A comida mineira e 5 de suas maravilhas

Conheça 5 maravilhas da comida mineira, um das melhores do Brasil.

A comida mineira é uma das mais famosas do Brasil e não é para menos. Basta lembrar que o pão de queijo surgiu por lá!

Ao longo do tempo, diversas influências atuaram sobre Minas Gerais. Entre as mais importantes, por certo, encontramos os portugueses, africanos e povos nativos. Esse encontro enriqueceu a forma de cozinhar, já que houve uma mistura de tradições.

Embora em muitos momentos a oferta de alimentos fosse mais escassa (só pense na dificuldade de viajar pela colônia), os mineiros encontraram uma maneira de diversificar. E ainda que estejam próximos a outros estados com culinária marcante, como Bahia e São Paulo, eles conseguem manter a sua própria identidade.

Desse modo, quem passeia por Minas Gerais tem como uma de suas principais atrações conhecer sua comida. E sejamos francos: não é uma missão impossível, não é mesmo?

Gosta de comida, especialmente quando viaja? Então leia também:

20 pratos imperdíveis da culinária baiana

Comidas de festa junina e as delícias do meu Nordeste

Mais sobre a culinária mineira

Apesar de ter uma diversidade de pratos no próprio território do estado (tudo baseado no que se plantava e colhia), há alguns ingredientes bem populares. É o caso, por exemplo, da carne de porco. A encontramos como acompanhamento do tutu, no tradicional leitão à pururuca ou como costelinha. Isso sem contar o torresmo!

Também a mandioca e seus derivados, milho, leite, tubérculos e folhagens fazem parte das receitas passadas através das gerações.

Doces, queijos, azeites, café e cachaça também são importantes elementos da cultura mineira como um todo.

Conheça 5 maravilhas da comida mineira, um das melhores do Brasil.
Comida mineira e suas maravilhas

Aliás, eu já mencionei o fogão a lenha? Porque ele é um dos personagens principais da culinária mineira!

Acho melhor ir logo para as 5 maravilhas, porque este texto já está me dando água na boca!

1. Comida mineira: Tutu

Conheça 5 maravilhas da comida mineira, um das melhores do Brasil.
Comida mineira e suas maravilhas

Também conhecido como tutu a mineira, uma vez que outras regiões têm sua versão, trata-se de uma daquelas receitas bem tradicionais em Minas Gerais.

O feijão temperado é cozido, batido e recebe o acréscimo de farinha de milho ou de mandioca. Desse modo, ganha uma consistência pastosa.

Se linguiça, bacon e ovo cozido são adicionais, eu vou ainda sugerir a costelinha de porco, o couve e o onipresente arroz para deixar a sua refeição mais saborosa.

Torresmo

Conheça 5 maravilhas da comida mineira, um das melhores do Brasil.

É difícil falar sobre a comida mineira sem citar o torresmo. Afinal de contas, ele é um dos ingredientes indispensáveis na culinária local. Por isso, o encontramos no feijão-tropeiro, com feijão preto e até mesmo em pães. E, por certo, que há também as entradas, seja com mandioca ou à milanesa.

Nos tempos da colônia, fritava-se o toucinho só para obter a banha de porco. Com o passar dos anos, porém, o torresmo ganhou status de iguaria e passou a ser servido também com arroz soltinho e couve na manteiga.

.

2. Comida mineira: Pão de queijo

Conheça 5 maravilhas da comida mineira, um das melhores do Brasil.

Quem aí nunca comeu pão de queijo? Agora, quem ainda não comeu o legítimo pão de queijo, feito mesmo em Minas Gerais? Acredite: tem diferença, sim! kkkkk

O pão é feito com polvilho, seja ele doce ou azedo, ou até uma mistura dos dois. Além disso, acrescenta-se diferentes tipos de queijo para dar o sabor único.

Você não precisa ir a um restaurante específico para se deliciar. Porque, com certeza, irá encontrar o pão de queijo em cada canto, não importa qual seja a cidade mineira.

Queijo Canastra

Conheça 5 maravilhas da comida mineira, um das melhores do Brasil.
Variedade de queijo canastra fabricados na Serra da Canastra

Por falar em queijo e Minas Gerais, precisamos falar sobre um símbolo super importante da culinária mineira: os queijos. Com sua tradição de criação de gado leiteiro, não é de surpreender que o estado seja o principal fornecedor de leite e seus derivados no Brasil.

Embora exista certa discordância sobre a origem da produção, muito provavelmente, há influência portuguesa. Além disso, clima, relevo e solo acabam influenciando também nas características próprias da textura e sabor dos queijos mineiros.

Minas tem diferentes tipos de queijos, pois cada região produtora tem suas características. No entanto, uma das mais conhecidas é a Serra da Canastra, cujo queijo tem sabor forte e marcante. Inclusive, ele é um dos mais premiados do mundo. Então, já viu, né? Tem que experimentar!

Leia abaixo tudo sobre a Serra da Canastra e suas fazendas produtoras de Queijo Canastra:

Serra da Canastra – Roteiro de 01 dia

3. Comida mineira: Galinha caipira

Conheça 5 maravilhas da comida mineira, um das melhores do Brasil.

