Boipeba é uma ilha que faz parte do Arquipélago de Tinharé, que faz parte do município de Cairu, situado no Baixo Sul da Bahia. A ilha, por sinal, encontra-se entre o Oceano Atlântico e o Rio do Inferno. Por isso, não é à toa que tenha tanta beleza natural e diversidade de ecossistemas.
Inclusive, se você prestou atenção nos nomes Tinharé e Cairu, já percebeu que eu comentei sobre a região em outro texto. Sim, Boipeba é vizinha de Morro de São Paulo, destino famoso para turistas brasileiros e estrangeiros!
Morro de São Paulo: Paraíso baiano
Você deseja conhecer uma praia deserta? Quer alternar o banho de rio e de mar? Gosta de aproveitar lindas noites de lua e céu estrelado? E que tal comer uma lagosta deliciosa? Pois então Boipeba é o destino que você procura!
Embora não seja tão badalada quanto Morro de São Paulo, Boipeba é o lugar perfeito para curtir a praia, natureza, comer bem e relaxar. Uma vez que é um paraíso ainda pouco explorado, é possível até esquecer que existe mundo lá fora!
Um pouco mais sobre Boipeba
A palavra “Boipeba” tem origem tupi (“m’boi pewa”) e quer dizer “cobra chata”, em referência à tartaruga marinha. Este é um dos locais de colonização mais antigos da Bahia, já que os jesuítas fundaram a Aldeia e Residência de Boipeba em 1537.
Os povoados de Velha Boipeba (o mais importante), São Sebastião (Cova da Onça), Moreré e Monte Alegre compõem a ilha. Construída pelos jesuítas por volta de 1610 e ampliada no século XIX, a Igreja do Divino Espírito Santo de Velha Boipeba é o monumento histórico mais importante de Boipeba.
Como chegar a Boipeba
Para chegar à ilha, é preciso pegar um barco. Saindo de Salvador, uma das opções é ir até Valença, de carro ou ônibus, e pegar uma lancha local para fazer a travessia até Boipeba – cerca de 45 minutos.
Uma outra opção, no entanto, é pegar um catamarã/lancha no Terminal Marítimo de Salvador, que faz a travessia Salvador a Morro de São Paulo, e, em seguida, contratar um transfer para Boipeba. Mas atenção: essa opção é para os fortes, pois a travessia Salvador/Morro tem fama de causar fortes emoções! Como gosto de aventura, confesso que não tenho problemas com isso!
Leia sobre isso no artigo abaixo:
Como chegar a Morro de São Paulo
Quem vem de outros estados pode ainda optar pelos aeroportos localizados em Valença ou Ilhéus. Contudo, o barco para Boipeba e até mesmo um transfer até Valença para quem chega a Ilhéus, será necessário.
Ademais, é bom avisar logo que os automóveis não circulam pela ilha. Portanto, para se deslocar por lá, deve-se caminhar, pegar um barco ou recorrer a tratores com estrutura adaptada para levar passageiros.
Onde se hospedar em Boipeba
A vila é bem simples, é verdade, mas oferece hospedagem de qualidade e restaurantes deliciosos. Por falar em hospedagem, não deixe de visitar o site Booking.com para encontrar a melhor acomodação para você! De maneira geral, as acomodações estão nas Praias da Boca da Barra e Moreré.
Mar azul, areia branca e coqueiros
Realmente, não tem para onde correr: o grande atrativo de Boipeba são as praias! Vou falar aqui sobre as principais!
Por ser onde fica o Atracadouro Zé da Viúva, ponto de chegada à ilha, Boca da Barra concentra a maior parte das pousadas, restaurantes e comércio – parte conhecida como centro da Velha Boipeba. Ademais, fica no encontro do mar com o Rio do Inferno.
As próximas são as praias de Tassimirim e Cueira. Inclusive, é possível chegar a elas por uma trilha saindo da Boca da Barra – são 10 e 30 minutos até a primeira e a segunda, respectivamente. Tassimirim ainda é brindada por piscinas naturais na maré baixa.
Moreré é, por certo, a praia mais famosa. Separada da Cueira (onde se encontra a famosa lagosta do Guido) pelo Rio Aritibe, suas piscinas naturais e corais atraem muitas pessoas – mesmo quem está em Morro de São Paulo. Embora seja possível chegar até ela por uma trilha, recomendo recorrer ao trator, pois são cerca de duas horas. Também é preciso contratar uma canoa ou barco para chegar às piscinas.
Já Bainema tem uma extensa faixa de areia branca entre os coqueirais e o mar azul turquesa. Praticamente deserta, a praia só tem um camping e um bar onde é possível comprar água de coco, alguns drinks e petiscos.
Em seguida, vem a Ponta dos Castelhanos, separada de Bainema pelo Rio Catu. Seus atrativos são não apenas a água cristalina e os coqueirais, como algumas barracas que vendem bebidas e a pesca local. A praia tem ainda piscinas naturais menos frequentadas que Moreré por causa da distância.
