João Pessoa: saiba o que conhecer

Atrações de João Pessoa - PB - Mirante Dedo de Deus

João Pessoa, capital da Paraíba, não é o destino mais popular do Nordeste, mas quem se aventura a conhecer a cidade é surpreendido não só pela beleza de suas praias, mas também pela organização, limpeza e boa estrutura oferecida que encantam os visitantes.

Não à toa que escolhi começar por João Pessoa minha road trip de 10 dias entre a Paraíba e o Rio Grande do Norte. Mais uma vez, recorri a Rentcars para encontrar o melhor custo-benefício no aluguel do carro. Eu recomendo muito viajar de automóvel pelo nosso Brasil. A possibilidade de poder parar em qualquer canto e descobrir novos destinos não tem preço!

Como eu disse, a capital paraibana ainda não é o destino preferido de muitos turistas. Por isso, aproveite a oportunidade de conhecê-la com tranquilidade, sem muita disputa. Eu recomendo fazer a viagem entre setembro e janeiro, para fugir da estação chuvosa. Ou então contar com a sorte de dias ensolarados ao longo do ano! De qualquer forma, saiba que a cor do mar também muda de acordo com a estação, por conta da chuvas e vento. Assim, para aproveitar o mar mais azul/esverdeado, considere ir entre dezembro e março.

Outro ponto importante é estar atento ao movimento da maré. Sim, essa informação é imprescindível para sua viagem! É que muitos passeios, como as piscinas naturais de Picãozinho e do Seixas, só acontecem quando a maré está baixa. Em média, a maré está favorável durante 20 dias do mês. Então a dica é: fique de olho na lua! Como o nosso satélite natural afeta a água da Terra, o período de lua cheia ou nova é ideal.

City Tour em João Pessoa

João Pessoa: Cidade de belezas naturais, arte, cultura, ciência, história e tradições.

Uma das coisas mais legais de se viajar é ter a possibilidade de conhecer um pouco mais da cultura local. Felizmente, a cidade é bem servida de pontos turísticos que nos apresentam a cultura nordestina.

Espaço Cultural José Lins do Rego em João Pessoa

Primeiramente, vamos começar pelo Espaço Cultural José Lins do Rego, que tem opções para todos os gostos: exposições, teatros, galeria de arte, terraço panorâmico e planetário. Ele fica localizado no bairro de Tambauzinho.

Estação Cabo Branco

City Tour em João Pessoa - Estação Cabo Branco
City Tour em João Pessoa – Estação Cabo Branco

Em seguida, vamos falar da Estação Cabo Branco, que  oferece cursos, exposições, feira de artesanato e atividades voltadas para ciência, arte e cultura. Além de ser uma obra projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer (quer melhor motivo para conhecer?).

Farol do Cabo Branco em João Pessoa

Imperdível também, o Farol do Cabo Branco é o ponto mais oriental do Brasil continental, localizado sobre uma falésia na praia de Cabo Branco, um local lindo, histórico e excelente para fazer boas fotos.

Parque Sólon de Lucena

Uma última dica é o passeio pelo Parque Sólon de Lucena, também conhecido como Lagoa. Localizado no centro, conta com boa infraestrutura, como banheiros e restaurantes, mas estando em contato com a natureza. Este parque urbano, onde tanta gente gosta de se exercitar ou relaxar, é protegido por lei e merece sua visita.

Mercado de Artesanato Paraibano

Mas se o seu lance é mesmo ir às compras, não deixe de conhecer o Mercado de Artesanato Paraibano, que fica localizado no bairro de Tambaú.

Centro Histórico de João Pessoa

O Centro Histórico da cidade também tem boas opções, especialmente para quem quer saber mais sobre a história local. O conjunto arquitetônico do Centro Cultural São Francisco, por exemplo, é um centro cultural aberto a eventos e visitações. Com sua construção iniciada em 1586, o que mais chama atenção é a igreja. Em especial, os painéis de azulejo, na lateral do largo que leva até a igreja – vale a foto!

