O que fazer em Yangon Myanmar? Primeiramente precisamos informar que Yangou ou Rangum é a antiga capital de Myanmar (antiga Birmânia) e também a maior e mais importante cidade do país.
E leia aqui sobre Myanmar ou Birmânia:
Myanmar: o que conhecer nesse destino exótico
Perdeu o título de capital em 2006 para Naypyidaw. Construída pelo governo da junta militar para esse fim e mantida fora dos limites do turismo.
E posso dizer, que logo ao chegar a Yangon, nosso primeiro destino em Myanmar (vindo de Bangkok), já deu para perceber que estávamos num lugar bem diferente.
A começar pelo aeroporto, bem simples, pelas pessoas diferentes, sorridentes e de muita fé. Mas a primeira impressão me marcou muito que foi de pobreza e da falta de estrutura do lugar.
A arquitetura da cidade também é uma miscelânea. Com prédios altos e modernos, um centro muvucado, muito trânsito, templos e pagodes budistas dourados e brancos, enfim um lugar difícil de definir.
Yangon possui uma população com cerca de 5 milhões de habitantes, e uma miscigenação de raças e cores. Na cidade é comum ver as pessoas de rosto pintados de tanaka, e eu me aventurei nisso também (veja abaixo).
Quanto as atrações, o destaque é a Shwedagon Paya. Sobretudo, Shwedagon Paya é um imenso complexo de pagodas cintilantes que atrai milhares de peregrinos. Além disso, existem muitos templos e locais religiosos como as pagodas Botataung e Sule, que abrigam relíquias budistas.
Quero ressaltar que perdi praticamente todas as minhas fotos dessa viagem, as que sobraram não ficaram com uma boa qualidade. Logo, peço desculpas por isso.
Leia também sobre nosso segundo destino em Myanmar:
O que conhecer em Bagan Myanmar
Passeio de balão em Bagan, Myanmar
Desta forma, vou listar abaixo as atrações imperdíveis em Yangon.
- O que fazer em Yangon Myanmar: 12 Atrações imperdíveis
- 1- Shwedagon Pagoda
- 2- Downtown Yangon
- 3- Sule Pagoda
- O que fazer em Yangon Myanmar: 4- Riverfront e Botataung Pagode
- 5- Kandawgyi Lake
- O que fazer em Yangon Myanmar: 6- Museu Nacional do Myanmar
- 7- Maha Satkya Atulamanaung
- 8- Templo Chaukhtatgyi
- O que fazer em Yangon Myanmar: 09- Mercados em Yangon Myanmar
- 10- Circle Line
- O que fazer em Yangon Myanmar: 11- Andar pela cidade observando a vida local
- 12- Golden Rock ou Pagoda de Kyaikhtiyo
- Onde se hospedar em Yangon
- Como se locomover em Yangon
- Nosso roteiro em Myanmar
O que fazer em Yangon Myanmar: 12 Atrações imperdíveis
Aproveite e contrate aqui seus tours nos arredores de Yangon:
1- Shwedagon Pagoda
Esse é o principal templo budista da cidade e primeiro da Birmânia. Basta dizer que Yangon foi construída ao redor desse local sagrado budista. Logo, por certo, você tem que conhecer!
Além disso, segundo a lenda, esse templo contem as relíquias de quatro antigos Budas, com oito cabelos do Buda Siddhartha Gautama. Imagine então a importância desse lugar.
Principalmente, sua maior estupa dourada , com 325 pés de altura (cerca de 98 metros), é coberta por placas de ouro. Além disso, podemos vê-lo a partir de diferentes pontos da cidade. Imagine aí o tom das paredes de ouro maciço no pôr do sol!
Mas não pense que é só isso, na verdade no local tem um complexo com inúmeras imagens, pagodes dourados e brancas. A visita é impressionante e imperdível.
Entretanto, lembre-se de respeitar os costumes locais. Ou seja, nada de expor ombros e joelhos ao entrar. Também descalce os sapatos.
