Cachoeira da Velha no Jalapão: Um grande espetáculo

Cachoeira da Velha no Jalapão – TO - Um grande espetáculo

A Cachoeira da Velha foi a nossa primeira atração do segundo dia do roteiro da Expedição Jalapão. Sem dúvida, foi uma grande surpresa e espetáculo.

E que espetáculo! Primeiramente, eu nunca tinha ouvido falar da Cachoeira da Velha e fiquei bastante impressionada com sua imponência. Afinal, são 100 metros de largura com 20 de altura, com águas correntes fortes e muito revoltas.

Desta forma, por segurança, não é permitido banho no local.

Antes de seguir adiante, entenda como tudo começou, e conheça tudo sobre o nosso roteiro da Expedição Jalapão:

Jalapão, roteiro incrível de 6 dias

Cachoeira da Roncadeira e Escorrega Macaco – Belezas do roteiro do Jalapão

Cânion Sussuapara – Surpresa no Jalapão

Pedra Furada no Jalapão – TO – Atração Imperdível

A imponente Cachoeira da Velha no Jalapão

A imponente Cachoeira da Velha no Jalapão - Tocantins

Surpreendentemente, a imponente Cachoeira da Velha no Jalapão – Tocantins

A Cachoeira da Velha é a maior queda d’água do Jalapão e está localizada no Rio Novo.

Sobretudo, recebe o apelido de mini Foz do Iguaçu por conta do volume de água e da sua grandiosidade.

Por tudo isso, não existe acesso direto a cachoeira. Mas, a trilha até os mirantes é fácil  e passa por passarelas de madeira.

E é isso mesmo, você não entendeu mal. O acesso é somente aos mirantes. Infelizmente, porque tem momentos que dá muita vontade de curtir um banho naquelas águas – se fosse seguro, por certo.

Ademais, em alguns períodos do ano chove bastante no Jalapão e o volume de água fica acima que o normal. Em vista disso, fica muito mais mais bonito, porém mais perigoso.

Rafting na Cachoeira da Velha

Surpreendentemente, existe outra forma de aproveitar a grandiosidade e exuberância do lugar: fazendo rafting pelo Rio Novo.

Logo que fechei o meu pacote com a Jalapão Selvagem, me ofereceram o Rafting na Cachoeira da Velha como opcional e fui informada que eu deveria fazer a reserva da atração com antecedência, já que o atendimento da Rafting Expresso (a empresa que trabalha no local) é feito com agendamento, hora marcada e tem limite de pessoas por horário.

Entretanto, eu vacilei… e demorei de responder a demanda. Quando avisei que queria fazer o passeio, já era tarde e não havia mais vagas. Certamente, uma frustarão. Por isso, não faça como eu: providencie sua reserva com antecedência.

Inesperadamente, contei com a sorte e, como havia contado a história ao meu guia, ao chegarmos ao local, ele se informou e descobriu que houveram desistências e que tinha duas vagas no grupo que iria sair naquele horário. Logo, imagine a minha alegria, pois a minha vaga e a de meu companheiro estavam garantidas. Em seguida, vivemos o corre-corre até o carro para colocar uma roupa mais adequada, já que não havíamos nos programado, mas deu tudo muito certo.

Rafting na Cachoeira da Velha - Nosso guia

Dessa forma, conheça o Rafting na Cachoeira da Velha

A emoção do rafting na Cachoeira da Velha

Muita emoção e adrenalina no rafting na Cachoeira da Velha

Com toda certeza, muita emoção e adrenalina no rafting na Cachoeira da Velha

Em seguida, partimos para nos juntar ao grupo e fomos apresentados aos nossos guias. Imediatamente, fomos divididos em dois grupos, recebemos as orientações básicas e seguimos para os botes. Além disso, tivemos um treinamento prático de 10 minutos no bote, explicando como remar e aprendendo todos os comandos… e lá fomos nós.

O rafting foi realizado num outro lado da Cachoeira da Velha, não visível dos mirantes, um lugar lindíssimo. E é justamente aí a primeira grande emoção do rafting: conhecer uma parte da cachoeira que só é visível a quem se aventura no rafting.

Assim, entramos na água, cada grupo no seu bote, e seguimos em direção à cachoeira, remando contra as águas. Muita adrenalina misturada com tensão nesse momento, pois tínhamos que remar todos juntos, no ritmo definido pelo timoneiro, que ia gritando os comandos. Uma emoção indescritível.

