Emirados Árabes: o que saber antes de embarcar

Emirados Árabes - O que você precisa saber antes de embarcar

O país Emirados Árabes é um daqueles destinos que muitos brasileiros sonham em conhecer, mas que acreditam estar muito longe da sua realidade. Este texto vai, portanto, provar que é possível, sim, conhecer esse país exótico e tão diferente do nosso! Desde, por certo, que você faça um bom planejamento – e eu vou ajudar com as dicas básicas para antes do embarque!

Inclusive, Dubai, a maior cidade dos Emirados Árabes, tem sido ponto de parada para muitos brasileiros que viajam para outros países no Oriente Médio ou para a Ásia. Eu mesma programei a minha estadia por lá a caminho da Tailândia.

Engana-se quem pensa que só de petróleo vive este país asiático! Formado por sete monarquias confederadas (cada uma com sua soberania), o país de fato possui a sexta maior reserva de petróleo do mundo – o que a torna uma das economias mais desenvolvidas do Oriente Médio. Mas a mistura de tradição e modernidade, cultura e belezas naturais (lembrando que o país está no Golfo Pérsico) tem atraído turistas de todo o mundo.

O inverno (de dezembro a março) é a melhor época para marcar sua viagem, pois o clima fica mais agradável. Só não deixe de descuidar da hidratação e do protetor solar o ano todo!

O Dirham ou Dirame é a moeda local. Com numeração de notas similar a do Real, pesquise antes para ver quanto ela está valendo em reais.

Primeiro ponto: preciso de visto para os Emirados Árabes?

Os brasileiros não precisam de autorização para entrar nesse país do Oriente Médio desde junho de 2018. Então, se você viaja por motivo de turismo, trânsito ou negócios, não precisa do visto. Porém, fique atento ao prazo: nós podemos entrar, sair e transitar livremente pelos emirados por até 90 dias a cada 12 meses. Ou seja: se pretende voltar ao país em menos de um ano ou passar mais que três meses, providencie um visto para evitar complicações.

Entretanto, caso você vá ao país para trabalhar ou estudar, aí sim precisará de uma autorização específica para essas atividades. Por fim, é importante saber que seu passaporte deve ter ao menos seis meses de validade (contados a partir da data de entrada) para fazer essa viagem.

Mas, por via das dúvidas, especialmente quando as viagens internacionais voltarem a ser liberadas após a pandemia, eu sugiro que você confirme a informação no site do Itamaraty. Eu mesma, por exemplo, viajei em 2017 e precisei de visto para entrar no país.

Felizmente, o processo não era complicado. Inclusive, era possível fazer o pedido eletrônico online através do próprio site da Emirates (caso o voo fosse comprado na empresa) ou através do hotel em que você se hospedava. Com certeza, o acordo bilateral entre Brasil e Emirados Árabes facilita bastante a nossa vida!

Aproveitando o tópico: e preciso de alguma vacina?

Segundo o site do Itamaraty, não há necessidade de tomar nenhuma vacina para visitar os Emirados Árabes. No entanto, eu recomendo que você também recorra a esse site para se certificar dessa informação sempre que for embarcar para qualquer país. Assim, a sua viagem já começa com mais tranquilidade!

E, por falar, em tranquilidade, vou logo sugerir que você faça um seguro viagem – clique aqui. Não, a contratação do seguro viagem não é obrigatória para entrar nos Emirados Árabes. Contudo, eu recomendo fortemente que você tenha esse seguro. Primeiro, porque a gente nunca sabe o que pode acontecer, não é mesmo? Segundo, porque, caso você precise de assistência médica, o país é bem servido de bons profissionais, mas o custo por esse serviço é alto.

Principalmente, entenda aqui a importância do Seguro Viagem, no artigo abaixo:

Seguro Viagem: Porquê contratar?

Segundo ponto: como chegar?

Há diferentes opções para quem quer ir aos Emirados Árabes. A primeira delas é optar pela Emirates, companhia aérea cujo hub global encontra-se em Dubai – todos os voos chegam e partem do Aeroporto Internacional de Dubai. É possível comprar um voo direto de São Paulo para lá, com duração entre 14 e 15 horas.

Ainda tem outro ponto positivo: os voos na Classe Econômica de ida ou de volta incluem translado gratuito de ônibus de Dubai para Abu Dhabi e Al Ain (ida e volta). Por outro lado, uma vez que os voos são diretos, o valor final pode ser um pouco acima da média. Por isso é tão importante fazer pesquisa – faça isso agora!

Agora, você pode achar melhor reduzir o tempo de voo escolhendo uma companhia aérea que faça stopover em outro país. Essa é, aliás, uma estratégia muito usada por quem quer conhecer diferentes destinos pagando menos, pois pode-se passar ao menos 24 horas na cidade de escala ou conexão!

