Passeios gratuitos em São Paulo que merecem a sua visita.
São Paulo é a maior cidade brasileira, além de centro financeiro do Brasil. Ademais, está entre as cidades mais populosas do mundo, com uma rica diversidade cultural, tradição arquitetura, inúmeros Museus, bares, restaurantes, parques etc. Enfim, uma cidade que merece ser visitada.
Logo, já leia os artigos que temos sobre aquela incrível cidade:
12 passeios com crianças em São Paulo
5 restaurantes temáticos para conhecer em São Paulo
Desta forma, resolvi desta vez, trazer dicas e informações valiosas de 15 passeios gratuitos, ou quase, para visitar na cidade.
Ademais, optei por dividir por temas, para facilitar a pesquisa. Vale ressaltar, que não esta em ordem de importância, porque tudo depende do que o viajante gosta de conhecer.
Sobretudo, para organizar a sua viagem a São Paulo, lembre-se que a minha agência organiza tudo para você, mande a sua mensagem aqui:
E, caso você deseje fazer sozinho a sua hospedagem, clique nesse link do Booking.
E vamos a São Paulo e suas muitas opções de passeios gratuitos.
- Passeios gratuitos em São Paulo – Parques e Museus
- Passeios gratuitos em São Paulo – Explorando a diversidade de São Paulo
- 9- Tour gratuito a pé em São Paulo
- 10- Passear pela Avenida Paulista
- 11- Passeios gratuitos em São Paulo- Vila Madalena e o Beco do Batman
- 12- 25 de Março e Mercado Municipal
- 13- Passeios gratuitos em São Paulo – Oscar Freire x Rua Augusta
- 14- Liberdade, cultura e sabores
- 15- Passeios gratuitos em São Paulo – Centro de São Paulo
- Enfim, São Paulo é para ser explorada com muita calma…
- Mas, não acabou ainda, conheças outras dicas de lugares gratuitos para conhecer
Passeios gratuitos em São Paulo – Parques e Museus
1- Parque Ibirapuera e seus museus
Com acesso gratuito, sem dúvida, uma das maiores atrações imperdíveis de São Paulo é o Parque Ibirapuera. Com aproximadamente 1.600.000 m² de área verde, o Parque Ibirapuera tem inúmeras opções, tais como: Museus, restaurantes, lagos, trilhas e muita beleza natural.
Relaciono aqui os museus, alguns não são gratuitos, mas normalmente, tem pelo menos um dia gratuito por semana ou no mês.
- MAM – Museu de Arte Moderna (gratuito aos domingos)
- Museu Afro-Brasileiro (gratuito as quartas-feiras)
- Planetário e Escola de Astrofísica – Há mostras gratuitas e pagas.
- Auditório Ibirapuera – Há apresentações gratuitas e pagas.
- Jardim das Esculturas (gratuito)
- Pavilhão Japonês – áreas verde é gratuito, áreas fechadas gratuitas às quintas-feiras.
- Fundação Bienal (gratuita aos domingos)
2- Museu de Arte Contemporânea
O MAC USP como também é conhecido, faz parte de um complexo arquitetônico projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e que possui um acervo de cerca de 1000 obras. Apesar de não está dentro do Parque do Ibirapuera, é fácil chegar ao MAC, a partir do Ibirapuera, atravessando a Avenida Pedro Álvares Cabral (por uma passarela). No MAC encontra-se também o Vista Ibirapuera, que conta com um café, restaurante e mirante.
Há mostras gratuitas e pagas.
3- Passeios gratuitos em São Paulo -Jardim Botânico
Mais uma atração de natureza espetacular em São Paulo e pouco conhecido pelos turistas e moradores é o Jardim Botânico.
Principalmente, por lá se encontram belos jardins, lagos, bosques, trilhas, matas fechadas, muitas espécies de plantas, orquidários, pistas de bambus e viveiros. Além disso é lá que se encontra a nascente do Riacho do Ipiranga.
E, que tal um piquenique nesse lugar tão especial. Ademais, você poderá desfrutar de um café ou almoço no restaurante do local.
A entrada tem custo de R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia).
4- Estação da Luz e Pinacoteca
Sobretudo, procure seguir para Pinacoteca de Metrô e desça na Estação da Luz. Desta forma, irá conhecer uma obras de arquitetura mais impressionantes da cidade, e que ainda encontra-se em funcionamento. Vale registrar que pela Estação da Luz circulam milhares de pessoas diariamente. Ademais, é lá também que está também o maravilhoso Museu da Língua Portuguesa, que igualmente vale a visita.
Já a Pinacoteca do Estado de São Paulo é um dos mais incríveis locais da cidade dedicado a arte e um dos lugares mais bonitos que já conheci por lá. A arquitetura do século XIX, todo em tijolo aparente, é impressionante. Assim como o imponente lustre da sacada que dá vista para a Estação da Luz.
Mas é de arte que estamos falando né? Então prepare-se para encontrar obras de artistas únicos, tais como Portinari e Anita Malfatti.
