A ponte suspensa Charles Kuonen é a maior do mundo e fica na Suíça, próximo das cidades de Randa e de Zermatt. Caso você visite a região, inclua esta atração imperdível.
A gente faz planos nesta vida, mas aí vem uma surpresa e, quando percebemos, já estamos recalculando a nossa rota, não é mesmo? Pois foi bem assim que eu acabei conhecendo a ponte suspensa mais longa do mundo!
Por acaso, no dia que estava chegando a Zermatt, encontramos uma família de brasileiros sentada perto de nós no trem. Uma jovem da família apontava para o alto e dizia ser esse o destino deles e eu fiquei muito curiosa para saber do que falavam.
Logo em seguida, recebi uma mensagem de uma amiga falando que em Randa, a poucos quilômetros de Zermatt, encontrava-se a ponte suspensa para pedestres mais longa do mundo e perguntava se eu tinha ido lá. Só então entendi sobre o que a família de brasileiros conversava! Desta forma, imediatamente já decidi que queria visitar aquele lugar.
Uma vez que Zermatt faz parte do meu roteiro de 17 dias na Suíça, então sugiro a leitura dos posts sobre esse roteiro:
E, para sua viagem internacional, contrate Seguro Viagem e adquira o seu Chip Internacional – leia sobre isso abaixo:
Seguro Nacional e Internacional, por que contratar?
Ponte suspensa Charles Kuonen – Como chegar
Nunca tinha ouvido falar sobre a ponte e tampouco tinha lido algo nas pesquisas que fiz sobre a região. Mas quem me conhece sabe que eu adoro altura e uma boa aventura. Por isso, assim que cheguei ao hotel, fui atrás das informações e queria fazer a visita logo. No entanto, no hotel nos orientaram que o dia ia escurecer cedo e que ficava perigoso descer da montanha sem a luz do sol; assim, desistimos naquele momento.
Mas, no dia seguinte logo cedo, já estávamos a caminho da atração!
A entrada da trilha que leva à ponte suspensa é na vila de Randa. Partindo de Zermatt, você pode pegar o trem até Randa. Já a partir de Tasch, você tem a opção de seguir até Randa de trem ou ônibus.
Quanto estivemos lá, fizemos o percurso de ônibus, pois a linha de trem estava em obras.
Lembrando que o aplicativo SBB Mobile disponibiliza todos os transportes e horários. Inclusive, os trechos de trem e ônibus já estão incluídos no SWISSPASS.
Por sinal, leia mais sobre o SWISSPASS no artigo abaixo:
SWISSPASS, quanto custa e vale a pena?
Desse modo, eu segui de Tasch até Randa de ônibus. Quando desci no ponto de ônibus, segui à direita em torno de 100 metros e, logo, vi uma placa à esquerda indicando o início da trilha.
Em seguida, basta seguir as placas regulares que se encontram na trilha indicando o caminho e você chegará ao seu destino.
A trilha para a Ponte Suspensa Charles Kuonen ou Charles Kuonen Suspension Bridge
Ao localizar o início da trilha, depois, apenas seguimos o caminho – sempre em ascensão.
Não tinha ideia de como seria o percurso, mas estava disposta a conhecer a ponte suspensa. De resto, foi só disposição e foco.
A princípio, preciso dizer que esse passeio é para os fortes. Ao todo, ele dura cerca de cinco horas para vencer 2.080 metros de altitude. São duas horas de subida íngreme, com uma caminhada cansativa e desafiante, e mais duas horas para voltar, além de uma hora de contemplação lá em cima.
Sim, essa é a única forma de chegar à ponte suspensa, seguindo placas numa trilha desconhecida. Mas foi incrível! O cenário é realmente de filme, pois o lugar é lindo, cercado de montanhas. É até difícil descrever tanta beleza. Inclusive, encontramos muitas famílias pelo caminho, pois os suíços fazem longas caminhadas desde pequenos.
Além disso, a trilha entre as aldeias suíças de Zermatt e Grachen faz parte do Europaweg – um dos mais bonitos circuitos de trekking da Suíça.
Ainda por cima, no percurso, havia alguns mirantes incríveis de onde era possível apreciar a vila de Randa lá de cima.
