O Deserto de Dubai é, de fato, um passeio imperdível. Mais conhecido como Safari no deserto de Dubai, essa é uma das principais atrações da cidade de Dubai, por mais que envolva sair dela. Logo, é imprescindível que faça parte do seu roteiro!
O que seria desta vida se não tivéssemos a oportunidade de viver experiências únicas, não é mesmo? Se a cidade impressiona com as construções arquitetônicas maravilhosas, o deserto encanta com a beleza da natureza.

Nós optamos por contratar o passeio direto no hotel, assim que chegamos, mas não indico a você fazer o mesmo. O ideal é comprar o seu passeio com antecedência, assim, pesquise no site GET YOUR GUIDE. O motivo de indicar pesquisar com antecedência é adequar o passeio a sua necessidade, e não comprar o que achou no corre corre da viagem.
O deserto de Dubai faz parte do Deserto Arábico – aliás, a cidade era só deserto no passado. Acima de tudo, atrai turistas ávidos por novas experiências e que se deslumbram com o alaranjado da areia no pôr do sol, bem como com os animais que habitam esse cenário lindo e inóspito.
E leia também sobre esse passeio imperdível em Myanmar:
Passeio de balão em Bagan, Myanmar
Além disso, conheça outras matérias sobre os Emirados Árabes:
Burj Khalifa: O prédio mais alto de Dubai e do mundo
Emirados Árabes: o que saber antes de embarcar
Abu Dhabi: o que fazer na capital dos Emirados Árabes
Mais sobre o Safári no deserto
O safári no deserto de Dubai com 4×4 é dos mais procurados e disputados. Mas, de forma geral, o padrão de itinerário é muito parecido. Os carros saem da cidade por volta das 16h (pode variar de acordo com o pôr do sol). Assim, a primeira parada é num local onde tem lojinhas de bebidas não alcoólicas, alimentos e souvenires.
Eu recomendo que você compre água, se não estiver já levando algumas garrafinhas com você, pois o deserto é realmente seco!
Logo depois, todos os carros se encontram em um ponto pré-determinado e é de lá que começa a aventura pelas dunas.

Deserto de Dubai, Passeio Imperdível
Ao final do passeio (descrito abaixo), os turistas são deixados em seus respectivos hotéis. Desse modo, calcule que todo o passeio tem em torno de 6h de duração. A menos, claro, que você esteja disposto a desembolsar um pouco mais e incluir a experiência de assistir ao nascer do sol ou para passar a noite no deserto, por exemplo.
O que o safári no deserto de Dubai inclui
Passeio de 4×4 pelas dunas

No horário combinado, um carro 4×4 nos conduziu para o safári no deserto de Dubai. Como optamos por subir e descer as dunas com emoção, o trajeto foi em ziguezague. Portanto, para quem já fez passeios de bug nas areias brasileiras, talvez a emoção nem seja tamanha. Mas, com certeza, o visual é bem diferente!
Ademais, tivemos algumas paradas curtas ao longo do passeio para apreciar o deserto. As paradas incluíam pausas para tirar fotos e curtir um lindíssimo pôr do sol em cima de uma duna – para mim, sem dúvida, o melhor momento!

Algo que chamou nossa atenção logo de cara foi a presença de outros carros por ali. Havia um trânsito intenso de 4×4! Não à toa, o safári no deserto atrai turistas de todos os lugares do mundo, querendo ter essa experiência.
Infelizmente, isso também quer dizer que a quantidade de lixo descartado de qualquer jeito é grande. Quando será que iremos aprender a tratar bem o nosso planeta?
Depois do passeio nas dunas, seguimos até o local das outras atividades do dia: jantar com show de dança típica e andar de camelo. Vale ressaltar que já fiz esse tipo de passeio com os animais. Entretanto, hoje, não faço e não indico turismo com animais envolvidos, pois, em geral, eles sofrem maus tratos.
A estrutura de restaurante é em espécie de acampamento. Além dessas opções, também podíamos fazer tatuagem de henna, tirar fotos com roupas típicas e ainda nos aventurar no sandboard – tudo incluso no pacote. Além disso, havia ainda a possibilidade de pagar para passear com quadriciclo.
Jantar com show típico no deserto de Dubai

