Cachoeira do Formiga: A mais bela do Jalapão

A Cachoeira do Formiga, a mais bela cachoeira do Jalapãoo porque fica no Rio Formiga.

A Cachoeira do Formiga, a mais bela cachoeira do Jalapão, com suas águas azuis transparentes, leva esse nome porque fica no Rio Formiga. Entretanto, é mais conhecida como Cachoeira da Formiga.

Eu nunca tinha ouvido falar dessa Cachoeira, até programar a viagem para o Jalapão. E só fiquei sabendo porque meu irmão falou: ¨Você tem que conhecer a Cachoeira da Formiga¨.

No entanto, hoje sei que é um dos lugares mais famosos do Jalapão. E merece a fama, porque é um lugar deslumbrante e impressionante.

A transparência da Cachoeira do Formiga - A mais bela do Jalapão - Tocantins

A transparência da Cachoeira do Formiga

Conhecemos a Cachoeira do Formiga no nosso terceiro dia do Roteiro Jalapão Foi a última atração do dia, mas, sem dúvida, não a menos importante.

Para saber mais sobre o nosso segundo dia da Expedição Jalapão, então leia também os artigos abaixo:

Cachoeira da Velha no Jalapão

Dunas do Jalapão é imperdível

E leia o nosso roteiro completo, dia a dia:

Jalapão, roteiro incrível de 6 dias

A Cachoeira do Formiga – Paraíso fascinante de águas azuis esmeralda

A Cachoeira do Formiga – Paraíso fascinante de águas azuis esmeralda

Paraíso fascinante de águas azuis esmeralda

Ora, o lugar por si só já é incrível e, como eu não tinha nenhuma expectativa, aí ficou mais incrível ainda.

Logo na chegada, tomei um susto, pois eu nunca tinha visto um tom de água tão bonito em uma cachoeira. E, ademais, totalmente transparente.

A Cachoeira do Formiga – Paraíso fascinante de águas azuis esmeralda

Uma beleza indescritível – Cachoeira do Formiga

A Cachoeira do Formiga atende a todos os gostos. Para os aventureiros, dá para ir nadando até a Cachoeira e tomar um delicioso banho. Depois, é só deixar a correnteza te levar e curtir o Rio Formiga.

Para quem curte mergulhar, o lugar é fundo e transparente. Já para aqueles que querem apenas curtir o ambiente e tirar fotos diferenciadas, esse também é o lugar perfeito e altamente fotografado.

Além disso, para quem tem medo ou não sabe nadar, logo abaixo tem piscinas naturais tranquilas, transparentes e deliciosas. Enfim, o lugar perfeito para todos os públicos.

Como chegar à Cachoeira do Formiga

A Cachoeira do Formiga fica localizada no Parque Estadual do Jalapão-TO, a 29 Km da Cidade de Mateiros. O acesso é feito pela TO 110 e dura em torno de 40 minutos.

Para quem vem de São Felix do Tocantins, são 55 km pela TO 110 e o trajeto dura em torno de 1h10. Por outro lado, para quem vem de Palmas-TO, a distância é de 308 Km pela TO 110, sendo a viagem de cerca de 6h.

Lembre-se que os percursos no Jalapão são feitos em estrada de terra. Desta forma, eles se tornam mais longos e cansativo. Ademais, o ideal é utilizar carro com tração.

Onde fica a Cachoeira do Formiga, estrutura do local e preço da entrada

Estrutura do local na Cachoeira do Formiga - Jalapãp

Chegada na Cachoeira do Formiga

A Cachoeira do Formiga está localizada em propriedade particular. Assim, logo na entrada tem um estacionamento e, em seguida, um bar. Portanto, é no bar em que se faz o pagamento da entrada, já que o acesso é pago. E onde se pode beber algo ou fazer um lanche.

O valor da entrada custa R$ 25,00. Mo entanto, para as pessoas que viajam em alguma expedição, normalmente esse valor já está incluído. Inclusive, foi o nosso caso. Para quem está viajando de barraca, no local também tem uma área de camping, com um custo adicional de R$ 50,00.

