10 cidades para aproveitar o Natal pelo mundo

Dez cidades para se aproveitar o Natal pelo mundo

Já pensou como seria interessante conhecer novas cidades para aproveitar o Natal?

Eu sei que, em geral, Natal é aquele tipo de festa que as pessoas preferem passar com a família. Todos se reúnem para a troca de presentes, comer delícias e confraternizar.

Mas que tal uma experiência diferente? O que você acha de escolher um destino com forte espírito natalino para viajar com a família? Ou ainda, nesse período de pandemia, que tal conhecer online?

Tenho algumas sugestões para mostrar para você. Com certeza, alguma irá agradar, pois os roteiros são variados. Com neve ou calor, a decoração e o show de luzes estão garantidos! E a recomendação geral é que você compre bilhetes para atrações com antecedência por conta da alta estação.

Portanto, junte-se a mim neste pequeno tour. Principalmente nesse ano de 2021, já que os encontros serão virtuais, aproveite e curta esse Natal diferente (online).

Leia também outros post interessantes de listas abaixo:

Comida baiana: Conheça 20 pratos da Bahia

8 cachoeiras para conhecer no Jalapão e se encantar

10 cidades encantadoras para curtir o Natal pelo mundo

Gramado (Brasil) e a tradição do Natal Luz

Gramado, tradição no Natal Luz

Natal Luz em Gramado

Talvez você ainda não conheça o sul do Brasil, mas, sem dúvida, já ouviu falar sobre a comemoração natalina em Gramado. Além de ter o charme da influência dos colonos alemães que chegaram no século XIX, a magia toma conta da cidade.

Casas, ruas, lojas, árvores e postes se enfeitam para o Natal. Desde 1986, a cidade da Serra Gaúcha se prepara anualmente para a chegada de turistas que a visitam em busca do clima festivo.

Quem visita a cidade não pode deixar de assistir ao acendimento diário das luzes ao menos um dia, recepcionando o início da noite. Já o Tannenbaumfest é um concurso de decoração de pinheiros espalhados na Avenida Borges de Medeiros. Por sinal, a Rua das Renas abriga obras de arte decoradas por artistas plásticos gramadenses e recebe iluminação especial.

Os espetáculos mais aguardados, contudo, são “Show de Aquecimento“, “Reencontros de Natal”, “O Grande Desfile de Natal” e “Natal pelo Mundo“. Com exceção do primeiro, que é gratuito, sugiro comprar antecipadamente o bilhete para os demais.

A minha dica, sem dúvida, é que você alugue um carro com a Rentcars para poder aproveitar um pouco mais a região. Não há desculpa, por exemplo, para não visitar Canela, distante apenas 10 km.Visite o site e faça sua reserva.

Já para ver a programação do Natal Luz de Gramado, visite o site oficial.

Aproveite e leia o artigo abaixo do Blog Latitude infinita, de dicas do que fazer em Gramado:

O que fazer em Gramado: Quanto tempo ficar e mais

Rovaniemi – Lapônia (Finlândia), a terra do Papai Noel

Dez cidades para se aproveitar o Natal pelo mundo

Rovaniemi, na Finlândia

E que tal passar o Natal na terra oficial do Papai Noel? Rovaniemi, capital da Lapônia, ficou conhecida assim depois de quase desaparecer do mapa na década de 1940. Assim, foi uma decisão econômica que fez da cidade bem ao norte do globo um ponto turístico famoso.

E olha que a Vila do Papai Noel (distante 8 km) foi construída apenas na década de 1980! E quer melhor equipe de divulgação do que um grupo de Papai Noeis bem treinados para divulgar o destino? Pois foi a estratégia adotada pelo governo local!

No complexo de chalés, há hotel, restaurantes, lojas temáticas, o trono do Papai Noel, bem como o correio responsável por receber cartas de todo o mundo.

Inclusive, não deixe de enviar a sua cartinha deste correio. Só lá você vai encontrar o carimbo exclusivo do Círculo Polar Ártico, um souvenir único.

