Santo Antão, conhecida como a ilha do mar e das montanhas, tem natureza exuberante. Vista da Ilha de São Vicente, Santo Antão já é uma beleza e cheia de mistério. Mas fiquei totalmente apaixonada ao chegar lá.
Assim, esse foi nosso penúltimo destino no roteiro em Cabo Verde. Também exigiu um pouco mais de esforço de nossa parte.
Porém, vou logo adiantar o meu veredicto: valeu a pena! Pois esta foi a ilha que mais nos surpreendeu.
Aproveito para agradecer ao guia Lenyn por nos acompanhar em nossos passeios. E, sem dúvida, por nos apresentar a este que, para mim, foi o destino mais incrível de Cabo Verde. E aos meus companheiros de viagem, Roberto, Isa e Gidi, viajar com vocês é 1000.
Lembrando que fizemos nosso roteiro de Cabo Verde passando por cinco ilhas do Arquipélago. Desse modo, leia abaixo os demais artigos sobre esse roteiro:
Cabo Verde: Destino imperdível na Costa Africana
Cidade de Praia: História e belezas de Cabo Verde
Boa Vista: A Ilha das dunas em Cabo Verde
São Vicente: Encantos da pequena Ilha de Cabo Verde
O que fazer na Ilha do Sal em Cabo Verde
A impressionante Ilha de Santo Antão
Em primeiro lugar, Santo Antão é a segunda maior ilha em extensão do arquipélago, bem como a mais ao norte e a mais ao oeste. Bem como as demais ilhas de Cabo Verde, Santo Antão recebeu este nome por seus descobridores, ainda antes de 1500, por causa do santo do dia em que os europeus ali desembarcaram pela primeira vez.
Embora a vila de Ribeira Grande seja sua capital, Porto Novo é a maior vila da ilha. Já que é daí que parte o transporte marítimo dos produtos agrícolas para as demais ilhas, sua importância é, acima de tudo, econômica.
Um pouco da geografia e geologia de Santo Antão
A ilha tem origem vulcânica. Por falar nisso, os vulcanólogos acreditam que é crescente o risco de novas erupções, visto que a contínua elevação da temperatura da água do mar na região norte da ilha tem sido observada. Ainda por cima, a história geológica desta ilha é marcada por períodos de atividade vulcânica intensa interrompidos por fases em que a erosão foi marcante. Dessa forma, as ribeiras são profundas e os picos e os cumes apresentam-se escarpados.
O ponto mais elevado da ilha é Topo de Coroa, com 1.979 metros de altura (considere um pulo à povoação de Monte Trigo para sua contemplação ao nível do mar).
Aliás, é bom avisar que este é um vulcão inativo! E vou logo adiantando: a melhor dica nesta ilha é fazer trilhas pelas montanhas!
Além disso, o mar bem agitado e as areias negras da praia não são tão atraentes como no resto do arquipélago. A Praia de Escorralete até tem destaque, mas é por conta do festival de música que acontece lá anualmente.
Regiões secas e desérticas são sucedidas por áreas verdes e cheias de vida. Por sinal, o clima fresco e úmido da parte central da cordilheira é lar de árvores como eucalipto, cipreste, pinheiro e acácia – nenhum deles encontrado no resto do arquipélago.
A ilha de Santo Antão é produtora agrícola de subsistência
Além disso, por ser a ilha com maior incidência de chuvas, é marcadamente agrícola, portanto, sendo rica em cana de açúcar.
O meu roteiro de 4 dias em Santo Antão
Ficamos 4 dias nessa ilha incrível e exploramos de ponta a ponta. Foi uma experiência linda e espero ainda ter a oportunidade de voltar lá. E, para que eu possa contar com detalhe, separei esse artigo de acordo com o meu roteiro, dia a dia. Assim, acompanhe cada momento e você não irá se arrepender.
Dia 1 – Travessia de catamarã de São Vicente a Santo Antão e passeio pelas montanhas
Chegamos a Santo Antão de catamarã, vindos de Mindelo. A travessia durou em torno de uma hora e é muito tranquila e bonita.
Ainda na travessia, conheci o Guia Lenyn que nos abordou oferecendo passeios em Santo Antão. Desta forma, acabei fechando com ele o nosso transfer de Porto Novo até Ponta do Sol, onde ficamos hospedados.
