fbpx
Topo
  >  Adventure   >  JUNGFRAUJOCH TOP OF EUROPE
Jungfraujoch Top Of Euope

Jungfraujoch Top of Europe, a montanha mais famosa e queridinha da Suíça é o lugar mais alto da Europa que se pode chegar de trem.

Sem dúvida, quem planeja conhecer a Suíça, não pode deixar de fora do Roteiro a montanha mais famosa de lá, a Jungfraujoch Top of Europe, que fica na região de Interlaken.

O Jungfraujoch é um pico de montanha que fica  localizada a 3 471 m de altitude, nos Alpes Berneses, entre as montanhas Mönch e o Jungfrau e pode ser visto de Interlaken.

 

Jungfraujoch visto de Intelaken

Jungfraujoch visto de Intelaken

 

Porque visitar o Jungfraujoch Top of Europe?

O Jungfraujoch Top of Europe é o lugar mais alto do continente europeu onde se pode chegar de trem (3454 mts de altitude).

Assim, o passeio até a Jungfraujoch é incrível e é considerado a cereja do bolo de qualquer viagem a Suíça.

Localizada no coração dos Alpes Suíços, o complexo turístico existente lá no alto é impressionante, com diversas atrações para o inverno e verão.

Além disso, Top of Europe é um dos lugares na Suíça para ver neve durante o ano todo! Por conta disso, lá faz frio, muito frio, portanto vá preparado.

Entretanto, não é um passeio barato (nada na Suiça é…kkk), mas  vale a pena pagar, pois é um dos pontos altos (literalmente) de uma viagem à Suíça.

Enfim, para mim que estive em várias montanhas suíças foi uma das mais bonitos, apesar de que todas tem seu charme e seu encanto.

Jungfraujoch Top of Europe

Jungfraujoch Top of Europe

 

Como chegar em Jungfraujoch Top of Europe a partir de Interlaken?

Em primeiro lugar, separe um dia inteiro para o passeio, pois o circuito completo dura, no mínimo, 6 horas.

E, caso esteja hospedado em outra cidade, aumente pelo menos mais 2h caso venha de Berna, e 4h caso venha de Zurique, Lausanne ou Lucerna.

Mas, o ideal mesmo, é está hospedado em Interlaken, não aconselho o bate e volta das outras cidades, pois será bastante cansativo, mas caso só tenha essa opção, faça, mas procure sair bem cedo, pois seu dia será puxado.

Desta forma, estando em Interlaken, a estação de trem ponto de partida para o Top of Europe é a Interlaken Ost.

Assim sendo, o trajeto completo entre Interlaken Ost e Jungfraujoch leva cerca de 2 horas (tempo dentro dos trens + trocas de trem). No entanto, esse tempo passa rápido, pois a paisagem é tão incrível que você esquece das horas.

Para começar, você precisa saber que existem duas opções de linha de trem saindo de Intelaken Ost  que levam ao Jungfraujoch. Logo, você vai precisar escolher uma delas e se dirigir ao trem.

Portanto, verifique os horários do trem no aplicativo do SBB ( site oficial dos transportes na Suíça). Além disso, no aplicativo. você poderá acompanhar a sua viagem passo a passo, inclusive por quais estações você irá passar.

As possibilidades de trajeto:

Grindelwald

Interlaken => Grindelwald => Kleine Scheidegg => Jungfraujoch

Lauterbrunen

Interlaken => Lauterbrunnen => Kleine Scheidegg => Jungfraujoch

 Só para ilustrar, os dois são vilarejos alpinos por onde começa a subida para a Jungfraubahn, que leva ao Top of Europe. E, caso tenha tempo disponível, vale a pena sair um pouco da estação e conhecer os vilarejos que são encantadores.

Nesses vilarejos você ainda terá que pegar outro trem para Kleine Scheidegg, que está a está a 2061 metros de altitude .

Kleine Scheidegg

Kleine Scheidegg

Finalmente, nessa estação, você pegará o trem específico que te levará a  Jungfraujoch Top of Europe.

Eu escolhi seguir por uma cidade na ida e por outra na volta, para conhecer os dois trechos, e valeu muito à pena. Porque as duas cidades são encantadoras,  e as paisagens são deslumbrantes.

Mas prestem atenção, que nesse pontos você já deverá está com seu bilhete de entrada do Top of Europe na mão, pois não é vendido lá em cima e você será abordado por alguém ainda no trem para ver o bilhete.

Entretanto, como eu não sabia disso, tive que descer correndo do trem para comprar meu bilhete em uma das paradas.

Jungfraujoch visto de Intelaken

Jungfraujoch visto de Intelaken

 

 Como é o trecho da Kleine Scheidegg até o Jungfraujoch Top of Europe?

Estação Kleine Scheidegg

Estação Kleine Scheidegg

 

Logo, nesse trecho final a viagem irá durar em torno de 30 a 40 minutos.