No mais, aproveite para ver de perto a religiosidade do povo. Pois a verdade é que não há muitos turistas por lá. E não se apegue ao tempo, simplesmente relaxe, conheça o lugar, se entregue a energia do local e aproveite para meditar.
Esse foi o templo que ficamos mais tempo visitando. Pela seu tamanho, complexidade e religiosidade. Eu fiquei hipnotizada com fé daquele povo. Depois de visitar o templo todo com um guia nos orientando, sentamos e ficamos observando e meditando. Enfim, um experiência muito especial.
Paga-se uma taxa para entrar. Mas é possível pagar menos contratando um guia na porta do templo.
2- Downtown Yangon
Em primeiro lugar, você não vai conseguir não conhecer o centro da cidade. Porque muitas das atrações encontram-se por ali.
E, já que vai passar por lá mesmo, não deixe de observar os pequenos detalhes. Por exemplo, como a tradição de Myanmar se mantém presente, ainda que as novidades do século XXI tente ocupar seu espaço.
O centro de Yangon também concentra algumas relíquias arquitetônicas da época colonial. É o caso, por exemplo, do edifício pintado de lilás e púrpura que já abrigou a prefeitura da cidade.
A construção aconteceu entre 1925 e 1940. E, embora abrigasse o representante da Coroa Inglesa, tem detalhes decorativos tradicionais do Myanmar. Por isso, pavões, serpentes nagas e torres de piragão se mesclam aos traços coloniais.
Se quiser esticar o passeio, caminhe um pouco mais para conhecer The High Court, The Secretariat e o Telegraph Office. Estes são outros prédios históricos que igualmente abrigavam o Governo Inglês.
Mohabandoola Garden e City Hall
Este parque gratuito encontra-se perto dos antigos prédios administrativos ingleses. Desse modo, você terá uma bela vista do City Hall e da High Court, por exemplo, do seu gramado. Yangon City Hall é a prefeitura de Yangon e a sede do órgão administrativo da cidade.
3- Sule Pagoda
E bem no centro de Yangon, eis que surge um templo dourado com mais de 2.500 anos. E não estou brincando!
Reza a lenda que ele foi construído para guardar um fio de cabelo de Buda. Se é verdade, eu não sei! Porém, a visita compensa, sim. Não só pela importância religiosa do lugar. Mas, também, porque muitos moradores o utilizam como ponto de encontro. Assim, você pode observá-los mais de perto em seu dia a dia.
Ao redor da pagoda há pequenas lojas onde são oferecidos serviços como astrologia e quiromancia. Ademais, são 04 entradas que dão acesso a estrutura interna. Além disso, dentro tem Santuários, imagens de Buda e sinos de bronze que são tocados por devotos budistas.
Prepare-se para pagar mais uma taxa módica para visitar o local.
O que fazer em Yangon Myanmar: 4- Riverfront e Botataung Pagode
Quem acompanha os posts por aqui sabe que eu adoro assistir ao pôr do sol. Pois o Riverfront é um lugar bom para fazer isso!
Outras construções coloniais encontram-se na beira do rio, também conhecida como Strand Road ou Kanna Lan. O Tribunal da Região de Yangon, a Custom House, o famoso Strand Hotel e a Autoridade Portuária do Myanmar ganham novos tons ao final do dia.
Além disso, próximo a ele, há outro importante templo: o Botataung Pagoda. Nesse templo, tem uma câmara em que todas as paredes e o teto são cobertos de ouro contém a relíquia sagrada de Buda
Ao contrário dos outros dois templos que mencionei, Shwedagon e Sule Paya Pagoda, este é mais tranquilo. Sem contar que ainda tem a bela vista do riverfront logo ali. Paga-se uma pequena taxa para entrar.
5- Kandawgyi Lake
Os britânicos construíram esse lago artificial para servir de reservatório à cidade – ele também é conhecido como Royal Lake. Ao caminhar pelo calçadão em sua margem, você encontrará tanto o Kandawgyi Palace Hotel como o Shin Upagot.