Acesso gratuito aos sábados.
Sobretudo, um dos únicos museus de São Paulo que estão abertos na segunda-feira.
5- Centro Cultural Banco do Brasil
Para começar o Centro Cultural Banco do Brasil está instalado em um Edifício de 1901, o que por si só, já é um espetáculo. Além disso, abriga inúmeras exposições, teatro, cinema, salas de dança, oficinas de arte, restaurante e espaços para criação artística.
O acesso é gratuito nas áreas de Exposições, CCBB Educativo, ideias e eventos.
6- Passeios gratuitos em São Paulo – Museu da Energia
O Museu da Energia de São Paulo, inaugurado em 2005, é um espaço gratuito, com muita interatividade e tecnologia. Principalmente, através de informações e experimentos científicos para todas as idades, procura ativar a curiosidade e a reflexão sobre o tema da energia e seu futuro.
Além disso o Museu mostra a história de São Paulo num edifício de arquitetura incrível datado de 1890.
Leia aqui também sobre o Museu de Energia em Salvador.
7- Parque Burle Marx
O Parque Burle Marx é pouco visitado por turistas, mas tem uma história interessante para contar.
Cercado de informações sobre a Família Matarazzo, o parque teve sua origem na década de 40 quando Francisco Matarazzo adquiriu o terreno para construir uma casa para sua esposa e contratou o arquiteto paisagista Roberto Burle Marx para projetar e executar o jardim da casa. Já a casa é de autoria de Oscar Niemeyer. No entanto, o casal acabou se separando, e a obra não se concluiu. Entretanto, em 1990, o próprio Burle Marx executou um plano de restauração de todo o jardim lateral da casa.
Vale ressaltar que onde era a casa hoje fica o Hotel Palácio Tangará.
Por fim, em 1995, o parque foi inaugurado ao público, com jardins, trilhas, áreas de preservação e de lazer.
O acesso é gratuito.
8- Museu do Catavento
O Museu do Catavento é para mim um dos mais interessantes museus de São Paulo.
Sobretudo, altamente interativo, cheio de experiências, ativa a curiosidade e desperta a vontade de aprender. Indicado para todas as idade, mas as crianças (em especial), ficam apaixonadas.
A visita ao Catavento pode ser feita por conta própria, mas os passeios guiados são muito interessantes. Se tiver oportunidade faça.
O museu é gratuito às terças-feiras, mas o ingresso pago é barato e vale demais à pena.
Passeios gratuitos em São Paulo – Explorando a diversidade de São Paulo
São Paulo é uma cidade surpreendente e precisa ser explorada. Fazer um tour completo e depois explorar cada canto da cidade vai de ajudar a conhecer a historia e a rica diversidade da cidade.
Abaixo deixo o link do Tour completo pela cidade de São Paulo. Aproveita e agenda o seu.
Clique aqui e adquira seu tour pela cidade de São Paulo
9- Tour gratuito a pé em São Paulo
Uma opção incrível é participar de tours gratuitos a pé, com guias que irão te levar a conhecer o Centro Histórico da cidade. Clica aqui e agenda o seu.
10- Passear pela Avenida Paulista
Passear pela Avenida Paulista é uma atração indispensável. Principalmente se você é o tipo de turista que curte conhecer cada cantinho.
Em primeiro lugar, durante a semana, você encontrará uma Avenida Paulista pulsante, um centro financeiro, com muitos carros, muita gente circulando, muitas lojas, restaurantes, bares, edifícios empresariais, hotéis e inúmeras atrações.
Em segundo lugar, no domingo a Avenida Paulista fecha para carros e teremos muita gente caminhando, praticando esportes, feiras de artesanatos, ambulantes, artistas de rua, ciclistas e muito mais. Vale a pena conhecer e ser surpreender.
Algmas das atrações históricas e culturais que temos na Avenida Paulista:
- MASP – Museu de Arte de São Paulo – Entrada gratuita às terças-feiras e na primeira quarta-feira do mês.
- Casa da Rosas – Acesso gratuito.
- Japan House – Acesso gratuito.
- Mirante do SESC – Acesso gratuito.
- Observar os grafites do artista Eduardo Kobra.
- Conhecer a Mequi 1000 – Loja número 1000 da MacDonalds
11- Passeios gratuitos em São Paulo- Vila Madalena e o Beco do Batman
Vila Madalena é aquele bairro boêmio, com alma de artista. Principalmente se destaca pela quantidade de botecos, restaurantes, lojas, antiquários, brechós, artistas de rua e o clima de boemia.
No entanto, é muito conhecido também pelo grafites do famoso Beco do Batman. Enfim um lugar para você ir passar o dia, se deliciar e curtir cada cantinho.
