Festas Juninas no Nordeste

Tempo de leitura: 8 minutos
Festas Juninas são comemorações que acontecem no mês de junho principalmente, no Nordeste. São elas: Santo Antônio, São João e São Pedro

Agora também somos Agência de Viagens!

As melhores ofertas, destinos e o suporte que só quem tem vivência no turismo pode te oferecer.

Clique na imagem e e conheça nossa página de vendas.

Ebook viaje mais barato em 10 passos

Festas juninas no Nordeste, o que você sabe sobre isso?

Pois bem, vamos juntos aprender um pouco mais sobre nossa cultura e nossas raízes…

E para falar com vocês sobre festas juninas no Nordeste, fui pesquisar tudo e vou contar para vocês:

Quais são elas, como começou, as tradições e como acontecem a comemorações?

Para começar, Festa Juninas são as comemorações que acontecem no mês de junho no Brasil, e principalmente no Nordeste. Sobretudo, faz parte da cultura e tradição, homenagear com festa três santos populares: Santo Antônio, São João e São Pedro. Nessa ordem do calendário.

Mas vale ressaltar que as comemorações, tradições e folclores variam bastante de estado para estado do Nordeste.

Origem das festas Juninas

Alguns estudiosos apontam as origens das festas juninas nos rituais dos antigos povos germânicos e romanos. Esses rituais são relacionados com homenagens a deuses que tinham as funções de garantir boas plantações, boas colheitas, fertilidade etc. Geralmente, esses rituais festivos aconteciam na passagem do inverno para o verão, que na Europa, é no mês de junho: Ou seja, no solstício de inverno.

Ainda baseados nos mesmo estudos, há registros que tais rituais contavam com acendimento de fogueiras e de balões, além de danças e cânticos. Entretanto, com a cristianização dos romanos e dos povos bárbaros, as festividades foram assimiladas pela Igreja Católica, que substituiu o culto aos deuses pagãos do período junino, pelo homenagem aos santos.

Como começaram as festas juninas no Brasil

Principalmente, as festividades juninas chegaram no Brasil desde a colonização pelos portugueses a partir do século XVI. No entanto, aqui foi se modificou e ganhou formato próprio.

Desta forma, as comemorações das festas juninas, mantem as características herdadas da Europa, como a celebração dos dias dos santos, mas acrescenta tradições interior do país, do sertão, da cultura africana, indígena e europeia.

Sobretudo, as tradições se fundem e trazem novos elementos tais como: Comidas típicas (como a pamonha), danças, brincadeiras, instrumentos musicais (viola caipira, sanfona) e outros.

E quais são as festas juninas mais populares?

Conheça a comida de festa junina no Nordeste

Atualmente, as festas juninas mais populares são aquelas que homenageiam a três santos católicos: Santo Antônio, São João e São Pedro.

Que tal sabermos mais sobre cada uma delas?

Festa de Santo Antônio

A primeira das festas juninas acontece todo dia 13 de Junho. É a festa de Santo Antônio, o santo casamenteiro. Santo Antônio de Pádua, morreu em Pádua, na Itália, no dia 13 de junho do ano de 1231. Por conta disso, dia 13 se celebra a festa em sua homenagem.

Desta forma, a festa de Santo Antônio acontece durante vários dias. A tradição mais popular são as trezenas, além da distribuição de pães. . De acordo com o catolicismo, Santo Antônio levava pães do convento e dava aos pobres e aos doentes, que alegavam ficar curados após comê-los.

Na Bahia, a devoção a Santo Antônio chegou no século XVI, através dos colonizadores portugueses. Principalmente, a tradição no Recôncavo Baiano das Trezenas passaram a acontecer nas casas dos engenhos, distante das Igrejas. Assim, é nas residências, em outras cidades e na capital, que ao longo do tempo, a festa muda e soma novos elementos, tipicamente baianos, tais como: criação de altares, musica das orações, instrumentos musicais e baile. Ademais, na gastronomia, predomina a culinária junina: Licores, mingaus e bolos .

Mas o que é a trezena de Santo Antônio?

Bem, a trezena de Santo Antônio é um encontro para realizar orações em louvor do santo casamenteiro. Além disso, a trezena acontece nos treze dias antecedentes à sua festa, 13 de junho. A história relata que esses rituais são bem antigos, com a origem em Bolonha, na Itália, em 1617.