Da mesma forma, também fiquei impressionada com a Igreja de São Frei Pedro Gonçalves, um templo católico localizado no Largo de São Frei Pedro Gonçalves. É só se dirigir ao alto da colina do antigo porto do varadouro, em frente ao rio Sanhauá.

viajecomnorma-Igreja-São-Frei-Pedro-Gonçalves
Igreja São Frei Pedro Gonçalves

Já o antigo Hotel Globo se tornou um museu com exposição para que os visitantes percorram o espaço e se sintam em 1929, ano de inauguração do hotel. Se as marcas do estilo Art Déco não o impressionam, visite o lugar assim mesmo, pois a vista para o Rio Sanhauá vale muito a pena!

Também me impressionou o Museu de Esculturas Jurandir Maciel, onde lindas esculturas e réplicas do próprio autor estão expostas ali, tais como as de Luiz Gonzaga, Ariano Suassuna, Jackson do Pandeiro e outros.

viajecomnorma-museu-Esculturas-Jurandir-Maciel

Museu de Esculturas Jurandir Maciel

Praias urbanas de João Pessoa PB

É impossível falar no Nordeste brasileiro sem mencionar as praias, não é mesmo?

Sem sair de João Pessoa, já é possível curtir lindas praias de águas mornas. Aliás, uma caminhada ou pedal pela orla vale muito a pena! O calçadão, com quiosques e varandas, é convidativo. Além disso, uma lei proíbe construções com mais de quadro andares na orla, então, a área fica ainda mais agradável.

As vizinhas Tambaú e Cabo Branco são possivelmente as mais famosas da cidade e as mais concorridas. Diferentemente de Manaíra, que não tem barracas e costuma ter ondas, mas é um bom local para caminhada – além de estar em um bairro de comércio forte.

Acima de tudo, Bessa é conhecida por sua tranquilidade e águas mornas, mas não se engane: o bairro onde está localizada oferece boas opções para quem curte a noite.

Já Cabedelo, município da Região Metropolitana de João Pessoa (9,5 km separam as cidades), tem seus próprios destaques: Intermares (point de surfistas e tartarugas marinhas), Poço e Camboinha, são praias contíguas, de águas mansas, mornas e com deliciosas piscinas e são as mais conhecidas.

Ah, saindo de Poço ou Camboinha, é possível chegar a Areia Vermelha: um banco de areia que atrai turistas e locais. Já, já eu falo mais sobre outras praias da Paraíba.

Principalmente, o pôr do sol na Praia do Jacaré – Simplesmente imperdível

Atração especial de João Pessoa na Paraíba, por do sol na Praia do Jacaré
Por do sol na Praia do Jacaré

A minha recomendação é: inclua o indescritível pôr do sol na Praia do Jacaré, no Rio Paraíba, em Cabedelo. Eu comecei o meu roteiro ali. Visualize: um show especial da Natureza, a música maravilhosa de Jurandy do Sax (uma atração local a parte!), passeio de barco, apresentação de dança típica, um forrozinho gostoso… uma delícia! Agradeço muito a Thiago, da @passeios.nauticos, por ter organizado esse momento inesquecível.

Atração especial de João Pessoa na Paraíba, por do sol na Praia do Jacaré
Jurandy do Sax tocando o bolero de Ravel

Ainda mais que, no local, há bares, restaurantes, lojinhas e feirinha de artesanato e muita música ao vivo. E, acima de tudo, às 18 horas o Jurandy do Sax toca a Ave Maria em um palco montado no local. Muito lindo mesmo!

Da mesma forma, para aqueles que querem curtir um lindo dia de sol e relaxar, a dica é: não deixe de conhecer as Piscinas Naturais de João Pessoa.

Atração especial de João Pessoa na Paraíba, por do sol na Praia do Jacaré
Com Lampião e Maria Bonita

Piscinas Naturais de João Pessoa

Piscinas Naturais do Seixas

Atração especial de João Pessoa na Paraíba - Piscinas naturais do Seixas
Atração especial de João Pessoa na Paraíba – Piscinas naturais do Seixas

Saindo da Praia da Penha, está entre as maiores piscinas de corais do litoral da Paraíba – mergulhar, com cilindro ou snorkel, é o ponto alto! – e sua profundidade varia de 1 a 3 metros.