Na apresentação de dança típica, a dança do ventre não foi a única a ser mostrada. Conhecemos também a dança local de nome “tanoura”, que nos hipnotizou com seus giros, equilíbrio de objetos e show de luzes. Não é que as dançarinas do ventre não tenham feito um bom espetáculo, mas o que ainda não conhecíamos chamou mais atenção. Em especial, pelo show de equilíbrio com fogo, tecidos e espadas!
Agora, preciso confessar que a refeição servida no jantar não me agradou muito. Claro, estar em um ambiente diferente, sentada em tapetes e almofadas na areia, em um local grande e cercado, é algo inesquecível. Especialmente porque a ideia é reproduzir um pouco o modo de vida dos beduínos – na verdade, o “acampamento” não é original.

Só acho que a refeição (um churrasco com saladas, farofa, arroz e outros pratos típicos) poderia ter sido mais caprichada. Por mais que o serviço de self-service, com ilhas de buffet, tenha sido eficiente (havia uma pessoa servindo os pratos diretamente com as mãos!!! kkk). Ah, água e café eram servidos gratuitamente, mas as demais bebidas, inclusive as alcoólicas, eram pagas à parte e a sobremesa foi frutas.

Sobretudo, a lua deu um show à parte, espetacular.
Experiências exclusivas no deserto de Dubai
Agora, caso a vida no deserto seja um grande interesse seu e você queira gastar a quantia que for para ter uma experiência incrível, claro que há opções mais exclusivas. Primeiramente, você pode procurar a Desert Conservation Reserve, área mais rica em vida (há animais como antílopes aqui) e com dunas mais impressionantes.
Há ainda a opção de se hospedar em resorts nas dunas, como o Al Maha Desert Resort and Spa e o Bab Al Shams. Eu só preciso lembrar que, quanto mais exclusiva é a experiência, mais cara ela é.
E o safári valeu a pena?

Sim, claro, valeu muuuito a pena.
no entanto, eu acho que a melhor dica é que você pesquise um bom safári no deserto de Dubai ainda no Brasil e vá separando o dinheiro para pagar por ele. Afinal, quanto mais especial, mais caro é!
Várias operadoras oferecem o passeio, com diversos preços e estilos. Escolha ir num passeio privado ou num grupo menor, assim o o atendimento é mais direcionado e você terá uma melhor experiência.
Logo, compre aqui o seu Passeio no Deserto de Dubai.
Dessa forma, quem sabe o jantar possa ser melhor… De qualquer modo, eu destaco o passeio de 4×4 nas dunas, bem como o pôr do sol como os melhores momentos do safári no deserto de Dubai. Ter um vislumbre de como era a vida no deserto também foi interessante.
Minha dica final é que você não coma muito antes do safári no deserto de Dubai. Diferentemente do buggy aqui do Brasil, os 4×4 lá não colocam muita velocidade (daí a pouca emoção). Entretanto, ainda assim o carro chacoalha bastante na areia e você pode passar mal. Inclusive, no meu caso, meu marido passou muito mal durante a noite, com má digestão, náuseas e vômitos, resultado da aventura…

O que usar no passeio do Deserto de Dubai
Evite calçados abertos ou com furos que permitam a entrada de areia para não sentir desconforto. Se tiver cabelo grande, sugiro prender ou colocar um lenço, já que o vento com muita areia também pode ser desagradável. No meu caso, o nosso guia ainda me ajudou fazendo o turbante, para proteger do sol e do vento.
A roupa deve ser confortável e adequada a cultura local. Ou seja, a blusa não pode ter decotes, e de preferência use calça comprida, sem mostrar o tornozelo.
Aproveite e compre o seu sapato e tudo que precisar para essa aventura, no AMAZON.COM.
Mas, enfim, apesar do jantar não ser dos melhores, eu gostei muito do passeio e voltaria. No entanto, faria uma pesquisa melhor antes de contratar.
Infelizmente, depois dessa viagem incrível aos Emirados Árabes, perdi o meu computador com todas as fotos. A sorte é que tinha publicado no Instagram, então, consegui recuperar algumas.

