Igreja de São Francisco e Convento, joias de Salvador

Igreja e Convento São Francisco no Pelourinho em Salvador - Joias da Bahia

A Igreja de São Francisco e o seu convento têm o título de uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo. E acredite: há bons motivos para isso.

Muitos as consideram expressões ricas e singulares do movimento Barroco no Brasil. Não à toa, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) tombou ambas.

Mais que isso, a quantidade de ouro, as proporções e a riqueza de detalhes chamam atenção. Ou seja, o exagero barroco é mesmo uma característica forte no local.

Ademais, a Igreja e o Convento de São Francisco têm testemunhado o desenvolvimento de Salvador ao longo dos séculos. Afinal de contas, suas construções tiveram início algumas décadas após a fundação da cidade.

Ainda por cima, elas encontram-se no Centro Histórico da cidade. Assim, muitos acontecimentos passaram por ali!

E, também, temos que levar em conta a importância da religiosidade do povo baiano. Pois trata-se de um traço marcante nosso. Inclusive, foi por isso que achei importante escrever os posts abaixo:

Igreja São José, ponto imperdível em BH

Igreja do Bonfim, lugar de fé em Salvador

Memorial Irmã Dulce e Santuário Santa Dulce dos Pobres

Santuário de Aparecida do Norte, o que conhecer

Em seguida, eu conto mais sobre essas maravilhas portuguesas em terras brasileiras. E, claro, vou falar também sobre a minha experiência!

Os históricos Igreja de São Francisco e Convento de São Francisco

Igreja e Convento São Francisco no Pelourinho em Salvador - Joias da Bahia
Igreja e Convento de São Francisco de Assis no Pelourinho

O Convento e a Igreja de São Francisco foram erguidos entre os séculos XVII e XVIII, no Largo do Cruzeiro de São Francisco, Pelourinho. O próprio largo é um marco para a primeira capital do país. Vide os casarões antigos ao seu redor, pois remetem aos tempos em que os poderosos viviam ali.

Já a cruz ao centro, feita de pedra calcária, foi erguida entre 1805 e 1808. Os cruzeiros caracterizam a presença de igrejas franciscanas. Por esse motivo, há uma aí.

Ademais, tanto o rei português como os fiéis locais doaram dinheiro para as obras. E coube à ordem franciscana acompanhar o trabalho. Primeiro, ela ergueu o convento (1587) e, pouco depois, a igreja.

Aviso logo que a obra da igreja atual começou “apenas” em 1708 e durou 40 anos. Ela se assemelhava mais ao estilo de vida modesto de São Francisco. Já o convento atual data de 1686.

Por certo que, com tantos séculos de existência, as construções viveram dias difíceis. Alguns deles foram por volta de 1624, quando os holandeses tentaram invadir o Brasil. Deste modo, os dois edifícios foram atingidos e sua reconstrução levou anos.

A Igreja de São Francisco e o barroco brasileiro

Igreja e Convento São Francisco no Pelourinho em Salvador - Joias da Bahia
Igreja São Francisco de Assis no Pelourinho

Por fora, talvez a fachada da Igreja de São Francisco não impressione tanto. Duas torres mais simples e um frontão mais elaborado a compõem.

Porém, os olhos brilham com a exuberante decoração interna. Literalmente, por conta de tanto ouro! Falando sério: jacarandá e ouro são a base do teto, colunas, capelas, altares etc. Especula-se que cerca de uma tonelada de ouro tenha sido usada em seu douramento.

 

O interior da Igreja e Convento São Francisco no Pelourinho em Salvador

Capela Mor da Igreja de São Francisco

 

Símbolos do barroco brasileiro – como folhas, pelicanos, flores e anjos – estão por toda parte. Aliás, encontramos detalhamento e rebuscamento em todo o local. Um bom exemplo é a balaustrada folheada a ouro presente em toda igreja.

