Serra do Espírito Santo Jalapão: Nascer do sol

Serra do Espirito Santo Jalapão - Trilha e Nascer do Sol

A Serra do Espírito Santo, no Jalapão, é mais um lindo espetáculo daquela região. Com um visual totalmente diferente, de lá é possível ver um platô de arenito que finaliza nas Dunas do Jalapão.

Logo, meu primeiro contato com a Serra do Espírito Santo foi quando fomos visitar as Dunas do Jalapão. Afinal de contas, a Serra do Espírito Santo e o Morro do Soca Trapo (que encontra-se em uma das extremidades da serra) se destacavam na paisagem ainda na estrada.

Além disso, os estudiosos dizem que a origem das Dunas no Jalapão está na erosão da Serra do Espírito Santo. Ademais, a ação do vento contribui para a formação das dunas, já que leva todo o material da erosão e o deposita em um mesmo lugar.

Mas, até então, eu não tinha pensado em escalar a Serra do Espírito Santo. E muito menos para assistir ao nascer do sol!

A saber, esse já era o nosso quarto dia do Roteiro Jalapão. E aproveite para conhecer nosso roteiro completo dia a dia:

Jalapão: Roteiro incrível de 6 dias

 

Por que assistir ao nascer do sol a partir da Serra do Espírito Santo?

 

Por que assistir ao nascer do sol na Serra do Espirito Santo?

Por que assistir ao nascer do sol na Serra do Espírito Santo?

 

Talvez essa imagem já responda essa pergunta…

Então, esse era mais um passeio opcional na Expedição Jalapão, feito com a Jalapão Selvagem. Mas confesso que sou preguiçosa para levantar, por isso, não reservei e não estava na minha cabeça fazer esse passeio.

No entanto, na véspera, o nosso guia informou que poderíamos fazer se quiséssemos, pois o tempo estava bom e nos falou da beleza da experiência e, acima de tudo, que não iríamos nos arrepender. Além do mais, ele nos lembrou que iria demorar para termos outra oportunidade dessa ou talvez nunca acontecesse.

De certa forma, eu encarei como um desafio. Como assim perder a oportunidade? Isso não faz parte do meu vocabulário e nem da minha vida! Consequentemente, confirmei o passeio.

O que é acordar cedo para você? Ou melhor: o que o faria acordar bem cedo, digamos, às 3 horas da manhã para iniciar uma pequena aventura às 3h30? “Isso é só para os fortes!”, você pode dizer. Ou para aqueles que foram desafiados e querem se deslumbrar com um espetáculo da natureza!

Dessa forma, afirmo que me encontro no segundo grupo. Assim sendo, no quarto dia, levantei da cama bem cedo para fazer a trilha da Serra do Espírito Santo e assistir ao nascer do sol de lá.

 

Como chegar à Serra do Espírito Santo no Jalapão

A partir de Palmas, são 295 km e a viagem dura em torno de 05 horas e meia. Já de São Felix do Tocantins, são 86 Km e em torno de 2 horas de estrada.

Por fim, a partir de Mateiros até o estacionamento que dá acesso à entrada da trilha, são 30 km e em torno de 50 minutos, porém, numa estrada de terra com muitos solavancos. E foi exatamente de Mateiros que começamos nossa aventura na madrugada.

Diante disso, estava tudo escuro ainda quando chegamos ao ponto onde o carro ficou estacionado e subimos a serra literalmente sem enxergar nada. As únicas luzes eram provenientes dos nossos celulares que estavam ligados. Além disso, só havia um carro parado quando chegamos ao estacionamento.

Éramos 04 pessoas e, logo que começamos a subir, percebemos um outro carro chegando. Ou seja, teríamos mais companhia.

 

Trilha na Serra do Espírito Santo no Jalapão

 

Trilha da Serra do Espirito Santo Jalapão

Trilha da Serra do Espírito Santo, Jalapão

 

Logo, saímos do Hotel em Mateiros às 03:30 da manhã e começamos a subir a serra em torno de 04:30 da manhã.

Assim, o percurso da trilha até o topo durou entre 40 a 50 minutos. E, no total, são em torno de 700 metros subindo até uma altura equivalente a um prédio de 83 andares. Vale ressaltar que desconhecíamos essas informações… kkkk

Portanto, fizemos a subida totalmente no escuro, o que foi um benefício, pois a subida é muito íngreme e, talvez, se estivéssemos vendo o percurso, seria mais difícil ainda.

