Florianópolis, conheça a Ilha da Magia de norte a sul

viaje-com-norma-florianopolis

Florianópolis, conheça a Ilha da Magia de norte a sul. Assim, praias incríveis, lagoas charmosas, fortalezas, mirantes e boa gastronomia compõem seu cenário.

Desta forma, eu já comecei a contar sobre o meu roteiro de viagem a Santa Catarina falando sobre Balneário Camboriú.

E também já indiquei algumas das hospedagens de minha road trip pelo estado catarinense – relembre aqui:

10 atrações imperdíveis em Balneário Camboriú SC

Praia Grande, a cidade dos canyons

Serra Catarinense, o que conhecer.

No entanto, hoje eu vou falar sobre a capital, Florianópolis.

Vale ressaltar, que eu já tinha visitado rapidamente a cidade por duas vezes, mas só desta última vez pude realmente conhecê-la e fiquei encantada.

Conhecida como Ilha da Magia por causa de seu rico folclore, Floripa é dividida nas regiões centro, norte, leste e sul.

E o melhor é que tem diversão para todos os gostos, pois a natureza caprichou: praias incríveis e lagoas charmosas compõem seu cenário, além de fortalezas, mirantes e gastronomia especializada nos mariscos produzidos em cativeiro.

Florianópolis de Norte a Sul – Centro de Floripa

Grande parte das atrações estão nesse bairro nobre da região central. Tive a oportunidade de fazer o city tour e conhecer os pontos principais num primeiro reconhecimento de Floripa. A princípio, conheci: Mirante da Ponte, Largo da Alfândega, Catedral, Praça 15 de Novembro, Palácio Cruz e Souza e Mercado Municipal. Então, vou contar um pouco agora.

Mirante da Ponte Hercílio Luz

viaje-com-norma-mirante-ponte-hercilio-luz-Mirante da Ponte Hercílio Luz

A ponte é um símbolo da cidade que, infelizmente, encontra-se interditada – posteriormente, no final de 2019, ela voltou a ser aberta ao público. Ela tem 821 metros de extensão e foi a primeira ligação entre a ilha e o continente, tendo sido liberada para o trânsito em maio de 1926.  Contudo, a má conservação da obra fez com que a circulação normal fosse interrompida em 1991. Ainda assim, é possível admirar a ponte a partir do mirante e ter uma linda vista de Florianópolis.

Largo da Alfândega

viaje-com-norma-feirinha-centroFeirinha do centro da cidade

Imediatamente, o que chama atenção é a arquitetura da Casa da Alfândega, antes ligada ao comércio, mas hoje dedicada à cultura catarinense. O local abriga artesãos de diversas regiões do estado, representando as diferentes etnias que o formam, além de sediar apresentações folclóricas.

Mas bom mesmo é aproveitar a feirinha local com produtos hortifrutigranjeiros produzidos na própria ilha e nos municípios vizinhos.

Praça XV de Novembro

Florianópolis, a Ilha da Magia - Praça XV de Novembro
Praça XV de Novembro

A Praça XV de Novembro é um marco importante para a Floripa: foi a partir daí que a cidade foi fundada, em 1662, pelo bandeirante Francisco Dias Velho. E aposto que você não sabia, mas o primeiro nome que a cidade recebeu foi Vila de Nossa Senhora do Desterro.

Florianópolis, a Ilha da Magia - Praça XV de Novembro
Praça XV de Novembro

Figueira Centenária

Florianópolis, a Ilha da Magia - Praça XV de Novembro - Figueira Centenária
Figueira Centenária

Localizada na Praça XV de Novembro, conta a história que a Figueira Centenária nasceu em 1871, no jardim da Igreja Matriz (atual Catedral). Contudo, ela foi transplantada 20 anos depois para o local em que se encontra hoje. Para garantir, segui a tradição manezinha de dar as sete voltas na árvore para ter meu pedido atendido: voltar à Ilha da Magia.

Catedral Metropolitana

Florianópolis, a Ilha da Magia - Praça XV de Novembro - Catedral Metropolitana

Elevada à condição de catedral em 1908, a fundação da igreja aconteceu ainda no século XVIII, quando levou o nome de Nossa Senhora do Desterro. Há ainda uma imagem de Santa Catarina de Alexandria, padroeira do estado, no seu altar-mor.

