Morro de São Paulo: Paraíso baiano

Tempo de leitura: 9 minutos
Morro de São Paulo, localizada na a Ilha de Tinharé na Bahia, é daqueles destinos que você vai uma vez, se apaixona e volta sempre que pode

Agora também somos Agência de Viagens!

As melhores ofertas, destinos e o suporte que só quem tem vivência no turismo pode te oferecer.

Clique na imagem e e conheça nossa página de vendas.

Ebook viaje mais barato em 10 passos

Morro de São Paulo, localizada na extremidade nordeste da Ilha de Tinharé, no município baiano de Cairu, é daqueles destinos que você vai uma vez, se apaixona e volta lá sempre que pode. Eu, por exemplo, já perdi a conta da quantas vezes estive lá e, quando volto, sempre me parece um lugar novo. Sabe, não dá para esquecer e nem enjoar de Morro!

Uma curiosidade, a vila tem praias e paisagens paradisíacas e o melhor de tudo: carros não rodam por ali!

A chegada a Morro de São Paulo

As formas de acesso a Morro de São Paulo Ba a partir de Salvador Ba.

  • Pela estrada até Valença em seguida de barco;
  • De catamarã, a partir de Salvador;
  • Ou de avião, partindo da capital baiana.
  • Abaixo, veja algumas opões de transfers e passeios. Adquira o seu aqui.

Leia abaixo em detalhes, como chegar em Morro de São Paulo, a partir de Salvador Ba.

Como chegar a Morro de São Paulo

Principalmente, a chegada na Ilha, já é bem diferente e especial.

Afinal, a Ilha te recebe em um píer, onde você passa por um portal. Entretanto é obrigatório o pagamento da TUPA (Tarifa por Uso do Patrimônio Histórico do Arquipélago), que custa R$ 20,00 por toda a estadia. No entanto, crianças de até 5 anos e pessoas acima de 60 anos estão isentos. Já estudantes e portadores de necessidades especiais pagam meia, R$ 10,00.

O próximo passo e subir os degraus até chegar ao centrinho da cidade, bem em frente a Igreja local. Ao chegar ali, você já sente a energia da vila!

E para preparar toda a sua viagem, mantenha contato comigo agora mesmo:

Um pouco da história de Morro de São Paulo

Morro de São Paulo, localizada na a Ilha de Tinharé na Bahia, é daqueles destinos que você vai uma vez, se apaixona e volta sempre que pode

Localizada na Costa do Dendê, os portugueses desembarcaram na ilha em 1531, batizando-a com o nome de Tynharéa. Até então, a região era habitada pelos índios tupinambás. Por conta da localização geográfica privilegiada, sofreu vários ataques de esquadras francesas e holandesas durante o período colonial.

A vila Morro de São Paulo nasceu em 1535, quando Jorge de Figueiredo Correia recebeu a propriedade de dom João III e designou Francisco Romero para a colonização das terras.

Morro tinha ainda uma posição estratégica, já que protegia a entrada para o Canal de Itaparica até o Forte de Santo Antônio. Aliás, o canal de Tinharé foi essencial para o escoamento da produção dos principais centros para o abastecimento de Salvador.

Com localização privilegiada, seja pela beleza ou importância econômica, Morro se beneficiou disso. Não apenas por ser hoje um importante destino turístico, como pelo fato de ter riqueza de monumentos históricos próprios.

O que fazer em Morro?

Há tanta coisa para fazer num lugar tão especial como Morro de São Paulo. Vou listar alguns para deixar você com vontade de conhecer. Começando pelo Centro Histórico.

Centro Histórico de Morro

Morro de São Paulo, localizada na a Ilha de Tinharé na Bahia, é daqueles destinos que você vai uma vez, se apaixona e volta sempre que pode

Ainda que as praias sejam o grande atrativo local, eu acho importante destacar o Centro Histórico da vila. Porque, sim, há ruínas históricas por ali que merecem a sua atenção. E, para isso, basta sair caminhando, explorando ruas e ruelas – será fácil encontrar patrimônios históricos da ilha com alguns passos.

Morro de São Paulo, localizada na a Ilha de Tinharé na Bahia, é daqueles destinos que você vai uma vez, se apaixona e volta sempre que pode

Um destaque é a Igreja Nossa Senhora da Luz, localizada logo na entrada da vila. Ela começou a ser construída em 1638, no estilo barroco, e só foi concluída em 1845. Seu interior guarda relíquias dos séculos XVII e XVIII, como imagens sacras e altares de cedro. Vale dar uma passadinha!

Mas se você gosta mesmo é de compras, a Feira de Artesanato da vila tem que estar na sua lista. Ela é montada todos os dias, a partir das 18 horas, na Praça Aureliano Lima.

