Monte Brè em Lugano a montanha suíça que tem a vista comparada a vista da Baía de Guanabara no Rio de Janeiro. Literalmente é uma vista panorâmica impressionante. De lá, em dias de sol aberto, além do vale do Lago de Lugano, se pode observar o Monte Rosa e os Alpes Berneses.
Montanha imperdível em Lugano
O Monte Brè é citado como uma das montanhas mais ensolaradas da Suíça. No entanto, na minha visita, apesar de ser um lindo dia de sol, a névoa tirou bastante a visibilidade, mas, ainda assim, deu para perceber que a vista é espetacular.
Ainda mais, lé tem restaurantes, igreja, um parque para piquenique, trilhas com diferentes graus de dificuldade. Além das belas vistas da baía do Lago de Lugano.
Para quem gosta de caminhar, a trilha mais comum é em direção a vila de Brè. Aliás, na Vila de Brè, o gostoso é caminhar por suas pequenas ruas e observar a arquitetura. Depois disso, você deve retornar para pegar o funicular de volta para a cidade.
O Monte Brè é um lugar para se passar o dia, se você tiver tempo é claro. No meu caso, turista que quer ver tudo em dois dias na cidade, acabo perdendo de curti as coisas com calma e relaxar. Assim, apenas curti a vista e aproveitei para fazer um piquenique ao modo europeu. Ou seja, uma mesa, um banco, lanches, um vinho e pronto, tá tudo certo, vamos relaxar…
Como chegar ao Monte Brè?
A partir do centro da cidade de Lugano, para chegar ao funicular que dá acesso ao monte, você tem duas opções:
Ou seja, você pode fazer o percurso andando ou pegar o ônibus nº 2 (direção Castagnola) até a parada Cassarate.
A partir desta parada, ande um pouco mais a beira do lago, e siga as placas ¨funicolares¨
Em seguida, a subida ao Monte é feita de funicular e leva em torno de 30 minutos.
A entrada custa 25 CHF, e 12 CHF para quem tem SWISS pass. No entanto, para os corajosos, a subida pode ser feita caminhando de 20 a 30 min por uma trilha íngreme.
O funicular é composto de dois percursos independentes. Inicialmente, a primeira seção liga as paradas de Cassarate e Suvigliana e tem apenas 196 metros de comprimento e dura 4 min. Em seguida, em Suvigliana, os passageiros embarcam para a estação que leva ao topo. Nessa etapa o tem 1.403 metros e dura 12 min. Contudo, caso você tenha comprado o bilhete de ida e volta, lembre-se de guardá-lo. Pois, algumas pessoas compram uma parte do percurso e optam por fazer o outro andando.
Na descida é só fazer o percurso contrário.
Leia também:
0 comentários