A saber, ali perto fica a Escadaria do Rosário, conhecida por eventos a céu aberto, feirinhas étnicas a apresentações de samba – igualmente imperdível.

Mercado Público

viaje-com-norma-mercado-municipalMercado Público Municipal

Bem popular, tem diversas lojinhas de artesanato, frutas e comidas em geral.

Porém, o seu verdadeiro talento se revela no happy hour, quando os bares e restaurantes da área central servem as tradicionais porções de bolinho de bacalhau, ostras in natura e pastéis de camarão.

Palácio Cruz e Sousa

viaje-com-normas-palacio-cruz-e-sousa
Palácio Cruz e Sousa

Construído entre 1739 e 1749, o prédio abrigou a sede do governo dos tempos coloniais até 1984. Também chamado de Palácio Rosado, recebeu seu nome em homenagem ao poeta catarinense João da Cruz e Sousa, destaque da fase do Simbolismo no Brasil. Desde 1986, abriga o Museu Histórico de Santa Catarina com móveis e objetos da época de sua fundação. Certamente, vale a pena ao menos visitar seu jardim para tirar belas fotos.

Avenida Beira Mar Norte

viaje-com-norma-avenida-beira-mar-norteAvenida Beira Mar Norte

Esse é o nome mais conhecido da Avenida Jornalista Rubens de Arruda Ramos que, com seus 7 km de extensão, liga as praias do norte e leste da ilha ao centro. Essa é uma das áreas mais valorizadas de Floripa, com comércio variado, prédios de luxo e grandes hotéis em frente ao mar.

Embora a água seja imprópria para banho, é onde as pessoas gostam de se exercitar e apreciar o mar a qualquer hora do dia.

Sul da ilha de Florianópolis: praia e viagem no tempo

Definitivamente, a região sul tem lindas praias para conhecer. Por isso, listo abaixo algumas das opções para quem curte pegar ondas ou simplesmente relaxar perto do mar. Mas saiba que Floripa tem muito mais!

Praias do Sul de Floripa

Armação  – uma das primeiras colônias de pescadores.

Matadeiro – o acesso é somente a pé.

Pântano Sul – de águas geladas e bem agitadas – cuidado!

Lagoinha do Leste – é acessível somente por trilha, melhor contratar um guia.

Dos Naufragados – é a praia mais ao sul de Floripa.

Parque Municipal Lagoa do Peri

Atrações de Florianópolis, a Ilha da Magia, Lagoa do Peri

O parque é super agradável. Pois, nesse pedacinho da Mata Atlântica, fica a maior lagoa de água doce da costa catarinense: a Lagoa do Peri.

Desta forma, recomendo levar máquina fotográfica ou celular para registrar os momentos, protetor solar e trajes de banho. Aí dá para visitar córregos, praias, sítios históricos, cachoeiras, engenhos e conhecer a fauna e flora local.

Uma dica: se tiver um tempinho, não deixe de visitar o Projeto Lontra, dentro dos 20 km² do parque. Ainda mais, é um espaço de proteção a essa espécie ameaçada de extinção.

Vamos apreciar e valorizar mais o que nossa natureza nos oferece!

Atrações de Florianópolis, a Ilha da Magia, Lagoa do Peri
Parque Lagoa do Peri

Ribeirão da Ilha

Florianópolis, a Ilha da Magia, Ribeirão da Ilhaa
Igreja do Ribeirão da Ilha

Eu fiquei encantada com essa região da ilha! Antiga colônia de pescadores e imigrantes, é um dos bairros mais antigos e tradicionais, com casas sem eira nem beira, mas com janelas – isso é importante, pois as casas tinham a quantidade de janelas de acordo com o número de filhas mulheres.

Foi uma verdadeira viagem no tempo. O lugar é apaixonante e romântico, além de restaurantes tradicionais de frutos do mar, e tem praia de água mansa, deliciosa e transparente.

Praia e Ilha do Campeche

Florianópolis, a Ilha da Magia, Praia de Campeche
Praia do Campeche

A Ilha do Campeche é conhecida como o Caribe de Florianópolis por causa das águas calmas, verdes e transparentes – não é à toa que foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Paisagístico. Já a Praia do Campeche fica em frente à ilha.