Praias paradisíacas

Turistas de todo o mundo escolhem esse pedacinho de paraíso para descansar. Seja na Primeira Praia, Segunda Praia, Terceira Praia, Quarta Praia, Quinta Praia (também conhecida como Praia do Encanto), Gamboa, Praia do Pontal ou Praia Garapuá, eu garanto: o pôr do sol será um dos espetáculos imperdíveis durante a sua estadia!

Leia aqui post detalhado sobre cada uma delas:

Praias de Morro de São Paulo

Enfim, curtir as praias e as piscinas naturais formadas pelos recifes é, claro, a resposta mais óbvia para essa pergunta! O passeio de volta à ilha de Tinharé e a tirolesa são igualmente programas imperdíveis – vou falar sobre eles mais abaixo. Para mim, eu também acho que assistir ao pôr do sol é obrigatório.

Fortaleza de Morro de São Paulo

Morro de São Paulo, localizada na a Ilha de Tinharé na Bahia, é daqueles destinos que você vai uma vez, se apaixona e volta sempre que pode
Fortaleza de Morro

A Fortaleza encontra-se na ponta da Ilha, bem embaixo do Farol e dá para ver logo na chegada a Ilha.

Historicamente, há registos de uma primeira fortificação a partir de 1625, e a atual a partir de 1728. Atualmente a visitação não esta sendo permitida por conta de obras de restauração.

O Pôr do Sol

Lugares para assistir ao pôr do sol em Morro do São Paulo, sem pagar nada por isso:

Mirante do Farol e a Fortaleza de Morro. Dois lugares maravilhosos.

Lugares descolado para assistir ao pôr do sol em Morro do São Paulo, que não são gratuitos:

Se quer assistir tomando um drink, duas boas opções são: A Toca do Morcego (o mais procurado da Ilha) que fica na subida do Farol, com musica ao vivo e badalação.. Ou ainda o Hotel Portaló, delicioso também, que fica próximo ao pier. E no dia que eu fui, o pôr do sol foi ao som de um sax.

Embora os lugares pagos sejam os pontos mais procurados para esse espetáculo reconheço que é difícil definir o melhor. Ainda mais que os lugares gratuitos também são maravilhosos.

Enfim, imperdível mesmo é assistir ao pôr do sol em Morro do São Paulo. Desta forma, qualquer um que você escolher, certamente será um experiência única.

Leia tudo sobre os melhores lugares para assistir ao por do sol no artigo abaixo:

Onde assistir ao por do sol em Morro do São Paulo

O que fazer à noite

Morro de São Paulo também é conhecida pela sua vida noturna. Sim, a Praça Aureliano Lima, a principal da vila, fica lotada por pessoas que procuram um lugar para comer. Mas quem gosta mesmo de agito corre para a Segunda Praia, onde há vários restaurantes com música ao vivo e os famosos drinks de frutas.

Aliás, a vida noturna em Morro é tão organizada que determinados locais acabaram ficando responsáveis por promover uma festa em cada dia da semana! Porque, na alta estação, há festa todos os dias da semana por lá! Começando por volta da meia noite, uma hora da manhã, elas costumam ir até o nascer do sol. É só se planejar para aproveitar um pouco de tudo! kkkk

Tirolesa: a maior emoção e melhor vista da vila!

Você quer ter muita emoção? E ainda a melhor vista de toda vila, aquela que representa melhor Morro de São Paulo? Então você precisa ir até o Mirante da Tirolesa! Sem dúvida, é uma daquelas vistas que ficam na nossa memória para sempre.

Leia aqui tudo sobre a experiência de descer a tirolesa de Morro de São Paulo:

Tirolesa de Morro de São Paulo

Passeio: volta à ilha de Tinharé

Uma pedida imperdível estando em Morro de São Paulo é fazer o passeio de volta à Ilha de Tinharé. Se você não se planejou, chegou a Morro e quer fazer esse passeio, não tem problema! É possível acertar tudo em uma empresa de turismo local ou na Terceira Praia – acredite: há muitas ofertas! Como estávamos em um grupo grande, fechamos um passeio exclusivo.

A embarcação sai da terceira, quarta praia ou do cais e segue o seguinte roteiro:

  • Piscinas naturais de Garapuá, também em Morro de São Paulo, e em Moreré (essa praia fica em Boipeba);
  • Ainda na ilha de Boipeba, conhecemos as praias de Cueira (onde é possível degustar a lagosta do Guido) e da Boca da Barra (onde há outras opções de almoço);
  • O retorno a Morro é feito pelo Rio do Inferno, parando para degustar ostras cruas em Canavieira;
  • A última parada é na cidade história de Cairu.

Chegamos a Morro ainda a tempo de assistir ao lindo pôr do sol, acompanhando o astro rei se deitar no mar. Foi, por certo, um dia completo e inesquecível!

Há outras opções de passeio de barco, inclusive visitando outras ilhas da redondeza. Por isso, sugiro que você procure conhecer as suas opções para tomar a melhor decisão.