Receita tradicionalíssima da culinária mineira. Sua popularidade deve-se ao fato de ser comum haver um galinheiro nas casas de Minas Gerais. E, como as aves crescem soltas, sua carne acaba tendo mais sabor que as criadas em granja.

A história conta que os muitos tropeiros viajavam por dias. Assim, comiam apenas farinha e carne do sol. Por isso, ao retornar para casa, desejavam algo mais suculento e a galinha caipira era perfeita para saciar o desejo!

Como acompanhamento, arroz, feijão batido e um clássico mineiro: quiabo. Macarrão também costuma ser servido junto, assim como angu (nossa mistura de fubá, água e um pouco de sal, como a polenta). Uma delícia de qualquer jeito!

4. Comida mineira: Vaca atolada

O nome é um tanto estranho, concorda? Mas eu garanto que a comida é super comum em Minas! kkkkk

Em geral, é preparada com costela bovina cozida com mandioca. E, igualmente, remonta à época colonial, quando juntava-se a parte não muito aproveitada do animal e a mandioca – alimento fácil de encontrar.

Como a carne fica imersa na mandioca, o prato recebeu este nome. Tirando a estranheza, ele é muito consumido, em especial, quando a temperatura fica mais baixa.

Costelinha de porco

Conheça 5 maravilhas da comida mineira, um das melhores do Brasil.

Acho que não posso deixar de, pelo menos, mencionar a costelinha de porco. Pois esta é mais uma parte bem apreciada pelos mineiros em sua culinária.

Em especial, a encontramos frita. Mas uma outra forma é a típica canjiquinha com costelinha, ainda mais nos dias frios. Esta iguaria data do período colonial e dispensa acompanhamentos, sendo rica por si só.

5. Comida mineira: churrasco

Como eu já mencionei, Minas Gerais é o estado brasileiro conhecido pela criação de gado. Então, não chega a surpreender que o churrasco seja bem apreciado por lá.

Inclusive, existe até um Festival de Churrasco, o Burn Experience. Nele, paga-se um valor fixo para comer à vontade os mais variados cortes em diferentes estações. E, claro, a bebida também é liberada e bandas locais embalam o evento.

Por isso, eu sugiro que você escolha o que mais te apraz e coloque arroz, feijão tropeiro, maionese e farofa para curtir o churrasco mineiro!

E para encerrar a refeição…

Conheça 5 maravilhas da comida mineira, um das melhores do Brasil.
Variedades de doces mineiros

Ah, como é que se pode encerrar uma refeição sem a sobremesa, não é mesmo? Por isso, e considerando que falamos sobre Minas Gerais, sem dúvida que tenho algumas sugestões!

A primeira, não poderia deixar de ser o doce de abóbora. Que me desculpem os outros estados que disputam pelo título de inventor da iguaria. Mas o fato é que mesmo quem não gosta do legume acaba se rendendo! A comida mineira é prodigiosa nos diferentes formatos: em compota ou bolinha, cremoso ou em cubinho cristalizado, com coco ou com cravo!

E isso porque ainda nem mencionei a goiabada cascão, Patrimônio Imaterial da cidade mineira de Ouro Preto! Ela se diferencia da goiabada comum, pois, em geral, leva pedaços de sua casca na receita.

Por fim, vou ainda mencionar o tudo de bom doce de leite. E, mais uma vez, que me desculpem os hermanos argentinos e uruguaios, mas o doce de leite mineiro vai bem com queijo ou fruta, no recheio de bolo ou de churros e o que mais inventarem!

E para você, qual é a maior delícia da comida mineira?

Vai viajar para Minas Gerais? Leia também os artigos abaixo:

Belo Horizonte em três dias – o que conhecer?

Serra da Canastra – Roteiro de 01 dia

E programe sua viagem aqui:

Passagem Aérea: Passagens Promo

Hospedagem: Booking.com

Hospedagem: El Quarto

Aluguel de Veículos: Rentcars

Compre tudo para a sua viagem na: Amazon

Veja posts com dicas para planejar sua viagem!

Em seguida, baixe meus e-Books gratuitos:

E book - 10 dicas para arrumar sua mala de viagem
E book check list de viagem

Faça suas reservas com meus parceiros:

  • E, para viajar com tranquilidade, faça seu SEGURO VIAGEM com a SEGUROS PROMO.

Encontre sua hospedagem

Reserve aqui o seu carro

Compre ingressos sem fila

5 de julho de 2021

Sobre Mim

Sou uma viajante apaixonada pelo mundo. Trabalhei 30 anos no ramo financeiro e hoje me realizo como microempresária e criadora de conteúdo de viagem. Como viajante, conheço 42 países e 20 estados brasileiros. Meu propósito nas redes sociais, é compartilhar minha experiência e aprendizado de viagem e de vida, com meus clientes e seguidores, com o objetivo de ajudar a todos a realizarem os seus sonhos de viagem.

De Onde Sou

Gostou da viagem? Deixe um comentário sobre a experiência!

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe esse artigo!

Mostre a seus amigos o seu possível próximo destino.

Compartilhe esse post!

Mostre a seus amigos seu possível novo destino.