E seguimos, por mirantes, paisagens e imagens inesquecíveis. Além disso, há uma cruz imensa no local.
Finalmente, após muita emoção, paisagens belíssimas e trilha fascinante, chegamos ao destino.
Enfim, chegamos à Ponte Suspensa Charles Kuonen
A Ponte Charles Kuonen foi inaugurada em julho de 2017. Ela tem 494 metros de comprimento, encontra-se a 85 metros acima do solo e em uma altitude de 2.080 metros.
E que sensação a emoção da chegada! Sensação de vitória, tarefa concluída e de força. Para mim, os sentimentos afloraram muito forte.
Sobretudo, a nossa emoção de chegar a Ponte suspensa Charles Kuonen
Enfim, venci o meu corpo e o meu cansaço físico, reciclei a minha mente e aproveitei para refletir e agradecer.
Ao final, valeu a pena, pois senti uma emoção única ao estar ali.
Desta forma, essa é uma atração imperdível, que eu indico para quem curte trilhas, altura e desafios.
Em seguida, só curtição e felicidade. Ademais, atravessamos a ponte, tiramos muitas fotos, fizemos um piquenique e nos emocionamos muitooooo…
Enfim, um dia de sonho e realização.
Mas era hora de voltar e fizemos a trilha de volta, felizes e realizados.
E, ainda mais, encontramos lindas casinhas na volta, já chegando na Vila de Randa.
Dicas do que levar para a trilha da ponte suspensa Charles Kuonen
Fique atento, porque não pode faltar:
- Muita água;
- Protetor solar;
- Sapatos confortáveis para caminhada;
- Roupa adequada à temperatura local (lembre que você está na Suíça);
- Óculos de sol e/ou boné;
- Lanches leves;
- Saquinho extra para lixo;
- Celular e máquina fotográfica;
- Muita força, raça e determinação!
Lembre-se: Compre tudo que você precisa para a sua viagem de Ecoturismo na AMAZON.COM
A vila de Randa
No retorno, aproveitamos para apreciar a linda vila de Randa. Uma daquelas vilas suíças que parecem que saíram do calendário que ficava na parede.
Assim, a Vila de Randa, com suas casinhas de madeira, parece mesmo cenário de filme.
Ruas da Vila de Randa
Igrejinha de Randa
Confesso que me senti em um filme.
E, assim, seguimos o caminho de volta a Tasch e Zermatt para continuar nosso roteiro por lá.
Leia tudo sobre o nosso roteiro em Zermatt no artigo abaixo:
E leia, também, os artigos abaixo para saber mais sobre o nosso roteiro de trem pela Suíça
Lugano, um pedaço da Itália na Suíça
Interlaken, um destino perfeito na Suíça
Lucerna, uma vila medieval na Suíça
E, leia mais no blog Descobrir viajando, sobre uma impressionante atração na região dos Diablerets, na Suíça:
Muito bom
Eu não conhecia a Ponte Suspensa Charles Kuonen. Estou louco pra ir pra Suiça assim que pudermos viajar novamente. Eu adoro fazer essas trilhas aventureiras. Obrigado por compartilhar!
Obrigada a você Roberto, por ler e comentar. Vá mesmo conhecer.
Que linda a vista dessa Ponte suspensa Charles Kuonen! Eu amei essa dica!
Obrigada Ângela, foi incrível conhecer aquele lugar mesmo.
Muito bom
Norma meu Deus!!! Que lugar fantástico! Essa ponte suspensa chamada Charles Kuonen, é com certeza um cenário de filme. E sem duvida as vilas também. Alias a suiça inteira deve parecer um cenário de filme né?
Só não sei se eu teria condicionamento físico pra fazer essa trilha. 2h de subida ingreme pra ir, 2h pra voltar.
É muito puxado mesmo, principalmente pela altitude, mas valeu o desafio e o sacrifício. Foi emocionante.
Obrigada por compartilhar sua visita a Ponte Charles Kuonem pois eu já sei que não farei essa visita. Sou muito medrosa. A paisagem é belíssima e impactante. Admiro quem curte aventuras e atravessar essa ponte é uma delas.