O dualismo também marca presença na igreja. Toda a decoração exuberante contrasta fortemente com a vida simples pela qual o santo é conhecido.

Enquanto a capela-mor é dedicada a São Francisco, outros santos fazem revezamento nas oito capelas secundárias. Por isso, vale reparar os entalhes dourados dos altares.

Igreja e Convento São Francisco no Pelourinho em Salvador - A beleza do interior da Igreja com seus altares e muito ouro

Altares esplendorosos e muito ouro na Igreja de São Francisco

 

Igreja e Convento São Francisco no Pelourinho em Salvador - A beleza do interior da Igreja com seus altares e muito ouro

Igreja e Convento São Francisco no Pelourinho em Salvador - A beleza do interior da Igreja com seus altares e muito ouro

 

O que mais impressiona na Igreja e Convento de São Francisco 

Dentre os destaques da decoração dos espaços, por certo, os azulejos portugueses merecem menção. Datados do século XVIII, alguns reproduzem a vida de São Francisco.

 

Os maravilhosos azulejos portugueses da Igreja e Convento São Francisco em Salvador Ba
Os maravilhosos azulejos portugueses da Igreja e Convento São Francisco em Salvador Ba

Mas o mais interessante é que a pintura foi feita em quase 55 mil azulejos, entre igreja e convento. Além disso, talhas de madeira moldadas com ouro em pó compõem seu adorno.

Diversos mestres baianos contribuíram com obras de arte sacra. E até mesmo D. João V, rei de Portugal, doou púlpitos de pedra. As peças esculpidas em jacarandá, bem como as várias imagens de santos ao longo da igreja, impressionam por sua riqueza de detalhes.

 

Igreja e Convento São Francisco no Pelourinho em Salvador - A beleza do interior da Igreja com seus altares e muito ouro

A beleza do interior da Igreja de São Francisco

 

Igualmente, os 37 painéis de azulejos do claustro merecem contemplação. Eles não apenas retratam cenas pagãs, como também trazem trechos de obras de Horácio, poeta romano.

Igreja e Convento São Francisco no Pelourinho em Salvador - Joias da Bahia

A beleza dos painéis de azulejo da Igreja e Convento de São Francisco

 

Entretanto, um dos pontos que mais impressiona os turistas é a da pomba do Espírito Santo. Porque ela parece acompanhá-los ao longo da sala enquanto se movem. Tudo, claro, uma ilusão técnica criada pelo pintor José Joaquim da Rocha.

Ainda no convento, destaco a visita às demais áreas internas, como o refeitório com azulejos datados de 1650, a biblioteca e o jardim – sem dúvida, pontos altos do passeio.

O interior da Igreja e Convento São Francisco no Pelourinho em Salvador

O que mais impressiona é o interior da Igreja de São Francisco

 

Informações úteis e dicas da Igreja de São Francisco

A Igreja e o Convento de São Francisco estão abertos para visitação no domingo, das 10h às 15h; na terça, das 9h às 17h; e segunda, quarta, quinta, sexta e sábado, das 9h às 17h30.

No entanto, a minha dica é evitar os horários de missa: terça, às 7h, 8h, 16h e 18h; sábado, às 7h30; e domingo, às 8h. Embora a entrada seja gratuita, não se pode circular pela capela nem visitar o claustro.

Também vale lembrar que paga-se uma taxa de R$ 5,00 para entrar. Mas recomendo o investimento pela experiência.

Por fim, um lembrete fundamental: é proibido tirar fotos com flash. Mas, se quiser ter uma boa noção do tanto de ouro usado na construção, busque a visão a partir do altar-mor.

Com certeza, esse é o lugar ideal para quem quer saber mais sobre a história, a cultura, a arte e a religião do país. E ainda melhor: você pode esticar o passeio e conhecer outros pontos turísticos próximos.

