Passeios em Salvador gratuitos e imperdíveis?
Ah, se você ama turistar, então sabe bem a importância de economizar de um lado para poder fazer ainda mais coisas!
Por isso, separei 15 indicações, procurando mostrar a diversidade de opções da capital baiana. Caso ache que luxo não é o mais importante, mas sim conhecer bem o local, com certeza vai encontrar algo de que goste para fazer!
Mas tenho também 15 indicação em São Paulo, confirma abaixo:
15 passeios gratuitos, ou quase, em São Paulo
E, para conhecer Salvador, mantenha contato comigo que providencio tudo para a sua viagem. Clique abaixo:
Quer conhecer sobre a independência da Bahia e os pontos turísticos vinculados a ela?
Ressalto que são gratuitos também. Então, leia o artigo abaixo:
A Independência da Bahia em 3 pontos turísticos
As festas em Salvador também são imperdíveis e algumas você pode aproveitar sem pagar. Confira no artigo abaixo:
Festas em Salvador Ba: imperdível
A seguir, veja as minhas sugestões:
- 15 Passeios em Salvador gratuitos e imperdíveis
- 1. Passeios em Salvador: Pelourinho
- 2. Passeios em Salvador: Mercado Modelo
- 3. Passeios em Salvador: Palácio Rio Branco
- 4 e 5. Passeios em Salvador: Farol da Barra, Porto da Barra e Buraco da Sereia
- 6. Passeios em Salvador: Farol de Itapuã
- 7. Santo Antônio Além do Carmo
- 8 e 9. Igreja do Bonfim e Memorial e Santuário Santa Dulce dos Pobres
- 10. Ponta de Humaitá
- 11. Solar do Unhão
- 12. Dique do Tororó
- 13 e 14 . Palacete das Artes Rodin e Museu de Arte da Bahia
- 15. Museu de Energia
- Enfim, Salvador cabe no seu bolso!
15 Passeios em Salvador gratuitos e imperdíveis
1. Passeios em Salvador: Pelourinho

Este é, apenas, um dos cartões postais mais conhecidos da capital baiana e, de fato, o primeiro passeio imperdível em Salvador. Afinal, quem nunca viu a imagem dos casarios coloridos e ruas de pedra?
Nosso Pelô é cenário cultural efervescente, seja no Carnaval, no São João ou com festas populares. Inclusive, é possível encontrar shows gratuitos em suas ruas.
Por certo, é fácil encontrar locais históricos famosos no sobe e desce de suas ladeiras. No entanto, vou indicar aqui dois, seguindo a proposta dos passeios grátis e imperdíveis em Salvador:
- Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos – para que negros escravos e alforriados tivessem seu próprio templo, eles ergueram a igreja em 1685. Assim, poderiam ocupar todo o espaço com liberdade. Ainda hoje, há missas acompanhadas por atabaques. Porque a igreja pode ser católica, mas seus fiéis mantêm as referências aos cultos africanos;


- Solar Ferrão – conhecido como “A Casa Nobre do Pelourinho”, foi tombado pelo IPHAN em 1938. O casarão tem três pavimentos na frente e seis no fundo por encontrar-se em zona de grande declive. Porém, hoje abriga três coleções raras: de arte sacra, peças africanas e de arte popular, colecionada pela arquiteta Lina Bo Bardi entre os anos 50 e 60.
Como há muito mais para conhecer, sem dúvida o Pelô vai estar no seu roteiro!
2. Passeios em Salvador: Mercado Modelo

O lugar foi construído em 1861 para ser a Casa da Alfândega e ainda passou por dois incêndios no século XX, mas preserva a arquitetura neoclássica original. Atualmente, o comércio destaca-se como sua atividade principal, já que há centenas de boxes de artesãos.
As tradicionais fitinhas do Senhor do Bonfim, bem como roupas, utensílios para casa e comida podem ser encontrados por lá.
Leia mais sobre a história, arte e gastronomia do lugar no post abaixo:
Mercado Modelo em Salvador: História, arte e gastronomia
Sugiro que você aproveite o passeio para também subir o Elevador Lacerda em direção à Cidade Alta. Há uma taxa, mas são apenas R$ 0,25 (valor de 2021). Porém, você será brindado com uma das vistas mais espetaculares da Baía de Todos os Santos e vai poder tirar fotos incríveis!

