Pedra Furada no Jalapão, Tocantins: Atração Imperdível

Pedra Furada no Jalapão, Tocantins é uma atração imperdível e uma das mais famosas daquela região.

Pedra Furada no Jalapão, no estado do Tocantins, é uma atração imperdível e uma das mais famosas da região. Inclusive, é considerada como um dos mais bonitos pores do sol do Jalapão.

Assim, a última atração do nosso primeiro dia do Roteiro no Jalapão, a Pedra Furada, revelou ser um lugar lindo demais e rendeu fotos incríveis. Distante 35 km da cidade de Ponte Alta do Tocantins e com acesso por estrada de terra, é o lugar escolhido por todos para assistir ao pôr do sol. Infelizmente, o tempo estava fechado no dia em que fomos – algo comum entre os meses de outubro a abril, época de chuvas.

Confesso que, apesar da ausência do sol, fiquei apaixonada pelo lugar e pelas paisagens de tirar o fôlego e logo me lembrei das gravação da novela global “O outro lado do paraíso”, que usou o local como um dos cenários.

Vista da Pedra Furada do Jalapão no Tocantins

Vista da Pedra Furada do Jalapão no Tocantins

Ademais, a Pedra Furada no Jalapão, foi a nossa terceira atração do roteiro incrível de 6 dias pelo Jalapão.

Jalapão, roteiro incrível de 6 dias

Leia também sobre outras atrações no Jalapão:

Cachoeira da Roncadeira e Escorrega Macaco

Cânion de Sussuasara

Cachoeira da Velha no Jalapão

Mas afinal, o que é a Pedra Furada no Jalapão?

Mas afinal,o que é a Pedra Furada no Jalapão? São buracos esculpidos pela natureza, formando portais impressionantes

Portal na Pedra Furada Jalapão

A Pedra furada no Jalapão leva esse nome por causa dos buracos esculpidos pela natureza, por conta da ação do vento e das chuvas, numa incrível e gigante rocha de arenito perdida no meio do cerrado, formando arcos e portais impressionantes.

Mas afinal,o que é a Pedra Furada no Jalapão? São buracos esculpidos pela natureza, formando portais impressionantes

Pedra Furada Jalapão – buracos esculpidos pela natureza

O lugar é incrível e difícil de descrever, mas as fotos são espetaculares.

Logo que chegamos à Pedra Furada no Jalapão, ainda no ponto de estacionamento, nos deparamos com aquela grande rocha de cores variadas, com predominância do branco da areia, o vermelho da argila e o verde da vegetação do local.

A Pedra Furada do Jalapão vista do ponto onde os carros ficam estacionados

Pedra Furada do Jalapão vista do estacionamento

Além disso, a fauna é riquíssima na região! Foi incrível assistir à revoada de maritacas chegando e saindo do local. Logo, o nosso guia Mante nos explicou que os ninhos ficam nos buracos da rocha, um verdadeiro espetáculo. Aliás, elas não só ficam voando o tempo todo por lá, como também fazem muito som e transformam aquele momento em um espetáculo da natureza à parte.

Embora coloque algumas fotos aqui, creio que as imagens jamais irão transmitir a beleza e energia daquele local.

Após fazermos fotos na área de portais na parte de baixo da montanha, fizemos uma volta para o lado esquerdo para subimos uma espécie de rampa natural que dá acesso à parte mais conhecida da Pedra Furada.

A Pedra Furada no Jalapão, a vista imperdível e o pôr do sol

Vista imperdível da Pedra Furada do Jalapão

A Vista imperdível

E é dali de cima que se tem as vistas mais conhecidas, aquelas que estão em todas as fotos.

Ademais, de lá se tem uma vista lindíssima 360 graus da região, vegetação e outras rochas semelhantes, mas não exploradas pelo turismo, tais como Morro da Cruz (também chamado de Morro do Chapéu) e Morro Solto (também chamado de Morro do Perdido).

Especialmente, é onde se tem o buraco na rocha mais famoso e que provavelmente já vimos em alguma foto, embora não saibamos ser a impressionante Pedra Furada no Jalapão.

O mais famoso buraco da Pedra Furada Jalapão no Tocantins

O mais famoso buraco da Pedra Furada Jalapão no Tocantins

Enfim, é onde se assiste a um dos mais famosos pores do sol do Jalapão. O outro, igualmente famoso, é o das Dunas do Jalapão, que tivemos a oportunidade de conhecer no dia seguinte. No entanto, vou deixar por conta de cada um eleger o primeiro e o segundo lugar.