A saber, devido ao meu pouco tempo, tive que escolher uma das piscinas naturais para conhecer e optei pela do Seixas. Assim sendo, pegamos o catamarã na Praia de Tambaú (em frente ao Bob’s) e seguimos para as Piscinas do Seixas. Embora o dia estivesse bastante nublado e chuvoso, ainda assim o passeio foi bem tranquilo e muito bonito.

Por sorte, pegamos maré bem baixa, o que favoreceu bastante a visitas às piscinas. Enfim, o passeio durou em torno de 3 horas e o catamarã disponibilizou gratuitamente stand up  e caiaque para uso dos passageiros nas piscinas naturais.

Mais uma vez, fizemos o passeio com a @passeiosnauticos e o dia foi delicioso e muito relaxante.

Atração especial de João Pessoa na Paraíba - Piscinas naturais do Seixas
Relaxando na piscina do Seixas

Picãozinho

Saindo da Praia de Tambaú, além de também estar entre as maiores piscinas de corais do litoral da Paraíba, encontram-se a apenas 1.500 metros da orla de João Pessoa e são ponto turístico obrigatório.

Ilha da Areia Vermelha

Já sobre o passeio para as piscinas naturais da Ilha da Areia Vermelha, as formas de chegar lá são de catamarã ou barco. Sendo que o embarque e desembarque acontece na Praia de Ponta de Campina, na Praia do Poço, ou na Ilha da Camboinha, em Cabedelo (a aproximadamente 10 km de João Pessoa).

A saber, a ilha de Areia Vermelha é formada por um imenso banco de areia de cor avermelhada, coberta pelo mar e que fica visível apenas na maré baixa, formando piscinas naturais de águas mornas e transparentes. Ademais, encontra-se a 2 km da costa da Praia do Poço.

Além disso, na Ilha, você encontra catamarãs com estrutura de bares flutuantes, onde pode-se comprar bebidas e lanches – o drink servido dentro de um abacaxi é um clássico na ilhota. Inclusive, esses bares oferecem o aluguel de mesas com cadeiras.

Praias do Norte de João Pessoa

O litoral norte da Paraíba não é tão badalado quanto o sul, mas não deixa a desejar no quesito “belezas naturais”. Municípios como Cabedelo, já citado acima, têm em comum não só as paisagens incríveis, mas também praias desertas, falésias coloridas, mangues exuberantes, rios cristalinos e até aldeias de índios Potiguaras.

Ainda em Cabedelo, reserve um tempo para conhecer a Fortaleza de Santa Catarina, marco na resistência paraibana às invasões holandesas e francesas no período colonial. E, para além das praias já citadas, há ainda Formosa e Areia Dourada – tão gostosas e bonitas como as demais.

Um outro passeio que vale a pena é conhecer a Ilha da Restinga, com seu manguezal e fauna variada. Com apenas 5,8 km², é possível fazer trilhas de 1 km a 3,2 km, acompanhado por um guia especializado.

Lucena

A 45 km de João Pessoa, Lucena conta com praias lindas e paradisíacas. Fagundes parece ser um refúgio particular. Já Pontinha revela um extenso banco de areia na maré baixa; já na maré alta, o espetáculo fica por conta do encontro de correntes marítimas que provoca o choque das ondas. Ideal para a prática de mergulho, a Ponta de Lucena atrai pelas belezas que o mar esconde.

Mas nem só de praia vive o paraíso. O passeio de buggy é um convite para os aventureiros de plantão que desejam explorar mais o local. Falésias, o encontro do mar com os rios Miriri e Camaçari e piscinas naturais fazem parte do roteiro. Aliás, obras humanas fazem parte da paisagem, além do Mirante do Bom Sucesso – dá para ver todas as praias a partir do alto da falésia.

As Ruínas da Igreja Bom Sucesso, construída pela Ordem Carmelita no final do século XVII, estão tão integradas à natureza do local que se confundem. Aliás, parte de sua estrutura está apoiada em uma árvore gameleira centenária. E o Santuário Nossa Senhora da Guia, igreja barroca do século XVI também construída por carmelitas, encontra-se na posição privilegiada de um platô na foz do Rio Paraíba.

