Bichinho (MG) fica a apenas 7km de Tiradentes. Como esta foi uma das cidades que fez parte da minha road trip em Minas Gerais, Bichinho não poderia ficar de fora!
E se você quer conhecer as cidades históricas mineiras, tenho um roteiro incrível.
Clica abaixo, leia tudo e mantenha contato para orçamento e contratação.
Cidades históricas Minas Gerais: Roteiro
Saiba tudo sobre a minha experiência na cidade de Tiradentes, no post abaixo:
Tiradentes MG: o que fazer na cidade mineira
Na realidade, o povoado pertence à cidade de Prados. E, para ser ainda mais sincera, seu nome oficial nem Bichinho é… Por isso, não estranhe se alguém se referir ao distrito como Vitoriano Veloso! kkkkk
Curiosamente, a estrada que liga Prados a Bichinho (MG) é de terra e tem 12 km. Já a partir de Tiradentes, além de mais curta, ela também é calçada. E o melhor: a vista pelo caminho também é incrível!
A Serra de São José acompanha o percurso.
E, se você gosta de móveis, decoração e antiguidades, programe paradas na ida ou na volta por conta da presença de lojas.
Tem até o Museu do Automóvel da Estrada Real, com 80 veículos em exposição – desde carros a tratores, veja abaixo.
E ainda tem o pórtico de identificação da chegada a Bichinho, é bem simples, mas eu registrei, é claro.
E, se você está em Tiradentes MG, precisa também conhecer a cidade de São João del Rei.
Um dia para conhecer São João del Rei MG
Já fiz alguns posts sobre minha viagem em Minas Gerais. Para saber mais sobre ela, clique nos links abaixo:
Belo Horizonte em três dias: o que conhecer?
Igreja São José, ponto turístico imperdível em BH
Serra da Canastra: Roteiro de 01 dia
Congonhas MG, destino para os romeiros
A seguir, venha comigo para saber mais sobre esse charmoso distrito e por que você deve conhecê-lo!
É Bichinho (MG) ou Vitoriano Veloso?
Nos primeiros anos do século XVIII, a descoberta de ouro fez com que muitos chegassem à região de a São José D’el Rei, atual Tiradentes. E foi por conta de ricas lavras de ouro que as pessoas ficaram por ali, no antigo Arraial do Bichinho.
Logo, o assentamento cresceu com a construção de casas e, em seguida, de uma capela. A construção da capela de Nossa Senhora da Penha começou em 1732 e só foi concluída 50 anos mais tarde.
Mas não se engane com a sua fachada! Pois seu interior é rico por conta das pinturas em estilo rococó. Inclusive, a edificação, hoje uma igreja que passou por alterações ao longo dos anos, foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1949.
Além da ligação com o outro, Bichinho (MG) também faz parte da Trilha dos Inconfidentes. De fato, não só cidades como Tiradentes, mas também o próprio distrito de Vitoriano Veloso (único negro a participar do movimento), receberam esses nomes graças aos inconfidentes nascidos na região.
Na imagem a estátua de Vitoriano Veloso que fica em frente a Galeria de Bichinho.
Já deu para perceber que o lugar tem muita história, certo?
O que conhecer em Bichinhos MG
Então, vamos aos principais pontos para se conhecer em um bate e volta para Bichinhos MG.
Ateliês e artesanato locais
Embora pequeno, Bichinho (MG) passou a atrair a atenção dos turistas por conta do seu artesanato. Em especial, depois que o artista plástico Toti (Antônio Carlos Bech) criou a Oficina de Agosto no início dos anos 1990.
Desde então, uma revolução só fez crescer em Bichinhos (MG). Além de sua loja, Toti montou uma oficina no local. E, assim, o vilarejo passou a contar com mais artesãos que montam seus próprios ateliês.
Sem dúvida, a arte e as oficinas locais são grandes atrativos. Por isso, sugiro que você reserve um tempo para conhecer as obras dos mais variados materiais e estilos. Em especial, sabendo que muitas das peças nascem do reaproveitamento de material.