Se for inverno, você pode pilotar um snowmobile e interagir com renas. Já no verão, é possível colher frutas vermelhas e fazer um safári para observar as renas na natureza.

Rovaniemi vive em clima natalino o ano todo. Não importa o mês, há pinheiros enfeitados, pisca-piscas, desenhos de rena por todos os lados, pessoas fantasiadas de elfo e um bom velhinho no traje vermelho para desejar Feliz Natal. Ou seja, é uma cidade para aproveitar o Natal o ano todo!

Manila (Filipinas) e o longo Natal

Dez cidades para se aproveitar o Natal pelo mundo

Manila – Filipinas

Longo mesmo, pois o maior país católico do Oriente celebra o Natal de setembro a janeiro! Festas, paradas nas ruas e outros eventos fazem parte do calendário.

Nos quatro últimos meses do ano, Manila se enche de luzes, as igrejas recriam a Natividade em presépios em tamanho real e os hotéis ganham decoração luxuosa. Além disso, músicos e artistas tomam conta das ruas com o clima natalino.

Até mesmo a Missa do Galo é única por lá. Ao invés de acontecer à meia noite do dia 24, trata-se de uma novena de missas realizadas de 16 a 24 de dezembro, sempre na madrugada. E, ao final, as pessoas fazem pedidos.

Há, no entanto, um contexto importante para uma comemoração tão longa. Como boa parte da mão de obra deixa o país em busca de trabalho, a época do Natal é quando eles retornam para visitar suas famílias. É, então, reunião familiar regada a fé, comida, amigos e diversão. Quer coisa melhor?

Nova York (Estados Unidos): Natal grandioso

Dez cidades para se aproveitar o Natal pelo mundo

Natal em Nova York

Vamos combinar que os americanos são bem exagerados, certo? Por isso, não é de se estranhar que o Natal em Nova York tenha números astronômicos.

A árvore de Natal do Rockefeller Center, por exemplo, tem 20 metros de altura, mais de 50 mil luzes e uma estrela de cristal Swarovski no topo. Já Dyker Heights, bairro do Brooklyn, é procurado todos os anos por conta de sua suntuosa iluminação. O bairro fica todo decorado, colorido e brilhante com bonecos de neve, renas, Papais Noeis, trenós e doces!

Não tem como ir a Nova York e não assistir a um de seus espetáculos, certo? Pois bem: a história do Grinch (aquela criatura verde e mesquinha que odeia o espírito de Natal) tem a sua versão teatral no Radio City Christmas Spectacular. O show estreou em 1933 e virou uma tradição. É estrelado pela companhia de dança The Rockettes e é um espetáculo para toda a família.

Para quem quer dicas de passeios, o New York Holiday Lights Tour é uma excursão de oito paradas, ao longo da árvore de Natal do Rockefeller Center e as vitrines das lojas na Fifth Avenue. Já se você quiser ver a cidade de outro ângulo, sugiro os cruzeiros na véspera do Natal ao longo do rio Hudson.

E você acha que é só isso que há na cidade para aproveitar o Natal? Então, lembre-se que também é possível patinar em uma das pistas do Central Park (Wollman e Lasker) e que há sempre um novo lugar para fazer compras na Big Apple!

Paris (França) e o show de luzes

Dez cidades para se aproveitar o Natal pelo mundo - Paris

Galerias Lafayette em Paris – Decoração de Natal

Se Paris já é conhecida como a Cidade das Luzes, sua beleza ressai ainda mais no Natal. Sim, é bem verdade que a rotina da capital francesa muda com os dias mais curtos do inverno. Mas, ainda assim, há muito o que fazer e ver! Só não vá achando que vai encontrar neve, pois não há garantias de que isso aconteça!

Toda a atmosfera da cidade muda com o Natal. Até mesmo o cheiro: pinheiros espalhados por todos os lados, bem como o cheiro de castanhas assadas e vinho quente são marcantes. E nem mencionei os mercados de Natal, com seus pequenos chalés de madeira que vendem de tudo um pouco, e as pistas de patinação!