Rio Tinto

O município tem origem sueca, pois os herdeiros do sueco naturalizado brasileiro Herman Theodor Lundgren (Norrköping, 1835 – Recife, 1907) a fundaram. Inicialmente, abrigou os trabalhadores alemães que chegaram para trabalhar na indústria têxtil que a família implantou. A cidade, por sinal, tem até hoje marcas da influência europeia em sua arquitetura.

Entre as praias mais conhecidas, a de Miriri (marcada pelo encontro do rio de mesmo nome com o mar), de Campina (mar forte, bom para surf), do Oitero (águas calmas e dunas brancas) e Barra de Mamanguape (área de proteção ambiental).

Baía da Traição

O nome chama atenção para a história do município: os primeiros portugueses que chegaram ao local no século XVI foram emboscados pelos índios. Se, por um lado, ainda há tribos indígenas morando por ali, por outro, o lugar agora é marcado pela tranquilidade. A vida pacata e rústica pôde ser mantida, em parte, pelo espírito de preservação dos moradores originais.

Mais próxima do centro, a Praia da Traição é a mais estruturada da região e abriga um recife próximo ao Farol da Traição. Enquanto a Tanguá é o destino favorito dos surfistas, Coqueirinho é refúgio de quem quer aproveitar o mar tranquilo à sombra dos coqueiros e visitar a sede do projeto Peixe-Boi. Bom mesmo é encarar, na Praia do Forte, a subida até o alto da escarpa que oferece vista panorâmica para a Baía da Traição – local ideal para fotos.

Mataraca

Localizado entre João Pessoa e Natal (são 118 km e 123 km de distância, respectivamente), o município é marcado por festas religiosas, como a Festa do Padroeiro Bom Jesus (23 a 31 de dezembro) e a Festa de São Sebastião (janeiro). Além disso, destaca-se pelo campo eólico Vale dos Ventos, que tem impulsionado seu crescimento.

O destaque fica por conta da Barra de Camaratuba, pois é onde começa a aparecer as dunas típicas do Rio Grande do Norte. Por lá, encontram-se as praias da Baleia (de águas esverdeadas), da Pavuna (cercada de lagoas) e Guaju (totalmente deserta).

Praias do sul de João Pessoa

Quer saber de verdade qual é a melhor forma de conhecer as praias da Paraíba? Providencie um buggy! Tive a sorte de encontrar uma empresa (@passeiosdebuggyjoaopessoa) que ofereceu mais que um passeio por algumas praias. Bruno surpreendeu pelo atendimento, bom humor e disponibilidade. E ainda tem vantagem: além de ser o fotógrafo do dia, ele dá dicas do melhor lugar e do melhor ângulo para as fotos – ou seja: eu recomendo!

Como o tempo era curto e os lugares para conhecer eram muitos, fiz o passeio de um dia para conhecer o máximo possível. Fiquei simplesmente encantada pela Costa do Conde e as suas maravilhas naturais!

Gramame

Atração especial de João Pessoa na Paraíba - Praia de Gramame
Praia de Gramame – Vista da praia e lagoa

Felizmente, esse paraíso ainda não é explorado a todo vapor. Embora a estrutura receptiva ainda seja pequena, o charme do lugar fica por conta do encontro entre o Rio Gramame e o mar. Além disso, é uma praia propícia para a prática de esportes como o kitesurf por causa dos ventos. Aproveite para experimentar os pescados do dia, resultado do trabalho dos trabalhadores locais!

Atração especial de João Pessoa na Paraíba - Praia de Gramame
Vista da lagoa na Praia de Gramame

Praia do Amor

Atração especial de João Pessoa na Paraíba - Praia do Amor
Praia do amor

Esta praia tem como principal atrativo um arco de pedra furada. Reza a lenda que o amor eterno será garantido ou encontrado se você passar por baixo dele. Por via das dúvidas, melhor se garantir e seguir a risca, né?

Deixando as superstições de lado, a água do mar é de um verde tão maravilhoso que não tem como não ficar encantado com o lugar!

