Casa do Carnaval da Bahia, o museu da folia

Casa do Carnaval em Salvador Bahia é Museu da folia baiana

A Casa do Carnaval da Bahia é atração obrigatória para quem ama a folia baiana. Mas, mesmo quem não curte o carnaval não pode perder a oportunidade de visitar o local. Afinal de contas, a festa tem tudo a ver com nossa história e identidade, dos tempos da fanfarra aos dos blocos!

Ademais, a Prefeitura de Salvador investiu cerca de 6 milhões para inaugurar o projeto em 5 de fevereiro de 2018, bem na semana em que o carnaval começou naquele ano.

Já a curadoria ficou por conta do artista, designer e cenógrafo Gringo Cardia em parceria com o professor doutor em Cultura Contemporânea, Paulo Miguez, um dos maiores especialistas nos estudos sobre a festa. Além disso, um grupo de artistas e pesquisadores também contribuiu com a dupla.

Aproveita e leia também o artigo abaixo, sobre atrações gratuitas em Salvador:

Passeios gratuitos e imperdíveis em Salvador Ba

Onde fica a Casa do Carnaval da Bahia?

A localização do museu não poderia ser mais inspiradora: no Centro Histórico de Salvador, ao lado da Catedral Basílica de São Salvador. Para ser ainda mais exata, entre o Terreiro de Jesus e a Praça da Sé. O imóvel de 1921 já abrigou a Casa do Frontispício, antes da restauração do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Ainda mais, fica ao lado da entrada do Plano Inclinado que liga o Terreiro de Jesus ao Comércio.

Assim, não tem como não encontrar a Casa do Carnaval da Bahia. Pois é só avistar as esculturas das caretas (fantasias típicas do carnaval do recôncavo baiano), logo na fachada, e você chegou ao museu!

Aproveite e, após a sua visita, vá a um Restaurante no Pelourinho para provar um dos pratos da culinária baiana. Se quiser saber mais, falo sobre eles no artigo abaixo:

Conheça 20 pratos da comida baiana

Casa do Carnaval da Bahia e interatividade

Sem dúvida, o ponto forte do museu Casa do Carnaval é a sua interatividade. Assim, quem espera ver apenas algumas fotos e fantasias se decepciona bem fácil.

Porque o grande diferencial é mesmo os diversos recursos multimídia. Desta forma, há momentos em que nos sentimos transportados para a folia!

200 bonecos de cerâmica contam a história da folia através de figuras típicas da nossa festa, tais como os blocos afro e as caretas – isso logo no térreo. Além disso, há também uma biblioteca com livros sobre carnaval, bem como sobre Salvador e suas tradições.

A seguir, a Sala da Criatividade e Ritmos do Carnaval da Bahia mostra a riqueza da diversidade do carnaval baiano. Luzes, refletores e fitas de LED remetem à agitação da festa.

Há, também, um breve histórico dos blocos de carnaval de trio, contado através das fantasias, camisas e mortalhas.

Casa do Carnaval em Salvador Bahia -Museu da folia baiana

interatividade, fantasias e trios elétricos – Casa do Carnaval

Já o espaço interativo, no primeiro andar, concentra experiências sensoriais. Portanto, é onde podemos ver vídeos de 10 minutos sobre a história dos ritmos e aprender uma coreografia com a orientação de dançarinos.

Casa do Carnaval em Salvador Bahia é Museu da folia baiana

Espaço Interativo -Casa do Carnaval

Ainda é possível tirar fotos com alguns adereços. É, enfim, quase como viver um pouco da experiência do Carnaval!

Casa do Carnaval: Muita música e uma linda vista

Casa do Carnaval em Salvador Bahia -Museu da folia baiana

Sem dúvida, você vai encontrar muita história, instrumentos e música na Casa do Carnaval

Artistas famosos por sua presença no carnaval emprestaram algumas roupas e instrumentos. Deste modo, tudo está disposto em vitrines que podemos ver ao som das músicas que marcaram a festa ao longo dos anos.

Além disso, maquetes, decorações antigas e atuais, assim como esculturas e quadros, fazem parte do acervo. E ainda temos obras de artistas, a exemplo de J.Cunha, Aloísio de Madre de Deus, Memeu Barbudo, João Farkas e Joselito Pinto.