Além disso, os monumentos ganham iluminação especial e as grandes lojas de departamento montam vitrines especiais. Aliás, a Galeria Lafayette, a mais celebrada delas, exibe a sua gigantesca árvore.

Para os que preferem algo mais tradicional, a dica é ficar de olho na programação especial de Natal de Notre-Dame de Paris e La Madeleine. Ambas igrejas têm concerto de Natal em que seus órgãos têm papel de destaque. Ademais, ambas têm missa de Natal.

Já quem gosta de parques não pode deixar de visitar a Disney de Paris. Isso porque ele ganha decoração especial, uma enorme árvore e tem até desfile de Natal. Visite este site para ver os preços dos bilhetes e translado – são 45 km de distância.

Ah, Paris, sem dúvida, é uma cidade para aproveitar o Natal… Aliás, para aproveitar o ano todo! kkkkkkk

Quebec (Canadá) e o charme do frio

Dez cidades para se aproveitar o Natal pelo mundo - Quebec - Canadá

Natal em Quebec Canadá

Uma outra boa opção de cidade para aproveitar o Natal é Quebec, no Canadá. Só a sua paisagem no inverno já seria encantadora: ruas de paralelepípedos, casas antigas, igrejas históricas, um castelo, um muro cercando a cidade… E neve! Mas a capital da província de Quebec tem ainda iluminações em larga escala, show de luzes e um autêntico mercado de natal alemão.

Inclusive, a CNN Travel elegeu a cidade como uma das melhores cidades para aproveitar o Natal. Também pudera: a Velha Quebec vira uma pitoresca vila de natal! Além disso, atividades como raquetes de neve, caminhadas de inverno e esqui são boas pedidas nesse destino.

A Catedral de Notre Dame é o destino de quem faz questão de assistir à missa natalina. Durante o Natal, ela tem apresentações com coral de músicas natalinas. Mas a verdade é que a decoração de toda a cidade é um show à parte. Sem contar os concertos especiais da época.

Não deixe de experimentar a Tortiere du Quebec. Herança dos colonos franceses, a torta de carne tem seu lugar garantido à mesa. E, se for a um supermercado, procure o kit de bolacha de gengibre com o qual você monta uma casinha e divirta-se!

Porém, é importante ressaltar que você deve se preparar para baixas temperaturas. Pois, nesta época do ano, a variação é entre -6ºC e -13ºC, além de nevar bastante. Ademais, como escurece mais cedo, é bom se preparar para começar o dia também cedo e planejar bem o que fazer.

Praga (República Tcheca) com mercados de Natal

Dez cidades para se aproveitar o Natal pelo mundo - Praga - República Tcheca

Natal em Praga

Há uma grande atração que precisa ser destacada no Natal em Praga, capital da República Tcheca: os mercados voltados para artigos de decoração natalina. E, se o frio apertar, aqui vai a dica: aproveite o vinho quente vendido por lá!

As comemorações começam oficialmente quando as luzes da árvore gigante de Natal são ligadas, iluminando toda a cidade no final de novembro. Até mesmo as ruas laterais da Praça da Cidade Velha, onde tudo acontece, ficam iluminadas. Mas, se quiser ver o espetáculo de perto, chegue cedo para garantir o lugar.

Aliás, o mercado de Natal mais tradicional do país também acontece na Praça da Cidade Velha. Enfeites artesanais, porcelanas, cristais, brinquedos de madeira, fantoches e lembrancinhas encantam quem visita o lugar. Por certo, também é possível experimentar o rolo de amêndoa (trdelník) ou a bebida antiga de hidromel.

Ainda no início de dezembro, no dia 5, quando é comemorado o dia de São Nicolau, há uma tradição curiosa. Pois é quando os adultos andam fantasiados de čert (diabo) e anděl (anjo) para saber sobre o comportamento das crianças durante o ano. Quem se comportou bem ganha algum bombom ou bala. Já quem se comportou mal ganha um pedaço de carvão ou batata!

Assistir uma apresentação do balé “Quebra-Nozes” no Teatro Nacional, patinar no gelo e esquiar na estação de Monínec também são boas opções. Além disso, todo o recinto do Castelo de Praga é aberto ao público.

