A Ilha do Canela é chamada por muitos de paraíso ou oásis em Palmas, capital do Tocantins.
Na verdade, a Ilha do Canela é uma ilha artificial de 45 mil m² (bem pequena), que fica a 10 minutos ou 3 km de barco de Palmas. No entanto, a área reservada para banho contempla cerca de 9 mil m².
A Ilha é uma propriedade particular que dispõe de área para camping, atracadouro para grandes embarcações, salva-vidas, posto de bombeiros, dois restaurantes e três quiosques.
Conhecer a Ilha do Canela fez parte do meu roteiro pela cidade de Palmas no meu retorno do Jalapão. Enfim, se for a Palmas, reserve pelo menos dois dias para conhecer as atrações da cidade e suas praias.
Leia mais sobre Palmas e suas atrações, bem como sobre meu roteiro no Jalapão, para conhecer a história do Estado do Tocantins e suas maravilhosas atrações. Além disso, conheça também nossa opção de hospedagem, o Hotel Girassol Plaza.
História da Ilha do Canela
A Ilha do Canela foi criada quando da construção da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães ou Usina Hidrelétrica de Lajeado, que fica a 54 km ao norte de Palmas. Sua construção ocorreu entre 1998 e 2002. Na época, o Rio Tocantins foi represado formando um lago com 170 Km de extensão e profundidade média de 8 metros.
Ademais, o nome Ilha do Canela vem exatamente do lugar que havia antes ali, e que foi coberto pelo lago: a Vila do Canela.
Como chegar à Ilha do Canela
Chegar à ilha é bem simples e tranquilo. Basta ir até o píer que fica na Praia da Graciosa, pegar um barquinho e fazer uma travessia rápida (em torno de 10 minutos). O percurso é pago (ida e volta) na chegada à ilha, no caixa do restaurante. Entretanto, quando você quiser retornar, sempre terá um barco disponível para te levar de volta ao ponto de partida em Palmas.
Existe também a opção de pegar uma lancha ou os barcos maiores, conhecidos como flutuantes. Mas você não encontrará essas opções disponíveis todos os dias do ano.
A nossa travessia foi de barquinho e foi bem tranquila e sem emoção… kkkk E o barqueiro ainda foi bastante solícito e tirou todas as nossas dúvidas sobre a ilha.
Horários de visitação a Ilha do Canela
A Ilha do Canela pode ser visitada todos os dias do ano. De segunda a sexta, a última embarcação costuma sair da ilha às 17h30 e, nos finais de semana, o último barco volta para Palmas às 18h. Todavia, em períodos de muito vento, é bom avaliar se vale a pena fazer a travessia.
Sobretudo se estiver buscando tranquilidade, evite visitar a Ilha nos finais de semana, pois o fluxo de visitantes nesse período aumenta bastante, inclusive pelas pessoas da cidade.
O que fazer na Ilha do Canela
Ainda no barco, já fiquei encantada com vista da ilha. Sim, parece mesmo um oásis!
Ao chegar à ilha, descemos no píer e, em seguida, nos dirigimos para efetuar o pagamento da travessia no bar do restaurante que fica bem próximo. Fomos em um dia de semana e a ilha estava vazia. Também só tinha um restaurante funcionando, logo, tivemos a ilha quase que exclusiva para nós, uma delícia.
Assim, escolhemos um local para ficar e fomos logo atendidos. O restaurante oferece uma estrutura simples, mas com mesas e cadeiras dentro do rio, redes e uma linda vista da capital no horizonte. Enfim, tudo que a gente precisava para relaxar e curtir o dia.
Posteriormente, percebemos que havia uma parte da praia reservada para banho, separada por redes. Portanto, ficamos curiosos e, então, perguntarmos ao garçom o motivo. Ele nos informou que é para evitar acidentes com os banhistas, pois no lago tem muitas arraias e piranhas.
Claro que escolhemos uma mesa com uma rede (de deitar) e aproveitamos para curtir o banho de rio, tomar um drink e beliscar um peixinho da região. Desta forma, a sugestão é o tucunaré ou caranha, os peixes mais consumidos por lá.
Outra dica muito legal é ficar na ilha até o entardecer para assistir ao maior espetáculo do final de tarde: o pôr do sol. Eu não fiquei, mas recebi muitas recomendações… ficou faltando.