O acesso à ilha é feito por barcos, saindo de 3 pontos diferentes: praias de Armação, Campeche ou Barra da Lagoa. Mas é bom checar com antecedência, porque a visitação é limitada e está sujeita às condições climáticas. Eu mesma não pude conhecer por causa do clima. Só não fiquei mais sentida pois é um bom motivo para voltar – quem sabe até observar as baleias no mês de julho.

Ao lado da Praia do Campeche, vale a pena subir o Morro das Pedras para apreciar a praia e a ilha. Subindo, há dois mirantes: um na estrada e outro no convento mais acima. Vale a pena pela vista para fotografar.

Florianópolis, a Ilha da Magia, Praia de Campeche
Praia e Ilha do Campeche

Leste da Ilha de Florianópolis: point noturno de Floripa

Praias do Leste

O destaque do leste são as praias tais como:

Praia Mole –  queridinha dos surfistas, dá para visitar o mirante ou fazer a trilha da Galheta.

Moçambique – leve comidas e bebidas, já que não há comércio.

viaje-com-norma-florianopolis-mocambique
Praia de Moçambique

Joaquina – dentre as praias mais famosas da cidade, a Praia da Joaquina atrai desde surfistas (sede de vários campeonatos internacionais) a grupos da terceira idade (atraídos pela excelente infraestrutura hoteleira).

Florianópolis, a Ilha da Magia - Praia da Joaquina
Praia da Joaquina

Há bons hotéis, bares, restaurantes e lojinhas, além das dunas para quem gosta de aventura: é possível alugar prancha para a prática de sandboard.

Florianópolis, a Ilha da Magia - Praia da Joaquina
Praia da Joaquina

Barra da Lagoa – é das mais queridinhas dos turistas. Um canal liga a Lagoa da Conceição à praia de água cristalina. A democracia impera no local e é possível surfar e aproveitar piscinas naturais, assim como bares e restaurantes – achei lindo e tranquilo.

Florianópolis, a Ilha da Magia - Barra da Lagoa
Barra da Lagoa – Encontro da Lagoa com o mar

Se puder, coloque em sua lista a visita ao Projeto Tamar para prestigiar o trabalho de conservação dos animais marinhos.

Florianópolis, a Ilha da Magia - Barra da Lagoa
Barra da Lagoa

Lagoa da Conceição

Procurando o agito da noite florianopolitana? Este é o point noturno da cidade.

Localizada no centro da ilha, a lagoa mais charmosa tem cafés, bares, restaurantes, lojas de artesanato para todos os gostos. Já de dia, a prática de esportes aquáticos é uma boa pedida.

Mirante da Lagoa de Conceição

Florianópolis, a Ilha da Magia
Mirante da Lagoa da Conceição

Para curtir ainda mais a lagoa, recomendo subir o Morro da Lagoa ou Morro das Sete Voltas para ter uma vista melhor. Do alto, dá para ver quase toda a lagoa, as dunas e a Praia da Joaquina, a Praia Mole, a Ilha do Xavier, a Praia do Campeche e um pedaço da Ilha do Campeche. Com certeza, o visual vale a visita!

Norte da Ilha de Florianópolis: água mais quente e menos agitada

De casa noturna a boas ondas para surf, as praias da região são ideias para famílias e para quem curte balada. 

Praias do Norte

Cachoeira do Bom Jesus – diferentes nacionalidades se encontram aqui durante o verão porque nossos hermanos do sul têm uma queda especial por ela;

Canasvieiras – não deixe de fazer o passeio de escuna pirata em Canasvieiras, especialmente se você tiver crianças;

viaje-com-norma-praia-canasvieira
Praia de Canasvieira

Daniela – para quem curte tranquilidade e pé na areia, pois há poucos serviços disponíveis;

Dos Ingleses – ideal para quem quer curtir a praia de dia e a balada à noite;

Jurerê –  abriga os moradores mais tradicionais;

viaje-com-norma-jurere
Praia de Jurerê

Jurerê Internacional –  além de suas mansões luxuosas de celebridades, no verão é palco de festas estouradas que atraem gente famosa e gente de todo o Brasil que curte uma balada VIP;