Qatar Airways, Turkish Airlines, KLM, Air France, British Airways e Lufthansa também fazem o percurso. Dessa forma, você pode aliar sua ida aos Emirados Árabes a uma estadia em Doha, Istambul, Amsterdam, Paris, Londres e Frankfurt, respectivamente.

Como eu disse anteriormente, é bom se planejar para aproveitar o tempo e a oportunidade. Assim como pesquisar bem o preço das passagens!

Terceiro ponto: hábitos e costumes no Oriente Médio

O que você precisa saber antes de embarcar - Hábitos e costumes dos Emirados Árabes
Abu-Dhabi

Por mais que os Emirados Árabes sejam um país mais liberal que os seus vizinhos do Oriente Médio, é bom lembrar que ele ainda é um país muçulmano. Assim, é importante estar atento a alguns detalhes para se adequar às normas locais.

Por exemplo, é proibido beber em público por lá, mas você encontrará bebidas alcoólicas à venda em hotéis – apenas fique avisado que pagará caro pela sua bebida!

Andar de short na rua ou ir à praia de biquíni é permitido, mas as demonstrações públicas de afeto, bem como as roupas muito decotadas e justas, não são bem vistas.

Embora o árabe seja a língua oficial do país, dá pra se virar bem com o inglês. Como o turismo tem sido uma área forte, a língua inglesa é popular nos lugares mais turísticos.

E, se você quiser se aventurar atrás do volante para circular pelo país, não haverá problema. Pois a malha rodoviária é moderna e as distâncias são curtas. Além disso, toda a a sinalização é tanto em árabe como em inglês. Basta providenciar a Permissão Internacional para Dirigir (PID).

Preciso de Permissão Internacional para Dirigir nos Emirados Árabes?

Vale a pena falar sobre a possibilidade de alugar um carro e dirigir pelo país. Sim, isso é possível e até mesmo fácil, já que as estradas são boas. Contudo, preciso alertar para a necessidade de você ter em mãos a carteira de motorista internacional.

Eu, por exemplo, precisei recorrer a uma empresa de turismo porque fiz todo o planejamento de deslocamento interno de carro. Inclusive entre Dubai e Abu Dhabi. Mas, no fim, não pude pegar o carro alugado porque não tinha o documento em mãos. Consegui o dinheiro de volta, é verdade, porém, foi uma emoção a mais desnecessária!

Para os deslocamentos nas cidades, aproveitamos a boa oferta de táxis e Uber. Por sinal, preciso comentar que o preço dos táxis estava mais vantajoso que os do Uber. Assim, fique de olho!

A importância da sexta-feira

Não se surpreenda se parte do comércio estiver fechado ou o transporte público for reduzido na sexta-feira. É que este dia é reservado para orações na mesquita. Na verdade, o sábado também tem movimento mais fraco, mas o domingo é dia útil.

Ainda sobre o que é considerado sagrado: o nono mês do calendário islâmico é conhecido como Ramadã. Ele varia de acordo com a posição astronômica da lua, embora acabe sendo entre agosto e setembro. Neste período, os muçulmanos praticam o jejum, porém, os restaurantes dos hotéis funcionam normalmente.

Quarto ponto: o que conhecer nos Emirados Árabes?

Emirados Árabes - O que você precisa saber antes de embarcar
Emirados Árabes Unidos – Mapa

Sete emirados compõem os Emirados Árabes (considere “emirado” como um principado):

  • Dubai;
  • Abu Dhabi;
  • Sharjah;
  • Ajman;
  • Fujairah;
  • Ras Al-Khaimah;
  • Umm Al-Qaiwain.

Ah, para facilitar, as capitais têm o mesmo nome!

De fato, Dubai é o emirado e a cidade mais famosa do país. Com seus arranha-céus modernos e arrojados, centros de compras com grifes mundiais e até ilhas artificiais, é o destino favorito dos turistas.

Leia abaixo sobre o Burj Khalifa, uma das maiores torres do mundo.

