Pipa RN: destino dos sonhos dos brasileiros

viaje-com-norma-mirante-barra-do-cunhau

A Praia da Pipa, no litoral sul do Rio Grande do Norte, é um dos destinos mais queridinhos dos brasileiros. Já Pipa é um vilarejo localizado no município de Tibau do Sul e encontra-se a cerca de 85 km de Natal. E combina, como nenhum outro lugar, o trio que agrada muita gente: belas praias, vida noturna agitada e boas opções de restaurantes.

No nosso caso, viemos da Paraíba, especificamente, de Cabaceiras. Mas, se você chegou ao Rio Grande do Norte por Natal, para se deslocar até a Praia da Pipa, a rota mais rápida dura 1h30. Entretanto, há quem prefira optar pela Rota do Sol, passando por destinos como Praia do Cotovelo, Pirangi do Norte (onde fica o Maior Cajueiro do Mundo) e Nísia Floresta (aff, esse lugar só tem praia bonita!). Em geral, este segundo roteiro dura 2h30 – a não ser que você decida fazer paradas maiores para aproveitar melhor cada lugar.

Alugamos um carro na Rentcars e isso nos proporcionou a liberdade de escolher como chegar ao nosso destino e as paradas que faríamos. Para quem chega de avião na capital potiguar e não quer recorrer ao aluguel, há outras opções. É possível contratar uma empresa de transfer, negociar com motorista de táxi ou recorrer a aplicativo e, ainda, pegar ônibus a partir do Terminal Rodoviário (são 7 saídas diárias nos dias de semana e 2 saídas aos domingos e feriados).

Pipa: Golfinhos, relax e esportes

Como todas as praias do Nordeste brasileiro, a água do mar de Pipa é morna. Mas eu sugiro que você fique de olho na tábua da maré para que nenhum passeio seja prejudicado. Também é possível caminhar de uma praia a outra pela areia, desde que a maré esteja baixa. Uma boa pedida é começar pela Praia do Centro, onde o mar é calmo e os barzinhos são pé na areia.

viaje-com-norma-praia-do-centro
Praia do Centro Pipa RN

Andando um pouco mais para a esquerda, chegamos à Baía dos Golfinhos. Sim, a praia tem esse nome por causa dos seus moradores mais famosos: os golfinhos! Contratamos o passeio de lancha para vê-los de perto. De quebra, ainda tivemos o privilégio de apreciar a paisagem exuberante da Baía dos Golfinhos. Fiquei encantada com a beleza indescritível do mar. Mas não é preciso lancha para ver os animais: eles nadam tão perto da praia que é possível avistá-los da areia mesmo!

viaje-com-norma-baia-dos-gorfinhos
Baía dos golfinhos

Igualmente, partindo da Praia do Centro, andando 15 minutos para a direita, encontramos a Paia do Amor. É uma praia linda, com uma mistura de cores impressionante: a cor preta das rochas que estão em todos os locais formando diversas figuras, o vermelho das falésias e o branco da areia. Lá é o local certo para sentar ou deitar numa cadeira à beira da praia e relaxar bastante curtindo toda a beleza do local.

viaje-com-norma-praia-do-amor
Praia do Amor

Pipa: É de esporte que você gosta?

Pois a Praia do Madeiro é a melhor indicação para o surf. Só fique esperto, pois pessoas com problemas de locomoção poderão ter dificuldade – é preciso descer uma escada a partir de uma falésia para acessar a areia. Já Cacimbinhas é o destino para os amantes do kitesurf, assim como o sandboard e o voo livre a partir das falésias.

Por fim, a prática de caiaque na Lagoa de Guaraíras, com sua água tranquila, é ideal. Aliás, o entorno da lagoa oferece uma boa estrutura de bares e restaurantes. A minha dica é finalizar o dia aqui e curtir o pôr do sol, apreciando a despedida do astro rei no encontro da lagoa com o mar. Optamos por assistir do Marinas Sunset Lounge e foi incrível. Lugar imperdível.

viaje-com-norma-por-do-sol-lagoa-de-guarairas
Por do Sol na Lagoa de Guaraíras

Opções sem praia

Se você quiser dar um tempo das praias e encontrar um outro tipo de diversão, sugiro uma visita ao Santuário Ecológico de Pipa. Ao todo, são dezesseis trilhas abertas ao público, com diferentes graus de dificuldade – há até mesmo uma especial para crianças. Minha sugestão é procurar saber o estado da trilha, para ter certeza do seu estado de limpeza e poda. O local tem estacionamento e pode ser visitado das 8h às 17h.

