Conheça as melhores praias de São Miguel dos Milagres

Tempo de leitura: 8 minutos
São Miguel dos Milagres, em Alagoas, é um daqueles destinos imperdíveis para quem ama praia. Veja mais sobre ele e outras praias próximas!
Ebook viaje mais barato em 10 passos

Aproveite melhor MAIS viagens gastando MENOS tempo e dinheiro.

Os 10 passos para você programar rapidamente suas viagens sem dores de cabeça e ainda economizar tempo e dinheiro.

Clique na imagem e adquira o curso!

São Miguel dos Milagres, em Alagoas, é um daqueles destinos que volta e meia alguém me pede dica. E, considerando que estive lá por três vezes, aproveito para compartilhar tudo de bom que tem por lá!

Para quem chega ao estado por sua capital, a viagem já começa por aí. Cerca de 100 km separam Maceió de São Miguel dos Milagres, seja via AL-101 ou AL-105.

Qual a melhor rota? Tudo vai depender do seu plano de viagem! Porque, sem dúvida, há ótimos lugares para se conhecer no caminho, bem como nas proximidades.

E, uma dos vizinhos ilustres da São Miguel dos Milagres, é Maragogi. Então, aproveite e leia tudo sobre Maragogi abaixo:

Maragogi Alagoas: Conheça o Caribe brasileiro

Se quiser ajuda para montar a sua viagem (aluguel de carro, passagens, hospedagem, seguro etc.), conte com a nossa agência de viagem!

Entre em contato agora mesmo pelo WhatsApp e vamos começar a planejar juntos!

E enfim, vamos a Rota Ecológica dos Milagres.

Rota Ecológica dos Milagres

São Miguel dos Milagres, em Alagoas, é um daqueles destinos imperdíveis para quem ama praia. Veja mais sobre ele e outras praias próximas!

Mas o que é mesmo a Rota Ecológica dos Milagres?

É uma rota, com 23 quilômetros de extensão, formada pelos municípios de Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras. Normalmente só ouvimos falar sobre São Miguel dos Milagres, mas na realidade as praias paradisíacas da região estão localizadas nesses três municípios, e vou contar a vocês sobre isso.

Desde logo, vou deixar claro que vou falar sobre a rota no sentido de quem sai de Maceió em direção a São Miguel dos Milagres, certo? Afinal, também é possível conhecer a rota a partir de Recife.

Esse é um caminho belíssimo que leva não apenas a São Miguel dos Milagres, mas, também, a Japaratinga e Maragogi – já falei sobre os dois destinos nesse post! O melhor é que percorremos sempre margeando o litoral, ou seja, com paisagens de tirar o fôlego.

Ou, se você preferir, é igualmente possível alugar um buggy a partir de São Miguel dos Milagres e conhecer a região. Sem dúvida, será um belo passeio em que você verá belas paisagens, casas antigas, a igrejinha, praias e mirantes.

A partir de Maceió, todo o trajeto acontece em estrada asfaltada. Após sair da capital alagoana pela AL-101, basta entrar na AL-113 em Barra de Santo Antônio. A seguir, muita atenção, porque a estrada tem muitas curvas e canaviais, exigindo cuidado redobrado.

Leia mais sobre como chegar a São Miguel dos Milagres no artigo abaixo:

Como chegar a São Miguel dos Milagres Al

Então, vamos lá apresentar os municípios que fazem parte da Rota Ecológica dos Milagres!

Passo de Camaragibe

A 76 km de Maceió, chegamos ao primeiro município da Rota Ecológica dos Milagres. E vou logo contando uma curiosidade sobre o local: aqui nasceu Aurélio Buarque de Holanda. Sem dúvida que você conhece ou já ouviu falar sobre sua contribuição para a língua portuguesa, o Dicionário Aurélio! kkkkk

A cidade recebeu esse nome pois o povoado original surgiu no ponto em que o rio Camaragibe oferecia mais facilidade na passagem de quem vinha de Pernambuco para Alagoas. Além disso, o “passo” também fez parte dos acontecimentos históricos da invasão holandesa no século XVII.

Mas, hoje, o que traz os turistas à cidade são as belezas naturais e o desejo de descanso à beira mar!

Praias de Passo de Camaragibe:

Praia do Camaragibe e Praia do Marceneiro

Desta forma, entre os principais destaques locais temos a Barra do Camaragibe, onde o rio encontra com o mar. Além da Praia do Marceneiro, que tem belos coqueirais em frente à praia.

Aliás, é na entrada da Praia do Marceneiro que encontramos uma parada para fotos. É que a parede da construção na esquina da rua virou point para turistas fotografarem. Parar ou não cabe somente a você.