E os tchecos têm uma tradição peculiar no Natal: se você jejuar no dia 24, verá no céu um ‘porquinho de ouro’ que trará sorte. E aí, você vai encarar? kkkkkk

Para saber mais, visite a página oficial do governo em português.

Santo Domingo (República Dominicana) e suas tradições

Dez cidades para se aproveitar o Natal pelo mundo - Santo Domingo - República Dominicana

Natal em Santo Domingo – Republica Dominicana

A mais antiga cidade fundada por espanhóis nas Américas se transforma no Natal. A Zona Colonial, importante região turística da capital dominicana, ganha luzes e decoração para ajudar a criar o clima.

Há concertos natalinos no Convento Dominicano de Las Mercedes. Mas é na Catedral (a primeira das Américas) onde as apresentações acontecem, bem como há uma bela manjedoura e a Missa do Galo é realizada.

Ademais, há posadas, as pequenas procissões feitas durante os nove dias que antecedem o Natal para levar a imagem da Virgem Maria, José e o Menino Jesus a diversas casas. Igualmente tradicionais, os aguinaldos são caminhadas realizadas entre vizinhos ao som de muita música natalina e dominicana.

Ao invés do tradicional peru, o porco reina nas mesas de Natal em Santo Domingo, assim como maçãs, uvas e peras. No entanto, o ponto alto é o Bolo da Prosperidade, feito com rum, melaço, mel, ameixa, cenoura e outros ingredientes.

O bom é que, por ser um país do norte, os dominicanos têm o Natal no inverno. Entretanto, para eles, isso quer dizer um clima mais ameno, por volta de 25ºC, já que faz calor o ano inteiro por lá.

Sydney (Austrália) e o Natal no verão

Dez cidades para se aproveitar o Natal pelo mundo - Sidney - Austrália

Natal em Sidney – Austrália – Catedral

Ah, mas se você gosta mesmo é de um Natal no verão, então, uma boa opção pode ser viajar para Sydney, uma das cidades mais conhecidas da Austrália. Por lá, os bonecos de areia e roupas de banho natalinas roubam a cena dos bonecos de neve e suéteres temáticos!

O país da Oceania já gosta de um festival e, nesta época do ano, claro que há os especiais. O  Carols in the Domain é um dos mais famosos. O gramado do jardim botânico fica lotado pelo público que vai assistir às apresentações de corais e grupos de música natalina.

Além disso, pontos turísticos badalados como Pitt Street, Darling Harbour e Town Hall ganham decoração especial. E, claro, a Opera House costuma ter projeções voltadas para a ocasião. A Catedral de Sydney tem show semelhante.

Só não vale estranhar a comida. Por mais que a tradição inglesa do pernil, legumes, molhos etc. seja mantida (procure por “old fashion”, se for seu desejo), os pratos são mais leves exatamente por conta do calor do verão. Dessa forma, saladas e frutos do mar predominam.

Agora, para os amantes de compras, a dica é aproveitar o dia seguinte. Porque o 26 é quando todos correm para aproveitar o Boxing Day: não só é feriado, como as lojas oferecem até 70% de desconto nos produtos. Sim, é a data da grande liquidação do ano! Só chegue cedo, pois a concorrência é grande.

Por fim, tenho apenas uma ressalva: ao contrário do nosso costume de comemorar a data já com reuniões e ceia no dia 24, os australianos não consideram a data como feriado. Ou seja: é só no dia 25 que eles param tudo para celebrar com os entes queridos.

Terra Santa (Israel): onde tudo começou

Dez cidades para se aproveitar o Natal pelo mundo - Terra Santa - Jerusalém

Natal na Terra Santa – Jerusalém

E o que você acha de passar o Natal no local original em que a história começou? Para cristãos de todo o mundo, cidades como Belém, Jerusalém e Nazaré são importantes. Afinal de contas, muitas das narrativas sobre Jesus, contidas na bíblia, têm essas localidades como cenário.