Além disso, no percurso, o trem atravessa a montanha e sobe de forma íngreme até Jungfraujoch por um túnel de sete quilômetros de extensão, construído entre 1896 e 1912. Enfim, uma obra incrível de engenharia.

Inclusive, durante a subida tem duas paradas de 5 minutos em dois mirantes. Desse modo, vale a pena descer do trem e ir conhecer, a vista é incrível e já dá para ter uma vista maravilhosa das montanhas nevadas e das geleiras.

Vista das geleiras

Vista das geleiras

Além disso, nessas paradas também tem sanitários, para quem precisar…

Mas, o que me impressionou, foi imaginar a construção desse túnel nos anos de 1896 a 1912, sem todo o conhecimento de engenharia e tecnologia que se tem hoje. Foi um imenso desafio, e hoje é uma estrutura impressionante.

Trem para o Jungrau Top of Europe

Trem para o Jungrau Top of Europe

 

Jungfraujoch Top of Europe

Jungfraujoch Top of Europe

Jungfraujoch Top of Europe

Logo ao chegar no Jungfrau, você deverá seguir a placa indicando para o ¨TOUR¨. Pois elas lhe ajudarão a seguir o fluxo para conhecer as atrações disponíveis, tanto na área interna, quanto na área externa da montanha.

Placa indicativa do tour

Placa indicativa do tour

 

Atrações do TOP OF EUROPE

O ponto de partida para o TOUR é a cafeteria. Inclusive, é lá que estão os armários ou lockers, para o caso de alguém querer guardar bolsas e mochilas e circular mas à  vontade.

 Açúcar no Jungfraujoch Top of Europe

Açúcar no Jungfraujoch Top of Europe

 

Jungfraujoch Panorama

É um  cinema 360 graus, que exibe um filme de 4 minutos sobre a experiência na montanha em grandes telões.

 

Sphinx Terrace

Para chegar ao terraço, será necessário pegar um elevador que leva até o observatório. O elevador é super rápido e  sobe 108 metros em apenas 25 segundos.

Observatório Jungfraujoch Top of Europe

Observatório Jungfraujoch Top of Europe

Lá em cima tem uma plataforma de observação e uma passarela a céu aberto, bem próxima dos Alpes, onde se tem uma vista panorâmica estonteante do local, suas geleiras e as montanhas ao redor. Enfim, não dá para descrever com clareza a beleza do local, tem que ir para ver e viver sua própria experiência.

Observatório Jungfraujoch Top of Europe

Observatório Jungfraujoch Top of Europe

 

GLACIAR ALETSCH & SNOW FUN PARK

Esta é a área mais desejada pelo aventureiros e para aqueles que curtem brincadeiras na neve. Porque lá se pode descer a montanha sentado em uma grande boia de borracha, andar de trenó de inverno, voar na tirolesa Flying Fox de 250 metros, ou esquiar e fazer snowboarding. Alem disso, todos os equipamentos necessários podem ser alugados no parque. O horário de funcionamento é de meados de maio a meados de outubro de 11h às 17h.

No entanto, para acesso as atrações é necessário comprar um ingresso à parte.

Inclusive, no verão é possível fazer caminhadas pela região e são oferecidas outras atividades.

Como visitei o Top Of Europe em Outubro, no outono , esta área estava completamente fechada. Então ficou faltando.

 

CABANA MÖNCHSJOCH

Para chegar a cabana é necessário fazer uma trilha que leva cerca de 45 minutos. A trilha atravessa o glaciar alpino Jungfrau-Aletsch, Patrimônio Mundial da UNESCO. Além disso, é possível se hospedar na cabana de meados de março a meados de outubro.

Essa trilha também estava fechada no período que estive lá.

 

Alpine Sensation

Alpine Sensation - Jungfraujoch Top of Europe

Alpine Sensation – Jungfraujoch Top of Europe

É um tour que conecta a plataforma Sphinx ao Palácio de Gelo, cheio de luzes, imagens e som.  O objetivo  é contar um pouco da história da construção da ferrovia, do túnel, e do complexo Jungfraujoch. E ao mesmo tempo, homenagear os trabalhadores que contribuíram para a construção, desde a sua idealização.

Pelo caminho há diversas figuras bem antigas mostrando os primeiros desbravadores da região e os trabalhadores, que participaram da construção do complexo.

Alpine sensation

Alpine sensation

Além disso, há 30 tábuas comemorativas que contam toda essa história, recheada de emoções.

Placas comemorativas

Placas comemorativas

 

Ice Palace

Ice Palace

Ice Palace

O Palácio de Gelo foi criado entre alguns corredores construídos na década de 1930. Possui uma área de mais de 1 mil m² com inúmeros vãos e passagens.

