Cabo Verde: destino imperdível na costa africana

viajecomnorma-ilha-santo-antao-cabo-verde

Cabo Verde, no noroeste da África, um destino que poucos conhecem e sem divulgação, mas que é encantador.

Vale ressaltar, que já estive no continente africano outras duas vezes: A primeira vez fui ao Egito e segunda a África do Sul. Ainda assim, preciso dizer que o arquipélago me impressionou muito!

E sim, você leu corretamente: arquipélago!

A República de Cabo Verde (seu nome oficial) é um país insular formado por dez ilhas vulcânicas. Entretanto, apenas nove são habitáveis, são elas:

A Ilha do Sal, Maio, Santo Antão, Santiago, São Nicolau, Boa Vista, São Vicente, Fogo e Brava. Desta forma, somente Santa Luzia é desabitada.

Além disso, a costa africana está a cerca de 455 km e os países mais próximos são Senegal, Mauritânia, Gâmbia e Guiné-Bissau. Já a capital de Cabo Verde é Praia, na Ilha de Santiago.

Principalmente, o bom desse país é a sua localização privilegiada, de forma que é possível viajar para lá o ano todo. Com clima árido ou semiárido, a estação chuvosa de Cabo Verde é curta, durando apenas entre os meses de agosto e outubro – as ilhas de São Vicente e Santo Antão concentram a maior parte das chuvas.

Já a temperatura varia entre 22ºC no inverno e 27ºC no verão e, além disso, a água do mar também é morna o ano todo. Por isso, posso dizer tranquilamente que aproveitei lindos dias de sol por lá!

Acima de tudo, Cabo Verde tem variados tipos de belezas naturais, belas praias e um povo muito cativante.

viajecomnorma-mapa-cabo-verde
Mapa do arquipélago de Cabo Verde

Um pouco de história

Os portugueses chegaram a Cabo Verde no século XV, a princípio, começando a colonização nas ilhas de Santiago e Fogo. Enquanto a escravidão foi um negócio lucrativo para Portugal, o país teve um papel importante como ponto de escala para os navios da coroa.

Contudo, com o fim do comércio humano, a economia cabo-verdiana entrou em declínio, dando sinais de não ter fôlego para sustentar seus habitantes. Até mesmo a capital de então, Ribeira Grande (atual Cidade Velha), foi saqueada algumas vezes por piratas e, por isso, foi abandonada.

Cidade-Velha-Ilha-de-Santiago
Cidade Velha – Ilha de Santiago – Antiga Capital de Cabo Verde

Cabo Verde só voltou a ter relevância internacional na segunda metade do século XX.

Assim, em 1975, após a Revolução dos Cravos, em Portugal, o país conquistou sua independência.

Um dos nomes relacionados ao movimento pela libertação do país é o de Amílcar Cabral que, ainda em 1956, fundou o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) em Bissau.

Dado o seu histórico, Cabo Verde tem laços de parentesco com o Brasil. Um desses laços é exatamente o compartilhamento da língua oficial, o português.

Além da língua portuguesa, em Cabo Verde há variações do crioulo, que aparece de formas diferentes de ilha a ilha. E mais, a língua inglesa e francesa também têm o seu lugar por lá, uma vez que, Inglaterra e França têm influência na economia mundial.

Turismo em Cabo Verde

Desde a década de 1990, o turismo cabo-verdiano tem crescendo muito. Principalmente por receber maior destaque com investimentos, tais como: O fortalecimento da malha hoteleira; Oferta de atrações esportivas e culturais; Presença de agências de turismo e empresas de aluguel de carro nas ilhas.

Por fim, no turismo, Cabo Verde aparece como um destino de descanso e lazer com suas belas praias e montanhas.

Já a moeda local é o escudo cabo-verdiano, abreviado de CVE. Para compra, ela é indexada ao euro (1 EUR = 110,265 CVE).

A cultura de Cabo Verde

A cultura de Cabo Verde é fortemente marcada pelo encontro das culturas europeia (representada pelos portugueses) e africana. Isso se reflete em todas as áreas, da literatura à gastronomia, passando pela música e religião. Aliás, a gastronomia oferece as mais variadas iguarias provenientes do mar, tendo ainda como carro chefe o milho. O grogue local (cachaça) e os licores caseiros também têm seu lugar. Tive a oportunidade de experimentar e aprovar algumas iguarias.

viajecomnorma-grogue-caçhaça-de-Cabo-Verde
Grogue – Cachaça artesanal de Cabo Verde

Quando se fala em música cabo-verdiana, não tem como não evocar Cesária Évora. A cantora foi a responsável por colocar o país no mapa ao apresentar gêneros como coladera e morna ao mundo.