Que bom que você conseguiu curtir a ponde LiLian, ainda que pelo meu post. Eu sou muito aventureira mesmo.
Não acredito que estava tão proxima da Ponte Charles Kuone, a maior do MUNDO, e não fuitem dar uma conferida. Em minha próxima viagem para a Suíça irei seguir suas dica.
É assim mesmo Victoria, também já aconteceu comigo só descobrir uma atração depois que fui embora, uma pena mesmo.
Eita, esse passeio foi show! Toda a linda trilha e experiência até chegar a ponte a Charles Kuonen pareceu já ter sido muito legal, mas me deu um frio na barriga em ver a ponte suspensa, rs. Não sei se encarava atravessar.
Mas vale a pena fazer todo o percurso e curtir a beleza das paisagens do lugar. Quanto a ponte, passa muita segurança, quem sabe você não encarava?
Ah, também não conhecia e sabia que essa ponte suspensa Charles Kuonen era a maior do mundo ou se quer existia! Eu tô muito encantada com tudo, a paisagem da trilha é liiinda, a vila de Randa realmente parece um filme e deve ser muito emocionante.
Realmente Juliana, é tudo muito incrível e encantador. E tive a mesma sensação de estar num filme, na Vila de Randa.
Eu também nunca tinha ouvido falar na ponte suspensa Charles Kuonen antes de ler sua postagem. E como não gosto de altura, não pretendo ir conhecê-la. Mas fquei encantada com a vila de Randa. Esta, seim, entrou para a minha lista.
Muito legar o seu depoimento. E é isso mesmo, cada um se sente atraído por atrações diferentes, faz parte. E, as vilas da Suíça são incríveis mesmo.
Fiquei com medo só de ver !!! não tenho coragem de andar na ponte suspensa kkkkkk Fui no grand Canyon na ponte de vidro e quase morri !! Imagina essa kkkkkkkkkk
Oh, que pena Nathalia. Mas procura vencer esse medo, pois vale muito à pena.
Só tenho uma palavra: Uau! Eu adoro pontes suspensas! Me sinto em um filme! Ainda mais a maior do mundo! Já tomei nota aqui para qdo voltar a Suíça, entre um fondue e outro visitar essa incrível atração. Adorei o ´post, e obrigada por compartilhar. Beijinhos
Perfeito. Faz isso sim. Vale muito à pena mesmo. Obrigada a você.
Que coragem andar na ponte suspensa Charles Kuonen. Eu andei em uma no alto de Titlis no inverno e me achei super corajoso. Ventava pouco, mas estava tudo branquinho coberto de neve. Foi lindo, mas exigiu coragem também. A Suíça e seus locais encantadores.
Oi Leo, estive na ponte do Titlis também e adorei. Mas essa eu curti muito pelo conjunto, a trilha, as imagens, o desafio. Enfim, tudo na Suíça é incrível mesmo.
Adorei saber desta ponte suspensa charles kuonen. Na verdade, aqui em minas gerais temos uma réplica bem interessante que fica em braúnas. Chama-se ponte que balança em braúnas. Mas essa, ai é maravilhosa. Não vejo a hora de visitar a Suíça.
Que incrível Moises, nunca ouvir falar sobre essa ponte suspensa de Minas. Já quero conhecer.
Uau!!! Esse é um super passeio que eu e minha família super curtimos! Caminhada, trilha, natureza, desafios e um pouco de adrenalina. Sem falar nas histórias. Sem dúvida a Ponte suspensa Charles Kuonen, a maior do mundo, é uma super dica de passeio.
Sim, um lugar que vale a visita mesmo.
Nunca havia ouvido falar na ponte suspensa Charles Kuonen, achei o lugar incrível. E pelas fotos vale todo o esforço, fiquei com muita vontade de conhecer.
Também nunca tinha ouvido falar. E o lugar é incrível mesmo.
Até então eu desconhecia a Ponte Suspensa Charles Kuonen. Fiquei interessada em fazer a trilha e encarar os quase 500m de extensão da triha.
Também não conhecia, mas fiquei apaixonada pelo lugar.