Lembrando que bem pertinho, na Praça Ramos de Queiroz, fica a Casa do Carnaval, o Museu é pago, mas vale a pena conhecer. Leia mais sobre ele no artigo abaixo:
Casa do Carnaval, o Museu da Folia.
3. Passeios em Salvador: Palácio Rio Branco

E, já que você está na Cidade Alta, dê um pulo no Palácio Rio Branco em seguida.
A princípio, a construção imponente serviu de sede do Governo Geral enquanto Salvador foi a capital brasileira (entre 1549 e 1763). Por isso, além da bela arquitetura neoclássica, você verá um museu sobre os governadores do estado. Ademais, a vista da Baía de Todos os Santos a partir do palácio é de cair o queixo!
4 e 5. Passeios em Salvador: Farol da Barra, Porto da Barra e Buraco da Sereia

O bairro da Barra faz parte da história de Salvador e, em algum momento da sua viagem, por certo que você o conhecerá.
Agora, vamos por partes: quem aqui nunca ouviu falar de um dos principais cartões postais de Salvador, o Farol da Barra?
Apesar do acesso à parte interna do Farol da Barra ser pago, lá se encontra o Museu Náutico e vale conhecer. Confira no posta abaixo.
Farol de Barra e Museu Náutico em Salvador
Além disso, você pode aproveitar e dar uma bela caminhada no calçadão da Barra para apreciar a sua praia.
Mas, se quiser que o passeio fique perfeito, siga até a parte de trás do farol e assista ao mais famoso pôr do sol de Salvador.


E atrás do Farol da Barra, encontra-se o Buraco da Sereia.
Leia tudo sobre essa atração maravilhosa no post abaixo:
Conheça o Buraco da Sereia em Salvador


E no bairro do Rio Vermelho, próximo da orla de Salvador, conheça também:
Casa do Rio Vermelho de Jorge Amado e Zélia Gattai em Salvador
E a praia do Porto da Barra?

Bom, quanto a isso, o banho na praia do Porto da Barra é de lei!
Suas águas calmas e cristalinas convidam para um mergulho – com ou sem o equipamento que ajuda a contemplar a vida marinha. Mas há quem prefira a prática de stand-up paddle, caiaque, frescobol e outros esportes.
O espaço na areia é pouco, porém, todo mundo se arranja!
Depois da praia, caminhe um pouco pelo calçadão (que ficou maravilhoso após a reforma!) em direção ao Farol da Barra. Vai ser fácil encontrar a construção pintada de preto e branco.

6. Passeios em Salvador: Farol de Itapuã

Ah, como diria Toquinho, na famosa canção Tarde em Itapuã, “passar uma tarde em Itapuã […] ouvindo o mar de Itapuã”… é tudo de bom!
Os perigos à navegação na região motivaram a construção do farol em setembro de 1873. Localizado na Ponta de Itapuã, só em 1950 as cores vermelha e branca passaram a dominar. Assim, buscou-se fazer com que fosse visto à distância.
Embora não seja possível se aproximar do farol, a paisagem da qual ele faz parte encanta. A praia é perigosa, por isso, não aconselho o banho de mar. Além disso, há pouca estrutura, ou seja, quase não há barracas no local.
Esse também é um lugar que merece sua atenção e cuidado, pois é comum assalto na região. Evite dar vacilo com celular e máquina fotográfica e procure visitar em horários de maior movimento.
7. Santo Antônio Além do Carmo

O bairro de Santo Antônio Além do Carmo é um dos mais antigos de Salvador. Desse modo, caminhar pelas suas ruas é como fazer uma viagem no tempo.
O casario colonial ainda está lá, com suas fachadas restauradas por moradores que voltaram a ver o encanto de morar na região, bem como o calçamento antigo.
Além disso, há marcos importantes para a história baiana por lá, não apenas a Igreja de Santo Antônio. O Forte Santo Antônio, por exemplo, foi importante na resistência contra a invasão holandesa. Hoje, abriga um espaço cultural e tornou-se o Forte da Capoeira.

Porém, eu não posso deixar de mencionar a impressionante vista da Baía de Todos os Santos, com a Ilha de Itaparica ao fundo!

Há ainda a Cruz do Pascoal e a Igreja do Boqueirão.