Já quanto à religião, os católicos são maioria (mais de 90% da população), mas há espaço para protestantes e evangélicos conviverem em harmonia.

Visto para entrar em Cabo Verde

Desde o início de 2019, houve uma mudança em relação ao visto para entrar em Cabo Verde.

Assim, antes, era possível pagar a taxa ainda no Brasil e fazer a solicitação do visto na chegada do país. No entanto, agora, todos os estrangeiros são obrigados a fazer o pré-registro através da plataforma disponível na internet, até cinco dias antes do início da viagem, e a pagar a Taxa de Segurança Aeroportuária (TSA) que custa cerca de 31 euros.

Quem vai ao país por motivo de turismo, ou seja, para tarefas recreativas e cruzeiros, conta com o prazo de noventa dias após a sua concessão para usar o visto. Assim, pode permanecer no arquipélago por trinta dias, prorrogáveis, no máximo, por mais trinta dias. Há necessidade de visto, também, para quem desembarca em Cabo Verde em trânsito para outros países.

Documentos necessários para solicitar o visto

  • Cópia do Passaporte ou outro documento de viagem válido (a validade deve ser superior em, pelo menos, seis  meses à duração da estada prevista);
  • Seguro de viagem válido que permita cobrir as despesas necessárias por razoes médicas, incluindo assistência médica urgente e eventual; Faça o seu com a Seguros Promo.
  • Cópia do bilhete de passagem de regresso;
  • Comprovante da existência de meios de subsistência, atenta a natureza do tipo de visto solicitado;
  • Certificado internacional de vacinação, tratando-se de visto temporário.

Para entrar no país é obrigatório a comprovação da vacina de febre amarela.

Como chegar e sair de Cabo Verde

Aeroporto Internacional Aristides Pereira no Rabil. em Boa Vista Cabo Verde
Aeroporto Internacional Aristides Pereira no Rabil. em Boa Vista Cabo Verde

Se você começou a se perguntar como eu fiz para chegar lá, vou explicar abaixo:

Tem voo direto do Brasil para Cabo Verde. Especificamente, saindo do Nordeste, com voos da Cabo Verde Airlines a partir de Salvador, Recife e Fortaleza ( essa informação pode mudar, então acompanhe no site da companhia aérea). Inclusive, essa linha aérea é uma rota viável para a Europa. E, embora a capital de Cabo Verde seja a Cidade de Praia, na Ilha de Santiago, nossos voos de chegada e partida foram na Ilha do Sal.

Além disso, fique atento, pois o deslocamento entre as ilhas exige um estudo prévio. Desta forma, organize os seus deslocamentos (voos) para que você aproveite ao máximo o seu tempo por lá, mas não é complicado.

Dicas para deslocamento entre as Ilhas:

  • Pesquise os voos nacionais. Uma boa opção, nesse caso, é escolher um voo com escala e, assim, conhecer mais de uma ilha por vez.
  • Faça a programação dos voos entres as Ilhas com antecedência, pois não existe muitas ofertas e opções de voos.

viajecomnorma-transporte-cabo-verde
Transporte entre as ilhas de Cabo Verde

Transporte dentro das ilhas

Uma curiosidade que já posso adiantar é o transporte feito com alugueres: perua para quinze passageiros que fazem o transporte dentro das ilhas.

E o transporte marítimo? 

A outra opção seria adequar o seu itinerário aos horários dos barcos que fazem a ligação entre as ilhas. No entanto, essa opção quase não existe, pois as linhas de barco não são regulares no arquipélago, dificultando, assim, qualquer programação.

E além do mais, tudo depende da condição do mar no dia do embarque, pois é comum cancelarem saídas por conta de condições adversas. Entretanto, se você quiser ir até a Ilha de Santo Antão (e eu sugiro não deixar ela de fora do seu roteiro!), a única opção de acesso a essa ilha é a travessia de barco. Então, prepare-se para fazer o percurso entre ela e São Vicente de ferry boat. Mas fique tranquilo: fiz essa travessia sem maiores perrengues, já que o barco é grande e o percurso bem bonito. Este é o link para o site da Cabo Verde Fast Ferry.

viajecomnorma-ferryboat-sao-vicente-santo-antao
Ferry boat de São Vicente a Santo Antão

Nosso roteiro em cabo Verde

Partimos de Salvador saindo do Brasil com a Cabo Verde Airlines. O primeiro trecho, entre a capital baiana e a Ilha do Sal foi feito em quatro horas. Na Ilha do Sal, pegamos um voo da Binter para a Ilha de Boavista, onde ficamos por três noites.