São Miguel dos Milagres, em Alagoas, é um daqueles destinos imperdíveis para quem ama praia. Veja mais sobre ele e outras praias próximas!
Passo do Camaragibe

São Miguel dos Milagres

A tranquilidade reina neste destino que ainda segue mais preservado em Alagoas, embora já tenha entrado na rota dos turistas. Mesmo assim, São Miguel dos Milagres continua uma tranquilidade que só.

Praias de São Miguel dos Milagres:

Praia do Porto da Rua

Talvez a praia de Porto da Rua seja a mais movimentada. Mas, mesmo assim, conta apenas com uma pracinha, alguns restaurantes e a vida noturna é igualmente sossegada.

Praia do Toque

Mas, por certo, a praia do Toque tem que estar no seu roteiro, pois é uma das mais conhecidas e famosas da região, junto com a Praia do Patacho, que vou falar abaixo. Ela fica entre as praias de São Miguel dos Milagres e do Porto da Rua, sendo a mais tranquila das três. E, como o acesso se dá por estradas de terra, e não chega ônibus de turismo, daí tem menos movimento.

Por lá, a dica é ficar de olho na tábua de maré para agendar o passeio de jangada às piscinas naturais. Ou seja: leve ou providencie o seu snorkel para ter a melhor experiência! Inclusive, você pode reservar o day use no Milagres do Toque Beach Club e, assim, aproveitar o dia com mais tranquilidade.

Praia do Riacho

Já a Praia do Riacho pode ser conhecida mesmo a pé, se você se hospedar em São Miguel dos Milagres. Há até algumas pousadas que alugam bicicletas e o passeio pode ser bem agradável na maré baixa. A caminhada dura cerca de meia hora. A recompensa é mais um encontro de águas doces e salgadas com um belo coqueiral ao fundo.

Ali perto fica a Capela dos Milagres, uma pequena igreja construída para ser o destino de alguns casamentos. O curioso é que seu chão é todo de areia, assegurando o clima praiano. A visita rende boas fotos, em especial no pôr do sol, mas talvez não seja possível conhecê-la, pois a igreja fica em propriedade privada.

Praia de São Miguel dos Milagres

São Miguel dos Milagres, em Alagoas,
Praia de São Miguel dos Milagres

Outra praia excelente para o passeio de jangada até piscinas naturais é a de São Miguel dos Milagres.

Porto das Pedras

Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa: Porto das Pedras e São Miguel dos Milagres são cidades vizinhas e não uma só! kkkkk. Mas não se preocupe, por lá isso não faz a menor diferença.

Praias de Porto das Pedras:

Praia do Patacho

E é em Porto das Pedras que fica uma das praias mais famosas da Rota Ecológica dos Milagres: a Praia do Patacho. Mais uma vez, o grande destaque são as piscinas naturais. Mas a praia em si, com o mar azulado e coqueirais, também ganhou nosso coração.

Praia de Lages

Para quem quer aproveitar ao máximo, minha dica é ter o restaurante Sonhos do Patacho como base para poder conhecer tanto a Praia do Patacho como a Praia de Lages. Ele fica bem no limite das duas.

Aliás, a chegada a Lages é bem especial, pois atravessamos um coqueiral e somos recepcionados por uma praia com formato de meia lua.

Projeto de Preservação do Peixe Boi em Tatuamunha

Já para quem viaja com crianças, uma boa pedida é visitar o Projeto de Preservação Peixe-Boi, no povoado de Tatuamunha. Entre em contato com a Associação Peixe-boi para garantir a reserva, pois há um limite diário.

Além de conhecer o mamífero aquático mais ameaçado de extinção no Brasil, você ainda ajuda cerca de 40 famílias dos guias comunitários.

Balsa de travessia para Japaratinga

A Rota Ecológica dos Milagres chega ao fim em Porto das Pedras, justamente na balsa que faz a travessia até Japaratinga. Caso queira fazer a travessia, ela custa R$ 15 para um carro pequeno.

Agora, atenção à minha sugestão: Se informe como está a travessia, e evite a mesma em períodos de grande movimento, como datas festivas e feriadões, por exemplo. Nesses períodos, o tempo na fila fica imprevisível, podendo chegar até a 3 ou 4 horas de espera.

São Miguel dos Milagres: Como chegar

Para começar, você pode chegar a São Miguel dos Milagres, através de Recife – Pe, ou através de Maceió – Al.

Além disso, considerando que esses estados tem lugares maravilhosos, vou separar esse trajetos e indicar as paradas para quem vem de carro. Mas aguarde, esse é assunto longo que vou tratar em um novo post, que vem aí em breve. Acompanhe.