Lagoinha – paz e sossego garantidos, mas pertinho do agito;

Ponta das Canas – com suas águas calmas, é ideal para quem tem crianças;

Brava – para quem quer praia, cuidado com as ondas fortes! Mas quem quer curtição vai aproveitar os eventos musicais com bandas e DJs;

Do forte – ideal para quem quer pouco movimento;

viaje-com-norma-praia-do-forte
Praia do Forte

Do Santinho – famosa por causa do surf, tem ainda um dos maiores acervos de arte rupestre em pedras de Floripa.

Fortaleza de São José da Ponta Grossa

Florianópolis, a Ilha da Magia - Fortaleza São José da Ponta Grossa
Fortaleza São José da Ponta Grossa

Construída em 1740, está localizada entre as Praias de Jurerê Internacional e do Forte, no alto do Morro da Ponta Grossa, no meio da natureza.

Por certo, o lugar é lindo, com museu, capela e vista para o mar. 

É realmente um museu a céu aberto cheio de história e cercado pela natureza exuberante. Visita imperdível.

Florianópolis, a Ilha da Magia - Fortaleza São José da Ponta Grossa
Fortaleza São José da Ponta Grossa

Santo Antônio de Lisboa

Florianópolis, a Ilha da Magia - Santo Antônio de Lisboa
Praia de Santo Antônio de Lisboa

A fome bateu? Então esse é o lugar para ir! Há criações de ostras e mariscos e eles são servidos em bares e restaurantes que cabem em todos os bolsos. Logo, eu recomendo as ostras gratinadas.

Preciso dizer que o pôr do sol é imperdível. À noite, é possível ver as luzes do Centro e da Ponte Hercílio Luz.

Florianópolis, a Ilha da Magia - Santo Antônio de Lisboa
Santo Antônio de Lisboa

Outras informações sobre Florianópolis

Onde comer em Floripa?

Não tem como ir a um lugar com tantas opções de frutos do mar e não se maravilhar, não é mesmo? Fui ao Rosso Restaurante, em Santo Antônio de Lisboa, e fiquei maravilhada com o ambiente acolhedor. Inclusive, há uma árvore no meio do restaurante que dá um charme a mais.

viaje-com-norma-florianopolis-rosso-restaurante
Restaurante Rosso

Já em Ribeirão da Ilha, fui ao Ostradamus Restaurante e achei a gastronomia perfeita. Além disso, o lugar é lindo, um píer sobre o mar. Por isso, aproveitei em grande estilo o melhor da cidade comendo ostras gratinadas, camarão e bacalhau. O Ostradamus Restaurante também tem uma filial aberta recentemente em Coqueiros.

viaje-com-norma-floripa-ostradamus
Restaurante Ostradamus

Por fim, o Bar do Boni, na Lagoa da Conceição, une o que tem de melhor nesta vida: vista bonita e boa comida. Foi aconchegante comer os petiscos na beira da lagoa

Melhor época para visitar Florianópolis

A melhor época do ano para conhecer Floripa depende do seu interesse, pois as estações lá são bem definidas.

O verão tem temperaturas na casa dos 30º, perfeito para curtir as praias – mas é também quando a cidade está lotada de turistas e tudo fica mais caro. Já o outono tem clima agradável e não chove muito, então, os passeios ao ar livre são ideais.

No entanto, se você quer frio, a estação para você é o inverno, pois é quando a temperatura mínima varia entre 10º e 15º, mas não chove. Já a primavera é a estação mais chuvosa, o que pode te deixar ilhado no hotel.

Como sempre, reservei minha hospedagem no Booking.com – veja aqui as opções em Florianópolis. Entretanto, vou falar sobre o hotel mais para frente.

Onde se hospedar em Florianópolis

Onde se hospedar em Florianópolis - Majestic
Vista da Avenida Beira Mar Norte a partir do Hotel Majestic

Como sempre, procurei a melhor hospedagem priorizando a localização, o que me levou ao Majestic Palace Hotel. Ele não só fica perto de algumas atrações imperdíveis, como também está pertinho da orla e eu pude fazer caminhada pela manhã. Além disso, fiquei hospedada no 14º andar e curti a vista de todas as formas: tirei fotos de dia, à noite, levantei cedo para curtir o amanhecer… Uma maravilha!

