Matterhorn é simplesmente a montanha mais fotografada do mundo e uma das mais desejadas. Sem dúvida, há um bom motivo: ela se encontra a 3.883 metros de altitude e é o ponto mais alto da Europa a que se pode chegar de teleférico. E se tornou popular por seu formato ter sido associado a muitas campanhas publicitárias, sendo a principal delas a do chocolate Toblerone. Todavia, existem diversas outras marcas que usam a sua imagem.
Principalmente, por ser tão alta e ter neve o ano inteiro, é o paraíso dos esquiadores. Assim, lá é possível esquiar em qualquer época do ano.
Além disso, há o lado trágico do grande fascínio que a montanha exerce. Deste modo, muitos dos que já tentaram alcançar o topo acabaram perdendo a sua vida por lá e nas montanhas da região (mais de 500 alpinistas).
A princípio, vale dizer que a montanha Matterhorn fica localizada em Zermatt, na Suíça, e pode ser vista a partir de alguns pontos da cidade. inclusive, a melhor vista é a partir da Kirchbrücke, a ponte da igreja (foto abaixo). De fato, um visual impressionante.
Para saber tudo sobre Zermatt e nosso roteiro na Suíça, leia os artigos abaixo:
Zermatt, Suíça: Saiba o que conhecer
Ponte suspensa Charles Kuonen, a maior do mundo
E, para sua viagem internacional, contrate Seguro Viagem e adquira o seu Chip Internacional – leia sobre isso abaixo:
Seguro Nacional e Internacional, por que contratar?
Matterhorn: onde fica e o que significa seu nome
A montanha Matterhorn está localizada na fronteira da Suíça com a Itália. Assim, no lado suíço, a cidade mais próxima é a Vila de Zermatt. Igualmente, pelo lado italiano, é a vila de Breuil-Cervinia, no município de Valtournenche.
Quanto ao nome Matterhorn, sua origem é alemã e significa “Monte Cervino”.
Também vale mencionar que, para apreciar a montanha a partir de Zermatt, você pode acessar picos através de incríveis teleféricos, como o Matterhorn Glacier Paradise (que vou mostrar abaixo), o Gornergrat ou o Rothorn. Sobretudo, o visual lá de cima é espetacular e dá para contemplar a incrível paisagem e, principalmente, o esplendoroso Matterhorn.
Assim, vamos juntos visualizar essa montanha tão especial através do Martterhorn Glacier Paradise.
O Matterhorn Glacier Paradise ou Klein Matterhorn
Para começar, vamos informar que esse lugar é o observatório mais alto da Europa (3.833 metros). Também é o ponto mais alto a que ser pode chegar de teleférico.
Vale ressalvar que, em especial pelos seus maravilhosos teleféricos e a vista impressionante, vale a pena visitar o local.
O que posso dizer sobre a vista panorâmica de um lugar de onde se pode apreciar montanhas da Suíça, Itália e França? Por certo, em dias claros, é possível ver de lá o Mont Blanc, o pico mais alto dos Alpes com 4.810 metros que fica na França; o topo do Gran Paradiso, com 4.061 metros, na Itália; e a face sul da própria montanha Matterhorn na Suíça.
Atrações do Matterhorn Glacier Paradise
Há diversão para todas as idades neste lugar. Palácio de gelo, trilhas, três níveis de subida de teleférico com uma vista deslumbrante e muito (mas muito mesmo!) frio é o que você encontrará por lá.
Esquiar no Klein Matterhorn
Estive no Klein Matterhorn em outubro, no final do outono, e parte das atrações estavam fechadas para reforma. Ainda assim, tinha pista de ski funcionando e, por causa da altitude e da neve, até durante o verão é possível esquiar por lá.
Palácio de Gelo
Felizmente, apesar da reforma que estava ocorrendo, o Palácio de Gelo estava funcionando e tivemos a oportunidade de conhecer. Afinal, o local é incrível e tem muitas esculturas em gelo.
Vistas incríveis das montanhas e de Zermatt
Sobretudo, a vista a partir dos teleféricos das lindas montanhas e da cidade de Zermatt são deslumbrantes.
Mas eu tenho uma dica muito importante: compre seu ingresso com antecedência e EVITE FILAS com Get Your Guide.
Agora, caso esteja viajando com o SWISSPASS, verifique se o mesmo dá acesso ou desconto na atração.
Principalmente, lembre-se de estar vestido de acordo com a temperatura local. Já que, independente da época do ano, por conta da altitude, faz muito frio no Glacier, então, fique atento e prepare-se para o frio que vai enfrentar.