8 e 9. Igreja do Bonfim e Memorial e Santuário Santa Dulce dos Pobres

E tem como falar sobre Salvador sem mencionar a religiosidade de seu povo? Se há de fato uma igreja para ser visitada a cada dia do ano, eu não sei… Mas, com certeza, ao menos uma ida à Igreja do Senhor do Bonfim é garantida!
A igreja faz parte da história da cidade e o sincretismo religioso é sua marca mais forte. Sugiro que você vá, nem que seja para garantir seus pedidos ao santo padroeiro dos baianos e amarrar uma fitinha na grade do lado de fora.
Eu conto mais sobre a Igreja do Senhor do Bonfim no post abaixo:
Igreja do Bonfim, lugar de fé em Salvador
E já que estamos falando sobre religiosidade, não tem como deixar de mencionar a nossa Santa Dulce dos Pobres, a primeira santa baiana! Basta pegar a Avenida Dendezeiros para ir de um santuário a outro – pergunte pelo Caminho da Fé.
É possível visitar parte do Complexo Roma, construído ao longo da vida de Irmã Dulce. Além da parte dedicada à saúde, assistência social, pesquisa científica, ensino em saúde e educação, há coisas interessantes para se conhecer no local.
O Santuário Santa Dulce, onde estão as relíquias da santa, e o Memorial Irmã Dulce, onde podemos saber mais sobre sua história são bons exemplos. Você pode ler mais sobre eles nesse artigo:
Memorial e Santuário Irmã Dulce
10. Ponta de Humaitá
E quer ver um lindo por do sol? Vá até a Ponta de Humaitá. A Igreja de Mont Serrat e o farol dali dão um charme todo especial a mais uma vista encantadora da Baía de Todos os Santos!

Em seguida, aproveite e conheça também o Forte de Mont Serrat.

E mais, E não esquece de ir até a Orla da Ribeira, um lugar delicioso também. Já o sorvete na Sorveteria da Ribeira (é pago, claro), mas é imperdível.
11. Solar do Unhão

No auge do ciclo da cana de açúcar, o local abrigou um próspero engenho. No entanto, após o declínio econômico, viveu anos de abandono. Sua restauração aconteceu somente na década de 1960, contando com a assinatura da arquiteta Lina Bo Bardi.
Desse modo, a senzala virou restaurante e a capela e o solar, salas de exposição. No local, encontramos o Museu de Arte Moderna, com cerca de mil obras contemporâneas.
Ainda por cima, conta com o Parque das Esculturas na área externa, à beira-mar. Bel Borba, Carybé e Mário Cravo são apenas alguns artistas cujas obras podem ser encontradas ali.
E isso sem contar que o lugar fica na Baía de Todos os Santos e tem também um dos pores do sol mais bonitos da cidade! Sem dúvida, esse é um dos principais motivos para o solar estar nesta lista de passeios grátis e imperdíveis em Salvador.
12. Dique do Tororó

Em verdade uma lagoa, este é o único manancial natural de Salvador. Por isso, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) na década de 1930.
A princípio, o dique foi erguido com função defensiva, quando o Brasil ainda era uma colônia, a partir do represamento do rio Urucaia. Inclusive, conta-se que boa parte dele foi aterrado ao longo dos anos, restando apenas a lagoa de hoje.
Mas o que realmente chama nossa atenção são as oito grandes esculturas de orixás. Em especial à noite, por conta da iluminação, parece até que eles estão flutuando no espelho d’água!
Além disso, o Dique do Tororó tem uma ótima pista para caminhada e bicicleta. E, também, parque e pedalinho para as crianças que se encantam com os patos e gansos locais. Por fim, conta com amplo estacionamento e restaurantes.
13 e 14 . Palacete das Artes Rodin e Museu de Arte da Bahia


O casarão construído no início do século XX hoje abriga obras do artista francês Auguste Rodin. Além disso, tem um espaço dedicado a exposições temporárias. Ou seja: agrada em cheio quem gosta de arte e arquitetura!
O palacete fica no bairro da Graça e, claro, você pode esticar e curtir a região com outras atrações – sempre com a ideia do passeios grátis e imperdíveis em Salvador!
Minha primeira indicação é uma caminhada de cerca de 10 minutos até o Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória. Um dos primeiros museus do Brasil, possui em seu acervo obras doadas por colecionadores particulares e aquisições próprias.



Já na direção oposta ao Corredor da Vitória, descendo a Ladeira da Barra em uma caminhada de 15 minutos, você encontra o Cemitério Britânico ou dos Ingleses. Sua origem remonta ao século XIX, quando os imigrantes ingleses (protestantes) não podiam ser enterrados em um cemitério católico. Paz, tranquilidade e uma vista espetacular da Baía de Todos os Santos é o que você vai encontrar!

E ainda, na direção do Porto da Barra, a encantadora Igreja de Santo Antônio da Barra.