Onde se hospedar em Florianópolis - Majestic
Vista da Avenida Beira mar Norte a partir do Hotel Majestic

Enfim Floripa, a Ilha da Magia:

Logo, posso afirmar que a visita superou minhas expectativas. Eu adorei conhecer Florianópolis e pretendo voltar quantas vezes tiver oportunidade.

Além disso, na minha road trip por Santa Catarina, aluguei um carro com a Rentcars (visite o site, faça cotação e encontre descontos).

Veja minhas visitas a museus pelo mundo:

Se for viajar, veja esses posts com dicas para planejar sua viagem:

Em seguida, baixe meus e-Books gratuitos:

E book - 10 dicas para arrumar sua mala de viagem
E book check list de viagem

Encontre sua hospedagem

Reserve aqui o seu carro

Compre ingressos sem fila

  • E, para viajar com tranquilidade, faça seu SEGURO VIAGEM com a SEGUROS PROMO.
Seguro Viagem: Brasil
GTA BRASIL 18 GTA BRASIL 18 Assistência médica R$ 18.000 Bagagem extraviada R$ 600 (COMPLEMENTAR) R$ 5/dia*
AC 15 BRASIL AC 15 BRASIL Assistência médica R$ 15.000 Bagagem extraviada R$ 500 (COMPLEMENTAR) R$ 5/dia*
AC 15 BRASIL +COVID19 AC 15 BRASIL +COVID19 Assistência médica R$ 15.000 Bagagem extraviada R$ 500 (COMPLEMENTAR) R$ 7/dia*
  • Enfim, COMPRE tudo que vai precisar para a sua VIAGEM na AMAZON.COM.

2 de outubro de 2019

Sobre Mim

Sou uma viajante apaixonada pelo mundo. Trabalhei 30 anos no ramo financeiro e hoje me realizo como microempresária e criadora de conteúdo de viagem. Como viajante, conheço 42 países e 20 estados brasileiros. Meu propósito nas redes sociais, é compartilhar minha experiência e aprendizado de viagem e de vida, com meus clientes e seguidores, com o objetivo de ajudar a todos a realizarem os seus sonhos de viagem.

De Onde Sou

El Quarto

Seguros Promo

Passagens Promo

Ofertas

ADS

Seguros Promo

Seguro Viagem: Europa
AC 35 EUROPA AC 35 EUROPA Assistência médica EUR 35.000 Bagagem extraviada EUR 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 16/dia*
AC 60 EUROPA AC 60 EUROPA Assistência médica EUR 60.000 Bagagem extraviada EUR 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 17/dia*
CORIS 30 EUROPA BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) CORIS 30 EUROPA BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) Assistência médica EUR 30.000 Bagagem extraviada EUR 1.000 R$ 23/dia*

Amazon.com

ADS

Ofertas

Gostou da viagem? Deixe um comentário sobre a experiência!

4 Comentários

  1. Nathalia Geromel

    Norma que postagem linda, no final do ano embarco para a ilha da magia e adorei a sua postagem !! em Especial, quero visitar a ilha do campeche, bom saber que tem limitação de visitas diárias, assim já me programo.

    Responder
    • Norma

      A ilha da Magia é fantástica, e no final do ano deve estar bem cheio, então deve se programar mesmo Nathalia. No mais, você vai amar, a cidade é linda e a Ilha tem muitas opções para o turista.

      Responder
  2. Letícia

    Adorei seu post, Norma! Eu sou uma viajante urbana, ou seja, eu curto demais uma grande capital! Tenho vontade de conhecer, pelo menos, todas do Brasil. Florianópolis ainda não conheço, acredita? Mas agora com o seu post me deu mais vontade ainda! 🙂

    Responder
    • Norma

      Florianópolis é um lugar incrível Letícia, para quem gostar de cidade e para quem curte natureza também. Precisa conhecer mesmo.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe esse artigo!

Mostre a seus amigos o seu possível próximo destino.

Compartilhe esse post!

Mostre a seus amigos seu possível novo destino.