E, por fim, conheça também o Museu Martterhorn em Zermatt
Para começar, em frente ao Museu tem a Fonte das Marmotas – você não vai perder, né?
Já o acesso ao local acontece em um domo de vidro. Lá dentro, dirija-se ao museu subterrâneo onde se pode aprender sobre a história da montanha e de Zermatt. Além disso, lá estão expostos os equipamentos da primeira ascensão ao Matterhorn, em 1865, e que terminou de forma trágica.
Em suma, já pode voltar a Zermatt? Eu quero!
Tenho uma amiga que mora a anos na Suiça e até hoje ainda não fui visita-la. Imagino como deva ser a Suiça no Verão ou na primavera. Imagina ir pra Suiça ver aqueles campos maravilhosos e mesmo assim ainda esquiar! Que sonho!!
Acho que vale a pena conhecer a Suíça o ano inteiro. Eu, por exemplo, fui no outono. e foi maravilhoso.
Que linda essa região! Não sabia que era a Matterhorn que aparecia na embalagem do Toblerone. Adorei esse passeio!
Pois é, eu também não conhecia. Lindo demais né..
Que maravilha da natureza é Matterhorn ! Encantada com tanta beleza! E a cidade que fofura! Tudo parece cena de filme…
Sim Van, parece mesmo. Tudo lindo demais.
Ai como eu AMO a Suíça! Qualquer lugar que você olha tem uma paisagem belíssima e nunca tinha visto a do teleférico em Matterhorn. Que lindo saber que a vista é tão linda da montanha do chocolate Toblerone 🙂
É um lugar belíssimo. E a Suíça é toda muito especial mesmo.
Nossa Norma, que viagem dos MEUS sonhos, que viagem sensacional e maravilhosa você fez para Matterhorn – A montanha do chocolate Toblerone. Sei que quando eu e minha filha pudermos viajar pra lá, vamos nos divertir demais com o gelo e nos esbaldar de chocolate. Adorei saber todos os detalhes. Vou seguir suas dicas, inclusive comprar ingressos antes e não enfrentar filas. Obrigada!
Faz isso Deyse, a sua família irá amar a viagem, com certeza.
Eu lembro que fiquei encantada quando descobri o nome da montanha da embalagem do Toblerone!!! Eu comia esse chocolate desde pequena!
Vai ficar mais encantada ainda, quanto tiver a oportunidade de conhecer essa montanha pessoalmente e comer os maravilhosos chocolates suíços direto da fonte.
Norma, que viagem incrível! Sou doida pra conhecer a montanha matterhorn. Eu não sabia que era a montanha do chocolate Toblerone. Seu blog tá incrível! Parabéns! Beijinhos
Obrigada Elizabeth, pelo feed back do blog. Quanto ao meu roteiro na Suíça, foi inesquecível…
Nossa, quando li “montanha do chocolate toblerone” já fiquei aqui com vontade de pegar minha malinha KKKKKKKK. Arrasou na dica! Sobre a estação de esqui, sabe quais são os níveis das pistas? Quando fui para europa, só consegui esquiar em Portugal que tinha pistas fáceis kkkkkk
A quantidade de pistas é imensa, incluindo pistas de nível fácil. E tem neve e esqui o ano todo.
Sou louca para conhecer a Matterhorn – A montanha do chocolate Toblerone, uma atração que tem tudo a ver com o pessoal aqui de casa, já que amamos Toblerone. Aliás, este é um item que sempre faz parte de nossas bagagens na volta pra casa.
Vai amar conhecer a Suíça Gisele, as montanhas são incríveis, assim como os seus maravilhosos chocolates.
Que linda a região da montanha Matterhorn, fiquei maravilhada com a vista. Só fiquei imaginando a vontade que deve dar de comer Toblerone depois deste passeio.
Verdade, aliás, o tempo todo ficamos com vontade de comer chocolate na Suíça; Esse é um dos poucos itens baratos por lá.
Legal pra caramba a Matterhorn e sua historia como a montanha do chocolate toblerone. Nada melhor que juntar uma viagem com um doce tão maravilhoso e no seu post vi bem isso. Agora me diga se voce achou este um destino caro?
A montanha é incrível mesmo. E sim, a Suíça, como um todo, é um destino muito caro…
Muito legal sua postagem sobre Matterhorn, a montanha do chocolate Toblerone. Se um dia for à Suiça, ela estará no meu roteiro.
É um cenário lindo e encantador, inclua mesmo no seu roteiro.