O Mercado Modelo em Salvador é daqueles pontos imperdíveis. Inclusive, o governo local estima que 80% dos visitantes da capital baiana passa por lá. Quer saber o motivo? Então continue lendo este post!
Em primeiro lugar, posso dizer que a localização do mercado é privilegiada. Ele fica na Cidade Baixa, em frente à Baía de Todos os Santos, no bairro conhecido como Comércio. Perto dali, encontramos o Forte São Marcelo, no meio das águas da baía. Pense num pôr do sol lindo… ali temos isso!
Hoje, o Mercado Modelo em Salvador abriga o maior centro de artesanato da cidade. Mais de 200 lojas vendem artigos variados no edifício. Arte, ingredientes, lembranças, ou seja, itens tipicamente baianos fazem parte do que encontramos por lá.
E visitantes ilustres já marcaram presença. Elizabeth II, Orson Welles, Jean-Paul Sartre, Simone de Beauvoir e Pablo Neruda o visitaram em momentos distintos.
Caso queira conhecer mais sobre a capital baiana, os posts abaixo vão ajudar você:
Passeios em Salvador gratuitos e imperdíveis
Irmã Dulce: Memorial e Santuário Santa Dulce
A Independência da Bahia em 3 pontos turísticos
Farol da Barra e Museu Náutico em Salvador
Mas toda história tem um começo. E, por certo, o Mercado Modelo em Salvador também!
Da Casa da Alfândega ao Mercado Modelo em Salvador
A princípio, a maior necessidade da cidade foi o controle do que chegava à capital baiana com a ajuda das águas da Baía de Todos os Santos. Por isso, o governo local construiu a Casa da Alfândega em 1861.
Aliás, um ponto importante vem justamente dessa data aí em cima. Porque muitos pensam que as galerias subterrâneas do mercado foram usadas para aprisionar e castigar escravos. Porém, sua data de construção contradiz essa suposição. Para os historiadores, é mais provável que essa área abrigava uma adega para guardar vinhos, cachaças e aguardentes. Mas quem sou eu para afirmar alguma coisa, né…
Já em 1912, a necessidade era outra: organizar o comércio no local. O Comércio era então uma região da cidade detentora da fama de ponto comercial. Mas faltava estrutura e higiene, em especial, para os gêneros alimentícios. Assim, nascia o Mercado Modelo em Salvador.
História marcada por incêndios
A história do Mercado Modelo em Salvador tem altos e baixos por conta dos incêndios que ocorreram no local. O primeiro deles aconteceu em 1969 e foi o de maior proporção. Logo, toda a construção acabou demolida, pois a estrutura estava comprometida.
Deste modo, os vendedores passaram a ocupar a Casa da Alfândega, que ficava ao lado. Porém, a reinauguração do espaço só aconteceu em 1971. O antigo casarão em estilo neoclássico, construído na segunda metade do século XIX, tornou-se oficialmente o Mercado Modelo em Salvador.
Agora, uma curiosidade: não há uma nova edificação onde antes ficava o mercado. Em seu lugar, foi erguida uma obra do artista Mário Cravo, Monumento à Cidade do Salvador. Mais recentemente, em 2019, um incêndio destruiu a escultura. Restaram apenas as estruturas de metal que sustentavam a fibra.
Como dizem os argentinos, “yo no creo en las brujas, pero que las hay, las hay”!! kkkkk
De fato, outros incêndios marcam a história do Mercado Modelo em Salvador. 1917, 1922 e 1943 também foram anos em que o lugar pegou fogo. Tem coisa aí? Não sei…
Mas, após o incêndio de 1984 (outro!), o prédio passou por uma extensa reforma. Desde então, não temos mais relatos de acidentes dessa natureza por lá!
Iguarias e artesanato
No cenário de corredores de pedra em forma de arco há de tudo. Imagens de orixás, camisetas e pinturas. E, também, berimbaus. Assim como pimenta em conserva – por que não?
A minha dica é a pechincha. Sem dúvida, a arte de pechinchar vai ajudar na hora de comprar. Assim como comparar os preços nos diferentes boxes.
Realmente, o primeiro andar é completamente tomado por vendedores e diversidades. Por outro lado, o forte do segundo andar é a gastronomia.
Esse é o lugar, em especial, para quem gosta ou quer conhecer a culinária baiana. O restaurante Maria de São Pedro, por exemplo, tem mais de oito décadas de tradição.