Principalmente, vou antecipar, que a opção mais tranquila é o transfer a partir do aeroporto que você escolher chegar. Indico que você consulte e adquira o seu transfer abaixo:

Onde se hospedar na Rota Ecológica de Milagres

São muitas as opções de hospedagem na região e sugiro que você organize de acordo com a sua necessidade e bolso. Mantenha contato comigo que faremos a cotação. Temos preços bastante competitivo.

Ou, se preferir se auto atender, use o nosso link do Booking.com. Não muda nada para você e ajuda com a manutenção do nosso blog.

Eu escolhi ficar hospedada no Angá Beach Hotel na Praia de Porto da Rua, bem próximo ao Milagres do Toque Beach Club, e adorei. Aproveite conheça o hotel e faça a sua reserva aqui no Booking.com.

Dicas da Norma: O que é imperdível

O Litoral de Alagoas é privilegiado e abençoado por Deus.

O mar por lá é uma grande piscina natural, transparente e rica em peixes e belezas.

Qualquer uma das praias que você visitar ficará encantado.

Mas, o que você não pode deixar de fazer por lá é:

  • Vá com tempo para aproveitar as belezas da região com tranquilidade;
  • Vá conhecer as piscinas naturais;
  • Aproveite as praias e a tranquilidade do lugar para relaxar;
  • Faça caminhadas a beira mar para vivenciar o lugar;
  • Curta pelo menos um dia num Beach Club;
  • Se tiver tempo suficiente, conheça as Praias de Japaratinga e Maragogi;
  • E não esqueça, protetor solar é obrigatório, porque por lá, todo dia é dia de sol.

Viaje pelo Nordeste!

Sou suspeita para falar, pois sou nordestina, mas acho esta região do país tudo de bom! As pessoas recebem bem, o clima é, em geral, ensolarado, a comida é muito boa e as belezas naturais encantam! O que mais uma pessoa pode querer?

Por isso, a minha sugestão é conhecer o Nordeste aos poucos, planejando algumas paradas para conhecer os lugares mais incríveis. Sobretudo, se você puder viajar de carro (seu próprio ou alugado), melhor ainda! Assim, programa as paradas e o tempo em cada uma delas – e ainda pode mudar de ideia se quiser ficar mais.

Conte com a agência de viagem Viaje com Norma para conhecer o nosso Nordeste. É só falar com a gente pelo WhatsApp e damos início à sua viagem.

Ou, se preferir planejar por conta própria, faça a sua reserva em auto atendimento com nossos parceiros.

Posts Relacionados

Veja posts com dicas para planejar sua viagem!

Em seguida, baixe meus e-Books gratuitos:

E book - 10 dicas para arrumar sua mala de viagem
E book check list de viagem

Encontre sua hospedagem

Reserve aqui o seu carro

Compre ingressos sem fila

3 de junho de 2022

Sobre Mim

Sou uma viajante apaixonada pelo mundo. Trabalhei 30 anos no ramo financeiro e hoje me realizo como microempresária e criadora de conteúdo de viagem. Como viajante, conheço 42 países e 20 estados brasileiros. Meu propósito nas redes sociais, é compartilhar minha experiência e aprendizado de viagem e de vida, com meus clientes e seguidores, com o objetivo de ajudar a todos a realizarem os seus sonhos de viagem.

De Onde Sou

Gostou da viagem? Deixe um comentário sobre a experiência!

 

7 Comentários

  1. nathalia geromel

    Nossa que vontade que me deu de fazer o seu roteiro pelas melhores praias de são miguel dos milagres!! Essa praia de Patacho parece incrível! O lugar é paradisíaco

    Responder
    • Norma

      A região da Rota Ecológica de Milagres é incrível mesmo Nathalia, tem que conhecer.

      Responder
    • Huener

      Que roteiro incrível com as melhores praias de São Miguel dos Milagres. Verdadeiros paraísos que quero conhecer. Parabéns pelo post.

      Responder
  2. Deyse

    Estou encantada com essa rota ecológica. Amo esses roteiros turísticos. Não conhecia. Amei também essa relação das melhores praias de São Miguel dos Milagres. Quero muito conhecer.

    Responder
    • Norma

      Pois é Deyse, o litoral de Alagoas é incrível e Milagres representa bem essa beleza. Tem que conhecer sim.

      Responder
  3. Hebe

    Ah que saudades me bateu agora lendo seu post das melhores praias de São Miguel dos Milagres.
    Esse lugar é mesmo um paraíso.
    Amo e não vejo a hora de voltar

    Responder
    • Norma

      Verdade, um paraíso mesmo. Também volto sempre que tiver oportunidade.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe esse artigo!

Mostre a seus amigos o seu possível próximo destino.

Compartilhe esse post!

Mostre a seus amigos seu possível novo destino.