Todavia, tivemos o direito de dar algumas paradas no percurso para recuperar o fôlego. Surpreendentemente, havia alguns bancos distribuídos estrategicamente na trilha para as paradas de recuperação, além de estacas e cordas em algumas etapas da trilha para suporte.

Finalmente, chegamos ao topo às 05:20 e ainda estava escuro, mas já dava para perceber que teríamos companhia no nascer do sol. Assim como nós, já havia algumas pessoas no primeiro mirante da serra aguardando o nascer do sol.

Desta forma, o nosso guia Mante escolheu um ponto do primeiro mirante da Serra, colocamos uma toalha e sentamos para esperar o espetáculo.

 

Nascer do sol na Serra do Espirito Santo Jalapão TO

Nascer do sol na Serra do Espirito Santo Jalapão TO

 

O espetáculo: Nascer do sol na Serra do Espírito Santo

 

 

Literalmente, deslumbrante! – essa é a melhor descrição para o que vimos a seguir. Aos poucos, uma bola de fogo foi aparecendo no horizonte e, sem piscar para não perder um minuto do espetáculo, vivemos uma das experiências mais incríveis da vida.

O sentimento? Só muita gratidão. Ao universo e à natureza por nos presentear com uma imagem tão bela e oportunizar que pudéssemos estar ali vivendo aquele momento.

Realmente, muito emocionante. Confesso que até chorei de felicidade naquele momento.

 

 

Em seguida, acompanhamos emocionados o sol subir, mudar de cor algumas vezes e o dia clarear. Somente nesse momento percebermos claramente todo o espetáculo da vista do cerrado com seus riachos, lagoas, estradas e o mais marcante: a Serra do Cinzeiro.

Logo depois, nos preparamos para descer, pois teríamos um dia ainda cheio de mais emoções e experiências a serem vividas. E foi na descida que percebemos o quanto o percurso era íngreme, apesar da vista maravilhosa que ele oferecia, com direto ao reflexo do sol sobre a Serra.

A fim de apreciar a vista maravilhosa do local, fizemos a descida parando e tirando fotos.

 

 

Entretanto, é necessário cuidado na descida, já que o percurso tem muitas pedras escorregadias e outras soltas, necessitando atenção e calma.

 

O segundo mirante da Serra do Espirito Santo

Nós fizemos a opção de descer logo após o nascer do sol. No entanto, há um segundo mirante na Serra do Espírito Santo, sendo a principal atração a vista das Dunas do Jalapão.

 

A maravilhosa vista do alto da Serra do Espirito Santo Jalapão

A maravilhosa vista do alto da Serra do Espírito Santo Jalapão

Todavia, para chegar ao segundo mirante, é necessário continuar a trilha por mais 3 km, totalizando 6 km (ida e volta) a partir do primeiro mirante. E eu confesso que não fiz o percurso até o segundo mirante, mas fiquei com muita vontade…

 

O que levar para a trilha que dá acesso à Serra do Espírito Santo

– Sua máquina fotográfica e celular, é claro;

– Uma lanterna ou pode utilizar a lanterna do celular;

– Roupas confortáveis para trilha;

– Sapato fechado confortável para caminhada;

– Água para hidratar;

– Um casaco leve para o início da trilha, caso vá assistir ao nascer do sol

Compre tudo que precisa para sua trilha na AMAZON.COM no link abaixo:

 

Quanto custa fazer a trilha do Espírito Santo?

Vale ressaltar que, mesmo nas expedições, esse passeio é opcional e é cobrado um valor à parte. No entanto, nesse valor  já estão incluídos o transporte em veículo 4×4 e o guia. Assim, normalmente custa em torno de R$ 100,00 a R$ 130,00, por pessoa.

Além disso, esse passeio é feito normalmente no nascer do sol, embora algumas empresas também oferecem o passeio para assistir ao pôr do sol.

 

Minha experiência na Serra do Espirito Santo: Pena que terminou…

 

O amanhecer na Serra do Espirito Santo Jalapão TO

O amanhecer na Serra do Espírito Santo, Jalapão-TO

 

Enfim, de verdade, valeu demais a pena acordar cedo e viver essa experiência inesquecível e indescritível!