Para a criançada (e adultos também!), há ainda a opção de ter experiência com arvorismo e tirolesa da Pipa Aventura na reserva florestal próxima à Praia do Madeiro. São onze plataformas e dez passarelas dentro da Mata Atlântica e, ao final, uma tirolesa de 300 metros encerra a aventura com chave de ouro e a vista da praia. Fiz essa atração e amei. Enfim, aventura, emoção e diversão garantida. Quer saber mais?  O post Arvorismo e Tirolesa, aventura em Pipa RN que detalha toda essa atração.

Off-road em Pipa 

É impossível pensar no Rio Grande do Norte e não associar às dunas e ao passeio de buggy não é mesmo? Pois na Praia da Pipa nós também tivemos a nossa dose de emoção. Contratamos a Pipa Speed para fazer o passeio off-road completo sobre quatro rodas. A empresa nos pegou no hotel e nos levou até o quadriciclo. De lá, partimos para um dia de muita diversão, mas também bem tranquilo, até o Mirante da Barra do Cunhaú – ao sul de Pipa.

Aventura de quadriciclo com a Pipa Speed

A primeira parada foi no Mirante do Chapadão

Eu vou tentar usar as palavras, mas só estando lá para sentir de verdade a beleza do lugar! O mirante natural é uma falésia de topo plano e com pouca vegetação. E a visão panorâmica é para a Praia do Amor. E agora imagine aí: o laranja do paredão da falésia em contraste com o azul do mar…

Como não tem estrutura ou sombra, a dica é levar ao menos uma garrafa de água para se manter hidratado. E não esquecer o protetor solar! Se possível, aproveite as piscinas em formato de coração da Praia do Amor na maré baixa – ideal para as famílias que querem diversão segura para as crianças. Se você curtir ondas, a praia ao lado, Afogados, é o seu destino – assim como de algumas competições desse esporte.

Segunda parada: Mirante da Praia das Minas

O Mirante da Praia das Minas é um espetáculo à parte da natureza. Isso porque essa é uma das praias mais desertas, dentre aquelas que estão no entorno de Pipa, com ventos fortes e mar agitado. Não cheguei perto da água, mas gostaria de ter tido a chance de cumprimentar as moradoras locais: as tartarugas marinhas que depositam seus ovos todos os anos na praia.

viaje-com-norma-mirante-praia-das-minas
Mirante Praia das Minas

Terceira parada: a linda Praia de Sibaúma

A Praia de Sibaúma é a parada para relaxar e se refrescar. Na maré baixa, tem piscinas naturais deliciosas para banho. Logo, é um refúgio para quem quer paz e tranquilidade. O vilarejo surgiu a partir de um quilombo e guarda até hoje sua herança cultural. Os pescadores locais dividem espaço com uma boa estrutura para receber os turistas que chegam o ano todo.

viaje-com-norma-praia-barra-de-sibauma
Praia de Sibaúma

Quarta parada: Mirante de Barra do Cunhaú

A Barra do Cunhaú é conhecida tanto por atrair turistas como por concentrar a maioria das fazendas de criação de camarão no país. Para chegarmos ao mirante, passamos por fazendas, criatórios de camarões, trilhas – uma deliciosa aventura de exploração e conhecimento!

Do mirante, o mar parece uma lagoa de águas calmas, cercado por uma boa faixa de areia branca. Para quem se hospedar aqui, recomendo procurar informação sobre o passeio de barco pelos manguezais, com direito a parada na Ilha da Restinga. Eu não tive tempo, mas fiquei tentada a conhecer!

viaje-com-norma-mirante-barra-do-cunhau
Mirante Barra do Cunhaú

Parada para o almoço – Pipa RN

Depois de um dia de muitas aventurara, o próximo passo foi a  parada para o almoço e descanso, que  ficou por conta do restaurante Camarão na Fazenda. Além disso, lá é possível relaxar em cadeiras, redes e balanços dentro do rio/mangue, além de praticar tiro ao alvo e diversões variadas.