A chegada na Cachoeira e a descida nas corredeiras

E, com muito esforço, chegamos até a Cachoeira da Velha, descemos do bote e fomos até debaixo da queda d água. Assim sendo, nesse momento, consegui realizar o desejo de tomar um banho de cachoeira e curtir aquele momento tão especial.

Em seguida, retornamos para o barco e, finalmente, descemos rio abaixo – literalmente! Foram quatro corredeiras, muita adrenalina e emoção sob o comando do nosso guia/timoneiro e em companhia de mais três outros botes que seguiam atrás do nosso bote.

E, por fim, o percurso finalizou na prainha do Rio Novo com um banho relaxante após tanta adrenalina!

A saber: Dicas para o rafting

Eu não posso deixar de mencionar algumas dicas para aqueles que desejam viver a emoção do rafting na Cachoeira da Velha, uma vez que é melhor ir preparado, né? Olha só:

  • Fiz vídeos durante o passeio na água com uma Gopro que aluguei em Salvador. Alugar é uma solução bem interessante, pois não tenho Gopro – usei e recomendo;
  • Feche a sua expedição com a Jalapão Selvagem, e reserve sua experiência no rafting;
  • Vista roupas leves e que secam rápido, como tactel ou neoprene;
  • É fundamental: Calce sapatilha para uso na água. Principalmente, compre tudo que você precisa para sua viagem na AMAZON.COM.

Como chegar a Cachoeira da Velha

A Cachoeira da Velha está localizada a 98 km da cidade de Ponte Alta do Tocantins e a 122 km de Mateiros. Ou seja, quase no meio do caminho das duas cidades que servem de apoio para as empresas que fazem turismo no Jalapão.

O acesso é por estrada de terra, um verdadeiro liquidificador! Por isso, todo o percurso é feito com carros com tração, com o objetivo de tornar a viagem menos cansativa.

A nossa visita, como já citei anteriormente, fez parte da Expedição Jalapão de 6 dias de roteiro com a Jalapão Selvagem.

Onde se hospedar para conhecer a Cachoeira da Velha

As cidades mais próximas da Cachoeira da Velha são Ponte Alta do Tocantins,  localizada a 98 km, e Mateiros que está a 122 km.

Nossa hospedagem em Mateiros faz parte da Expedição Jalapão.

Nesse dia dormimos na Pousada Cristal, um hotel simples, mas confortável.

Não esqueça, faça sua Hospedagem no Booking.com. O Booking.com. tem diversas opções de hospedagem e de preços.

Enfim, mais uma surpresa

Enfim, depois de tanta emoção, bateu a fome e tivemos outra surpresa: nosso guia @mantedojalapão estava nos aguardando na prainha do Rio Novo, local onde termina o rafting que começou na Cachoeira da Velha, com uma mesa de lanche maravilhosa com sanduíches, frutas, sucos diversos e várias outras delicias. Realmente, um serviço impecável da Jalapão Selvagem.

Lanche na Prainha do Rio Novo - Local de chegada do rafting da Cachoeira da Velha

Em seguida, lanche após o rafting da Cachoeira da Velha

Após o lanche, continuamos com o nosso roteiro e seguimos para nossa próxima atração do dia e uma das mais esperadas: As dunas do Jalapão.

Dunas do jalapão no Tocantins: É imperdível

Sobretudo, conheça também Palmas, a capital do Tocantins, nos artigos abaixo:

Palmas, o que conhecer na capital do Tocantins

Ilha do Canela, um paraíso ou oásis em Palmas

Veja posts com dicas para planejar sua viagem!

Em seguida, baixe meus e-Books gratuitos:

E book - 10 dicas para arrumar sua mala de viagem
E book check list de viagem

Faça suas reservas com meus parceiros:

  • E, para viajar com tranquilidade, faça seu SEGURO VIAGEM com a SEGUROS PROMO.

Encontre sua hospedagem

Reserve aqui o seu carro

Compre ingressos sem fila

23 de julho de 2020

Sobre Mim

Sou uma viajante apaixonada pelo mundo. Trabalhei 30 anos no ramo financeiro e hoje me realizo como microempresária e criadora de conteúdo de viagem. Como viajante, conheço 42 países e 20 estados brasileiros. Meu propósito nas redes sociais, é compartilhar minha experiência e aprendizado de viagem e de vida, com meus clientes e seguidores, com o objetivo de ajudar a todos a realizarem os seus sonhos de viagem.

De Onde Sou

Gostou da viagem? Deixe um comentário sobre a experiência!

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe esse artigo!

Mostre a seus amigos o seu possível próximo destino.

Compartilhe esse post!

Mostre a seus amigos seu possível novo destino.