 

Largo do Cruzeiro, em frente a Igreja de São Francisco no Pelourinho

Vista do Largo de São Francisco a partir da Igreja de São Francisco

 

Inclusive, não deixe de observar ao lado esquerdo da Igreja de São Francisco (de quem está de frente para ela) a bela Igreja da Ordem Terceira Secular do São Francisco. Contudo, adianto que ela não é aberta à visitação pública.

 

Além disso, conheça também um pouco mais sobre as maravilhas da Bahia

Passeios em Salvador gratuitos e imperdíveis

Mucugê – Ba, atrações dessa linda cidade da Chapada Diamantina

Cachoeira do Buracão e as maravilhas de Ibicoara (BA)

Vale do Capão – Chapada Diamantina, um paraíso escondido

Veja posts com dicas para planejar sua viagem!

Em seguida, baixe meus e-Books gratuitos:

E book - 10 dicas para arrumar sua mala de viagem
E book check list de viagem

Faça suas reservas com meus parceiros:

  • E, para viajar com tranquilidade, faça seu SEGURO VIAGEM com a SEGUROS PROMO.

Encontre sua hospedagem

Reserve aqui o seu carro

Compre ingressos sem fila

7 de abril de 2021

Sobre Mim

Sou uma viajante apaixonada pelo mundo. Trabalhei 30 anos no ramo financeiro e hoje me realizo como microempresária e criadora de conteúdo de viagem. Como viajante, conheço 42 países e 20 estados brasileiros. Meu propósito nas redes sociais, é compartilhar minha experiência e aprendizado de viagem e de vida, com meus clientes e seguidores, com o objetivo de ajudar a todos a realizarem os seus sonhos de viagem.

De Onde Sou

Gostou da viagem? Deixe um comentário sobre a experiência!

 

26 Comentários

  1. Sylvia Leite

    Conheci a Igreja de São Francisco quando era criança e lembro que fiquei muito impressionada, tanto pela beleza e suntuosidade da igreja, como pela fama que ela tinha e eu só constatei durante a visita. Essa igreja e o convento são realmente duas das muitas joias de Salvador

    Responder
    • Norma

      Que maravilha Sylvia, ter oportunidade de conhecer a Igreja de São Francisco quando criança e gostar. Muito bom mesmo.

      Responder
  2. Moisés Batista

    Muito legal a igreja e o convento são Francisco em Salvador. Adorei ver o tanto de ouro. Lembrei até do Buda de ouro na Tailândia.

    Responder
    • Norma

      Também lembrei muito da Tailândia e o todo o ouro que a gente encontra por lá. Obrigada pelo comentário.

      Responder
  3. Andrea

    Ainda não conheço Salvador, mas com certeza irei incluir a igreja e o convento de São Francisco no roteiro, os dois lugares são cheios de detalhes, adorei os azulejos portugueses.

    Responder
    • Norma

      Perfeito Andrea, inclua mesmo. Com certeza vai gostar de conhecer.

      Responder
  4. Leo Vidal

    A riqueza de detalhes dessas igrejas históricas é incrível. Adoro conhecer igrejas e conhecer suas histórias. Quando for a Salvador incluirei uma viagem a Igreja de São Francisco e Convento. Belíssima.

    Responder
    • Norma

      Verdade Leo, também adoro a riqueza da história e das informações que as Igrejas trazem. Vá conhecer mesmo, vai gostar.

      Responder
  5. elizabeth

    Adorei o post: “Igreja de São Francisco e Convento, joias de Salvador”. Sou louca pra conhecer essa cidade maravilhosa, e com certeza vou me basear nas suas dicas. Parabens e obrigada por compartilhar. Beijos

    Responder
    • Norma

      Obrigada Elizabeth, que bom que gostou. Qdo precisar estou aqui para passar mais informações sobre Salvador e suas atrações.