Casa do Carnaval em Salvador Bahia -Museu da folia baiana

Decoração do carnaval – Casa do Carnaval

Se preferir, você pode solicitar áudio guias para percorrer a Casa do Carnaval da Bahia no seu próprio ritmo e roteiro (suspenso por ora devido à pandemia). Ou, então, recorrer aos guias a postos para conduzir sua visita com explicações.

Para os pesquisadores, o subsolo é o paraíso, já que é lá que se encontra a sala com o conteúdo digital disponível para pesquisa.

E, por fim, não posso deixar de citar a bela vista da Baía de Todos os Santos e de parte do Centro Histórico a partir do terraço. Sugiro que você encerre seu passeio por lá, em uma das mesas e bancos encontrados na festa.

Casa do Carnaval em Salvador Bahia é Museu da folia baiana - A vista incrível a partir do terraço

Além de tudo, uma linda vista do terraço da Casa do Carnaval

Casa do Carnaval em Salvador Bahia é Museu da folia baiana - A vista incrível a partir do terraço

Logo, a Baía de Todos os Santos e o Centro da cidade podem ser vistos do terraço

Atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu!

Casa do Carnaval em Salvador Bahia -Museu da folia baiana

Infelizmente, não tivemos Carnaval em 2021. Assim, aproveite para visitar a Casa do Carnaval

Por conta da pandemia de covid-19, não tivemos carnaval aqui em Salvador em 2021. Mas, para quem sente saudade da festa ou ainda não teve a oportunidade de vivenciá-la, conhecer a Casa do Carnaval da Bahia pode ser uma boa forma de matar um pouco a vontade.

Por certo, a Casa do Carnaval da Bahia é a primeira iniciativa no país a se dedicar à história da festa. A visitação acontece de terça a domingo, das 10h às 16h (horário especial por conta da pandemia).

Devo mencionar ainda a necessidade de se pagar uma taxa para entrar – R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada). Mas garanto desde logo que a visita faz o preço valer a pena!

O cuidado da curadoria é percebido em cada detalhe pensado para nos levar a vivenciar um pouco do carnaval baiano, tanto da capital como do interior. Todos os nossos sentidos nos fazem crer que estamos mesmo no meio da folia! E ainda é muito bom conhecer mais sobre a nossa história. Sem dúvida, essa atração deve fazer parte do seu roteiro.

Casa do Carnaval em Salvador Bahia -Museu da folia baiana

Sobretudo, conheça a História da folia baiana

E, se quiser saber sobre as atividades da Casa do Carnaval da Bahia, acesse sua página no Instagram.

Ah, eu tenho também um desafio especial para quem visitar o museu! Quero ver quem consegue andar pelos pavimentos sem dançar ao som do ritmo baiano ou sem cantarolar uma das músicas! kkkkkk

Enfim, a minha visita à Casa do Carnaval em Salvador

Casa do Carnaval em Salvador Bahia -Museu da folia baiana

De forma surpreendente, a Casa do Carnaval emociona desde a entrada

Logo na entrada, fui surpreendida por imagens das caretas, muito conhecidas na história da folia do recôncavo baiano, além de esculturas feitas com material reciclado.

Casa do Carnaval em Salvador Bahia -Museu da folia baiana

Surpreendentemente, a Casa do Carnaval emociona desde a entrada

Sempre fui muito apaixonada pelo Carnaval de Salvador e comecei a brincar aos 16 anos. Visitar a Casa do Carnaval me permitiu vivenciar cada momento como se fosse hoje. Além de acompanhar a evolução da festa, relembrando cada momento vivido por mim.

Desde a folia atrás do trio elétrico, pular no Bloco Beijo de mortalha, lembrar dos nossos ídolos – como, por exemplo, toda a trajetória do Chiclete com Banana, Ivete Sangalo e Netinho.

Apenas quem viveu tudo isso irá compreender do que eu estou falando. Mas é isso: em resumo, a minha visita à Casa do Carnaval foi uma emoção maravilhosa e experiência única. Assim, fiquei por lá em torno de 2 horas, mas ficaria muito mais, curtindo e apreciando cada detalhe.