Dicas importantes para quem vai a Morro de São Paulo

Morro de São Paulo, localizada na a Ilha de Tinharé na Bahia, é daqueles destinos que você vai uma vez, se apaixona e volta sempre que pode
  • Leve pouca mala, senão terá problema para carregar, ou terá que contratar um transporte de carrinho de mão.
  • Leve roupa de banho, protetor solar, chapéu e repelente.
  • Quem fica hospedado no centro da vila, ira descer e subir ladeira para ir a praia. Já quem se hospeda na praia, fará o mesmo para passear na vila, assistir ao por do sol ou ir na tirolesa. Enfim, vá preparado para caminhar bastante, pois não existe nenhum transporte na ilha.
  • Leve sapatos confortáveis e apropriados para caminhar.
  • Acima de tudo, aproveite para relaxar e curtir a exuberância da natureza naquele lugar.

Onde ficar em Morro do São Paulo

Por fim, preciso falar sobre hospedagem em Morro de São Paulo. A verdade é que há inúmeras opções de pousadas, hotéis e hostels para todos os gostos e bolsos.

Contudo a melhor dica é sempre começar a sua pesquisa de acomodação visitando o site do Booking, pois é certo que você vai achar o que procura! Inclusive, vale dizer que algumas pessoas preferem o sossego de Gamboa para se hospedar, fugindo, assim, da badalação de Morro.

Mas, se quer um pacote montado especialmente para você, fale comigo que eu providencio. Link abaixo:

Morro de São Paulo: o veredicto

Morro de São Paulo é, com certeza, garantia de uma viagem inesquecível. Certo, eu sou suspeita para falar, pois adoro esse destino. No entanto, para confirmar a minha impressão, você deve ir até lá. Assim, poderá ver de perto como o lugar tem um brilho todo especial, praias lindíssimas, água transparente, banho delicioso garantido e toda energia boa – aliás, como toda a Bahia tem!

Desta forma, não deixe de conhecer também as atrações de Salvador:

Passeios em Salvador gratuitos e imperdíveis

O que fazer em Salvador com crianças

Ebook viaje mais barato em 10 passos

Aproveite melhor MAIS viagens gastando MENOS tempo e dinheiro.

Os 10 passos para você programar rapidamente suas viagens sem dores de cabeça e ainda economizar tempo e dinheiro.

Clique na imagem e adquira o curso!

Posts Relacionados

Veja posts com dicas para planejar sua viagem!

Em seguida, baixe meus e-Books gratuitos:

E book - 10 dicas para arrumar sua mala de viagem
E book check list de viagem

Encontre sua hospedagem

Seguro viagem

Compre ingressos sem fila

21 de abril de 2022

Sobre Mim

Sou uma viajante apaixonada pelo mundo. Trabalhei 30 anos no ramo financeiro e hoje me realizo como microempresária e criadora de conteúdo de viagem.Como viajante, conheço 42 países e 20 estados brasileiros. Meu propósito nas redes sociais, é compartilhar minha experiência e aprendizado de viagem e de vida, com meus clientes e seguidores, com o objetivo de ajudar a todos a realizarem os seus sonhos de viagem.

De Onde Sou

Alugue um carro no Brasil e no mundo! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Gostou da viagem? Deixe um comentário sobre a experiência!

 

10 Comentários

  1. Marcela

    Não vejo a hora de conhecer Morro de São Paulo na Bahia! Estou usando muito as dicas do seu blog, obrigada por compartilhar!

    Responder
    • Norma

      Valeu Marcela, vai conhecer e gostar pessoalmente. E me da o feed back.

      Responder
  2. Sylvia Leite

    Sempre tive vontade de conhecer Morro de São Paulo, mas nunca rolou. Adorei ler sua postagem e olhar suas fotos. Valeu!

    Responder
    • Norma

      Quando tiver oportunidade, vá conhecer. Vale demais a pena.

      Responder
  3. Cynara Vianna

    Que saudade de Morro de São Paulo, é um paraíso baiano mesmo. Foi um dos destinos da nossa lua de mel, nos hospedamos na Segunda praia, caminhamos bastante pela ilha, descansamos, foi uma delícia de viagem. Adorei rever aqui.

    Responder
    • Norma

      Que delicia Cynara, aproveita e me diz o que você gostou mais, viu.

      Responder
  4. Deyse

    Sempre ouvi falar das belezas naturais de Morro de São Paulo. Minha mãe e irmãs amam e já foram mais de 1 vez. Agora falta eu conhecer este paraíso baiano.

    Responder
    • Norma

      Falta mesmo Deyse. É um destino para se conhecer mesmo. Providencia isso.

      Responder
  5. Angela Martins

    Morro de São Paulo é um paraíso. Amo essa parte do litoral baiano. Quero muito voltar!

    Responder
    • Norma

      Vale mesmo a pena voltar. Com certeza também irá gostar muito.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe esse artigo!

Mostre a seus amigos o seu possível próximo destino.

Compartilhe esse post!

Mostre a seus amigos seu possível novo destino.