Portanto, é por um bom motivo que tantos peregrinos se reúnem por lá no final de dezembro. Até mesmo o Ministério do Turismo israelense se prepara para o momento com programação especial. Assim, ônibus são disponibilizados gratuitamente de meio-dia de 24 de dezembro até o meio-dia de 25 entre os trechos Jerusalém e Belém.

Belém, por exemplo, conta com uma procissão pela cidade. Além disso, há a tradicional visita à Igreja da Natividade onde, segundo a tradição cristã, Jesus nasceu. Outro ponto tradicional é a árvore de Natal na Praça da Manjedoura, bem como a Missa do Galo à meia noite. Apenas providencie o seu bilhete para a missa com antecedência! Ademais, há mercados de Natal, luzes e decorações tradicionais e concertos.

Para mais informações, acesse o site do Centro de Informação Cristã (em inglês).

Os voos para Israel saem de São Paulo e Rio de Janeiro. E a boa notícia é que brasileiros não precisam de visto para entrar no país. Basta ter o passaporte válido por mais de 6 meses e guardar o papel dado pela imigração na chegada.

Qual a melhor cidade para aproveitar o Natal?

Dez cidades para se aproveitar o Natal pelo mundo - Gramado - RS - Brasil

Natal Luz em Gramado RS

Como você pode ver, há realmente diferentes opções para turistar na época do Natal. Cada cidade tem seus atrativos e charme próprio, é verdade. Mas você não pode negar que a lista acima é composta por destinos variados que, com certeza, podem agradar diversas pessoas.

E, colocando todas elas em uma lista fica ainda mais difícil eleger uma como a melhor!

Ademais, a verdade é que, com um bom planejamento, é possível ir para qualquer uma mesmo na alta estação. Então, me conte: qual cidade seria o seu primeiro destino?

De todos eles, eu já pude conhecer a cidade que nos representa nessa lista: Gramado. Sim, Gramado não perde para nenhuma cidade do mundo em encantamento, decoração e espírito natalino. Ainda mais que estamos entre nós e falando português. Então, quando tiver oportunidade, conheça Gramado, a nossa cidade LUZ.

O detalhe importante é que a programação natalina em Gramado começa  em novembro e vai até janeiro. Então, você pode conhecer esse destino incrível e ainda passar o seu Natal em família. Bom demais, né?!?

Vale lembrar que neste ano de 2020,  a programação natalina de Gramado será online, mas a cidade está toda ornamentada com a decoração natalina.

Eu já fui e, melhor, fui com toda a família. E você, já conheceu alguma cidade com tradição natalina? Aproveite e me conte a sua experiência nos comentários.

Leia também os posts abaixo sobre tradições do Natal

O blog Abc dos viajantes, nos conta tudo que você precisa saber sobre o Natal em Nova York

Já o blog Flor na Cabeça, nos relata Como é o Natal na Europa? Conheça as tradições! 

E por fim, o blog Enquanto Elas Crescem ensina, Gingerbread – Fazendo o famoso biscoito de Natal em família

Veja posts com dicas para planejar sua viagem!

Em seguida, baixe meus e-Books gratuitos:

E book - 10 dicas para arrumar sua mala de viagem
E book check list de viagem

Faça suas reservas com meus parceiros:

  • E, para viajar com tranquilidade, faça seu SEGURO VIAGEM com a SEGUROS PROMO.

Encontre sua hospedagem

Reserve aqui o seu carro

Compre ingressos sem fila

15 de dezembro de 2020

Sobre Mim

Sou uma viajante apaixonada pelo mundo. Trabalhei 30 anos no ramo financeiro e hoje me realizo como microempresária e criadora de conteúdo de viagem. Como viajante, conheço 42 países e 20 estados brasileiros. Meu propósito nas redes sociais, é compartilhar minha experiência e aprendizado de viagem e de vida, com meus clientes e seguidores, com o objetivo de ajudar a todos a realizarem os seus sonhos de viagem.

De Onde Sou

Gostou da viagem? Deixe um comentário sobre a experiência!