Há uma entrada ao lado leste do lago onde deve-se pagar uma taxa de admissão. Ali perto, além de um parque infantil, encontramos a reprodução de uma barcaça em concreto – o Palácio Karaweik.
Este é um passeio de contemplação. E há alguns cafés em que você pode parar para aproveitar o seu tempo. Ou, quem sabe, ir ao Utopia Tower: uma pilha de rochas artificias que tem um karaokê, uma sala de massagem e um deck de visualização.
O que fazer em Yangon Myanmar: 6- Museu Nacional do Myanmar
O principal museu de Myanmar possui exposições que contam um pouco sobre a arte, a história e a cultura birmanesas. Estrangeiros pagam uma pequena taxa e a dica é ficar de olho nos dias e horário de funcionamento, pois o local fecha às segundas.
Sem dúvida, a maior atração é o leão Sihasana encrustado de joias. Mas há também uma extensa coleção de artefatos antigos, ornamentos e obras de arte. Assim, você conhecerá mais sobre a Birmânia.
7- Maha Satkya Atulamanaung
Um templo budista no distrito de Bahan, Yangon, Birmânia, localizado na rua Shwegondine. A principal atração desse lugar é uma imagem original de Buda de 20,5 m de altura doada pelo príncipe Minyedeippa em 1558, o sétimo rei da dinastia Toungoo da Birmânia, com o nome de Nga Htat Gyu Buddha.
Mas o espaço é grande e tem diversas outras imagens e lugares de oração.
8- Templo Chaukhtatgyi
Também conhecido como o Templo do Duda Deitado, o templo de Buda Chaukhtatgyi é o templo budista mais conhecido do distrito de Bahan, Yangon. Principalmente porque é lá que está uma das imagens de Buda reclinadas mais reverenciadas do país. Além disso, a imagem de Buda tem 66 metros de comprimento, sendo uma das maiores de Myanmar.
Principalmente, é tudo muito impressionante e grandioso nesse lugar. Na verdade, já não tenho mais palavras para descrever tudo o que vimos por lá.
O que fazer em Yangon Myanmar: 09- Mercados em Yangon Myanmar
Se você ainda não gosta de conhecer mercados locais quando viaja, como faz para ter uma boa noção sobre a vida no destino? Não falo nem na obrigação de comprar mesmo. Mas de vivenciar os cheiros e cores que nem sempre encontramos em casa.
Seguem 3 dicas:
- Chinatown – em especial, para quem curte comida de rua, mas você encontra de tudo nas lojas e barracas improvisadas. Está a oeste da Sula Pagoda, entre as ruas 18 e 24. A dica, no entanto, é ir à noite, quando fica mais movimentado.
- Bogyoke Aung San Market – um dos mais antigos, é também um dos mais populares. Prepare-se para praticar a arte de pechinchar e garanta a sua lembrancinha. Lacas, joias, têxteis e artesanatos manuais são os artigos mais disputados.
- Theingyi Zay Market – este é o maior mercado no centro de Yangon. Além da variedade de ervas, cosméticos e remédios tradicionais, também encontramos utensílios domésticos e têxteis comuns.
10- Circle Line
Esta sugestão é para turistas raiz, viu? Porque só essa galera topa percorrer 49 km de trem com a população local! kkkkk
A linha foi construída pelos britânicos ainda na época colonial. Por cerca de 3 horas, pode-se acompanhar cenas do cotidiano pelo limite da cidade. E, claro, pagando pouco.
Só procure a plataforma 7 da Estação Central de Yangon. Lá mesmo você pode comprar o bilhete. E, então, é só aproveitar as paisagens diferentes, ainda que na cidade.