15. Museu de Energia
Localizado na Praça da Sé, no Centro Histórico, o Museu de Energia em Salvador é um espaço de conhecimento e desenvolvimento em ciência e tecnologia, com foco em temáticas sobre eletricidade.
Confesso que nunca tinha ouvido falar desse museu, até que recebi um convite para visitá-lo. E, logo que tive oportunidade fui lá conferir. Sem dúvida foi uma surpresa maravilhosa, e claro que eu precisava compartilhar com vocês e indicar a visita a esse lugar de curiosidades e muito conhecimento.
Leia tudo sobre o Museu de Energia no post abaixo:
Conheça o Museu de Energia em Salvador
Enfim, Salvador cabe no seu bolso!
Vamos combinar que há muito para se ver e conhecer na primeira capital do Brasil. O que procurei fazer aqui foi apenas sugerir 10 passeios grátis e imperdíveis em Salvador. Mas pode apostar que há mais coisas e para todos os bolsos!
Então, diga aí: o que você achou da minha lista? Sentiu falta de algum passeio que você gostaria de sugerir? É só deixar nos comentários!
Antes de ir, confira o post baixo sobre comida baiana, e é claro, prove pelo menos um dos pratos na sua visita a Salvador:
Estava procurando dicas de passeios em Salvador e amei seu post com dicas de passeios gratuitos! Já anotei todas as dicas!
Muito obrigada Daniela, que bom que gostou.
Adoreeeeei saber sobre os passeios gratuitos em Salvador. Sempre visitei a capital da Bahia com excursões quando trabalhava em navios de cruzeiro e nunca tinha reparado quanta coisa interessante e de graça tem para fazer!
Pois é Victoria, mas certamente você deve ter visto muita coisa legal também.
Adorei as dicas! Muitas atrações gratuitas bacanas para se fazer em Salvador. Um ótimo destino!
Obrigada Angela
Salvador é incrível demais! Adorei as dicas de passeios gratuitos, realmente imperdível pra mim! Sempre tento economizar o máximo possível nas viagens!
Obrigada Cintia
Eu amei a lista de passeios gratuitos em Salvador. Salvador é uma cidade linda, cheia de histórias e encantos e não tem como não amar. Concordo com você que a vista do Elevador Lacerda é uma das mais lindas possíveis!
Que legal que gostou Roberto. Realmente é um cidade muito rica de história e natureza.
Norma que delicia ler esse seu post sobre o passeios gratuítos em Salvador. Eu amo essa cidade e foi uma delícia lembrar desses cantinhos que já passei.
Que bom que gostou Hebe, eu que agradeço a sua atenção.
Eu adoro misturar passeios gratuitos e pagos para equilibrar os gastos de viagem, Salvador está na minha lista de destino e tua lista de passeios gratuitos será muito útil pra mim.
Que ótimo Andrea, a ideia é essa, ser útil. Fiquei feliz
Adorei seu roteiro de passeios gratuitos em Salvador. Da próxima vez inclua a orla da Ribeira, que fica bem pertinho do Santurário irmã Dulce e é um lugar imperdível também, com uma paisagem linda e um tradicional sorvete.
Oi Sylvia, vou incluir agora mesmo. Obrigada por lembrar.
É sempre bom saber que tem passeios em salvador gratuitos e imperdiveis. Adorei o Farol da Barra pois tenho uma paixao por farois. Quando visitar Salvador, certamente passarei por lá.
Vai conhecer sim Moisés, vale mesmo à pena. Obrigada pelo retorno.
Post maravilhoso , adorei conferir. Valeu Norma 👏🏻👏🏻👏🏻
Muito obrigada pelo feed back amiga. Que bom que você gostou.
Excelente post!!!! Até para quem é soteropolitano, essas dicas são bem proveitosas !!!
Muito obrigada Eurídice. Que bom que gostou.
Que demais! Muitos dos melhores passeios de Salvador são gratuitos! Amei o seu post
Obrigada Ângela, que bom que gostou. Feito com muito carinho.
Uau! Não fazia ideia que tinha tantos passeios gratuitos em salvador imperdíveis!! Que demais! É uma cidade que ainda quero muito conhecer!
Obrigada pelo lindo e longo post! Super detalhado! Adorei!
Oi Cintia, e tem muito mais. Eu que fiz uma seleção. Mas tem muita opção gratuita mesmo. Obrigada.
Eu adoro essa cidade!!! Cidade linda! E ainda mais com passeios gratuitos!!! Combinação perfeita!
Oi Alessandra que bom que gostou. Obrigada