Maragogi, em Alagoas, também conhecido com o Caribe Brasileiro, é um município da Costa dos Corais. Além disso, muitos turistas o conhecem como “destino dos sonhos”.
Ainda que sua economia deva muito à pesca e à agricultura, o turismo é sua grande força econômica. Não à toa, é um dos mais importantes polos turísticos da região. Logo, é impossível não pensar no mar azul e nas piscinas naturais quando falamos em Maragogi.
E, por falar em piscinas naturais, vou logo dar a dica mais importante para essa viagem! Consulte a maré, o vento e se há previsão de chuva! Já fiz algumas viagens a Maragogi, mas posso dizer que fiquei bem decepcionada na primeira vez.
Porque, daquela vez, peguei vento, maré alta e as piscinas naturais estavam escuras, misturadas. Por isso, fique esperto e, se possível, evite ir entre maio e julho – meses mais chuvosos.
Um pouco da história de Maragogi Alagoas
Em tupi antigo, “maragogi” significa “rio dos gatos-do-mato”. Para mim, é sinônimo de beleza e encanto, ainda que em dia de chuva!
Segundo dados históricos, a colonização começou com a chegada de um sertanejo e sua família, fugindo de uma epidemia. Com a promessa de que construiria uma igreja para São Bento caso se curasse, este homem ergueu o edifício que hoje está em ruínas no Povoado e Praia de São Bento.
Ademais, holandeses e portugueses disputaram as terras da região por vários anos. Os moradores da então vila lutaram, ainda que com poucos recursos, para impedir o desembarque dos holandeses em Alagoas.
A princípio, a freguesia de São Bento pertenceu à vila Isabel, criada em 1875. No ano seguinte, a vila mudou de nome para Maragogi, por conta do rio que a banhava. Mas foi só em 1892 que se desmembrou de Porto Calvo e alcançou a categoria de cidade.
Maragogi foi ainda palco da Guerra dos Cabanos, movimento que lutou pela volta de Dom Pedro I ao trono, após sua abdicação, entre 1832 e 1850. A cidade serviu de cenário a alguns confrontos entre cabanos e as tropas provinciais.
Por fim, uma curiosidade: minas terrestres e aquáticas foram encontradas na cidade já na década de 2010. Parece que seu objetivo inicial era proteger o litoral alagoano durante a Segunda Guerra Mundial. Mas fique tranquilo, pois já foram desativadas!
O que fazer em Maragogi Alagoas
Maragogi é um destino com muitas atrações. Logo, vou destacar algumas e contar minhas experiências. Cabe a você escolher, de acordo com o seu interesse como viajante e seu tempo disponível.
Conhecer as praias do Litoral Sul e Litoral Norte
Para conhecer as praias da região, você pode recorrer à van que sai do centro de Maragogi percorrendo as praias nos sentidos norte e sul. Ou, então, pode pegar um passeio de buggy para conhecer os melhores pontos (tem muita oferta por lá).
Mas, se estiver com o carro alugado na Rentcars, aí vai ser melhor ainda, pois o roteiro estará inteiramente em suas mãos!
Praias do Litoral Sul de Maragogi Alagoas
Apesar do Litoral Norte de Maragogi ser mais conhecido, o Litoral Sul também é muito belo.
Logo, o Litoral Sul é formado pelas praias: do Camacho, de São Bento, do Salgado, de Bintigui, de Japaratinga e Barreira do Boqueirão.
O destaque do Litoral Sul vai para a Praia de São Bento, Praia de Japaratinga e para os Mirantes da Praia de Japaratinga e da Barreira do Boqueirão.
Praia de São Bento
Conhecida pela beleza das suas piscinas naturais, também se destaca pelos mistérios das ruínas da Igreja de São Bento. Atualmente, o local foi registrado como Sítio Arqueológico pelo IPHAN e passou por obras de requalificação no ano de 2020. Além disso, a vista a partir das ruínas da Igreja de São Bento é estonteante, um contraste das cores ocre das pedras centenárias e azul turquesa do mar ao fundo.