No entanto, eu fiquei muito sentida, pois fomos até a estação e não conseguimos embarcar. Não chegamos a tempo de pegar o último trem… Desta forma, procure se informar sobre os horários do trem, e chegue com antecedência, a estação é desorganizada e ficamos rodando sem muitas informações sem conseguir achar o trem que queríamos. Lembre-se que a língua inglesa em Myanmar não é muito comum, assim não é um lugar fácil de obter informações.
O que fazer em Yangon Myanmar: 11- Andar pela cidade observando a vida local
Talvez a principal experiência nossa em Yangon. Observar a cultura, a religiosidade, as caras pintadas, os monges iniciantes, a alegria, apesar de toda falta de infra estrutura do lugar. E a possiblidade de visitar uma casa de família local, comer a comida de mão, sentado no chão, junto com a família. Além disso, depois fomos visitar um lugar de meditação que é exclusivo dos locais.
Realmente, foram momentos diferenciados. Tudo isso proporcionado por um guia local, que nos ofereceu ajuda na rua.
12- Golden Rock ou Pagoda de Kyaikhtiyo
É um templo budista que fica no alto de montanha distante 173 km de Yangon. Sobretudo, é uma pedra de 600 toneladas coberta por folhas de ouro levada por peregrinos.
Também conhecida como a Pagode da Rocha Dourada, acredita-se que a pedra esteja lá há mais de 2,5 mil anos.
Há quem afirme que a posição da rocha, desafiando a gravidade, inspira muitos visitantes a se converterem ao budismo. Ademais, a Pagode fica mais de 3 mil metros acima do mar, e para chegar lá, é necessário pegar um ônibus ou fazer uma caminhada de 5 horas de duração. Eu indico a contratação de um tour.
Onde se hospedar em Yangon
Há opções de hospedagem para todos os bolsos, embora pague-se um pouco mais em comparação aos outros países do sudeste asiático.
Em geral, a região do Donwtown fica perto das principais atrações, o que facilita o deslocamento.
Não vou indicar nenhum hotel especifico pois muitos fecharam na pandemia, mas, como sempre, a minha dica sempre é: pesquise, pesquise e pesquise! E o Booking é uma boa opção para encontrar a melhor hospedagem para você.
Mas, se precisar de ajuda, é só mandar mensagem.
Como se locomover em Yangon
Como já disse antes, a cidade não é muito estruturada, mas também não é muito grande. Desta forma, como estávamos em 3 pessoas, optamos por andar a pé e de taxi, e foi bem tranquilo.
Sobretudo, não tivemos muitas informações, mas, logo no primeiro dia, contratamos um guia que nos ajudou muito. Tanto com o roteiro dos templos, quanto por caminhar pela cidade e nos mostrar a cultura, a religiosidade e o modo de viver local.
Nosso roteiro em Myanmar
Em breve teremos novo post no ar explicando todo o nosso roteiro em Myanmar e contextualizando a difícil situação política daquele país. Entretanto, você já pode ir se familiarizando sobre esse Myanmar nos posts abaixo:
O que conhecer em Bagan Myanmar
Passeio de balão em Bagan, Myanmar
E, não esqueça, se vai viajar, clique aqui, mantenha contato conosco, que nós organizamos a sua viagem.
E viaje tranquilo, viaje com segurança, contrate aqui o seu SEGURO VIAGEM.
Principalmente, aproveite e leia também:
Selecionei artigos de outros blogs, sobre o que fazer no Brasil:
1- Viaje24h – O que fazer em Gramado e Canela: roteiro de fim de semana
2- Bate Papo Blog – O que fazer em Araruama RJ
E no mundo:
3- Descobrir Viajando- O que fazer na Piazza dei Miracoli em Pisa
4- Abcdosviajantes – O que fazer nos arredores de Paris – Destinos a 1 hora da Cidade
5- Flor na Cabeça – O que fazer em Hamburgo Alemanha: 13 lugares inusitados
Adorei o post! É muito difícil conseguirmos informações sobre Myanmar. Já salvando essas informações sobre o que fazer em Yangon.