 

18 Comentários

  1. Cintia Grininger

    Que vontade de ir em todas essas cidades no Natal!!!! Amei a cidadezinha da Lapônia e o 4 meses de comemoração de Manila (nem sei se tenho espírito natalino pra tanto tempo kkk). E realmente o Natal Luz de Gramado é lindo, já tive a chance de passar por lá nessa época. Amei esse post!

    Responder
    • Norma

      Muita coisa interessante nesse mundão né. Espero um dia visitar as cidades da lista que ainda não conheço. Obrigada pelo comentário.

      Responder
  2. Deyse

    Simplesmente AMEI a indicação destas 10 cidades para aproveitar o Natal pelo mundo! Eu já conheci o clima natalino em Gramado, e sonho em passar natal na Lapônia, ou, ao menos, conhecê-la! Agora, ir para a Terra Santa, é outro sonho que gostaria muito de realizar! Adorei seu texto!

    Responder
    • Norma

      Também espero conhecer pelo menos a maioria delas. A Lapônia deve ser incrível mesmo e a Terra Santa está na minha lista de desejos.

      Responder
  3. Alessandra Kleis

    Eu adoro essa época do ano!!!! Amei as indicações!!!!

    Responder
    • Norma

      Obrigada Alessandra.

      Responder
  4. Nathalia

    Aii que delícia !!! eu amei as cidades para aproveitar o natal !! Outro dia assisti um programa sobre Rovaniemi, parece ser um lugar tão incrível !! Ainda preciso ir em 3 das 10 cidades.. Aliás nunca havia pensado em passar o natal em Jerusalém e gostei bastante da sua sugestão.

    Responder
    • Norma

      Que incrível Nathalia, eu conheço 3 das cidades da lista, mas no Natal mesmo, só conheço Gramado. Quero muito conhecer as demais.

      Responder
  5. Letícia

    Que post maravilhoso, Norma! Amei conhecer essas 10 cidades para aproveitar o Natal pelo mundo!! Já me deu vontade de sair viajando pelo mundo nessa época! Confesso que os meus destinos mais desejados para o Natal são Gramado e Nova York! Feliz Natal e muitas viagens para 2021!

    Responder
    • Norma

      Nem me fale, quero muito visitar Nova York no Natal também, mas fiquei com vontade das demais…

      Responder
  6. Hebe

    Que post perfeito!, Ainda irei conhecer essas 10 cidades para aproveitar essa época que eu amo. O natal é uma das minhas datas preferidas.

    Responder
    • Norma

      Também gosto muito do Natal e de suas tradições. E espero conhecer todas essas cidades também.

      Responder
  7. Angela Martins

    Amei essa seleção de 10 cidades! Lindas! Amo viajar em dezembro e aproveitar para ver as decorações de Natal e gostaria de completar essa lista

    Responder
    • Norma

      Também gosto muitos das luzes, decoração e tradições do Natal. Também adoraria conhecer todas essas cidades.

      Responder
  8. Van

    Norma sempre passo o Natal em casa, nunca pensamos em viajar nesta data, mas com seu post das 10 cidades para aproveitar o Natal fiquei morrendo de vontade de aproveitara a data em outros lugares!

    Responder
    • Norma

      Olha só Van, eu também, sempre fiquei em família. Fui em Gramado após a noite de Natal. E fiquei com vontade de fazer algo parecido para conhecer as demais cidades do texto.

      Responder
  9. Daniela Schneider

    Das cidades para aproveitar o Natal pelo mundo que você citou, conheço nessa época Nova York e Paris. eu sou apaixonada por Natal e adoro viajar nessa época para ver as decorações. Fico imaginado como conhecer Jerusalém deve ser mágico, ainda mais nessa época!

    Responder
    • Norma

      Oi Daniela, que privilegio que já conhece o Natal de Nova York e o de Paris. Também adoraria visitar Jerusalém e as demais cidades. Deve ser muito mágico mesmo. Obrigada.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe esse artigo!

Mostre a seus amigos o seu possível próximo destino.

Compartilhe esse post!

Mostre a seus amigos seu possível novo destino.