Se eu tive vontade de ficar lá em cima da Serra do Espirito Santo apreciando a paisagem? Sem dúvida, eu tive muita! Entretanto, precisávamos retornar para a pousada para, após o café da manhã, seguir viagem e continuar nosso roteiro no Jalapão.

 

Para saber mais sobre o nosso Roteiro de 6 dias pelo Jalapão, leia também os demais posts:

Cachoeira da Roncadeira e Escorrega Macaco

Cânion Sussuapara 

Pedra Furada

Cachoeira da Velha

Cachoeira da Formiga

Veja posts com dicas para planejar sua viagem!

Em seguida, baixe meus e-Books gratuitos:

E book - 10 dicas para arrumar sua mala de viagem
E book check list de viagem

Faça suas reservas com meus parceiros:

  • E, para viajar com tranquilidade, faça seu SEGURO VIAGEM com a SEGUROS PROMO.

Encontre sua hospedagem

Reserve aqui o seu carro

Compre ingressos sem fila

19 de agosto de 2020

Sobre Mim

Sou uma viajante apaixonada pelo mundo. Trabalhei 30 anos no ramo financeiro e hoje me realizo como microempresária e criadora de conteúdo de viagem. Como viajante, conheço 42 países e 20 estados brasileiros. Meu propósito nas redes sociais, é compartilhar minha experiência e aprendizado de viagem e de vida, com meus clientes e seguidores, com o objetivo de ajudar a todos a realizarem os seus sonhos de viagem.

De Onde Sou

Gostou da viagem? Deixe um comentário sobre a experiência!

 

14 Comentários

  1. Deyse

    Norma do céu!!!! Que experiência maravilhosa pela Serra do Espírito Santo no Jalapão com essa Trilha e nascer do sol! Estou muito necessitada de uma experiência assim nesse momento, pra recomeçar com a natureza e comigo mesma. Te agradeço pela dica, porque não sabia dessa Serra no Jalapão como atrativo. Beijos

    Responder
    • Norma

      Deyse, eu só descobri quando cheguei lá. Fiz o passei da Serra do Espirito Santo e amei. Obrigada a você.

      Responder
      • Ângela Martins

        Que experiência incrível ver esse espetáculo do nascer do sol no alto da Serra do Espírito Santo! Já quero fazer essa trilha quando visitar o Jalapão!

        Responder
        • Norma

          Que bom que gosto Ângela, vai sim, vale a pena.

          Responder
  2. Marcela

    Estou planejando conhecer o Jalapão ainda esse ano e estou absolutamente encantada com suas fotos da Serra do Espírito Santo! Que paisagem maravilhosa!! Obrigada por compartilhar

    Responder
    • Norma

      Obrigada a você Marcela, a Serra do Espirito Santo é incrível mesmo.

      Responder
  3. hebe

    Que bacana Norma essa sua experiência pela Serra do Espírito Santo no Jalapão. Na verdade acabei de conhecer pelo seu post, Adorei! Obrigada por compartilhar.

    Responder
    • Norma

      Não conhecia também até ir ao Jalapão. E achei a atração incrível. Obrigada a você Hebe.

      Responder
  4. GISELE PROSDOCIMI

    Que espetácular a vista da Serra do Espírito Santo, no Jalapão, acho que deve ser o pôr do sol mais lindo que já vi, imagina ao vivo. Bom saber que o Brasil nos oferece destinos tão especiais como estes, foi pra lista agora.

    Responder
    • Norma

      É muito especial mesmo esse destino e pouco conhecido. É inesquecivel.

      Responder
  5. Diego

    Nossa que incrível essa experiência na serra do Espírito Santo. Com certeza um passeio que faria com meus amigos

    Responder
    • Norma

      Tenho certeza que iria gostar Diego. Um espetáculo maravilhoso.

      Responder
  6. Cecília

    Nossa Senhora dos Madrugadores!!! Este passeio foi incrível! Nem sabia que havia um nascer do sol tão especial como este na Serra do Espírito Santo no Jalapão. Amei a dica e espero poder conhecer um dia. bjs

    Responder
    • Norma

      kkk, também não sabia do passeio e amei conhecer. Obrigada Cecilia.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe esse artigo!

Mostre a seus amigos o seu possível próximo destino.

Compartilhe esse post!

Mostre a seus amigos seu possível novo destino.