Praia dos Carneiros- PE: onde fica esse paraíso

Praia dos Carneiros - Pe, onde fica esse paraíso

Praia dos Carneiros é uma praia do município de Tamandaré, no estado de Pernambuco. É considerada uma das praias mais bonitas do Brasil. No entanto, eu diria que ela não é apenas linda, como também fotogênica! Assim, quem chega a paraíso não tem mais vontade de ir embora!

Leia também os artigos abaixo sobre praias do Nordeste:

Pipa – RN, o destino dos sonhos dos brasileiros

João Pessoa, PB, o que conhecer

Um pouco mais sobre a Praia dos Carneiros

Então vamos lá, a Praia dos Carneiros recebeu este nome por causa de José Henrique Carneiros, um  antigo proprietários da terra (havia uma fazenda de coco).

Além disso, a terra também já pertenceu ao Visconde de Rio Formoso, quando Tamandaré era ainda um distrito da cidade de Rio Formoso.

Principalmente,  cartão postal  do lugar é a Capela de São Benedito, construída no século XVIII. Situada junto à praia, está cercada por coqueiros e atrai os turistas para cliques. Ademais, cerimônias de casamento e batizados ainda são realizadas no local. Um outro atrativo é o encontro do mar com o Rio Formoso.

Outro ponto turístico relevante é o Forte de Santo Inácio de Loyola, em Tamandaré. Construído em 1691 para proteger a região das invasões holandesas, também foi utilizado pela nossa Marinha durante a Segunda Guerra Mundial. Hoje tem uma parte aberta para a visita de turistas.

Sobre hospedagem, é importante dizer que Carneiros é apenas uma das cinco praias de Tamandaré. Então, talvez seja mais interessante escolher um hotel ou pousada no próprio município. Assim, você terá mais opções para acomodação e alimentação. Seja para ter mais tranquilidade em Carneiros ou contar com uma melhor estrutura, eu sugiro que você visite o site do Booking para encontrar a melhor opção!

Como chegar na Praia dos Carneiros em Pernambuco

Para você ter uma ideia, Carneiros fica a 100 km de Recife e 52 km de Porto de Galinhas (ambos Pernambuco) e a 55 km de Maragogi e 178 km de Maceió (ambos em Alagoas). Assim, se você precisa ir de avião, sua melhor opção será aterrissar na capital pernambucana ou alagoana. Em seguida, deve providenciar um transporte terrestre para Praia dos Carneiros.

Aproveite e leia aqui dicas sobre o destino Porto de Galinhas e Recife, no blog Se Liga no Roteiro:

Saiba o que fazer em Porto de Galinhas e Recife

Se você, como eu, gosta da liberdade de dirigir o veículo e escolher o roteiro e as paradas estratégicas ao longo do caminho, eu recomendo o aluguel de um carro pela Rentcars. Assim, você pega o automóvel no aeroporto e faz um plano próprio ao longo das PE 60 e 72 – tudo bem sinalizado (no caso de vir de Recife). Quem sabe até vai a Porto de Galinhas ou Maragogi para um estudo comparativo? kkkk

Outra opção é contratar um passeio ou um transfer.

Para chegar por terra à Praia dos Carneiros, é preciso acessar uma propriedade particular em que grandes restaurantes cobram taxa de consumação mínima (abaixo tem duas sugestões). Contudo, outras opções incluem chegar de barco, saindo de Porto de Galinhas, ou caminhar cerca de 7 km pela areia a partir da Praia de Tamandaré. Vale ressaltar,  que tem acessos gratuitos e bem escondidos, onde você deixa o carro num estacionamento na estrada e vai andando até a praia. Eu vi um acesso desses bem próximo do Restaurante Bora Bora (entre o Bora Bora e o Beijupirá) . Assim, caso deseje, procure aos nativos do lugar e aproveite a praia sem ter que pagar day use nos restaurantes.

O que fazer na Praia dos Carneiros

Curtir a Praia dos Carneiros

Praia dos Carneiros - Pe, onde fica esse paraíso

Mar calmo na Praia dos Carneiros

Sim, curtir um dia de praia no paraíso é o programa mais óbvio estando em Carneiros. Aliás, eu recomendo o day use da Vila da Igrejinha.

Ou ainda no Restaurante Bora Bora. A Vila da Igrejinha é mais tranquila e tem acesso a área interna da Igrejinha, já o Restaurante Bora Bora, está mais perto das piscinas naturais e é mais badalado. Abaixo vou falar mais sobre os dois e você escolhe o que está mais no seu estilo.

Sobretudo, a beleza da Praia com o seu coqueiral e o mar calmo de águas quentes e esverdeadas é um convite a relaxar e aproveitar.

O bom de Carneiros é que, assim como nosso litoral nordestino como um todo, pode-se ir em qualquer época do ano. Há dias de sol em todos os meses, ainda que abril a julho sejam conhecidos como a época das chuvas na região.

