O que conhecer em Bagan?
Os templos de Bagan em Myanmar, são o seu principal atrativo. Afinal, atualmente tem mais de 2 mil templos por lá. No entanto, a história conta que eram mais 10 mil no tempo de auge da cidade. Sobretudo, Bagan foi a capital do antigo reino de Pagan, sendo seu centro político, econômico e cultural entre os séculos IX e XIII.
Com o declínio do reino após invasões estrangeiras, muitos dos templos sucumbiram a desastres naturais, em especial, terremotos.
Leia também sobre as atrações de Yangon.
E leia aqui tudo sobre esse país:
Myanmar: o que conhecer nesse destino exótico
O que conhecer em Bagan: Templos
Aqui vou destacar os principais templos da cidade.
Ananda Temple
Construído no século XI, o mais importante templo budista de Bagan foi parcialmente destruído por um terremoto em 1975. Por isso, vem sendo reconstruído e, infelizmente, perdendo suas características originais.
Dhammayangyi
A maior estrutura construída em Bagan data do século XII e, por ser de fácil acesso, está sempre bem movimentado.
Shwezigon
Este pagoda é considerado o centro para orações e reflexões mais importante da cidade. Por estar entre duas vilas e um mercado, é um dos mais frequentados por habitantes locais.
Htilominlo Temple
Seu nome significa “Benções dos Três Mundos” e é conhecido como o último templo construído no estilo de Myanmar em Bagan.
Thatbyinnyu Temple – Século 11
Esse templo é do período compreendido entre 1113 e 1163. Ele é diferente dos demais, por conta da sua cor puxado para o brando. Principalmente, chama atenção o significado do seu nome ¨Thatbyinnyu¨ que quer dizer “a onisciência de Buda”.
Mais um templo impressionante daquele lugar.
Bu Phaya – Pagoda
Bupaya Pagoda é uma pequena e linda pagoda que fica localizada na margem direita do rio Ayeyarwady. Ela tem uma cúpula em forma de bulbo. E acredita-se que foi construída pelo terceiro rei dos pagãos, Pyusawhti, que governou de 168 a 243 dC.
Além do mais, de lá se tem uma linda vista do Rio Ayeyarwady.
Sobretudo, não viaje sem Seguro de Viagem: Adquira aqui o seu
O que conhecer em Bagan: Passeio de balão
E, para ter uma visão espetacular do lugar, uma boa opção é sobrevoar mais de 600 templos num voo de balão.
Muitos turistas vão ao Myanmar por causa do passeio de balão. Lembra até o voo feito na Capadócia, na Turquia. Aliás, é exatamente por ser tão disputado, que vou logo para a dica: reserve o seu passeio com antecedência!
Outubro a março é o melhor período para a prática do balonismo por conta do clima. E não se assuste com o horário, pois essa é uma daquelas atividades que devem ser feitas beeeeem cedo mesmo! kkkkk
A empresa que contratamos nos pegou no hotel e para nos levar ao ponto de decolagem. Assim, começamos o dia com um café da manhã, assistindo ao espetáculo da preparação dos balões.
Após algumas orientações sobre o voo, começamos a voar. Sobretudo, ver o sol nascendo naquela planície pontilhada de milhares templos budistas, é um espetáculo indescritível.
Enfim, leia abaixo sobre esse passeio imperdível:
Passeio de balão em Bagan, Myanmar
Sobretudo, conhecer Myanmar, é experiência única e inesquecível.
O que conhecer em Bagah: Monte Polpa e Salay
O Monte Polpa é outra atração que atrai os turistas. E há um bom motivo, viu? Trata-se de um vulcão extinto com um mosteiro no topo.
Achou exuberante? Pois, prepare-se: são mais de 700 degraus para chegar lá!
Para quem gosta de luxo e conforto, o passeio pode ser frustrante, em especial, por causa da sujeira. Por outro lado, se tiver alma de peregrino, aproveite para meditar e rezar por sua saúde e prosperidade.
No topo, a vista realmente compensa, assim como o tempo investido para chegar ali. É que o Monte Polpa fica mais distante de Bagan (50 km). Apenas leve lenços para limpar os pés, já que você deve subir sem os calçados (e preste bem atenção ao chão, tem xixi e fezes de macaco no caminho), e um saco para levar seus sapatos com você. Ah, e cuidado com os macacos no caminho, pois eles são malandros e te roubam descaradamente, desde o óculos de sol, celular e bolsa!
A visita ao Monte Polpa normalmente é associada ao Mosteiro Salay, no entanto, não tivemos tempo de conhecê-lo e a nossa comunicação escassa com o guia (contei acima), não nos permitiu. Todavia, Salay é o mais antigo mosteiro de madeira de Myanmar. Construído sobre 154 postes de teca, a parede externa tem com lindos talhos decorativos de madeira. Quem sabe um dia eu volte a Myanmar e consiga conhecê-lo.
Mas o que conhecer em Bagan: Sitio Arqueológico
Estivemos em uma área com inúmeros templos, a maioria estava em bom estado. É fato que por não entender direito o nosso guia, que falava muito pouco inglês, e por ter poucos registros na Internet, fomos a muitos lugares e vimos muitos templos que não sei o nome. Mas fica aqui o registro fotográfico do que vimos e nos encantamos por lá.
Sobretudo as Imagens de Buda
Por todo canto, em todos os templos e pagodas, encontramos inúmeras e impressionantes imagens de Buda. Principalmente, não tem como não se impressionar e emocionar. Vale ressaltar que todos os lugares trazem muita paz.
” A figura do Buda tem inúmeras representações e cada uma delas contém um significado específico, no geral, ela está associada à iluminação, à paz, ao amor e à felicidade. Ter uma imagem de Buda em casa ou em seu local de trabalho trás sorte, paz, calma, prosperidade, plenitude e espiritualidade.”
Enfim, gostou?
E, para vocês saberem mais da minha aventura na Ásia, leia também:
Emirados Árabes: o que saber antes de embarcar
Abu Dhabi: o que fazer na capital dos Emirados Árabes
Burj Khalifa: O prédio mais alto de Dubai e do mundo
Deserto de Dubai: Passeio imperdível
E, aproveita para adquirir abaixo os ingressos para as melhores experiências de Dubai.
Ingressos para melhores experiências de Dubai
Finalmente, para mais informação, pacote, reservas, etc. Clica aqui e manda a sua mensagem.
Norma, seu post sobre o que conhecer em Bagan, Myanmar é maravilhoso. Eu sabia que por lá existem inúmeros templos, mas não sabia que eram tantos! O passeio de balão deve ser incrível, com esses tempos. Já fui ao sudeste asiático, mas não passei por Mianmar. Preciso voltar pra ver tudo isso ao vivo!
É impressionante mesmo Sonia. Vale a pena conhecer. Só tem que pesquisar como está o país atualmente….a instabilidade política por lá é complicada.
Nossa! Uau! o que dizer de Bagan Myanmar! Estou impressionada com a monumental arquitetura. As edificações ostentam tanta beleza! Quanta coisa bacana pra conhecer em Bagan Myanmar. O templo Shwezigon é maravilhoso! Quero fazer o passeio de balão e conhecer sítio arqueológico!
Realmente é uma experiência única e especial. E o passeio de balão é inesquecível.