Em seguida, partimos para Ilha de São Vicente (também três noites) em um voo da Binter com conexão na Ilha de Santiago (passamos cinco horas lá). De São Vicente, embarcamos de ferry boat para Santo Antão (ficamos três noites) e retornamos também de ferry boat depois.

E, por fim, partimos de São Vicente num voo direto da Cabo Verde Airlines para nosso destino final: a Ilha do Sal. Ficamos quatro noites na capital cabo-verdiana e, de lá, retornamos em voo direto para Salvador.

Sobretudo, leia abaixo os posts com todos os detalhes da nossa viagem:

Boavista, a Ilha das Dunas em Cabo Verde

O que fazer na Ilha do Sal em Cabo Verde

Cidade de Praia, história e beleza da capital de Cabo Verde

São Vicente, encantos da pequena Ilha de Cabo Verde

E leia também o artigo do Blog Turismo de Primeira, sobre outro maravilhoso destino do continente africano:

África do Sul

Enfim, prepare-se! 

E programe a sua viagem.

Nos posts acima conto tudo sobre a minha experiência nas ilhas de Boa Vista, Santiago São Vicente, Santo Antão e Sal – os passeios, onde me hospedei (sempre pelo  Booking) etc. Leia tudo e não perca nenhum detalhe.

Como acho importante e faço questão de me manter conectada, viajei com o Chip Internacional da EasySim4U. Clique aqui e faça sua cotação.

Como você já leu acima, o SEGURO VIAGEM, com cobertura para despesas médicas, é obrigatório para o acesso a Cabo Verde. O meu eu fiz com a SEGUROS PROMO, que faz a cotação com diversas operadoras de seguros viagem.

E. compre tudo que você precisa para a sua viagem na AMAZON.COM.

Se for viajar, veja esses posts com dicas para planejar sua viagem:

Em seguida, baixe meus e-Books gratuitos:

E book - 10 dicas para arrumar sua mala de viagem
E book check list de viagem

Encontre sua hospedagem

Reserve aqui o seu carro

Compre ingressos sem fila

  • E, para viajar com tranquilidade, faça seu SEGURO VIAGEM com a SEGUROS PROMO.
Seguro Viagem: Brasil
GTA BRASIL 18 GTA BRASIL 18 Assistência médica R$ 18.000 Bagagem extraviada R$ 600 (COMPLEMENTAR) R$ 5/dia*
AC 15 BRASIL AC 15 BRASIL Assistência médica R$ 15.000 Bagagem extraviada R$ 500 (COMPLEMENTAR) R$ 5/dia*
AC 15 BRASIL +COVID19 AC 15 BRASIL +COVID19 Assistência médica R$ 15.000 Bagagem extraviada R$ 500 (COMPLEMENTAR) R$ 7/dia*
  • Enfim, COMPRE tudo que vai precisar para a sua VIAGEM na AMAZON.COM.

18 de dezembro de 2019

Sobre Mim

Sou uma viajante apaixonada pelo mundo. Trabalhei 30 anos no ramo financeiro e hoje me realizo como microempresária e criadora de conteúdo de viagem. Como viajante, conheço 42 países e 20 estados brasileiros. Meu propósito nas redes sociais, é compartilhar minha experiência e aprendizado de viagem e de vida, com meus clientes e seguidores, com o objetivo de ajudar a todos a realizarem os seus sonhos de viagem.

De Onde Sou

El Quarto

Seguros Promo

Passagens Promo

Ofertas

ADS

Seguros Promo

Seguro Viagem: Europa
AC 35 EUROPA AC 35 EUROPA Assistência médica EUR 35.000 Bagagem extraviada EUR 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 16/dia*
AC 60 EUROPA AC 60 EUROPA Assistência médica EUR 60.000 Bagagem extraviada EUR 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 17/dia*
CORIS 30 EUROPA BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) CORIS 30 EUROPA BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) Assistência médica EUR 30.000 Bagagem extraviada EUR 1.000 R$ 24/dia*

Amazon.com

ADS

Ofertas

Gostou da viagem? Deixe um comentário sobre a experiência!

2 Comentários

  1. Angela Martins

    Tenho muita vontade de conhecer a África! Adorei as dicas para conhecer Cabo Verde. Uma bela opção na costa africana!

    Responder
    • Norma

      Cabo Verde é um destino pouco conhecido mesmo. Mas imperdível para quem gosta de conhecer novos detinos.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe esse artigo!

Mostre a seus amigos o seu possível próximo destino.

Compartilhe esse post!

Mostre a seus amigos seu possível novo destino.