Praia dos Carneiros - Pe, onde fica esse paraíso

Coqueiros da Praia dos Carneiros

Day use na Vila da Igrejinha

Praia dos Carneiros - Pe, onde fica esse paraíso

Estrutura da Vila da Igrejinha

A estrutura da Vila da Igrejinha, inclui:

  • Portaria com controle do acesso. O acesso custa R$ 15,00 por pessoa, mas a estrutura vale a pena.
  • Sobretudo, tem acesso à Praia dos Carneiros e à área interna da Igreja de São Benedito.
Praia dos Carneiros - Pe, onde fica esse paraíso

Estrutura da Vila da Igrejinha

  • Infraestrutura com mesas, cadeiras, bar e restaurante.
  • Sanitários e banheiro.
Estrutura da Vila da Igrejinha

Além do mais, tem estrutura de Sanitários e banheiros

Conhecer a Capela de São Benedito

Interior da Capela de São Benedito em Praia dos Carneiros PE

Interior da Capela de São Benedito em Praia dos Carneiros PE

Esse é um luxo para poucos, pois a visitação interna à Igreja é exclusiva para quem está na Vila da Igrejinha. Logo, os demais visitantes ficam com a foto da parte externa da Igreja, que dá para a praia.

Desta forma, como eu estava na Vila da Igrejinha, tive o privilégio de visitar a Igreja por dentro e adorei. Além, claro, de tirar belas fotos da área externa da Igreja.

Capela de São Benedito em Praia dos Carneiros PE

Capela de São Benedito em Praia dos Carneiros PE

Dica: normalmente, há uma fila imensa na porta da Igreja para tirar foto. Assim, a dica é: chegar cedo ou ir para dentro da água e tirar uma foto mais distante, que também fica bonita, e evitar a fila.

Day use no Restaurante Bora Bora

Praia dos Carneiros, day use no Restaurante Bora Bora

Restaurante Bora Bora na Praia dos Carneiros

Desta vez, optamos por conhecer o Restaurante Bora Bora. O Restaurante Bora Bora é mais badalado e fica bem em frente as piscinas naturais de Carneiros.

Assim, o valor do day use é de R$ 20,00 por pessoa e está incluído apenas o estacionamento e a utilização das instalações do restaurante, tais como: cadeiras, mesas, chuveiros e o acesso a praia.

Praia dos Carneiros, day use no Restaurante Bora Bora

Day use no Restaurante Bora Bora

Além disso, o local é grande, tem parquinho infantil, área vip, chuveiros, é muito bonito e bem cuidado e fica em frente a Praia.

Praia dos Carneiros, day use no Restaurante Bora Bora

Assim, as instalações do day use no Restaurante Bora Bora

E, aproveitamos para almoçar por lá os pratos mais indicados e aprovamos:

Vale ressaltar que logo que chegamos nos ofereceram o passeio de catamarã, mas optamos por fazer o barquinho particular, que nos ofertaram lá mesmo, pois estamos em Pandemia. Assim, sempre que posso, opto por passeios mais exclusivos porque me sinto mais à vontade para fazer o roteiro com tranquilidade.

Por fim, depois do passeio do barco, piscinas naturais e do almoço no Bora Bora, partimos e novamente, sempre com vontade de retornar a Praia dos Carneiros.

Visitar as piscinas naturais da Praia dos Carneiros

O mergulho nas piscinas naturais, formadas pelos corais, é imperdível. Especialmente por ser tão acessível: é só caminhar pela orla durante a maré baixa! Aliás, com águas tão calmas e boa visibilidade da biodiversidade, pode-se ainda alugar snorkel para fazer flutuação.

Se você gosta mesmo de se mexer, uma boa ideia pode ser alugar um caiaque para explorar a praia. Quem sabe, remar até os bancos de areia que se formam por ali.

Para explorar a região pela água, eu recomendo que você contrate o passeio de barco ou catamarã. Hotéis e pousadas locais oferecem o serviço sem adicional. Mas, se você não for hóspede, pode fechar com uma agência de turismo mesmo. Porém, se você for chique, pode fazer o mesmo passeio de lancha!

Sobretudo, o passeio de barco que eu fiz incluiu piscinas naturais, banco de areia e Praia de Guadalupe. Definitivamente, valeu muito a pena e indico.

Praia dos Carneiros - Pe, onde fica esse paraíso

Banco de areia no passeio de barco

Banho de argila no Rio Formoso, na Praia de Guadalupe

Praia do Guadalupe, vizinha a Praia dos Carneiros tem banho de argila

Praia do Guadalupe, vizinha à Praia dos Carneiros, tem banho de argila

O banho de argila, na vizinha Praia de Guadalupe, é um passeio obrigatório. Há argilas para as mais diferentes necessidades; dizem até que rejuvenesce! Se você quiser, ainda pode comprar alguns produtos e levar para casa.