12- 25 de Março e Mercado Municipal
O centro de São Paulo é muito controverso, há quem ame e há quem odeie. A Avenida 25 de março concentra inúmeras lojinhas, de diversos tipos, comércio de rua e muita muvuca e confusão. Considerado barato, o local recebe pessoas do Brasil inteiro que vem para fazer compras para si ou para revender. Eu me divirto muito por lá. E sim, é quase impossível sair de lá sem esta carregada de sacolas plásticas…kkk Vale à pena conhecer e decidir sobre a sua opinião.
E, bem próximo fica o famoso Mercadão Municipal. Uma festa de cores e sabores. Principalmente, lá você encontra todos os tipos de frutas e uma oferta insistente para provar (se for comprar, pergunte o preço antes).
Mas, de maneira geral, é o famoso sanduíche de mortadela e o pastel de bacalhau quem fazer o maior sucesso do lugar. Sim, eu também indico a visita.
13- Passeios gratuitos em São Paulo – Oscar Freire x Rua Augusta
Oscar Freire versus Rua Augusta – realmente bem diferentes e opostas.
Enquanto na rua Augusta se localizam muitos bares, casas noturnas para todos os públicos, teatros, botecos e uma noite fervilhante com muita gente descolada pela ruas. Por outro lado, na Oscar Freire estão as lojas mais chiques e famosas de São Paulo, e gente bem arrumada circulando por lá. Além de restaurantes, bares e hotéis de alto padrão. Enfim, essa é a cidade de São Paulo.
14- Liberdade, cultura e sabores
O bairro da Liberdade respira cultura asiática. Principalmente, por lá se encontra de tudo que você imaginar. A gastronomia asiática impera nos restaurantes, botecos e pequenos mercados. Além dos cafés, lojinhas com produtos os mais diversos possíveis e karaokês para soltar a voz.
15- Passeios gratuitos em São Paulo – Centro de São Paulo
O Centro Histórico de São Paulo é muito rico culturalmente e muito diverso também. Sobretudo com seus prédios históricos, concentra muitos museus, igrejas, teatros, cinemas e muito mais. Vou destacar alguns que são gratuitos, mas o centro de São Paulo merece ser explorando com muita calma. E não deixe de visitar.
- Catedral da Sé – Acesso gratuito
- Mosteiro de São Bento – Acesso Gratuito
- COPAN – Acesso Gratuito
- Teatro Municipal – Algumas apresentações são gratuitas
- Farol Santander – O acesso ao térreo do edifício, onde fica o belíssimo lustre, é gratuito.
Enfim, São Paulo é para ser explorada com muita calma…
Sim, ficaríamos aqui listando inúmeros lugares, pois São Paulo oferece muito mais.
Sobretudo, dicas importantes:
- Para circular em São Paulo é importante esta atento todo o tempo e não vacile com seus pertences pessoas pois corre o risco de ficar sem eles.
- Vista roupa leves e calce sapatos confortáveis, afinal você irá andar bastante.
- Fique atento a previsão do tempo. Principalmente porque o tempo em São Paulo varia muito.
- Esteja aberto a novas experiências e curta muito a sua viagem.
Mas, não acabou ainda, conheças outras dicas de lugares gratuitos para conhecer
1- Descobrir Viajando – Passeios Gratuitos em Friburgo
2- Vamos viajar pra onde agora? – Passeios Gratuitos em Buenos Aires
3 – Viaje24h – O que fazer em Dresden na Alemanha: roteiro completo e gratuito
4 – Bate papo Blog Passeios gratuitos em Glasgow Reino Unido
5 – Turistando em Londres – Passeios gratuitos imperdíveis em Londres
6 – 6 Viajantes- 10 melhores passeios gratuitos em Montevidéu
Continue por aqui nos acompanhando. Deixe o seu comentário e até o próximo post.
The SAGATOTO online game is crazy, friends.Sagatoto“
São Paulo é um destino que me encanta! Já salvando essa lista de passeios gratuitos para fazer por lá!
Obrigada Angela. Salva mesmo que vale a pena.
São Paulo é uma cidade cheia de programas incríveis! Adorei suas dicas de passeios gratuitos. Eu vou salvar este post para quando voltar a SP. Obrigada!
Que bom Cintia, salva mesmo. E qualquer dúvida, manda mensagem.
Que bom que São Paulo tem tantos passeios incríveis gratuitos. É sempre bom quando conseguimos fazer bons passeios sem gastar.
Sempre mesmo Patricia. E são passeios tops e para todos os gostos.
Nossa tive a impressão que não conheço São Paulo, também já fazem mais de 20 anos que não visito a cidade. Agora procurando opções de roteiro. adorei a seleção que você separou. Tem opções para todos os gostos!
Mal posso esperar para visitar alguns deles mês que vem ! Obrigada
Aproveita mesmo. Seleciona alguns e vai conhecer.
Primeira coisa que procuro quando vou montar meu roteiro são os passeios gratuitos dos destinos. Adorei sua seleção de São Paulo. Já anotei aqui os que ainda não fui.
Valeu Hebe. Realmente essa é uma busca comum. O custo de viagem está caro, então vamos economizar curtindo boas atrações.