Aproveitei e acompanhei cada detalhe com o áudio guia. Entretanto, não dava para ouvir tudo, pois ficaria lá o dia inteiro…

Casa do Carnaval em Salvador Bahia -Museu da folia baiana

Sobretudo, amei cada detalhe da história folia, na Casa do Carnaval

E, com certeza, finalizei na sala interativa, fazendo coreografias de carnaval, com fantasia e muita folia.

Casa do Carnaval em Salvador Bahia é Museu da folia baiana

Em especial, aproveite o Espaço Interativo da Casa do Carnaval

Por fim, fui à cobertura para comtemplar a bela vista da Baía de Todos os Santos e do Centro de Salvador.

Casa do Carnaval em Salvador Bahia -Museu da folia baiana

Principalmente, sou apaixonada por essa linda Vista

Casa do Carnaval em Salvador Bahia -Museu da folia baiana

Sobretudo, sou apaixonada por essa linda vista do Centro de Salvador e da Baía de Todos os Santos

E, sobretudo, aproveitar e dançar ao som de muita música baiana. Definitivamente, fui, gostei e indico.

Casa do Carnaval em Salvador Bahia é Museu da folia baiana

Enfim, muita folia no Museu do Carnaval

Veja posts com dicas para planejar sua viagem!

Em seguida, baixe meus e-Books gratuitos:

E book - 10 dicas para arrumar sua mala de viagem
E book check list de viagem

Faça suas reservas com meus parceiros:

  • E, para viajar com tranquilidade, faça seu SEGURO VIAGEM com a SEGUROS PROMO.

Encontre sua hospedagem

Reserve aqui o seu carro

Compre ingressos sem fila

21 de fevereiro de 2021

Sobre Mim

Sou uma viajante apaixonada pelo mundo. Trabalhei 30 anos no ramo financeiro e hoje me realizo como microempresária e criadora de conteúdo de viagem. Como viajante, conheço 42 países e 20 estados brasileiros. Meu propósito nas redes sociais, é compartilhar minha experiência e aprendizado de viagem e de vida, com meus clientes e seguidores, com o objetivo de ajudar a todos a realizarem os seus sonhos de viagem.

De Onde Sou

Gostou da viagem? Deixe um comentário sobre a experiência!

 

29 Comentários

  1. Angela Martins

    Eu não sabia dessa Casa do carnaval da Bahia. Que interessante esse museu. Fiquei com vontade de visitar. adorei a dica.

    Responder
    • Norma

      Eu adorei ter conhecido a Casa do Carnaval Ângela. Eu indico.

      Responder
  2. Cintia Grininger

    Não sou fã de carnaval mas adoro um museu! rsrsrs Embora não goste do carnaval em si, acho uma manifestação cultural riquíssima do nosso país, especialmente na Bahia. Adorei as fotos e já anotei a dica para uma próxima viagem a Salvador.

    Responder
    • Norma

      Oi Cintia, realmente vale a pena conhecer, independente de gostar ou não do carnaval. Também gosto de saber mais sobre a cultura local. Assim, te indico que vá conhecer sim.

      Responder
  3. Nathalia Geromel

    Que legal !! eu não conhecia a casa do carnaval da Bahia, sou apaixonada por carnaval, com certeza iria amar conferir de pertinho sobre a cultura !!

    Responder
    • Norma

      Também tenho certeza. Logo, assim que tiver oportunidade, vá conhecer sim.

      Responder
  4. HEBE

    Estive ai no ano passado e adorei a casa do carnaval. Acho que todos que vão a Bahia devem mesmo conhecer o museu da folia.

    Responder
    • Norma

      Que legar Hebe que você já teve a oportunidade de conhecer e gostou. Fico feliz por isso.

      Responder
  5. Diego

    Gente, adorei essa Casa do Carnaval. Já quero visitar da próxima vez que for para Salvador! Bem interessante

    Responder
    • Norma

      Vai mesmo Diego. Vale á pena.

      Responder
  6. Sylvia Leite

    A Casa do Carnaval é um museu muito interessante. Sem falar que tem uma bela vista da Bahia de Todos os Santos. Adorei visiá-lo pessoalmente, em Salvador, e revisitá-lo, agora, virtualmente, com sua postagem.