É muito difícil mesmo. Eu quase não encontrei nada a respeito quando estive la.
Seu post está muito rico de informações. Nunca tinha ouvido falar de Yangon, mas seu post me fez ficar com vontade de conhecer a cidade. Os monumento são incríveis, também fiquei curiosa para conhecer o estilo de vida local.
Amei suas dicas sobre o que fazer em Yangon, inclusive preciso voltar nesse pedacinho do mundo.
Volta sim. Que bom que gostou.
Myanmar está na minha lista para a próxima viagem pela Asia. Com certeza colocarei Yangon no meu roteiro.
Coisa boa. Mas se informa direitinho sobre a situação de lá atualmente.
Vou mostrar esse post para meu marido, estou tentando montar um roteiro por destinos menos divulgados, mais inusitados e amei o que li aqui sobre Yangon Myanmar. Encaixa bem no que estou pretendo para as próximas viagens.
Que bom Cinara, mas procure se informar antes, como está a situação atual por lá.
Não conhecia Yangon Myanmar e achei muito interessante toda a mistura cultural e as contradições sociais que se pode ver e conhecer no local. A lista de o que fazer me encantou pelos belos templos e história do local, na torcida pela normalização política para poder conhecer.
Que bom que gostou. Difícil mesmo a situação atual por lá.
Adorei saber o que fazer em Yangon Myanmar através deste artigo. É um destino que tenho muita vontade de conhecer!
Que bom que gostou Cintia
Arrasou na escolha do destino Norma. Achei Yangon Myanmar um luxo só! Adorei saber o que fazer por lá; Obrigada por dividir com a gente mais um lindo destino.
Obrigada a você Hebe
Você acreditaria se eu te dissesse que visitar Myanmar sempre foi um sonho?!
Há alguns anos atrás assisti na tv um programa da Multishow (não conta lá em casa) que mostrou sobre esse país incrível que desde então estou buscando coragem para visitar.
Mas agora ao ler seu artigo me deixou com mais vontade ainda!
Muito obrigada por compartilhar conosco.
Oi Jessica, eu te entendo, porque eu despertei a vontade de conhecer porque assisti um globo reporter com Gloria Maria. E logo que tive oportunidade, eu fui.
Eu confesso que os países da Ásia no geral estão bem no fim da minha lista de destinos. Mas adorei saber o que fazer em Yangon Myanmar pelo seu post! Quem sabe um dia eu não esgoto a minha lista inteiro e vou me aventurar por lá!
Quem sabe né. Por enquanto vai precisar deixar na lista, pois o país está em crise politica. Infelizmente.
Nossa, que sonho de viagem Yangon Myanmar!! Toda essa arquitetura é de cair o queixo né? Não conhecia esse destino e adorei as dicas do que fazer
Nathalia, realmente é um destino pouco conhecido e divulgado, principalmente que vive uma grave crise na politica. Uma pena.
Todos que conheço que conheceram Myanmar, se encantaram. Achei super rico seu texto e vou aguardar ansiosa sobre os próximos sobre a contextualização política da situação por lá.
Sim Polliana, infelizmente o país passa por problemas sérios políticos de tomada de poder… Quanto eu fui estava uma democracia, mas infelizmente durou pouco tempo.
Uma das viagens de sonho é conhecer o Myanmar e cada vez que leio um post sobre algum local nesse país fico com mais vontade ainda de ir. Parece incrível.
Sim Patricia, é um lugar incrível, apesar das mazelas políticas e sociais.
Nossa, eu estou impressionada!!!! Que viagem xiquerrima!!! Quantos atrativos incríveis a se fazer em Yangon Myanmar. As edificações, os templos, possuem uma arquitetura imponente, maravilhosa!
Que bom que gostou Deyse. Achei que valia a pena compatilhar tanta beleza e história.
Myanmar é um sonho de viagem! Adorei seu post e já peguei todas as dicas! Obrigada por compartilhar!
Obrigada a você. Que bom que gostou