As Dunas do Jalapão no Tocantins é uma atração imperdível para quem faz turismo no Jalapão. Com areia dourada, as dunas surgiram da erosão das rochas e serras da região durante longos anos. Elas também são conhecidas como Deserto do Jalapão, tanto pelo volume de areia, assim como, pela pequena densidade demográfica.
E tem mais: as Dunas do Jalapão são campeãs no critério de cenário de gravações de filmes, novelas e clipes quando pensamos no Parque Estadual do Jalapão. Além de estar, claro, entre os dois lugares favoritos para assistir ao pôr do sol – o outro é a Pedra Furada.
O nosso segundo dia do roteiro no Jalapão teve como primeira atração a Cachoeira da Velha. Em seguida, seguimos caminho para a nossa segunda e ultima atração desse dia: as Dunas do Jalapão.
E, para entender como tudo começou e conhecer todo nosso roteiro da Expedição Jalapão, leia também os posts abaixo:
Jalapão, roteiro incrível de 6 dias
Cachoeira da Roncadeira e Escorrega Macaco – Belezas do roteiro do Jalapão
Cânion Sussuapara – Surpresa no Jalapão
Pedra Furada no Jalapão – TO – Atração Imperdível
Cachoeira da Velha no Jalapão – Um grande espetáculo
A caminho das Dunas do Jalapão
O percurso da Cachoeira da Velha até as Dunas do Jalapão foi feito por 40 km em estrada de terra em carro 4×4.
No nosso percurso, e já próximo a estrada que dá acesso as Dunas, paramos para observar a beleza da Serra do Espírito Santo e Morro do Saca Trapo. As duas atrações ficam bem próximas das Dunas do Jalapão. Ademais, são um espetáculo de vista que registramos com uma belíssima sessão de fotos.
E então começou a chover… desse modo, paramos para tomar um café (eu) e uma cachaça (alguns – não vou dedurar ninguém!) kkk no Bar de Dona Benedita, que fica bem na entrada da estrada que leva às dunas.
Assim sendo, ficamos por lá aguardando a chuva passar. Sobretudo, o que mais me chamou atenção foi a coleção de camisas que ela tem exposta no bar, todas deixadas pelos viajantes que por lá passaram ao longo dos anos.
Logo que o tempo melhorou, continuamos a nossa viagem em direção às Dunas.
Enfim, chegamos ao esperado destino do dia: As Dunas ou Deserto do Jalapão
No entanto, antes de chegarmos ao estacionamento, ainda fizemos um parada em frente à Lagoa dos Jacarés para fazermos fotos do nosso destino já visível à distância, o Deserto ou Dunas do Jalapão.
Quando o carro estacionou, o tempo tinha melhorado, mas ainda havia possibilidade de chuvas. Por isso, procuramos ser rápidos, caso contrário, perderíamos a nossa oportunidade da visita! Foram mais 20 minutos de caminhada pela trilha que leva até o topo das Dunas do Jalapão.
Ainda assim, no caminho, fomos curtindo a vista, a vegetação com muitos buritis e, como havia chovido, seguimos praticamente por dentro de um riacho até chegarmos ao pé das Dunas.
A subida é feita por trilha demarcada e não é permitido subir ou descer por outro lugar por conta da preservação ambiental. No entanto, subir é bem tranquilo e o acesso é fácil, o que permite a visitação por qualquer pessoa.
As dunas são uma atração realmente espetacular e têm altitude que varia de 200 a 400 metros. Além do visual das areias douradas com o reflexo do sol, a vista lá de cima também é impressionante.
De lá de cima das Dunas se tem uma vista 360 graus de onde se pode observar: a Serra do Espirito Santo, o Morro do Saca Trapo, o cerrado (vegetação típica local cheia de buritizais), rios, lagos e as veredas de capim dourado. Ou seja, é um visual impressionante e inesquecível.
O pôr do sol ou raios e trovões nas dunas?
Assim como a Pedra Furada, as Dunas do Jalapão ou Deserto do Jalapão, igualmente atraem turistas no final da tarde para assistir o pôr do sol. Aliás, este é o momento do dia em que os raios solares refletem na areia vermelha deixando-a dourada e resplandecente – já imaginou a beleza?
Mais uma vez, entretanto, o sol nos deixou na mão e não compareceu ao nosso encontro… Em seu lugar, tivemos um outro espetáculo da natureza, tão impressionante quanto: uma linda tempestade com raio e trovões! Sabe, eu realmente não reclamo, pois tivemos uma experiência totalmente diferente e muito especial. Ao final, descemos as dunas correndo, já completamente encharcados, porém maravilhados!
Mas afinal, onde fica as Dunas do Jalapão?
As Dunas do Jalapão encontram-se dentro do Parque Estadual do Jalapão, a 98 km da cidade de Ponte Alta do Tocantins e a 27 km de Mateiros. Já a partir de Palmas, são 282 km pela TO-255 (cerca de 4 horas de viagem em veículo com tração 4×4). Além disso, são consideradas um dos principais cartões postais da região.
O acesso ao Parque é gratuito e o local permanece aberto até às 18h. Contudo, você tem que chegar antes, porque 18h é a hora de saída do parque. O local tem acesso controlado e fiscalização, uma vez que se trata de um parque estadual e o controle acontece a fim de garantir a proteção ambiental. Existem regras na visitação que são passadas pelos guias e é melhor seguir as orientações.
De fato, é muito comum ter fiscais na área e o descumprimento das regras é passível de multa. Por exemplo, não é permitido descer o paredão das dunas, assim, não faça isso, mesmo que dê vontade..kkk. Acima de tudo, evite problemas para os guias e ajude a preservar o meio ambiente.
Onde se hospedar para conhecer as Dunas do Jalapão?
A cidade mais perto do Deserto do Jalapão é Mateiros, que fica a 27 km das dunas. Desse modo, é o local mais indicado.
Escolha a sua hospedagem no Booking.com.
Nós ficamos hospedados na Pousada Cristal, que já estava incluída no nosso pacote com a Jalapão Selvagem. No entanto, existem outras opções no Booking.com – clique no link e confira.
Enfim, minha experiência nas Dunas do Jalapão
Tivemos um dia lindo, com duas atrações diferentes e impressionantes: a Cachoeira da Velha e as Dunas do Jalapão. Após tanta emoção, descermos as dunas, seguimos de carro em direção à cidade de Mateiros, pois nela seria a nossa estadia nessa noite.
Por fim, encerramos nosso segundo dia da Expedição Jalapão e eu já estava cheia de expectativas para o dia seguinte, quando conheceríamos os famosos fervedouros e a Cachoeira da Formiga.
Adoro esse tipo de passeio que reúne natureza e pessoas. Não sabia que existiam dunas no Jalapão e achei todas as etapas até lá muito interessantes. Curtindo bastante esses posts do Tocantins.
Oi Fabiola, o Jalapão é muito surpreendente mesmo. E as Dunas do Jalapão são incríveis. Continua acompanhando que ainda temos mais post do Jalapão para publicar. Grata.
Esse lugar é incrível mesmo. Amei conhecer e o seu post ficou muito completo. Parabéns
Obrigada Roberto. É um lugar maravilhoso mesmo. Uma das atrações imperdíveis do Jalapão. Que bom que gostou do post. Grata pelo seu retorno.