Além de tudo, parte da Praia de Guadalupe é fluvial, do Rio Formoso, e com com vista para a Praia dos Carneiros. O acesso à Praia de Guadalupe pode ser feito em passeio de barco a partir da Praia dos Carneiros.

Praia do Guadalupe, vizinha a Praia dos Carneiros tem um delicioso banho de rio

Praia do Guadalupe, vizinha à Praia dos Carneiros, tem um delicioso banho de rio

Apreciar a culinária local

Apreciar a culinária local é sempre uma boa recomendação, não é mesmo?

Logo, o restaurante Bora Bora, que tem como carro-chefe o Camarão Bora Bora, é um dos mais procurados (veja acima).

Além disso, a Vila da Igrejinha também tem Restaurante com um bom custo beneficio.

Por fim, o Sítio da Prainha é outro restaurante com boa estrutura para se conhecer.

Sobretudo, escolha um dos restaurantes citados acima e prove um prato da culinária local.

Praia dos Carneiros: o veredito

Se você busca sossego, águas calmas e mornas e a sombra de coqueiro para relaxar, Carneiros é o destino ideal para você! Inclusive, se tiver crianças, melhor ainda por conta das piscinas naturais formadas pelos recifes!

Enfim, o lugar é lindo e a sua natureza encanta! A igrejinha surpreende, o banho no rio é maravilhoso, os coqueiros formam um cenário de sonho, as piscinas naturais são deliciosas… Me diz: tem como não se apaixonar por esse paraíso?

Praia dos Carneiros - Pe, onde fica esse paraíso

Enfim, um paraíso

Leia aqui outros artigos sobres Praias pelo mundo

São Vicente – Encantos da pequena Ilha de Cabo Verde

Boa Vista, a Ilha das Dunas em Cabo Verde

Veja posts com dicas para planejar sua viagem!

Em seguida, baixe meus e-Books gratuitos:

E book - 10 dicas para arrumar sua mala de viagem
E book check list de viagem

Faça suas reservas com meus parceiros:

  • E, para viajar com tranquilidade, faça seu SEGURO VIAGEM com a SEGUROS PROMO.

Encontre sua hospedagem

Reserve aqui o seu carro

Compre ingressos sem fila

10 de dezembro de 2020

Sobre Mim

Sou uma viajante apaixonada pelo mundo. Trabalhei 30 anos no ramo financeiro e hoje me realizo como microempresária e criadora de conteúdo de viagem. Como viajante, conheço 42 países e 20 estados brasileiros. Meu propósito nas redes sociais, é compartilhar minha experiência e aprendizado de viagem e de vida, com meus clientes e seguidores, com o objetivo de ajudar a todos a realizarem os seus sonhos de viagem.

De Onde Sou

Gostou da viagem? Deixe um comentário sobre a experiência!

 

12 Comentários

  1. Deyse

    Norma amei seu post e as dicas. Há muito quero votar a Pernambuco e curtir a Praia dos Carneiros com minha família! Adorei saber mais sobre a dica do day-use, é sensacional e dá pra curtir bem!

    Responder
    • Norma

      Sim Deyse, dá para aproveitar bastante o dia por lá. Vota mesmo.

      Responder
  2. Sylvia Leite

    A Praia dos Carneiros é realmente um paraíso. E além da paisagem, que justifica a viagem, ainda tem coisinhas interessantes para se fazer. Muito legal.

    Responder
    • Norma

      Verdade, também penso assim. Um paraíso mesmo.

      Responder
  3. Hebe

    Adorei Norma ler seu post sobre esse paraíso chamado Praia dos Carneiros. Realmente é um lugar lindo que todos tem que visitar 1 dia. Eu já fui 2 x e quero voltar

    Responder
    • Norma

      Também fui duas vezes e voltaria sempre e indico a visita.

      Responder
  4. Angela Martins

    Ahh. Você conseguiu entrar na Igrejinha! Adorei ler esse post sobre esse paraíso, eu adorei conhecer a Praia de Carneiros.

    Responder
    • Norma

      Entrei sim. Como eu disse no texto, o acesso é exclusivo para quem esta na Vila da Igrejinha.

      Responder
  5. Cintia Caciatori

    Muito bom o post, com todas as informações necessárias pra quem quer visitar Praia dos Carneiros- PE: onde fica esse paraíso!
    Acredita que quando fui visitar choveu o dia inteirinho sem parar, foi uma pena!! Pelo menos tenho uma desculpa pra voltar!

    Responder
    • Norma

      Que pena, e lá chove pouco hein! Precisa voltar lá mesmo.

      Responder
  6. Ma

    Que delicia de post sobre este paraíso chamado Praia dos Carneiros. Realmente é um lugar lindo que todos tem que visitar 1 dia. Um dia quero ir !!! 🙂

    Responder
    • Norma

      Um lugar muito lindo mesmo Ma. Vá conhecer sim, vai adorar.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe esse artigo!

Mostre a seus amigos o seu possível próximo destino.

Compartilhe esse post!

Mostre a seus amigos seu possível novo destino.