Tínhamos a opção de fazer o percurso pela estrada litorânea ou atravessando as montanhas. E é claro que eu escolhi seguir pelas montanhas e começar nosso tour por essa ilha apaixonante.
Acompanha agora, no artigo abaixo, nosso primeiro dia nessa ilha apaixonante, que nos impressionou e surpreendeu desde o primeiro momento.
Dia 1: Passeio pelas Montanhas em Santo Antão em Cabo Verde
Dia 2 – Explorando a Ilha de Santo Antão
No nosso segundo dia de roteiro, conhecemos a região litorânea, vales, montanhas e um pouco da gastronomia e cultura da Ilha de Santo Antão.
Leia mais sobre isso a seguir:
Dia 2 – Explorando a Ilha de Santo Antão
Dia 3 – Trilha de Cruzinha da Garça a Fontainhas/Ribeira Grande
Trilha Cruzinha a Fontainhas A bela vila de Fontainhas
Para quem visita a Ilha de Santo Antão, é obrigatório fazer pelo menos uma trilha de montanha. E foi isso que fizemos no nosso terceiro dia na ilha. Desta forma, leia o artigo sobre essa aventura abaixo:
Trilha em Santo Antão: Cruzinha da Garça a Fontainhas
Dia 4 – Lado oeste da Ilha e retorno a Midelo
Miradouro ou Mirante Campo Redondo A impressionante Ilha de Santo Antão
Mesmo no último dia, Santo Antão ainda conseguiu nos surpreender. Fomos conhecer o lado oeste da Ilha.
E conto tudo para vocês no artigo seguinte:
Dia 4: Lado oeste da Ilha de Santo Antão
Informações práticas sobre o turismo em Santo Antão
Como chegar
Chegada em Porto Novo Embarque no ferry boat em Porto Novo
Só tem uma forma de chegar a Ilha de Santo Antão. Ou seja, para chegar até lá, é preciso pegar um ferry boat vindo de Mindelo, na Ilha de São Vicente, até Porto Novo. Esta é a única cidade com porto na Ilha, antes conhecida como Carvoeiro.
Vale ressaltar que há barcos que saem duas vezes ao dia, de segunda a sábado, no início da manhã e no meio da tarde. No entanto, aos domingos só tem a saída matinal para chegar e a vespertina para sair. Logo, confirme essas informações antes de viajar.
Como se locomover
Santo Antão oferece três opções para essa tarefa. A primeira e mais popular – além de mais barata! – são as hiaces (vans, aluguer ou coletivos). Outra forma de se locomover pela ilha são os táxis.
Por fim, a terceira e mais conveniente, pois você pode programar os seus roteiros, é contratar um carro com motorista para passar o dia com você te apresentando a Ilha. Lembre-se que a Ilha é grande, cheia de montanhas, despenhadeiros e muitas curvas nas estradas.
Onde se hospedar em Santo Antão
Ponta do Sol
A cidade de Ponta do Sol em Santo Antão
Ponta do Sol é a sede do concelho de Ribeira Grande e, apesar de pequena, tem o seu charme.
O destaque fica por conta das construções coloniais da Câmara Municipal e da Igreja Paroquial de Nossa Senhora do Livramento. Enquanto Boca da Pistola (seu porto de pesca) é movimentado, o único aeródromo da ilha que aí se encontra está desativado.
O conselho fica na beira mar. Mas a praia, como na maioria dos lugares em Santo Antão, não é boa para banho.
Ficamos hospedados no Hotel Tiduca, em Ponta do Sol – a cidade mais ao norte de Cabo Verde. Achei a opção muito boa e indico. Clique aqui no Booking para encontrar a melhor acomodação para suas viagens!
Igrejinha de Ponta do Sol Hotel Tiduca – Ponta do Sol
Paúl
Outra opção de hospedagem é no Paúl, uma pequena vila que ficar entre Porto Novo, no sul, e o lado norte da Ilha. Encontra-se próximo ao mar e conta com uma pequena estrutura.
De Paúl, há transporte para Ribeira Grande, a capital da Ilha. Confira no Booking opções de hospedagem em Paúl.
Uma indicação de hospedagem em Paúl e o Aldeamento Turístico Maracujá. O nosso guia nos levou lá para conhecer. O local é simples, mas bem aconchegante. Atualmente o local se chama Aldea Panorâmica.