Já o Camafeu de Oxóssi, além da boa comida, tem sua história atrelada a um personagem marcante na cultura baiana: Ápio Patrocínio da Conceição.
Mais conhecido como Camafeu de Oxóssi, ele tinha uma loja no Mercado Modelo em Salvador. E, ademais, foi músico e compositor, mestre de capoeira, presidente do Afoxé Filhos de Gandhi… ou seja, uma figura icônica por aqui.
Aproveite para conhecer mais sobre a rica culinária baiana no artigo abaixo;
Comida baiana: conheça 20 pratos da Bahia
Por fim, há ainda o subsolo. Mas essa não é uma área de interesse para os turistas. Pois o labirinto de galerias encontra-se fechado para visitação.
Conheça o Mercado Modelo em Salvador!
Espero que, depois de ler este texto, você entenda a importância do Mercado Modelo em Salvador. Ele não apenas faz parte de nossa história. É, também, um ponto importante para nossa arte e gastronomia.
Além disso, há muito mais para ver ali nas proximidades do Comércio. Basta dizer que o Pelourinho encontra-se bem perto. Suba o belo Elevador Lacerda e você chega lá!
De fato, o Pelourinho concentra importantes atrações turísticas de Salvador. Vou logo citar duas: a Casa do Carnaval e a Igreja e o Convento de São Francisco. Igualmente, a Igreja do Bonfim está na vizinhança. Mais perto ainda é a Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, padroeira da Bahia. Viu aí? kkkkk
Por esse e outros motivos, se você ama viajar, Salvador é um excelente destino. E a agência de viagem Viaje com Norma está aqui para ajudar você a realizar a viagem dos seus sonhos – para Salvador ou qualquer outro lugar!
Entre em contato com a gente pelo WhatsApp para reservar acomodação e voos, alugar carro e montar seu roteiro. Ou, se preferir, conte com descontos nos serviços de nossos parceiros e planeje sua viagem por conta própria.
E leia também outros artigos sobre feiras e mercados pelo mundo
O blog Descobrir Viajando nos conta sobre os Principais Mercados de Natal na Alemanha;
Já o Abc dos Viajantes relaciona Mercados centrais europeus e a culinária típica da cidade;
Além disso, o blog Viagem e Cura, mostra o Mercado Central de Budapeste;
Por outro lado, Mundo Viajante, destaca no Brasil, o Mercado velho de Teresina (PI).
Amei o post, nunca estive em Salvador, mas quando visitar claro que vou conhecer o Mercado Modelo de Salvador. Adoro arte história e gastronomia. Beijos
Que bom Elizabeth, vai conhecer mesmo, vale a pena.
Que post legal, nunca estive no Mercado Modelo de Salvador, mas adorei as fotos e dicas para o meu futuro roteiro. Abraços 🤗
Oi Izabela, é visita obrigatória, com certeza. Ainda que seja para conferir…
Adorei conhecer a história do Mercado Modelo de Salvador! Parada obrigatória né? Eu visitei quando estive por lá!
E ai Ângela, gostou do Mercado Modelo quando esteve lá?
Muito! Vale a visita
Eu sempre imaginei que o Mercado Modelo em Salvador fosse um prédio que abrigava um antigo prédio de comércio de escravos. Passei anos da minha vida acreditando nessa lenda e fiquei chocada quando descobri que, na verdade, a primeira construção foi o prédio da Alfândega, como você bem explicou.
Pois é Luana, também me surpreendi, precisando conhecer mais de nossa história, né?
Que história interessante tem o Mercado Modelo em Salvador. Quando se alia história, arte e gastronomia só pode ser maravilhoso.
Verdade Patricia, bom conhecermos mais de nossa história né. E aproveitar de tudo que a atração pode nos oferecer.
Eu sou louca pra conhecer o Mercado Modelo em Salvador. Estou encantada com o histórico de alfândega até Mercado. Amo História, arte e gastronomia e sei que será um super passeio. Obrigada pelas dicas!
Eu que agradeço Deyse, que bom que gostou. Também gosto de conhecer as informações do lugar que vou conhecer.
Norma, que bacana conhecer um pouco mais sobre a história do mercado modelo em Salvador! E olha, a parte da gastronomia sempre ganha o meu coração kkkkk adoro apreciar os sabores locais
Muito bacana mesmo né, conhecer a história, cultura e gastronomia do local em um mesmo lugar.