Das três comemorações juninas, essa é a mais focada nas orações e cultos religiosos.

Festa de São João

A festa de São João é a maior e mais tradicional das festa juninas. As comemorações acontecem dia 23 de junho (a noite de São João), e dia 24 de junho (o dia de São João). Atualmente a festa adquiriu grandes proporções, principalmente no Nordeste do Brasil, chegando a reunir milhares de pessoas em shows e eventos relacionados as tradições juninas. A parte não religiosa da festa chega a acontecer durante todo o mês de junho, em muitas cidades nos estados da região Nordeste. Vale ressaltar, que nesses estados há muita diversidade nas comemorações. Vale a pena conhecer para se encantar.

Quanto ao Santo São João Batista, segundo a fé cristã, foi ele que trouxe a notícia da chegada do Cristo, filho de Deus, o Salvador. Além disso, foi São Batista que batizou Cristo no rio Jordão.

São João é considerado o santo festeiro, e o dia 24 de junho é a data do seu aniversário.

Principais tradições da festa de São João

Nas noites de festa junina as fogueiras, bandeirolas, quadrilha, fogos de artifício e bandeiras dos santos estão por toda parte. Além disso, muitas tradições e brincadeiras também são tradicionais, tais como: Quermesses, feirinhas de artesanato, barraca do beijo, soltar fogos, pular a fogueira, corrida de saco, quebra pote, fogueira de ramos e outras.

Festas Juninas são comemorações que acontecem no mês de junho principalmente, no Nordeste. São elas: Santo Antônio, São João e São Pedro
Festa Junina – Quebra pote

Esses símbolos representam a festa, vou destacar os principais deles:

Fogueira

Na versão pagã, a  fogueira simboliza a proteção contra os maus espíritos, que atrapalhavam a prosperidade das plantações. Além disso, a festa também é de agradecimento por fartas colheitas. Ademais, por ser a festa num mês frio, a fogueira serve para aquecer e unir as pessoas em seu redor.

No entanto, na versão da tradição católica, a Igreja conta que tudo começa com um trato feito pelas primas Isabel (mãe de São João Batista) e Maria (mãe de Jesus Cristo). Isabel acende uma fogueira no topo de um monte, na noite do nascimento do seu filho, para avisar a sua prima Maria do nascimento da criança (João Batista).

Hoje a fogueira também representa a união das famílias. É tradição as pessoas se reunirem ao redor da fogueira para assar milho, comer delícias juninas, beber licor, reencontrar família e amigos e dançar um forrozinho bão demais…

Quadrilha
Festas Juninas são comemorações que acontecem no mês de junho principalmente, no Nordeste. São elas: Santo Antônio, São João e São Pedro
Quadrilhas juninas em Guaramiranga Ce

Inicialmente a quadrilha era uma dança dos meios aristocráticos. No entanto, com o passar do tempo, torna-se popular, principalmente nos meios rurais. Atualmente, existe a cultura da quadrilha nas escolas e os concursos de quadrilha, principalmente nas cidades onde a festa é tradicional. Eu já dancei muita quadrilha, assim como também já fui Rainha do Milho, outra tradição das festas juninas.

Comidas juninas
Festas Juninas são comemorações que acontecem no mês de junho principalmente, no Nordeste. São elas: Santo Antônio, São João e São Pedro

Principalmente, as delícias juninas. É bom demais.

Tão bom que merecia um post especial. Leia abaixo sobre a tradição das comidas típicas juninas no Nordeste.

Comidas de festa junina e as delícias do meu Nordeste

A musica e a dança Forró

Já a música mais tocada no mês de Junho no Nordeste é o Forró. E tudo começa nos bailes chamados Forrobodó, no final do século 19. Luiz Gonzaga, com a sua sanfona, espalha o forró pelo país. O termo forrobodó, com o tempo vira forró. Hoje, temos diversos artistas na área, e a música contagia, com o ritmo forró, para dançar juntinho.

Festas Juninas são comemorações que acontecem no mês de junho principalmente, no Nordeste. São elas: Santo Antônio, São João e São Pedro

O forró ¨Olha para o céu¨ de Luiz Gonzaga é um lindo símbolo do São João.