Hospedagem no Vale do Paúl
Outras considerações:
- Ribeira Grande – é a capital da Ilha e a cidade mais estruturada de todas. Embora não tenha mar, é fácil chegar a outros pontos da ilha a partir daqui. Porém, não achei a melhor opção de hospedagem. Mas por lá existem algumas opções também, pesquise.
- Porto Novo – É onde fica o porto em que chegamos à Ilha, mas fica longe de todas as demais atrações. Por conta da distância, não é uma boa opção.
A verdade é que, embora Porto Novo, principal chegada de Santo Antão se encontre ao sul, o norte tem mais habitantes e atrai visitantes com as suas belezas naturais ricas em vegetação. Infelizmente, a ligação entre as diferentes regiões da ilha ainda não funciona 100%, ainda que já existam alguns túneis para facilitar o acesso.
Onde comer em Santo Antão
As opções de comida são bem limitadas em Santo Antão. Durante os passeios, o Guia Lenin nos levou em restaurantes bem simples, de comida caseira, que estavam no nosso percurso. Gostei bastante de todos. A comida geralmente é feita com alimentos produzidos na própria ilha.
Já para o jantar, não achamos opções em Ponta do Sol. Assim, acabamos jantando sempre no Restaurante do Hotel Tiduca. Vale ressaltar que foi um excelente custo beneficio.
O que é imperdível em Santo Antão
- Passear pelas montanhas e vales da Ilha;
- Fazer pelo menos 1 trilha. Eu sugiro a trilha de Cruzinha da Garça a Ribeira Grande (Ponta do Sol), ou o contrário;
- Conhecer uma fábrica da bebida produzida na Ilha e aproveitar para provar a Cachaça e os licores;
- Comer uma refeição caseira;
- Curtir a linda vista da estrada costeira que leva de Porto Novo a Ponta do Sol.
Minhas aventuras em Cabo Verde estão chegando ao fim, mas ainda tenho o que contar! Assim que retornei a Mindelo de barco, peguei um avião para retornar à Ilha do Sal. Foi por este destino que entrei no país e foi ele o último que conheci.
Enfim, amei conhecer a Ilha de Santo Antão e fiquei com gosto de quero mais. Principalmente, esse é um destino que quero muito voltar para explorar mais.
Sobretudo, organize a sua viagem conosco
A agência de viagem Viaje com Norma organiza a sua viagem para você. Aproveite e faça o seu roteiro com quem tem experiência no assunto.
Clique abaixo e mande a sua mensagem:
E se você prefere se auto atender, clique no link e procure um dos nossos parceiros.
Principalmente, leia abaixo sobre a importância de adquirir um seguro viagem:
Seguro Viagem: Porque contratar? Aproveite e contrate o seu.
Viajar conectado é fundamental, entenda a importância:
Chip de celular para uso em viagem internacional, adquira aqui o seu.
Nossa, que linda essa ilha de santo antão !! Adorei o seu roteiro de 4 dias, tenho muita vontade de conhecer de pertinho, mas fiquei com medo por ser vulcânica kkkkk vai que entra em atividade
kkk, tem medo não menina, o lugar é lindo e vale muito a pena conhecer.
A Ilha de Santo Antão é um destino totalmente inusitado e eu adoro isso, sair do comum. muito legal o seu roteiro bem completo. Parabéns e obrigada pela dica!
A Ilha de Santo Antão é um destino incrível mesmo.
Não Conhecia a Ilha de Santo Antão, claro que já tinha ouvido falar em Cabo Verde, mas não conhecia Santo Antão. A ilha é vulcânica, e o mar ta esquentando? que medo, rsrs
A ilha é linda e os passeios também. Adorei conhecer seu roteiro de 4 dias. A cidade Ponta do Sol parece lindíssima!
Tudo tão diferente nesse mundão né. A Ilha é mesmo surpreendente. Espero que possa conhecer um dia.
Uau, a ilha de Santo Antão é linda!!! Estávamos com uma viagem para Cabo Verde engatilhado um tempo atrás, adiamos e agora vejo que quando finalmente formos terei mais um lugar para conhecer por lá.
Sim, quando for possível, vai a Santo Antão que vai amar.