Burj Khalifa: O prédio mais alto de Dubai e do mundo

Emirados Árabes - O que você precisa saber antes de embarcar
Dubai – Burj Khalifa

Contudo, preciso dizer que Abu Dhabi, o maior dos emirados, tem investido pesado no turismo nos últimos anos. E o que isso quer dizer para nós, turistas? Praias bonitas, mais construções imponentes e serviços de qualidade para nos receber! Leia aqui sobre Abu Dhabi, a capital dos Emirados Árabes:

Abu Dhabi: o que fazer na capital dos Emirados Árabes

Leia aqui sobre o passeio no Deserto de Dubai:

Deserto de Dubai: Passeio imperdível

Sharjah e Ajman

Enquanto Sharjah é a terceira maior cidade e a mais populosa do país, Ajman é o menor emirado. Em comum, os dois emirados são mais conservadores e tradicionais, ao contrário das vizinhas Dubai e Abu Dhabi. Vale a pena conhecer:

  • Museu Ajman – localizado num forte, foi a residência dos sheiks do Emirado de Sharjah;
  • Souk Arsah – exemplar remanescente dos tradicionais bazares tradicionais locais, é ideal para quem não resiste a comprar;
  • Blue Souk – bazar de arquitetura iraniana com com 600 lojas dos mais diversos tipos de artigos;
  • Centro da Caligrafia Árabe – tanto museu como oficina, apresenta a caligrafia e o idioma árabe;
  • Corniche Sharjah – a orla da cidade é conhecida por ser um charme;
  • Museu Islâmico – é tanto um belo exemplar da arquitetura local como possui um bom acervo para quem quer conhecer a cultura local;
  • Canal Al Qasba – o centro de entretenimento tem restaurantes e lojas espalhados pelos dois lados de um lindo canal e, de quebra, oferece uma vista espetacular de Abu Dhabi;
  • Ajman Beach – esse ponto turístico é para quem quer sossego e tranquilidade na beira do mar.

Fujairah

Esta é a única cidade com área costeira no Golfo de Omã e, por isso, destino de vários navios de cruzeiros que atracam em seu porto. Para visitar:

  • Mesquita de Al Bidya – a menor e mais antiga mesquita data de 1446 e chama atenção por sua arquitetura diferenciada;
  • Fujairah – no topo de uma rocha natural, este forte tem vista para a antiga vila da costa e da entrada de Wadi Ham;
  • Awhala – uma investigação arqueológica revelou que este forte foi construído sobre uma estrutura defensiva datada da era do ferro;
  • Al Bithna – este forte foi construído em formato quadrangular, com duas torres em cada canto da face oeste;
  • Montanha Hajar – para quem gosta de trilhas e passeios, vale visitar a montanha que é a mais alta do leste da península, com 1.527 metros.

Ra’s Al-Khaimah

Ainda é pouco visitado pelos turistas. No entanto, não quer dizer que não tenha os seus encantos. Em especial, seu destaque é a exuberante areia vermelha, além de belas montanhas, lagoas e riachos. Confira também:

  • Shopping Al Hamra Mall – 2 pisos com mais de 100 lojas, restaurantes, cafeterias e um supermercado, além de cinema;
  • Jabal Jais – esta montanha oferece uma bela vista da cidade, mas cuidado com a falta de estrutura;
  • Ras Al Khaimah National Museum – além de diferentes setores de exposição, há um mirante que tem uma vista incrível da cidade;
  • Ice Land Water Park – para dar conta do calor do Oriente Médio, só mesmo um complexo com piscinas, toboáguas e futebol de sabão;
  • FunCity: o mini parque oferece atrações típicas de um parque de diversões;
  • Saqr Park: parque arborizado ideal para piqueniques com a família.

Umm Al Qaywayn

Este emirado é particularmente quente e árido, por isso, é conhecido pelo seu longo verão. Ou seja: vá no inverno para pegar temperaturas por volta dos 25ºC! Para conhecer:

  • Dreamland Aqua Park – mais um parque aquático para fugir do calor! Vale buscar a piscina de ondas com alto teor salino que permite flutuar facilmente, igual ao Mar Morto;
  • UAQ National Museum – para conhecer um pouco mais da história dos Emirados Árabes através da exibição de transportes antigos, canhões e uma pequena prisão;
  • Umm Al Qwain Open Beach: não perca a oportunidade de passar um tempo na praia local. Assim, poderá curtir um bom churrasco na areia e o belo pôr do sol.

Quer mais Emirados Árabes?

Eu encerro por aqui este post sobre os Emirados Árabes Unidos. Afinal de contas, eu só queria dar um panorama geral. Mas pode aguardar, pois ainda vou contar sobre meus passeios em Dubai e Abu Dhabi!