Explorando a Ilha do Canela
Além disso, aproveitei para fazer uma caminhada ao redor da ilha, que é bem pequena, e fiquei encantada com o ambiente bem simples e acolhedor. Ou seja, caso você não queira ficar no restaurante, pode ficar na praia em outros lugares menos explorados da ilha. Entretanto, não é recomendado entrar na água, em área não protegida, por contas das piranhas e arraias que costumam estar bem próximos à praia. O ideal é respeitar as marcações e redes que ficam na área.
O local me pareceu uma pequena fazenda, pois há animais soltos, algumas casinhas e, acima de tudo, uma vista encantadora da cidade de Palmas e do lago da Hidrelétrica. Na área também é permitido pernoitar acampando. Procure maiores informações no local.
Enfim, Palmas tem muitas praias, mas eu me apaixonei mesmo foi pela Ilha do Canela. Especialmente por suas águas tranquilas e transparentes e onde pude curtir momentos de muito relaxamento e paz.
Nossa eu amei demais esse lugar! Não vejo a hora de voltar!!
É um lugar muito especial mesmo, também quero voltar.
eu nunca tinha ouvido falar na Ilha do Canela – Um paraíso ou oásis em Palmas! Mas quero muito ir para o Jalapão, vou aproveitar e salvar para o meu roteiro. Obrigada pela dica! Suas fotos estão lindas também.
Vale a pena mesmo Van. Não perde a oportunidade de conhecer não.
Nossa que bacana essa Ilha da Canela. Acredita que fui para Palmas e não sabia da existencia desse lugar? Da proxima vez vou com certeza!
Acredito, eu mesma nunca tinha ouvido falar dela. Foi o guia do Jalapão que me deu a dica.
Não sabia da existência dessa a ilha da Canela em Palmas. Cada post que leio no seu blog aumenta minha certeza que preciso voltar em Tocantins!
Que bom Angela, que estou te despertando essa vontade. Volta sim.
Que post maravilhoso e completo, Ilha do Canela – Um paraíso ou oásis em Palmas! Eu não conheço a Ilha do Canela e achei um verdadeiro paraíso e oásis, através de seu post!
Oi Deyse, a Ilha do Canela foi uma novidade para mim também e me surpreendeu bastante. Muito feliz que tenha gostado do post. Grata.
Amei seu post. Especialmente por conta da pandemia, estou numa fase muito Brasil e é para onde eu quero viajar quando finalmente for seguro. Eu tenho pesquisado muito sobre destinos no norte do país, destinos sustentáveis e especialmente destinos que você possa de alguma maneira contribuir com a comunidade local.
obrigada por compartilhar
Obrigado pelo retorno Olivia. A Ilha do Canela em Palmas é uma delicia. Se você fizer o roteiro junto com o Jalapão terá oportunidade de conhecer uma natureza belíssima e ainda projetos com comunidades quilombolas que certamente vai gostar. Leia os demais posts sobre o jalapão.
A Ilha do Canela me pareceu um ótimo passeio. Sempre fiquei pensando no meu roteiro pelo Jalapão, o que fazer na chegada ou pré-retorno em Palmas. Já sei o que incluir em um desses dias de descanso em Palmas. Melhor ainda saber que a travessia de barco é sem emoção, o que já me encoraja mais para o passeio.
Pois eu adoro fortes emoções.. mas vá com tranquilidade, a unica emoção lá é o encantamento com a beleza do local e vale a pena dedicar pelo menos um dia parca conhecer Palmas, além do Jalapão é claro. Obrigada pelo comentário.
Que linda essa Ilha do Canela . Um verdadeiro paraíso . Eu conheci Palmas mas não fui nesse oásis. Adorei essa dica
Que pena que não conheceu Ângela, é um dos lugares mais bonitos de Palma e o acesso é bem fácil. Se tiver alguma outra oportunidade, vá conhecer. Obrigada pelo comentário.
Norma adorei esse post, quantas coisas bacanas na Ilha do Canela em Palmas. Não conhecia esse destino, mas agora já quero.(rs) Um ótimo local mesmo para relaxar e descansar nesse paraíso em Palmas.
Pois é, um lugar belíssimo e que pode ser combinado com a visita ao Jalapão.Um lugar perfeito mesmo. Se tiver oportunidade vá conhecer. Grata pelo retorno.