Praia de Japaratinga
Distante 11 km de Maragogi, a Praia de Japaratinga é a mais conhecida e frequentada do Litoral Sul. Com boa infraestrutura, tem bares e restaurantes em frente ao mar calmo e piscinas naturais.
O destaque imperdível é a Croa de São Bento: um banco de areia no meio do mar com águas transparentes, de beleza indescritível (acesso por barco).
Também é uma boa opção de hospedagem para quem quer pagar mais barato, pois fica perto de Maragogi e da Rota Ecológica dos Milagres. Assim, os preços de hospedagem e alimentação são mais accessíveis que em Maragogi.
Mirante da Praia de Japaratinga e Barreira do Boqueirão
Esses belos mirantes ficam na estrada AL 101 que leva de Japaratinga a Porto das Pedras, na Rota Ecológica dos Milagres (pela balsa). Desta forma, se estiver viajando de carro, vale a pena parar para apreciar a bela vista que os mirantes oferecem.
Praias do Litoral Norte de Maragogi Alagoas
Nesse lado do Litoral estão as praias mais conhecidas e famosas de Maragogi. Desta forma, elas serão a sua prioridade, caso tenha pouco tempo para conhecer a região.
Além das opções citadas acima, uma outra excelente opção para conhecer as praias do Litoral Norte é alugar uma lancha particular para conhecer as melhores praias. Assim sendo, vou detalhar melhor abaixo.
Então, vamos às praias do Litoral Norte: de Burgalhau, Barra Grande, Antunes, da Bruna ou do Xáreu, Dourado, Peroba e Ponta do Mangue.
Praia de Burgalhau
A praia de Burgalhau é a primeira a partir da cidade de Maragogi em direção ao Litoral Norte. Caso você esteja hospedado em Maragogi, você pode ir conhecer a Praia de Burgalhau andando pela praia; é só seguir à esquerda.
No caminho, você encontrará o Hotel Praia Dourada, uma boa opção de hospedagem para que gosta de hotel pé na areia.
E, se tiver disposição, poderá chegar até Barra Grande na sua caminhada. No meu caso, que já fiquei hospedada em Maragogi e em Barra Grande, já fiz essa caminhada nos dois sentidos e adoro.
Barra Grande
Distante 6 Km de Maragogi, Barra Grande, para mim, é a melhor opção de hospedagem, pois lá se concentra a maior parte das atrações – e é até mesmo mais fácil chegar a elas a partir daí.
Além disso, é em Barra Grande que está o famoso e imperdível Caminho de Moisés (que destaco abaixo). E é também de onde sai grande parte dos passeios para as piscinas naturais. Além de ter boa infraestrutura de hotéis, restaurantes na praia e Beach Club.
Sobretudo, Barra Grande é vizinha da famosa praia de Antunes e, portanto, você pode chegar lá andando – sem dúvida, para quem curte uma caminhada.
Aliás, falando em Beach Club, o destaque vai para o Receptivo Barra Mar Maragogi, que fica bem em frente ao Caminho de Moisés.
Em Barra Grande encontra-se também a Pousada Sol e Mar, que eu considero a melhor da região pela sua localização em frente à praia, restaurante e a integração com os animais. Lá você irá conviver com araras e outros animais que vivem na Pousada.
Ainda mais, na Pousada Sol e Mar você pode fazer apenas o day use, ir ao restaurante ou, ainda, tomar um drink nas instalações de praia da pousada.
Aproveite para conhecer também o Zoológico Eco Park Sol e Mar. Trata-se de uma extensão da Pousada Sol e Mar, onde você vai encontrar diversos animais, tais como araras, papagaios, tucanos, corujas, gavião, várias espécies de cobra, lagartos, furão, jacaré, cutia, gato do mato e outros!
Conhecer o Caminho de Moisés na Praia de Barra Grande – Maragogi, Alagoas
Ah, aproveite, em Barra Grande, se a maré estiver baixa, para caminhar por cerca de 1 km dentro do mar. A passagem, conhecida como Caminho de Moisés, leva a um banco de areia no meio da água.