Jacumã

Jacumã é, em realidade, um distrito de Conde. Por isso, é a praia com melhor estrutura – veja bem, estrutura de cidade pequena, com lojas, pousadas, mercado, farmácia etc. Ainda assim, um local idílico, ideal para quem busca sombra e água fresca, para curtir entre falésias e recifes.

Carapibus

É tranquilidade que você quer? Pois essa é a praia para curtir piscinas naturais e lagoas formadas pela água do mar! Apesar de ter uma boa oferta de pousadas, a tranquilidade e a exuberância ainda reinam no lugar.

Tabatinga

Atração de João Pessoa: Falésias da Praia de Tabatinga
Falésias da Praia de Tabatinga

Considerada uma das mais bonitas da Paraíba, a praia encanta pelas falésias vermelhas de um lado e, do outro, as águas mornas e tranquilas do mar. Antes de chegar à próxima praia, mais uma maravilha local: o Mirante Dedo de Deus. A vista a partir da formação rochosa impressiona, com certeza! É quase um quadro da perfeição desta vida!

Coqueirinho

Atração de João Pessoa - Praia do Coqueirinho
Praia do Coqueirinho

A queridinha da região é, na verdade, uma enseada – daí suas águas serem ainda mais calmas e quentes. O que mais impressiona é o cenário ao fundo: é o contraste da fila de coqueiros com as rochas vulcânicas!

Para quem quer aproveitar melhor o lugar, recomendo o passeio pelo cânion para conhecer suas formações rochosas coloridas. Só fique esperto: a chuva pode deixar o passeio com ainda mais emoção!

Além disso, é nessa Praia que encontra-se a melhor estrutura para almoçar, descansar e curtir a praia. Por isso, nós escolhemos o @quiosquemarlin para almoço e fomos surpreendidos com o excelente atendimento e boa gastronomia.

Tambaba

Tambaba - a primeira praia de naturismo do Brasil - Atrações de João Pessoa PB
Coqueiro da Praia de Tambaba

Tambaba é considerada por muitos a primeira praia naturista do nosso Nordeste. Bem, ela é dividida em duas: uma parte é aberta ao público em geral e a outra parte tem acesso exclusivo para aqueles que desejarem praticar naturismo – desde que respeite-se algumas regras. Esta praia também é conhecida pelo coqueiro que nasceu sobre a rocha e que hoje se encontra nos cartões postais do local.

Tambaba - a primeira praia de naturismo do Brasil - Atrações de João Pessoa PB
Entrada da praia de Naturismo de Tambaba

Mirantes das Praias do Sul de João Pessoa

Mirante Castelo da Princesa

Atrações de João Pessoa - PB - Mirante Castelo da Princesa
Atrações de João Pessoa – PB – Mirante Castelo da Princesa

Ponto de observação do cânion que divide as praias de Coqueirinho e Tambaba e as falésias com suas formações naturais. A maior dessas formações, bem diferente, tem cerca de 60 m de altura e ganhou o nome de Castelo da Princesa. Enfim, é de tirar o fôlego!

Mirante do Dedo de Deus – Praias de João Pessoa

Atrações de João Pessoa - PB - Mirante Dedo de Deus
Vista da Praia de Coqueirinho – Mirante Dedo de Deus

Esse é o mais famoso mirante da Paraíba. Localizado no alto de uma falésia, entre as praias de Tabatinga e Coqueirinho, tem a vista mais impressionante de todo estado. Em primeiro lugar avistamos a Praia de Coqueirinhos, com muito verde, indescritível e emocionante. Em segundo lugar, observamos a Praia de Tabatinga com seu incrível paredão de falésias coloridas, uma vista emocionante que nos faz refletir sobre como somos privilegiados com nossas belezas naturais.

Atrações de João Pessoa - PB - Mirante Dedo de Deus
Vista da Praia de Tabatinga – Mirante Dedo de Deus

E ainda na entrada do Mirante, há uma pequena estrutura com uma barraquinha de artesanato, com venda de lembranças e chapéus que podem ser decorados na hora, conforme sua vontade, assim como esse da foto abaixo, que não perdi a oportunidade e mandei fazer lá.