Sobretudo, para sua tranquilidade e segurança em viagens internacionais, compre aqui os produtos obrigatórios

Viajar conectado com sua origem é indispensável. Leia o artigo abaixo:

Chip de celular para uso em viagem internacional

Logo, adquira aqui o seu Chip Internacional:

VIAJE CONECTADO –  GANHE 5% DE DESCONTO COM O CUPOM:  VIAJECOMNORMA5

EASYSIM4U

E, para viajar com segurança, adquira o Seguro Viagem. Leia o artigo abaixo:


Seguro Viagem Internacional ou Nacional 

Minha indicação é comprar com a SEGUROS PROMO – GANHE 5% DE DESCONTO COM O CUPOM: VIAJECOMNORMA5

Se for viajar, veja esses posts com dicas para planejar sua viagem:

Em seguida, baixe meus e-Books gratuitos:

E book - 10 dicas para arrumar sua mala de viagem
E book check list de viagem

Encontre sua hospedagem

Reserve aqui o seu carro

Compre ingressos sem fila

  • E, para viajar com tranquilidade, faça seu SEGURO VIAGEM com a SEGUROS PROMO.
Seguro Viagem: Brasil
GTA BRASIL 18 GTA BRASIL 18 Assistência médica R$ 18.000 Bagagem extraviada R$ 600 (COMPLEMENTAR) R$ 5/dia*
AC 15 BRASIL AC 15 BRASIL Assistência médica R$ 15.000 Bagagem extraviada R$ 500 (COMPLEMENTAR) R$ 5/dia*
AC 15 BRASIL +COVID19 AC 15 BRASIL +COVID19 Assistência médica R$ 15.000 Bagagem extraviada R$ 500 (COMPLEMENTAR) R$ 7/dia*
  • Enfim, COMPRE tudo que vai precisar para a sua VIAGEM na AMAZON.COM.

10 de julho de 2021

Sobre Mim

Sou uma viajante apaixonada pelo mundo. Trabalhei 30 anos no ramo financeiro e hoje me realizo como microempresária e criadora de conteúdo de viagem. Como viajante, conheço 42 países e 20 estados brasileiros. Meu propósito nas redes sociais, é compartilhar minha experiência e aprendizado de viagem e de vida, com meus clientes e seguidores, com o objetivo de ajudar a todos a realizarem os seus sonhos de viagem.

De Onde Sou

El Quarto

Seguros Promo

Passagens Promo

Ofertas

ADS

Seguros Promo

Seguro Viagem: Europa
AC 35 EUROPA AC 35 EUROPA Assistência médica EUR 35.000 Bagagem extraviada EUR 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 16/dia*
AC 60 EUROPA AC 60 EUROPA Assistência médica EUR 60.000 Bagagem extraviada EUR 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 17/dia*
CORIS 30 EUROPA BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) CORIS 30 EUROPA BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) Assistência médica EUR 30.000 Bagagem extraviada EUR 1.000 R$ 24/dia*

Amazon.com

ADS

Ofertas

Gostou da viagem? Deixe um comentário sobre a experiência!

12 Comentários

  1. Deyse

    Emirados Árabes é um destinos dos meus sonhos e já anotei todas essas do que preciso saber antes de embarcar pra lá. Obrigada

    Responder
    • Norma

      Obrigada a você Deyse pelo feed back.

      Responder
  2. Hebe C

    Norma super importantes esses pontos que você levantou aqui, sobre o que precisamos saber antes de embarcar para os Emirados Árabes. Nesses locais todas as dicas são válidas né?

    Responder
    • Norma

      Sim, tem dicas que são fundamentais né?

      Responder
  3. Cintia Grininger

    Acho os países árabes fascinantes por sua cultura tão diferente da ocidental, e achei ótimo esse post sobre os Emirados Árabes – acho que tem todas as informações necessárias para embarcar, planejar e desfrutar de uma viagem para lá sem tomar sustos.

    Responder
    • Norma

      Exato Cintia, a ideia é essa, que bom que gostou.

      Responder
  4. Marcela

    Sou doidinha pra conhecer os Emirados Árabes, mas pensava que fosse mais complicado planejar uma viagem para lá! Fico tranquila depois de ler suas dicas, obrigada por compartilhar!

    Responder
    • Norma

      É bem tranquilo mesmo. Que bom que o post te ajudou a desmitificar o destino.

      Responder
  5. Angela Martins

    Adorei suas informações. Fundamental saber esses detalhes antes de embarcar para os Emirados Árabes. Essa viagem está na minha lista de desejos

    Responder
    • Norma

      Que bom que gostou Angela, obrigada.

      Responder
  6. Cecília

    Meu filho é louco pra conhecer Dubai e eu não sabia nada sobre esta cidade até ler este post sobre os Emirados Árabes. Agora já estou começando a entender melhor esta região e já vi que tenho muito o que saber antes de embarcar pra lá. Obrigada por compartilhar sua experiência, Norma. beijos

    Responder
    • Norma

      Obrigada a você Cecilia, ficou feliz que tenha sido útil para você

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe esse artigo!

Mostre a seus amigos o seu possível próximo destino.

Compartilhe esse post!

Mostre a seus amigos seu possível novo destino.