Lá, você curte águas mornas e transparentes, redes para tirar foto, bares flutuantes e barcos que servem comida. Mas, se você preferir ir de barco mesmo, saiba que você tem essa opção!
Ah, e não faça como eu: caso vá a pé para o caminho de Moisés, não leve sacola, senão vai voltar com ela na cabeça…kkk
Antunes
Conhecida como o Caribe Brasileiro, Antunes é, sem dúvida, a praia mais conhecida e a mais bonita de Maragogi.
Além disso, reza a lenda que também é a praia mais fotografada da região. Bom, eu não tenho dúvida! E não é para menos! Antunes tem uma beleza estonteante. Um conjunto de mar azul, calmo, morno e raso.
É lá também que estão as redes e balanços para fotos e onde se aluga caiaque, bicicleta para andar na água e stand up-paddle.
Além de apaixonante, o local possui estrutura com barracas, cadeiras de praia e guarda-sol. Um espaço para beber, comer algo e relaxar bastante, curtido tanta beleza. Enfim, um verdadeiro paraíso!
Aqui, o destaque de hospedagem vai para a Pousada Rangai. Além de ser pé na areia, tem um excelente restaurante e um bar aberto ao público externo.
Praia da Bruna ou do Xaréu
O nome original é Praia do Xaréu. No entanto, hoje é vulgarmente conhecida com Praia da Bruna. Segundo contam os nativos, o motivo desse nome é que a novela da globo ¨Riacho Doce¨ foi gravada lá e o casal de atores Bruna Lombardi e Carlos Alberto Riccelli ficaram hospedados numa casa nessa praia por muito tempo. Com o fim da novela, os dois teriam voltado lá várias vezes e daí surgiu o nome praia da Bruna.
O local é mais afastado, deserto e tranquilo. O mar tem a mesma beleza das praias do Litoral Norte e o destaque vai para o coqueiral em toda a extensão da praia. Enfim, também vale muito a pena conhecer.
No entanto, aviso que a Praia da Bruna não tem estrutura de barracas ou receptivos. Assim, se for conhecer, leve seu lanche e sua bebida.
Ponta do Mangue
Pouco conhecida, a Praia do Mangue fica localizada logo após a praia da Bruna. Vizinha e com cenário bem parecido, o destaque vai para o coqueiral e o Resort Gran Oca que fica no local.
Além disso, lá se pode perceber que é um local de pescaria, pois tem diversos currais de pesca na região.
Passeio de Lancha às praias do Litoral Norte
O passeio em lancha particular é a melhor opção para conhecer as praias do Litoral Norte de Maragogi, Alagoas. Assim, tem-se uma ideia do que é a região para, depois, explorar por terra o que você escolher. Esses passeios costumam sair da Praia de Barra Grande.
Portanto, o passeio te levará às piscinas naturais e, a seguir, passará por todas as praias do Litoral Norte, parando em alguns pontos onde há bares flutuantes.
É uma delícia conhecer aquela lugar a partir do mar, aproveitar imagens inesquecíveis e ainda tomar um drinque delicioso e relaxar tomando um banho de mar.
Passeios às piscinas naturais
A grande atração turística local é, sem dúvida, as Galés de Maragogi – como é conhecido o conjunto de piscinas naturais a 6 km da costa. A pegadinha é que as piscinas só podem ser visitadas durante a maré baixa.
Mas fique tranquilo, porque, em geral, os passeios saem respeitando o horário da maré. No entanto, é interessante avaliar as condições climáticas da região e a maré ao organizar a sua viagem com o objetivo de ter uma melhor experiência.
Catamarãs, pequenos barcos e lanchas levam os turistas até as diversas piscinas de águas azuis. Eles saem da Praia do Centro de Maragogi ou da Praia de Barra Grande, a 4 km do centro de Maragogi.
Mas não se preocupe: há pessoas oferecendo os passeios em todos os lugares.