Atrações de João Pessoa - PB - Mirante Dedo de Deus
Sobretudo, o impressionante Mirante do Dedo de Deus

Onde comer bem em João Pessoa?

Minhas dicas de restaurantes em João Pessoa:

Casa do Bacalhau – Um dos melhores bacalhaus que comi na vida. O restaurante, além do excelente cardápio, é bem decorado com temas portugueses e pudemos ouvi um fado (música portuguesa) de arrepiar.

Nau Restaurante – Com ambiente bem refinado e comida boa, a especialidade são os pratos de camarões.

Mangai – Restaurante com buffet de comidas nordestinas e variadas. Logo, uma excelente oportunidade de conhecer a gastronomia e cultura local.

Mas se você deseja comida mais em conta, variada e popular, indico o Food Parque Cabo Branco, um espaço com Food trucks de comidas diversas, tais como: comida japonesa, hambúrguer, pizza, comida italiana, sorvete e diversas outras. Além disso, tem estrutura com banheiros, música ao vivo, mesas coletivas, boa iluminação em um ambiente muito agradável.

Onde se hospedar em João Pessoa

João Pessoa tem muitas opções de hospedagem. No entanto, minha dita é: Escolha ficar próximo das praias urbanas nos bairros de Manaíra, Tambaú, Bessa ou Cabo Branco (leia acima o perfil de cada uma).

Vale ressaltar, que as melhores opções de hospedagem estão no Booking.com.

Sobretudo, acompanhe nosso roteiro pela Paraíba e Rio Grande do Norte

E, se você pensa que a viagem acabou, saiba que ela está apenas começando! Eu ainda preciso contar sobre minha estadia em Cabeceiras e Pipa (leia abaixo) . Porque uma característica bem legal de João Pessoa é a proximidade com outros destinos incríveis como esses dois, além de Recife e Olinda. Mas isso renderia outro bate-volta e um novo roteiro!

Cabaceiras, a Roliúde Nordestina

Pipa – RN, destino de sonho dos brasileiros

E lembre-se, hospedagem é com a  Booking.com.

Além disso, para aluguel de veículos, a melhor opção é a  RENTCARS 

Enfim, compre tudo para a sua viagem, na AMAZON.COM

Veja posts com dicas para planejar sua viagem!

Em seguida, baixe meus e-Books gratuitos:

E book - 10 dicas para arrumar sua mala de viagem
E book check list de viagem

Faça suas reservas com meus parceiros:

  • E, para viajar com tranquilidade, faça seu SEGURO VIAGEM com a SEGUROS PROMO.

Encontre sua hospedagem

Reserve aqui o seu carro

Compre ingressos sem fila

30 de novembro de 2019

Sobre Mim

Sou uma viajante apaixonada pelo mundo. Trabalhei 30 anos no ramo financeiro e hoje me realizo como microempresária e criadora de conteúdo de viagem. Como viajante, conheço 42 países e 20 estados brasileiros. Meu propósito nas redes sociais, é compartilhar minha experiência e aprendizado de viagem e de vida, com meus clientes e seguidores, com o objetivo de ajudar a todos a realizarem os seus sonhos de viagem.

De Onde Sou

Gostou da viagem? Deixe um comentário sobre a experiência!

 

4 Comentários

  1. Luciane

    Sem dúvida o post mais completo que já li sobre Joao Pessoa, ta super completo e já sei tudo que quero conhecer quando estiver por la.

    Responder
    • Norma

      Oi Luciane, muito obrigada pelo comentário. Tentei ser o mais detalhista possível para permitir ao usuário conseguir todas as informações em um lugar só.

      Responder
  2. Sylvia Leite

    Gosto muito de João Pessoa e concordo com você que a cidade não é tão valorizada pelos turistas como outras capitais do Nordeste. Você fez um roteirinho bem legal para quem visita a cidade pela primeira vez.
    .

    Responder
    • Norma

      Muito obrigada Sylvia.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe esse artigo!

Mostre a seus amigos o seu possível próximo destino.

Compartilhe esse post!

Mostre a seus amigos seu possível novo destino.