Galeria de Bichinho
Localizada na única avenida do local, é fácil de encontrar. Principalmente porque na sua frente tem o nome de Bichinho bem grande, além de um relógio antigo e da estátua de Vitoriano Veloso.
Adorei conhecer o Bar/Restaurante Império Pastel de Angu. Foi onde provamos um prato misto de comida mineira que estava uma delicia.
Dentro da galeria tem lojas, bar, restaurante e, no primeiro andar, fica a linda Pousada Quatro Estações.
Casa Torta
Se você vai a Bichinho (MG), tem que visitar a Casa Torta! A autoria da obra é de um casal carioca. Por certo, você irá tirar boas fotos nesse cartão postal.
O espaço conta com jogos, desafios e brincadeiras. Ou seja, as crianças de todas as idades vão adorar! Pois é, não vá pensando que só as crianças em idade se divertem nesse centro cultural. Aliás, a proposta dele é exatamente convidar os adultos a reaprenderem a brincar!
Para saber mais sobre a Casa Torta, bem como comprar ingressos, visite o site oficial.
Igrejinhas locais
Não deixe de conhecer e apreciar as Igrejas locais. São elas:
- Nossa Senhora da Penha;
- Igreja de Bichinho.
Delícias mineiras
Eu já falei sobre a comida mineira e 5 de suas maravilhas em um post. Mas acho que não custa nada reforçar: aproveite seu tempo em Bichinhos (MG) para se deliciar com as comidas gostosas de Minas Gerais.
Não vão faltar boas opções de restaurante por lá. A grande maioria, bem simples, mas com a comida que tem aquele gosto de casa de avó.
Os mais conhecidos são o Restaurante Tempero da Ângela e o Restaurante da Joana. Mas fique atento aos dias e horários de funcionamento.
Para quem curte uma cerveja artesanal, vale conhecer também O Império da Cerveja.
Igualmente, não perca a oportunidade de experimentar os doces feitos por lá. Minas já é conhecido pelos seus doces, mas poder comer in loco, pouco depois de prontos, não tem preço!
Cachaçarias em Bichinhos MG
Só não pode esquecer de prestigiar outra delícia mineira: a cachaça! Tabaroa, Mazuma e Velho Ferreira são alguns dos alambiques mais prestigiados da região. Quem sabe até você possa visitar o Mazuma ou o Velho Ferreira – deixei o link dos sites para mais informação.
Museu do Automóvel
Localizado na Estrada Real, entre Tiradentes e Bichinho, o Museu do Automóvel Real é parada obrigatória para os turistas que curtem história e carros antigos. A coleção pertencente a Rodrigo Cerqueira Moura, conta com mais de 90 veículos (entre eles, motos antigas) e deixa qualquer um encantado.
Saiba tudo sobre o Museu do Automóvel no artigo abaixo:
E que tal programar a sua viagem?
Embora este post esteja no fim, não pense que o meu roteiro por Minas Gerais acabou, pois ainda tenho mais para contar!
Por enquanto, espero que você tenha adquirido o desejo de conhecer Bichinhos e aproveitar a sua riqueza histórica e cultural, assim como seu sossego e tranquilidade.
Se esse for o seu caso, entre em contato com a nossa agência pelo WhatsApp e planejaremos toda a sua viagem com você, das passagens ao roteiro!
Já para quem não abre mão de planejar a própria viagem, minha dica é aproveitar os descontos dos meus parceiros. Porque o que importa mesmo é viajar, certo?
Tenho muita vontade de conhecer Bichinho. só o nome, já causa uma certa simpatia. Mas nunca tinha ouvido falar nesse Museu do Automóvel. Mais um motivo para a visita.
Bichinho realmente é imperdível e o Museu precisa ser visitado sim.
Bichinho é mesmo um bate e volta obrigatório para quem visita Tiradentes né? Que cidade mais fofa gente!
Demais Hebe. Bichinho é um bate e volta imperdível.