Dentre as mais famosas, temos a já citada Galés, mas também tem outras, tais como: Barretinha, Taocas, Barra Grande, Ponta do Mangue, Barreira de Peroba e Coroas de São Bento. A grande dúvida, portanto, é: qual passeio escolher?
Afinal, todas as piscinas naturais são imperdíveis! E tenho certeza que você irá amar conhecer qualquer uma delas. Enfim, é simples assim: água transparente, morna, peixinhos ao redor, sol, bares flutuantes e muita beleza. Quer mais?
Minha experiência nas piscinas naturais
Como já estive em Maragogi (Alagoas) algumas vezes, já fui em algumas piscinas naturais. Tanto a partir de Maragogi, como de Barra Grande – e super indico. É maravilhoso desde a travessia!
No meu caso, já fui de jangada, de lancha e de catamarã. Curtir aquele mar lindo e as piscinas naturais (imensas e com uma cor indescritível!) é uma experiência única.
Mesmo tendo muita gente, sempre tem um espaço só seu para mergulhar, ver os peixinhos, curtir a paz do local e tirar aquela foto! E, para ficar mais restrito, atualmente, prefiro contratar um serviço particular. Assim, posso ficar em um lugar mais tranquilo e definir o tempo em cada lugar. Fica a dica!
Mais informações sobre Maragogi
A cidade de Maragogi, Alagoas
Embora as praias e suas piscinas naturais sejam as grandes atrações de Maragogi, há outras opções. Uma delas é a Feira de Artesanato, no calçadão da praia principal, a partir das 17h.
Inclusive, se você gosta de artesanato e contato com a natureza, sugiro fazer a Trilha do Visgueiro. Na caminhada de duas horas, você vai se deliciar com banhos de cachoeira. E, ademais, vai conferir o trabalho da Associação Mulheres de Fibra, que produz peças com fibra de bananeira.
Aqui o destaque de hospedagem, para quem curte um hotel diferenciado, é o incrível Salinas Maragogi All Inclusive Resort. Nesse hotel, localizado na praia já na foz do Rio Maragogi, você encontra todo o serviço de um resort, além de piscinas, bares e restaurantes all inclusive.
No entanto, se você quer uma hospedagem com um melhor custo benefício, no centro de Maragogi, sugiro conhecer o Hotel Areias Belas. Ele fica na praia de Maragogi, perto dos bares, restaurantes e lojas de artesanato.
Mas fique atento, já que, ao longo do texto, indico outras hospedagens nas praias de Maragogi.
Como chegar a Maragogi
A cidade encontra-se distante 126 km de Maceió (Alagoas), 52 km da Praia dos Carneiros, 85 km de Porto de Galinhas e 133 km de Recife (estes três em Pernambuco).
Aproveite e leia abaixo o que fazer em Maceió:
O que fazer em Maceió, conheça os principais passeios
Continuando, para quem chega de avião a Maragogi, tanto o Aeroporto Zumbi dos Palmares (Maceió) como o Aeroporto Internacional dos Guararapes (Recife) são boas opções. De cada capital, pode-se recorrer a ônibus, táxis, motoristas de aplicativo, fazer o translado com empresas turísticas ou alugar um carro. Para mim, a última opção é a melhor de todas.
Aliás, já tenho o hábito de alugar um carro, especialmente nas viagens nacionais, com a Rentcars. É bom que aí eu mesma faço o meu roteiro, estabeleço o ritmo da viagem e programo as paradas que quero. Então, eu sugiro que você faça o mesmo!
No percurso, de Maceió a Maragogi, aproveitamos para conhecer a Praia do Carro Quebrado, leia abaixo:
Praia do Carro Quebrado: conheça esse paraíso de Alagoas
No entanto, sobre isso, tem notícia nova: o Governo de Alagoas anunciou a construção do Aeroporto Costa dos Corais em Maragogi, em 04/02/2021. Desta forma, o aeroporto contará com um terminal de embarque e desembarque de passageiros, pista de pouso e decolagem de 2.200 metros de extensão, além de um pátio para abrigar duas aeronaves simultaneamente. A previsão do término da obra é em dois anos. Assim, ficaremos na expectativa.
