As Cachoeira da Roncadeira ou Cachoeira do Roncador e Escorrega Macaco, a primeira parada do nosso dia 1 do roteiro Expedição Jalapão.
A famosa dupla Cachoeira da Roncadeira e Escorrega Macaco estão no Município de Taquaraçu, no Tocantins.
Desta forma, a distância de 38 km de Palmas pela TO 030. Além disso, são paradas obrigatórias nos roteiros que partem de Palmas em direção ao Jalapão.
Entretanto, muitos turistas visitam também num bate e volta a partir de Palmas.
Sobretudo, caso você opte pelo aluguel do carro, a melhor opção de aluguel de veículos é na Rentcars.
A primeira Cachoeira do circuito é a Escorrega Macaco, seguida pela Cachoeira da Roncadeira.
Enfim, conto tudo sobre nossa viagem ao Jalapão com a Empresa Jalapão Selvagem. Desta forma, confere todo o roteiro de Palmas e do Jalapão, garanto que você irá se apaixonar..!
Cachoeira da Roncadeira e Escorrega Macaco: como chegar

E como chegar as Cachoeira da Roncadeira e Escorrega Macaco?
E depois de percorrer 38 Km pela TO 030, chegamos ao acesso as cachoeiras. No local tem estacionamento e um espaço receptivo com restaurante.
Principalmente, o acesso as cachoeiras é controlado e pago, por pertencer a uma propriedade privada e ser uma Área de Proteção Ambiental (APA).

E tem receptivo na Cachoeira da Roncadeira e Escorrega Macaco
Além disso na estrutura tem sanitários, venda de camisetas, lembrancinhas e os tickets de ingresso.
O horário de acesso as cachoeiras é de 8h até as 17:30 da tarde.
A trilha de acesso é de 1,5 km, fácil e sinalizada. Apesar da primeira parte ter uma longa escadaria descendo, bem inclinada. Todavia, a visita é accessível a todos.
Surpreendentemente, nos deparamos com uma cobra pelo caminho… mas é o habitat natural dela, então foi só continuar e deixá-la seguir também, sem stress…
A trilha é na mata fechada, com muita sombra, assim, o percurso é tranquilo e muito bonito. Ainda mais, há lixeiras para que os visitantes possam descartar seus resíduos em local adequado. E lembre-se de praticar sempre um turismo responsável.
A primeira cachoeira do percurso é a Escorrega Macaco, logo em seguida vem a Cachoeira da Roncadeira.
Cachoeira Escorrega Macaco

Igualmente bonita a Cachoeira Escorrega Macaco é bem menor que a Cachoeira da Roncadeira
A Cachoeira Escorrega Macaco é uma cachoeira pequena, porém muito bonita, cercada de pedras bastante escorregadias. Por este motivo, e devido a acidentes no local, o acesso a cachoeira não estar permitido.
No entanto, tem uma espécie de mirante onde pudemos tirar fotos. Logo em seguida, continuamos o percurso em direção a Cachoeira da Roncadeira.
Sobretudo, a Cachoeira da Roncadeira
Ao chegar na principal atração desse roteiro, a Cachoeira da Roncadeira, é uma emoção diferente. A cachoeira tem queda d´água de 70 metros de altura, num local é como se fosse um buraco, cercado de natureza e um paredão. Além disso um poço muito bonito trás uma sensação de muita paz.
Não tem como não se encantar. E claro que eu não o banho é obrigatório para mim, aproveito todos os momentos e me renovo.
Para os mais aventureiros, é possível fazer rappel no local. No entanto, no dia da nossa visita não ocorreu a atividade… pena.
Para praticar o rapel é necessário subir uma trilha que dá acesso ao topo da Cachoeira da Roncadeira, e é lá onde começa a aventura. Lembrando que o rappel é pago a parte.
Enfim, a minha experiência
Enfim, o guia nos dá tempo para curtir o local, e é incrível. Em seguida, de volta ao carro para seguir viagem, com destino ao Jalapão.
Ademais, acompanhe o nosso roteiro de 6 dias pelo Jalapão. Lá conto tudo, com detalhes, de cada atração daquela região. Sobretudo, quem nos leva a Expedição Jalapão é a Empresa Jalapão Selvagem. Leia abaixo toda a nossa experiência:
Jalapão: roteiro incrível de 6 dias
Dicas úteis: Cachoeiras da Roncadeira e Escorrega Macaco
Não é permitido levar alimentação até a cachoeira (no receptivo tem lanche e restaurante, assim o lanche pode ser feito na área de receptivo).
Além disso, por questões ambientais, não é permitido o uso de protetor solar se for tomar banho de cachoeira.
Para maior conforto nas trilhas, o ideal é usar sapatos fechados ou sandálias presas ao pé.
Lembre-se de colocar roupa de banho para aproveitar bastante a cachoeira.
E acima de tudo, aproveite bastante o local, curta o ambiente e tome banho de cachoeira. Tenho certeza que não irá se arrepender.
Certamente, essas cachoeiras ficarão sempre nas boas lembranças.
0 comentários