O local é muito bonito e  abriga muitas obras  de arte em gelo criadas por diversos artistas, como águias, pinguins e ursos. Mas cuidado, o ice palace é geladíssimo e bem escorregadio, eu tomei um  quedão por lá. Rsrsrs

Ice Palace

Ice Palace

Ice Palace

Ice Palace

Ice Palace

Ice Palace

Ice Palace

Ice Palace

 

Plateau

Literalmente o lugar da diversão.  Afinal, é lá que pudemos pisar na neve, tirar muitas fotos, observar o glaciar, tudo limitado por uma corda de segurança que delimitava a área onde as pessoas podiam circular.  Mas é claro que tinha muita gente descumprindo esse limite.

Plateau Jungfrau Top of Europe

Plateau Jungfrau Top of Europe

Além disso a área também estava bem escorregadia, a neve estava dura, igual a gelo, e a todo momento alguém escorregava e caia. Entretanto, talvez tenha sido o período do ano que visitei.

Plateau Jungfrau Top of Europe

 

Berghaus

Onde se localizam as lojas e restaurantes no local, entre eles, a loja da Lindt, a mais alta da Suíça!

 

Loja da Lindt, relojoaria e Souvenirs

Para aqueles que desejam levar uma lembrancinha do local ou um bom chocolate Suíço.  Independentemente de comprar alguma coisa, vale a pena conhecer e provar um dos chocolates mais famosos do mundo.

Loja da Lindt

Loja da Lindt

 

Restaurantes na Jungfraujoch

Há três restaurantes funcionando no local, fique a vontade para escolher. Apesar de que, a comida não é lá muito boa, e é muito caro.

Restaurante Bollywood: Um restaurante indiano autêntico com janelões de vidro que proporcionam uma bela vista da montanha. O restaurante conta com um extenso buffet de especialidades indianas com variedades exóticas. Aberto entre início de abril a final de outubro.

Inclusive, foi nesse restaurante que almocei e deu para quebrar um galho…

Restaurante Crystal: Este é um restaurante à la carte com um menu que conta com opções de pratos suíços e iguarias internacionais. Além disso, ele também conta com a presença de janelas com vista para os Alpes. Aberto o ano todo.

Restaurante Aletsch: Este é o restaurante perfeito para quem quer fazer uma refeição rápida, com pratos quentes simples e sanduíches prontos. Assim, você pega a comida, paga e senta-se em uma das mesas com vista para as montanhas geladas. Aberto 365 dias por ano.

 

Curiosidades sobre o Jungfraujoch

– No topo da montanha fica a loja de chocolates e a relojoaria de maior altitude no mundo!

– Semanalmente, um funcionário da ferrovia verifica a pé os 9,2 km de trilhos entre a Jungfrau e a cidade de Kleine Scheidegg.

– A partir da Jungfraujoch é possível observar a maior geleira da Europa, o Glaciar Aletsch, com 22 km de extensão.

– Ao comprar o ingresso para acesso a atração recebemos um passaporte JUNGRAFRAU, com todas as informações sobre o complexo. Além disso, você pode carimbar o seu logo na chegada a atração, como se fosse um visto de acesso.

– Em dias de tempo bom, a vista do Platô do Glaciar se estende até os países vizinhos.

– A Jungfrau Railway tem a sua própria usina hidrelétrica, que geram eletricidade para os trens desde 1912.

– O complexo JUNGFRAUJOCK TOP OF EUROPE está aberto todos os dias do ano.

– Enfim, em 2001, juntamente com a área de Jungfrau-Aletsch, o local foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO

Junfrau Top of Europe

Junfrau Top of Europe

 

Dicas para a Jungfraujoch Top of Europe

– O ingresso é bem caro, mas vale a pena pagar e viver essa experiencia.

– Esteja bem agasalhado, lá faz muito frio, todos os dias do ano.

– Vista roupas adequadas e calce sapatos apropriados para a neve.

– Sempre é bom levar lanche, para o caso de não querer comer nos restaurantes locais.

– O Top of Europe está à 3474 metro de altitude, consequentemente você poderá se sentir mal. Portanto, na chegada procure andar devagar e se aclimatar ao local. Ainda mais, porque o ar é rarefeito e algumas pessoas chegam a passar mal.

– Muito importante o uso de protetor solar.

– Logo na chegada, procure saber o horário do último trem de retorno.

– Também, se puder, leve uma bateria extra para a máquina fotográfica e/ou celular. Pois, em baixas temperaturas pode ocorrer a bateria descarregar totalmente. Enfim, aconteceu comigo!

– Tire muitas fotos: as paisagens são incríveis!

 

Preço dos Ingressos e descontos

 

Você pode conferir os preços dos ingressos e pacotes que incluem os trens e atrações, além do horários de funcionamento no site Jungfraujoch Top of Europe.

Portanto, quem tem SWISS PASS,  deve conferir  a política de desconto no site.

A saber, quando eu fui a política praticada era de 25 por cento de desconto para portadores de SWISS PASS.

 

postar o comentário