para finalizar o dia, no retorno a Ponta do Sol, ficamos observando a imagem de crianças e adolescentes locais curtirem o banho de mar em piscinas naturais que se formam em frente ao nosso hotel.

E, principalmente o lindo pôr do sol.

E leia também sobre o nosso dia 3 e 4 em Santo Antão:

Trilha em Santo Antão: Cruzinha da Garça a Fontainhas

Dia 4: Lado oeste da Ilha de Santo Antão

E quer saber como planejar a sua viagem?

A nossa Agência de viagem prepara tudo para você. É só mandar um direct para @viajecomnorma ou clicar no link para nos mandar uma mensagem por Whatsapp Business.

Sobretudo, temos tudo para a sua viagem: Hospedagem, aluguel de veículos, seguro viagem, chip internacional, ingressos, passeios e muito mais. E, acima de tudo, atendimento diferenciado.

Mas se deseja fazer sozinho o seu roteiro, acesse a página dos nossos parceiros e obtenha descontos:

Parceiros de Descontos

E leia abaixo sobre a importância de adquirir um seguro viagem:

Seguro Viagem: Porque contratar? Aproveite e contrate o seu.

Principalmente, viajar conectado é fundamental, entenda a importância:

Chip de celular para uso em viagem internacional, adquira aqui o seu.

Ebook viaje mais barato em 10 passos

Aproveite melhor MAIS viagens gastando MENOS tempo e dinheiro.

Os 10 passos para você programar rapidamente suas viagens sem dores de cabeça e ainda economizar tempo e dinheiro.

Clique na imagem e adquira o curso!