    Responder
    • Norma

      Que bom Sylvia que já teve oportunidade de conhecer e gostou. Perfeito. Que bom ajudar você a recordar.

      Responder
  7. Fabíola Moura

    Só de ler o seu relato da visita à Casa do Carnaval da Bahia, senti muita alegria e vontade de sair dançando, rs. Tava faltando mesmo um espaço como esse em Salvador. A decoração ficou linda e a vista do terraço também é privilegiada. Mais um lugar para visitar na cidade.

    Responder
    • Norma

      Verdade Fabíola, Salvador precisava mesmo desse espaço. Ficou lindo e vale à pena conhecer.

      Responder
  8. Leo Vidal

    Não tinha ouvido falar ainda da Casa do Carnaval da Bahia e foi uma grata surpresa ler tão bem detalhado sobre a visita aqui. Gosto de museus interativos e mesclar com um tema tão importante culturalmente como o Carnaval, é sucesso na certa. Já quero conhecer!

    Responder
    • Norma

      Que bom que gostou Leo. Vá conhecer sim que vale à pena.

      Responder
  9. Deyse

    Ai meu Deus, que dica maravilhosa!! Um museu da folia!!! E na Bahia?!?! Tudo de melhor para um passeio em família! e não sabia que existia este museu e com certeza, deve ser maravilhoso! Vou amar conhecer e passear por lá! Imagino quanta história, cultura, musica e colorido, verei por lá!!!1 Amei a dica!

    Responder
  10. Cintia Caciatori

    Só de ler esse post sobre a Casa do Carnaval da Bahia, , já fiquei apaixonada pelo museu da folia! Que lugar alegre! Eu amo a Bahia e amo o carnaval! Com certeza quando for a Salvador não deixarei de visitar!

    Responder
    • Norma

      Vai mesmo Cintia, vale muito a pena, principalmente para quem curte o Carnaval.

      Responder
  11. GISELE PROSDOCIMI

    Que interessante a Casa do Carnaval da Bahia, o museu da folia, muito rico de cultura e tradição popular, pelo visto você se divertiu bastante neste local. Com certeza eu também terminaria minha visita no terraço para apreciar a linda vista de Salvador, cidade que adorei conhecer. Amo a Bahia!

    Responder
    • Norma

      Gisele, é um lugar muito rico de cultura e diversão mesmo. Quanto tiver oportunidade, vá conhecer.

      Responder
  12. CINTIA VAZ

    Que interessante essa casa do Carnaval/ Museu da Folia na Bahia! Não conhecia! Deve ser ao mesmo tempo um banho de historia , cultura e alegria ne?
    Achei ele super colorido e alegre e fiquei com vontande de conhecer esse museu.

    Responder
    • Norma

      Sim Cintia, é um conjunto de tudo que você citou. Vai conhecer sim.

      Responder
  13. Daniela Schneider

    Que legal a Casa do Carnaval da Bahia! Eu adoro os museus interativos e apresentar um tema tão importante para a nossa cultura como é o Carbaval, é muito legal! Fora a vista do terraço que é linda!

    Responder
    • Norma

      Realmente é um lugar que agrega cultura, alegria, interatividade e uma linda vista.

      Responder
  14. Van

    Amei as fotos a vista da casa do carnaval da Bahia são incríveis! Eu adoro carnaval e quando for à Salvador o museu da folia já está no roteiro!

    Responder
    • Norma

      Que bom que gostou Van, vá mesmo conhecer. Vale à pena.

      Responder
  15. VICTORIA M FARINA

    Muito interessante saber a sua experiência e dicas para visitar a Casa do Carnaval da Bahia. Fiquei intrigada com a energia e imaginando que você pode entrar nesse lugar triste mas é bem difícil sair sem ter soltado ao menos um sorriso.

    Responder
    • Norma

      Sem dúvidas Victoria. Um bom lugar para aproveitar e alegrar a alma. Bjs

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe esse artigo!

Mostre a seus amigos o seu possível próximo destino.

Compartilhe esse post!

Mostre a seus amigos seu possível novo destino.