E, como já disse no primeiro parágrafo deste post, o sol não apareceu. Assim, consequentemente, ele não se pôs, mas, mesmo assim, foi uma experiência inesquecível e encantadora, digna de muitos registros.

Melhor lugar para assistir ao por do sol na Pedra Furada Jalapão Tocantins

Melhor lugar para assistir ao por do sol

Como chegar à Pedra Furada no Jalapão?

A Pedra Furada no Jalapão está localizada a 35 Km da cidade de Ponte Alta do Tocantins, com acesso através da TO130. A estrada é de terra, como a maioria das estradas naquela região. Fizemos o trajeto de carro 4×4 com a Jalapão Selvagem. O visual da estrada é bonito, com muita vegetação e uma parte com muitos eucaliptos.

A pedra é visível ainda da estrada e logo impressiona. Assim, após estacionar o carro, a trilha até o local é bem leve e sem dificuldade.

Pedra Furada, Jalapão, Tocantins está localizada a 35 Km de Ponte Alta do Tocantins

Vista a partir do estacionamento

Para subir até o local onde se assiste ao por do sol, o acesso é por uma rampa natural, também sem grande dificuldade. Vale ressaltar que, por certo, estar calçado com um sapato fechado torna a subida mais confortável.

O acesso ao local é gratuito e não tem nenhuma estrutura de turismo ou de controle no local, embora esteja localizada em uma propriedade particular.

Enfim, a minha experiência no Jalapão

Enfim, após a visita à Pedra Furada, concluímos nosso primeiro dia de Roteiro na Expedição Jalapão com a empresa Jalapão Selvagem e o nosso guia @mantedojalapao. Sem dúvida, foi um dia lindo e de muitas surpresas.

Em seguida, retornamos para a cidade de Ponte Alta do Tocantins, onde pernoitamos na Pousada Coelho, de estrutura simples, mas muito bem cuidada e com uma deliciosa piscina.

À noite, saímos para jantar no Bar do Beleco, onde comemos deliciosos espetinhos. No entanto, não demoramos e retornamos à pousada para dormir, porque o dia seguinte começaria muito cedo para continuarmos o roteiro – visitamos a Cachoeira da Velha, onde fizemos rafting, a Prainha do Rio Novo e as Dunas do Jalapão.

Sobretudo, leia também o artigo sobre a cidade de Palmas, capital do Tocantins.

Palmas, o que conhecer na capital do Tocantins

Veja posts com dicas para planejar sua viagem!

Em seguida, baixe meus e-Books gratuitos:

E book - 10 dicas para arrumar sua mala de viagem
E book check list de viagem

Faça suas reservas com meus parceiros:

  • E, para viajar com tranquilidade, faça seu SEGURO VIAGEM com a SEGUROS PROMO.

Encontre sua hospedagem

Reserve aqui o seu carro

Compre ingressos sem fila

19 de julho de 2020

Sobre Mim

Sou uma viajante apaixonada pelo mundo. Trabalhei 30 anos no ramo financeiro e hoje me realizo como microempresária e criadora de conteúdo de viagem. Como viajante, conheço 42 países e 20 estados brasileiros. Meu propósito nas redes sociais, é compartilhar minha experiência e aprendizado de viagem e de vida, com meus clientes e seguidores, com o objetivo de ajudar a todos a realizarem os seus sonhos de viagem.

De Onde Sou

Gostou da viagem? Deixe um comentário sobre a experiência!

 

22 Comentários

  1. Lúcio Costa Junior

    Morro de vontade de conhecer o Jalapão e, certamente, irei me maravilhar com a Pedra Furada. Que coisa mais linda, gente! Adorei as informações e dicas. É uma viagem muito cara, e quanto tempo é necessário reservar para conhecer a região?

    Responder
    • Norma

      O Jalapão é incrível. Não achei a viagem muito cara não. Optei por fazer a viagem numa Expedição Jalapão, com a empresa Jalapão Selvagem, fica tudo incluído no preço, transporte, alimentação e hospedagem. Fiz o roteiro completo de 6 dias (em breve estará tudo no site), achei a melhor opção porque dá para fazer todas as atrações e tudo valeu muito à pena. Faz uma cotação com a Jalapão Selvagem, na época, foi a melhor opção para mim, de roteiro, datas e preço.