Onde se hospedar em Maragogi
Eu sempre escolho minha hospedagem baseado na localização. Para entender como isso funciona, leia o artigo abaixo, onde dou dicas de como escolher a sua hospedagem:
12 dicas de como escolher a sua hospedagem
Em especial em Maragogi, gosto muito da localização de hospedagem na Praia de Barra Grande, como citei acima. Mas acompanhe todo o texto, pois dei sugestões de hospedagem em cada praia e na cidade de Maragogi.
Onde comer em Maragogi
Na Praia de Barra Grande:
- O restaurante da Pousada Sol e Mar é aberto ao público e é uma excelente opção de refeição.
- O Dona Maragô Bistrô e Pousada tem opções de crepes e pizzas de excelente qualidade e preço bom.
- Casa de Praia restaurante
- Meraki Beach
Na cidade de Maragogi
- Restaurante Odoiá
- Palete (para quem curte bar com música e karaokê)
- Russo Gastrobar Restaurante
- Avenida Bistrô e Café – para quem quer fazer um lanche rápido
Em Japaratinga
O Lagostão – lugar simples, na beira da praia, mas um excelente custo benefício para quem curte comer lagosta.
Bate e volta a partir de Maragogi
Maragogi encontra-se praticamente na divisa dos estados Bahia e Pernambuco. Exatamente no meios dos destinos de praias mais desejados do Brasil, daí a possibilidade de se fazer bate e volta a partir de Maragogi para vários destinos encantadores, vou citar os destaques:
Em Alagoas:
- A imperdível Rota Ecológica dos Milagres está situada a 20 km de Maragogi (pela balsa de Porto das Pedras). A Rota Ecológica dos Milagres vai de Porto das Pedras a Barra de Camurugipe, passando pelas seguintes praias: Praia do Patacho, Praia da Lage, Praia do Toque, Praia de Milagres e Praia do Marceneiro (dentre outras). Assim, sugiro conhecer a Praia do Patacho (pense no sossego!), o Santuário do Peixe-boi Marinho (lar que abriga a espécie ameaçada de extinção) e as piscinas naturais do Toque (menos exploradas).
- Leia tudo aqui no artigo: Conheça as melhores Praias de São Miguel dos Milagres
Em Pernambuco:
- A Praia dos Carneiros está localizada a 56 Km de Maragogi (em direção a Recife). Leia tudo sobre esse destino no post abaixo:
Praia dos Carneiros, onde fica esse paraíso
- Já Porto de Galinhas fica mais distante, a 100 km de Maragogi.
Enfim, minha experiência em Maragogi, Alagoas
Maragogi foi abençoado por Deus com praias belíssimas de tons de azul e verde, mar tranquilo e muitas piscinas naturais. E eu sei que muita gente opta por fazer um bate-volta a partir de Maceió. Mas eu quero sugerir que você vá a Maragogi para passar mais que algumas horas (pelo menos 3 dias).
E, para isso, conte com o Booking para encontrar a melhor acomodação para você. Hotéis, pousadas, flats, apartamentos e hostels podem ser facilmente encontrados (coloquei algumas sugestões ao longo do texto). Assim, basta que você estabeleça os seus critérios, visite o site do Booking e, com certeza, vai encontrar a melhor hospedagem para você!
Eu fiquei impressionada com a beleza das águas e o espetáculo da natureza! Aliás, mesmo com a maré alta! Pude ver em uma das praias, a de Barra Grande, que as praias se transformam em verdadeiras piscinas de ondas para os condomínios locais.
Por fim, já estive 04 vezes em Maragogi e, sempre que volto lá, tem algo novo para conhecer. Um paraíso que voltarei sempre para relaxar e desbravar.
Logo, visite o maravilhoso Caribe Brasileiro.