Por fim, a Cova da Onça fica no vilarejo de São Sebastião. Suas águas escuras se devem ao manguezal e a areia é praticamente lama. Contudo, seus restaurantes atraem quem faz passeios de barco na parada do almoço.
Passeios pela ilha
Sem dúvida, o passeio imperdível é a volta à ilha de Boipeba. Com duração de dia inteiro, é possível ter uma vista completa da ilha, embora não pare em todas as praias. Assim, as praias não contempladas, como Tassimirim e Cueira, devem fazer parte da programação de outro dia.
Piscinas naturais
Se você deseja conhecer as piscinas naturais de Moreré ou Ponta dos Castelhanos, uma boa pedida pode ser negociar diretamente com pescadores para levar e pegar. Dessa forma, será mais barato – mas isso a partir de Moreré.
Outras opções de passeio
Saindo de Ponta dos Castelhanos, há ainda a opção de fazer o tour guiado a pé, passando pelas praias de Moreré e Bainema, além do manguezal à beira-mar.
Também há a possibilidade de fazer passeio de caiaque e stand up paddle no manguezal. Mas o mais incrível mesmo deve ser a observação de baleias jubartes de julho a novembro.
Principalmente, considere visitar a Ilha vizinha, Morro de São Paulo, outro paraíso imperdível. Leia sobre ela abaixo:
Morro de São Paulo: Paraíso baiano
Vida noturna em Boipeba
Só não vá esperando o mesmo agito da vida noturna de Morro de São Paulo, viu? Na Velha Boipeba, por exemplo, barraquinhas de comida, drinks e artesanato, bem como restaurantes, são o point. Enfim, uma noite para caminhar, encontrar pessoas, comer alguma coisa e relaxar.
Boipeba: o veredicto
Sim, eu sei: sou suspeita para falar, porque adoro o país em que nasci e, em especial, o meu estado. Contudo, acho que Boipeba é um daqueles paraísos que os brasileiros ainda precisam conhecer.
Eu indico esse destino particularmente para quem quer relaxar, curtir a natureza e aproveitar a vida. Afinal, o lugar é lindo, com 20 km de praias deslumbrantes e pouco exploradas. E o bom é que a temperatura é amena e o sol aparece na maior parte do ano.
Uma última dica para você aproveitar sua estadia com mais tranquilidade: leve dinheiro trocado, pois não há bancos em Boipeba. Nem todos os restaurantes e agências de turismo aceitam pagamento com cartão.
Indicações de outras praias incríveis, confira:
1- Duas praias imperdíveis do Caribe brasileiro, por abcdosviajantes;
2 – As melhores praias da Ilha de São Miguel nos Açores, por Descobrir Viajando;
3- Principais praias próximas de Londres, por Bate Papo Blog;
4- Tudo o que você precisa saber sobre a Praia da Pipa: como chegar, melhor hotel, o que fazer, por Viaje24h.
O Viaje com Norma também tem artigos sobre praias paradisíacas no Brasil:
Maragogi Alagoas: Conheça o Caribe brasileiro
Conheça as melhores praias de São Miguel dos Milagres
Uaaaaaal !!! Quantas dicas imperdíveis sobre o que fazer em Boipeba. Adorei saber a origem do nome dessa ilha maravilhosa! Linda a cor da água né?
É linda demais mesmo.
Boipeba é um dos destinos que está na minha lista de desejos! Eu adora o litoral baiano. Já salvando seu post. Dicas valiosas.
Salva mesmo e vai conhecer. É lindo demais.
Amei suas dicas sobre Boipeba, como chegar e o que fazer, já ouvi falar muito sobre este destino, porém não tinha tantas informações a respeito quanto encontrei aqui.
Está aí um destino que eu adoraria conhecer, pois adoro a Bahia. Beijo!
Vale a pena mesmo conhecer Gisele. Vai sim.
Confesso que nunca tinha ouvido falar de Boipeba. Esse post já serviu de guia para mim. Adorei saber como chegar e o que fazer. Sem falar na cor da água desse lugar. Estou encantada!
Certamente ouviu falar de Morro de São Paulo que é bem perto de Boipeba. Vale a pena conhecer os dois.
Quero muito conhecer Boipeba. Já tinha escutado falar muito bem da ilha e seu post veio pra confirmar tudo. Adorei as Dicas!
É um lugar bem especial Tabata.
wowww, eu já tinha visto no Instagram algumas fotos sobre esse lugar fantástico chamado Boipeba e fiquei surpresa ao ler tantas informações incríveis.
Super curioso a origem do nome e fiquei com ainda mais vontade de visitar!
Vai mesmo. Vale a pena.
Biopeda parece ser uma ilha incrível. Achei super interessante a sua história e a origm do seu nome.
Sim. E vale muito a pena conhecer.
Ainda não conheço Boipeba, mas sou louca para ir, adorei seu post com dicas de como chegar lá e o que fazer. Já sei onde consultar quando for programar minha viagem para lá. Aqui no seu blog!
Obrigada Hebe.