Estrutura e preço Cachoeira do Formiga - Jalapão -To

Preços na Cachoeira do Formiga

O acesso até a Cachoeira da Formiga é bem fácil através de uma trilha de, no máximo, 100 metros. Além do mais, a trilha passa pela vegetação característica do local, o que deixa o caminho ainda mais bonito. Aliás, a mesma vegetação, cheia de buritis, palmeiras e samambaias, está em volta do Rio Formiga e da Cachoeira.

Onde se hospedar para conhecer a Cachoeira do Formiga

O lugar mais próximo para hospedagem é a cidade de Mateiros, pois está a 29 km do local. Em seguida, a cidade de São Felix do Tocantins é a mais próxima – dista 55 km.

Ficamos hospedados em Mateiros, na Pousada Cristal – um hotel simples, mas confortável. Todas as nossas hospedagens já estavam incluídas na Expedição Jalapão que fizemos com a Empresa Jalapão Selvagem.

Mas, se você está viajando independente, não esqueça: clique aqui e faça a sua hospedagem na Booking.com. Já se for alugar carro, utilize os serviços da RentCars.

Melhor época para visitar o Jalapão

Em primeiro lugar, tente evitar a alta estação e os feriados prolongados, porque, nesses períodos, todas as atrações ficam lotadas e há fila para acesso. Entretanto, é possível visitar o Jalapão o ano inteiro.

Assim, o ideal são os meses de maio a setembro, já que outubro é muito quente e o período chuvoso se estende de novembro a abril. A alta estação no Jalapão concentra-se nos meses de julho e agosto, então, se puder, evite esses meses.

Todavia, eu fui em novembro e foi excelente. De fato, choveu em alguns momentos, mas nada que atrapalhasse a viagem. Enfim,  a parte boa é que todas as atrações estavam vazias, então, aproveitamos tudo com muita tranquilidade e praticamente com exclusividade. 

O que levar para a Cachoeira do Formiga

Lembre-se da roupa de banho e, se quiser, leve snorkel para mergulho. Uma câmera subaquática, tipo GOPRO ou outra, é uma excelente opção para fazer boas fotos embaixo d’água.

Eu não tenho GOPRO, por isso, aluguei uma antes de viajar e foi uma decisão bem acertada.

Assim, aproveita e compra tudo que precisar para sua viagem de ECO TURISMO na AMAZOM.COM.

Enfim, finalizamos o nosso dia

Atração do nosso terceiro dia no Jalapão - Cachoeira do Formiga

Sobretudo as Piscinas naturais da Cachoeira do Formiga, são de uma transparência impressionante

A última atração do nosso terceiro dia de Expedição Jalapão foi concluída com sucesso absoluto. Por fim, retornamos a Mateiros para dormir, já que, no dia seguinte, continuaríamos a explorar as belezas do Jalapão.

Se você perdeu algum post sobre nossa Expedição, confira nos links abaixo:

Cachoeira da Roncadeira e Escorrega Macaco

Cânion Sussuapara – Surpresa no Jalapão

Pedra Furada – Atração imperdível no Jalapão

Cachoeira da Velha no Jalapão

Dunas do Jalapão é imperdível

Veja posts com dicas para planejar sua viagem!

Em seguida, baixe meus e-Books gratuitos:

E book - 10 dicas para arrumar sua mala de viagem
E book check list de viagem

Faça suas reservas com meus parceiros:

  • E, para viajar com tranquilidade, faça seu SEGURO VIAGEM com a SEGUROS PROMO.

Encontre sua hospedagem

Reserve aqui o seu carro

Compre ingressos sem fila

8 de agosto de 2020

Sobre Mim

Sou uma viajante apaixonada pelo mundo. Trabalhei 30 anos no ramo financeiro e hoje me realizo como microempresária e criadora de conteúdo de viagem. Como viajante, conheço 42 países e 20 estados brasileiros. Meu propósito nas redes sociais, é compartilhar minha experiência e aprendizado de viagem e de vida, com meus clientes e seguidores, com o objetivo de ajudar a todos a realizarem os seus sonhos de viagem.

De Onde Sou

Gostou da viagem? Deixe um comentário sobre a experiência!

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe esse artigo!

Mostre a seus amigos o seu possível próximo destino.

Compartilhe esse post!

Mostre a seus amigos seu possível novo destino.