      Responder
  2. Hebe

    Norma que lugar perfeito né? Morro de vontade de fazer essa trip. Esse por do sol é famoso mesmo. Minha cunhada foi e saiu de lá encantada. Adorei seu post sobre a Pedra Furada no Jalapão

    Responder
    • Norma

      Oi Hebe. Tudo muito incrível. Essa trip foi muito especial. E você precisa mesmo conhecer. Se precisar de qualquer informação, estou as ordens.

      Responder
  3. Diego Arena

    Que bacana essa dica. Sempre que leio sobre o Jalapão vejo apenas sobre os fervedouros, mas, com certeza a Pedra Furada também deve entrar no roteiro! Que visual lindo eim! Adorei

    Responder
    • Norma

      Pois é Diego, Jalapão tem muito mais que os fervedouros. Os fervedouros são muito especiais também, e vou contar nos próximos posts, acompanha. Mas o Jalapão é surpreendente.

      Responder
  4. Mairim Serafini

    Que lindo essa obra da natureza. Quero muito ir ao Jalapão e com certeza quando eu for vou seguir tuas dicas e conhecer a Pedra Furada. Obrigada por compartilhar.

    Responder
    • Norma

      Vai sim Mairim. O jalapão é incrível e a Pedra Furada, não pode faltar no seu roteiro.

      Responder
  5. Deyse Marinho

    Amei demais conhecer mais sobre a Pedra Furada no Jalapão lendo seu post! Eu quero muito ir ao Jalapão fazer diversos passeios e conhecer a Pedra Furada é um deles. De fato é uma Atração Imperdível. Bom saber que a trilha até á é levem sem dificuldades,s pois vou levar minha filha pequena! Obrigada pelas informações tão úteis!

    Responder
    • Norma

      Vai adorar conhecer Deyse. O Jalapão, de maneira geral, não tem nenhuma dificuldade para crianças. Pode leva-la, sem problemas.

      Responder
  6. Fabíola Moura

    Uau! Que paisagens incríveis do Jalapão, essa região tem formações muito bonitas mas ainda não tinha lido nada sobre a Pedra Furada. Realmente um lugar pra entrar no roteiro.

    Responder
    • Norma

      É um lugar muito especial. E muito visitado no horário do por do sol. Não tivemos sol no dia, mais ainda assim foi lindo demais. Com certeza tem que entrar no roteiro.

      Responder
  7. Noelia

    Sou louca para conhecer o Jalapão! Amei suas fotos e o lugar transmite uma paz incrível! Ótimas dicas já anotei!

    Responder
    • Norma

      O lugar é incrível mesmo. Muito obrigada pelo retorno. Se precisar de mais informações, estou à disposição.

      Responder
  8. Ângela Martins

    O Jalapão é um local que tenho muita vontade de conhecer! Um destino realmente lindo! Adorei saber sobre a Pedra Furada. Realmente um destino imperdível!

    Responder
    • Norma

      Tudo no Jalapão é muito especial. A Pedra Furada é uma das atrações imperdíveis. Em breve estarei com todas as informações no blog. Acompanha. E tem que conhecer o Jalapão mesmo. É realmente imperdível. Grata pelo retorno.

      Responder
  9. Cintia V

    Jalapão deve ser incrível demais! Que vista! E tenho muita vontade de conhecer os fervedouros..

    Responder
    • Norma

      O Jalapão tem lugares incríveis e surpreendente. Estou colocando tudo no ar. Acompanha. E realmente, os fervedouros são espetaculares. Tem que conhecer. Grata pelo retorno.

      Responder
  10. VICTORIA M FARINA

    Realmente a pedra furada no Jalapão é uma atração imperdível. Amei a paisagem e principalmente as dicas que me pareceu bem fácil chegar e apreciar essa maravilha.

    Responder
    • Norma

      A Pedra Furada no Jalapão é imperdível mesmo e vale muito a pena conhecer. Se tiver oportunidade vá visitar. Obrigada.

      Responder
  11. Letícia

    Amei conhecer mais sobre Pedra Furada no Jalapão. Eu ainda não conheço o Jalapão e ele está, com certeza na minha lista! Achei lindas as paisagens, adorei as fotos! Lugar maravilhoso! 🙂

    Responder
    • Norma

      Que bom que gostou. O Jalapão é incrível mesmo.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe esse artigo!

Mostre a seus amigos o seu possível próximo destino.

Compartilhe esse post!

Mostre a seus amigos seu possível novo destino.