      Responder
  6. Roberto Caravieri

    Que bom saber tudo isso da Igreja e do Convento de São Francisco, eu não sabia por exemplo que ela era uma das sete maravilhas de origem portuguesa. Eu sempre digo que conhecer as igrejas e e templos no mundo é conhecer a história dos lugares a fundo. Obrigado pela ótima leitura e rezo pra voltar pra Salvador um dia novamente, muitas saudades.

    Responder
    • Norma

      Concordo contigo Roberto, as Igrejas e templos, falam muito mais do que de religião, falam de história, arquitetura, cultura de um povo e muito mais. E sempre vale a pena retornar a Salvador, com certeza.

      Responder
  7. Hebe

    Quando estive em Salvador no final do ano passado, fiquei encantada com a igreja e o convento de São Francisco. Passei um bom tempo admirando essa beleza ou melhor essa joia de Salvador conforme vc falou. Linda demais.

    Responder
    • Norma

      Que bom que teve oportunidade de visitar a Igreja e o Convento de São Francisco Hebe. E melhor ainda que gostou. Perfeito.

      Responder
      • VICTORIA M FARINA

        Adorei saber dessa atração de Belo Horizonte. Nunca visitei a cidade e fiquei apaixonada com o convento, a Igreja de São Francisco (principalmente o seu interior deslumbrante!)

        Responder
        • Norma

          Oi Victoria, a atração é em Salvador. E vale demais à pena conhecer mesmo.

          Responder
  8. Fabíola Moura

    A Igreja de São Francisco é mesmo um patrimônio de Salvador e da humanidade. Fiquei encantada com a riqueza de detalhes do interior da igreja e o com os lindos azulejos do convento , só fiquei triste com alguns trechos que precisam de mais cuidados e preservação pelo seu valor inestimável.

    Responder
    • Norma

      Verdade Fabiola, concordo com você quanto a beleza e o fato de ser um patrimônio da Humanidade. E claro, também fico muito triste com a falta de cuidados com o nosso patrimônio e nossa história.

      Responder
  9. Juliana

    Realmente é linda a Igreja e Convento de São Francisco, essas joias de Salvador! O valor histórico é muito importante, mas confesso que não sou fã dessa coisa barroca de construções com muito ouro, mas ainda assim é um ponto imperdível.

    Responder
    • Norma

      O ouro em si me deixa um pouco chocada também, principalmente em contraposto aos hábitos de São Francisco, não tem muito sentido mesmo. Mas é bonito e conta a história de uma época.

      Responder
  10. Van

    Ainda não conheço Salvador e faz tempo que quero ir! A Igreja de São Francisco e Convento é realmente joias de Salvador, fiquei encantada com a construção maravilhosa.

    Responder
    • Norma

      Precisa mesmo conhecer Salvador Van, quando tiver oportunidade venha, muita coisa interessante para conhecer por aqui.

      Responder
  11. Daniela

    Eu sou a louca das Igrejas, então não preciso nem dizer como amei esse post, né? Fiquei impression ada com a beleza da Igreja de São Francisco e seu convento! Preciso visitar Salvador!

    Responder
    • Norma

      Que legal, também curto visitar igreja e ainda faz três pedidos em cada uma delas..kkk e você precisa mesmo retornar a Salvador.

      Responder
  12. Cintia Vaz

    UAU! Que Igreja! Com certeza faz todo sendido chamar a Igreja e convento de São Francisco como Jóia de Salvador. Quanto Ouro!! E esses milhares de azulejos portugueses contando a história de São Francisco, Horácio e outras histórias pagãs. Tudo lindo demais! Ainda não conheço Salvador, mas seu post me deixou ainda com mais vontade de conhecer!

    Responder
    • Norma

      Que bom que gostou do post Cintia, Espero que tenha oportunidade de conhecer Salvador. Vai gostar muito.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe esse artigo!

Mostre a seus amigos o seu possível próximo destino.

Compartilhe esse post!

Mostre a seus amigos seu possível novo destino.