Uau! Que sonho de passeio. Viajar para Dubai já é um sonho, passear pelo Deserto de Dubai é, sem dúvida, Passeio imperdível. O safari, que especial será quando eu puder fazer. Obrigada pelas dicas e detalhes, prestarem muita atenção.
Realmente Dubai é um destino incrível, e o passeio no deserto é delicioso. Obrigada a você
O Deserto de dubaí deve ser um passeio imperdível! Eu amo passeio de Buggui, mesmo que esse não tem tanta emoção. O Jantar com show deve ter sido divino, mesmo que a comida não seja tão diferente ou farta quanto você imaginou..
Nossa norma que triste perder o notebook com todas as fotos da viagem! Não tinha salvo na nuvem? Sua viagem mais antiga mas a perda do notebook me apertou o coração.
Até hoje sinto pela perda do notebook, na realidade pelo conteúdo dele. Tinha muita coisa salvo sim, mas havia vacilado e perdi tudo de um intervalo de pelo menos 3 anos. Quanto ao passeio é imperdível mesmo.
Que tudo esse passeio pelo deserto de Dubai! Eu nunca tinha visto, muitas paisagens lindas e cultura! As fotos estão maravilhosas.
Que bom que gostou Van, e obrigado pelo seu comentário.
Muito importantes suas dicas do deserto de Dubai, esse passeio imperdível que pretendo fazer também. Achei muito honesto de sua parte contar todos os detalhes sobre a higiene e procedimentos. Claro que toda cultura tem suas peculiaridades, mas ser servido em um jantar com as mãos não deve ser nada agradável, mas faria como vocês fizeram, do limão uma bela limonada. Essa é a essência de um bom viajante, extrair o melhor de cada destino. Parabéns!
Oh Gisele, muito obrigado pelo seu comentário. Realmente a diferença de cultura às vezes choca um pouco, mas temos que aproveitar a viagem e fazer disso um aprendizado.
Que sonho esse Safari no Deserto. Ahh, amei esse post. Já salvei nas dicas de Dubai.
Maravilhoso mesmo Ângela, e que bom que você gostou.
Ah, eu amei Dubai e quero muito voltar. Já salvei aqui suas preciosas dicas pra depois viajar. Parabens pelo post. Obrigada por compartilhar
Também quero muito voltar a Dubai. Obrigada a você Elizabetn.
Sou doido para ir para Dubai, ver os skylines, mas com certeza não vou deixar de fazer esse passeio pelo deserto de Dubai. Amei
É lindo demais Diego. Acho que vale super à pena.
Quero visitar o Deserto de Dubai e sempre que leio sobre o passeio, vejo relatos de que a comida não é tão boa. Minha intenção é dormir no deserto e aproveitar essa experiência com o nascer do sol. Algum passeio que recomende?
Pois é Leo, fiz duas indicações no artigo, mas não conheço, e se tiver oportunidade de voltar lá, também gostaria de dormir no deserto. Obrigada pelo comentário.
Adorei a dica de reservar o passeio para o deserto em Dubai com antecedência. Também fazemos isso de marcar na hora e quase sempre nos arrependemos. Ótimas fotos e experiência! Obrigada pelas dicas 🙂
Obrigada a você, que bom que gostou do post.
Esse é o tipo de passeio que eu faria com a mais absoluta certeza para vivenciar um pouco da vida no deserto de Dubai. Fiquei curiosa porque você não recomenda que compre o passeio por lá mesmo, achou mais caro?
Oi Fabíola, me expressei mal, vou refazer o texto. Na verdade comprei no hotel, sem fazer pesquisa anterior e daí não tive a possibilidade de escolha.Não tenho certeza se foi mais barato, mas com certeza, não foi a melhor opção, visto que conversei com outras pessoas que tiveram jantares com outro nível de qualidade. Por conta disso, oriento pesquisar antes para escolher algo de acordo com seu bolso e seu perfil de viajante. Muito obrigada pela pergunta. Norma Carvalho
Matéria muito útil e prática,
Muito obrigada Jeane.