E quanto ao almoço? Eu só posso dizer que passei muito bem! A comida era deliciosa! Comi uma lagosta grelhada maravilhosa e amei todo o ambiente, além do atendimento, que foi impecável.

viaje-com-norma-restaurante-camarao-na-fazenda
Restaurante Camarão na Fazenda

Finalmente, encerramos o passeio com a emoção de voltar dirigindo o quadriciclo por cima das falésias e do chapadão. E ainda deu tempo de aproveitarmos o fim de tarde na piscina do hotel.

Outras informações sobre Pipa RN

Onde recarregar as energias em Pipa

Mais uma vez, recorri ao Booking para encontrar a estadia com o melhor custo-benefício, sem abrir mão de conforto e boa localização. Escolhi o Hotel Varandas Mar de Pipa e fiquei muito satisfeita com a minha experiência. Além de ter excelentes instalações e atendimento, a vista panorâmica da Baía dos Golfinhos é simplesmente incrível! Sem contar que o excelente Restaurante Kuarasy fica dentro do hotel – um bom diferencial para quem gosta de comer bem como eu!

E qual a melhor época do ano para Ir a Pipa

Quanto à melhor época do ano para ir ao balneário, isso vai depender. Em geral, chove de abril a julho. Mas Pipa lota entre dezembro e fevereiro, enquanto dura a alta estação. Já entre agosto e setembro, os ventos é que são muito fortes. A minha dica, então, é considerar ir entre setembro e novembro, para fugir do mau tempo e da multidão.

Infelizmente, este roteiro entre a Paraíba e o Rio Grande do Norte chegou ao fim. Mas não vai ter tempo para saudade: logo, logo eu volto aqui para contar sobre o meu próximo destino!

E lembre-se, para curtir mais a sua viagem, alugue um carro com a RENTCARS .

Sobretudo, leia mais sobre outras atrações de praias no Brasil

João Pessoa: Saiba o que conhecer

Maragogi: Conheça o Caribe brasileiro

Praia dos Carneiros Pe: Onde fica esse paraíso

Dez atrações imperdíveis em Balneário Camboriú

Veja posts com dicas para planejar sua viagem!

Em seguida, baixe meus e-Books gratuitos:

E book - 10 dicas para arrumar sua mala de viagem
E book check list de viagem

Faça suas reservas com meus parceiros:

  • E, para viajar com tranquilidade, faça seu SEGURO VIAGEM com a SEGUROS PROMO.

Encontre sua hospedagem

Reserve aqui o seu carro

Compre ingressos sem fila

26 de novembro de 2019

Sobre Mim

Sou uma viajante apaixonada pelo mundo. Trabalhei 30 anos no ramo financeiro e hoje me realizo como microempresária e criadora de conteúdo de viagem. Como viajante, conheço 42 países e 20 estados brasileiros. Meu propósito nas redes sociais, é compartilhar minha experiência e aprendizado de viagem e de vida, com meus clientes e seguidores, com o objetivo de ajudar a todos a realizarem os seus sonhos de viagem.

De Onde Sou

Gostou da viagem? Deixe um comentário sobre a experiência!

 

4 Comentários

  1. Fabíola Moura

    Ainda não tinha lido nenhum relato com tantas e variadas opções em Pipa. Adorei saber da possibilidade de fazer trilhas com as crianças e desses passeios off-road. É mesmo um lugar que todo brasileiro sonha conhecer.

    Responder
    • Norma

      Pipa é um lugar muito especial mesmo e com muitas atrações. Vale super a pena.

      Responder
  2. Ângela Martins

    Ahh, eu conheci Pipa e quero muito voltar! Realmente um destino dos sonhos. Adorei ler as suas dicas.

    Responder
    • Norma

      Que maravilha Ângela. `Pipa é incrível mesmo.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe esse artigo!

Mostre a seus amigos o seu possível próximo destino.

Compartilhe esse post!

Mostre a seus amigos seu possível novo destino.