Curte destino praias? Então leia também sobre outros belos destinos e imperdíveis do Litoral Brasileiro
Florianópolis, conheça a Ilha da Magia de Norte a Sul
Pipa RN; destino dos sonhos dos brasileiros
João Pessoa: Saiba o que conhecer
Fernando de Noronha dicas importantes
Sobretudo, contrate a sua viagem conosco
Atenção, o Viaje com Norma também é Agência de Viagens, então, se quer um roteiro preparado especialmente para você, manda uma mensagem aqui no blog ou no direct do Instagram, que providenciaremos tudo para a sua viagem ser a melhor.
No entanto, se você prefere o serviço de auto atendimento, acessa a nossa página de desconto e compre com um dos nossos parceiros.
https://viajecomnorma.com.br/descontos/
Vem viajar com a Norma!
Roteiro super completo sobre Maragogi e arredores. Não sabia que dava pra associar tantos passeios assim, teve até visita de ruínas. Só passeio top nas praias de Alagoas.
Cada um mais bonito que o outro não é Fabiola. Realmente Maragogi é top demais.
Adorei o seu post super completo sobre Maragogi, adorei! Faz tempo que quero visitar Alagoas mas ainda não tive oportunidade.Obrigado por compartilhar tanta coisa legal.
Obrigada a você Roberto, que bom que gostou.
Suas fotos ficaram maravilhosas e dá vontade de se teletransportar para Maragogi, realmente o Caribe Brasileiro fica em Alagoas.
Obrigada Van.
Que belo convite: MARAGOGI ALAGOAS: CONHEÇA O CARIBE BRASILEIRO. Uma tentação de destino, já visitamos e acredita que perdemos todas as fotos? Não me perdoo, mas é um ótimo motivo para eu voltar com minha família, não é?
Com certeza precisa voltar sim. Eu já perdi todas as fotos de um destino também e fiquei arrasada.
Nossa! Sou doida para conhecer Maragogi e seu post está super completo! Já anotei todas as dicas para quando for conhecer o Caribe Brasileiro!
Obrigada Daniela, qdo quiser qualquer informação é só falar.
Que post incrível sobre Maragogi! Informações valiosas sobre esse Caribe brasileiro. Tenho muita vontade de conhecer essa região de Alagoas.
Quanto puder vai sim. Com certe vai gostar.
Eu tenho muito vontade de conhecer MARAGOGI e ALAGOAS: Realmente as águas parecem da cor do caribe! Adorei as fotos e os detalhes do post, espero poder visitar rem breve!
Quando tiver oportunidade vai mesmo Cintia.
Norma perfeito seu post sobre Maragogi. Realmente é o caribe brasileiro. Já fui 2x e amo. Já quero voltar.
Obrigada Hebe. Gosto muito de Maragogi também.
SUAS FOTOS DE MARAGOGI ME DEIXARAM COM MAIS VONTADE AINDA DE CONHECER ESSE CARIBE BRASILEIRO. Adorei as dicas! Espero ir para lá em breve!
Obrigada pelo retorno Diego. Que bom que te inspirou.
Que post completo de Maragogi, adorei! Faz muito tempo que planejo conhecer Alagoas e sentia falta de um post que reunisse todas as informações sobre Maragogi. Vou guardar aqui para meu futuro planejamento.
Oh Cintia, muito obrigado, muito bom saber disso. Vai sim conhecer Alagoas, vale à pena.
Fica tão encantada com o nosso Brasil, tem tantos lugares lindos. Maragogi está nos meus planos, e tenho que concordar com você, realmente parece o Caribe Brasileiro.
Pois é Nathalia, nosso país é mesmo diverso e muito encantador. E Maragogi é bem especial.
Eu fiquei apaixonado por Alagoas mesmo tendo conhecido apenas Maceió. Não tive tempo de esticar até Maragogi, então morro de vontade de faezr esse roteiro que você apresentou. Já selecionei algumas dicas importantes para quando for montar meu roteiro.
Oi Leo, com certeza tem que retornar a Alagoas. Um dos lugares mais bonitos do Brasil.