Atualmente, o Forró é declarado Patrimônio Cultural do Brasil. Pois é, que todo mundo ama um bom forró a gente sabe, mas que o forró foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, a maioria desconhece.

Festa de São Pedro

Festas Juninas são comemorações que acontecem no mês de junho principalmente, no Nordeste. São elas: Santo Antônio, São João e São Pedro
São Pedro e São Paulo

A última das festas juninas, acontece no dia 29 de junho, e é a festa de São Pedro.

Apesar da festa ser conhecida como de São Pedro, você sabia que na verdade, esse é a dia de de São Pedro e São Paulo?

Pois é, a data de 29 de junho é a data de falecimento dos dois santos, que foram martirizados. Ademais, São Pedro é o mais popular dos dois santos, talvez por isso seja lembrado nas festas juninas. São Pedro também foi o primeiro Papa da Igreja Católica, por mais de 37 anos.

Já a festa de São Pedro também é celebrada com fogueiras, festejos e comidas juninas.

São Pedro também é considerado o santo protetor dos pescadores e das viúvas. Desta forma, em algumas cidades do Brasil a sua comemoração se dá com procissões marítimas, organizadas pelas viúvas e pescadores.

Enfim, qual a sua festa Junina preferida?

Eu gosto de todas, mas tenho a minha preferida. É a festa de São João. Sobretudo amo as reuniões em família, os encontros, o forró, as comidas e a fogueira. Enfim, gosto demais de tudo isso, pois lembro minhas origens, no sertão da Bahia…, mas essa já é outra história, e daria um livro…

E você, conhece as festas juninas do Nordeste? Já tem a sua predileta?

Lembre-se que eu posso te ajudar a conhecer. Ainda mais, posso garantir que você vai se encantar e se divertir muito.

Clica no link abaixo, manda uma mensagem, e vamos providenciar organizar a sua festa junina.

Ebook viaje mais barato em 10 passos

Aproveite melhor MAIS viagens gastando MENOS tempo e dinheiro.

Os 10 passos para você programar rapidamente suas viagens sem dores de cabeça e ainda economizar tempo e dinheiro.

Clique na imagem e adquira o curso!

Posts Relacionados

Veja posts com dicas para planejar sua viagem!

Em seguida, baixe meus e-Books gratuitos:

E book - 10 dicas para arrumar sua mala de viagem
E book check list de viagem

Encontre sua hospedagem

Seguro viagem

Compre ingressos sem fila

30 de junho de 2022

Sobre Mim

Sou uma viajante apaixonada pelo mundo. Trabalhei 30 anos no ramo financeiro e hoje me realizo como microempresária e criadora de conteúdo de viagem.Como viajante, conheço 42 países e 20 estados brasileiros. Meu propósito nas redes sociais, é compartilhar minha experiência e aprendizado de viagem e de vida, com meus clientes e seguidores, com o objetivo de ajudar a todos a realizarem os seus sonhos de viagem.

De Onde Sou

Alugue um carro no Brasil e no mundo! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Gostou da viagem? Deixe um comentário sobre a experiência!

 

12 Comentários

  1. Hebe

    Norma que delícia de post, sou loca para ir para o Nordeste na época das festas juninas. Aida não fui a nenhuma por lá. Depois de ler aqui só aumentou minha vontade.

    Responder
    • Norma

      Pois é, coloca na sua prioridade que vale a pena.

      Responder
  2. nathalia

    Acho que a festa de São João, é a mais conhecida das festas né? Deve ser incrível curte de pertinho essas festas no nordeste

    Responder
    • Norma

      Sim, a mais conhecida é a de São João, e realmente é incrível vivenciar esses momentos.

      Responder
  3. Mariana Bueno

    Meu sonho ir a uma dessas festas juninas no Nordeste. Eu adoro as comidas, músicas e decorações e imagino que viver isso de perto deve ser muito incrível.

    Responder
    • Norma

      É indescritível Mariana, precisa conhecer mesmo.

      Responder
    • Olivia

      Eu sou louca para conhecer essas festas juninas no Nordeste, mas todo ano acontece alguma coisa e eu acabo afinando. Mas está no meu radar. Obrigada por compartilhar.
      Beijos

      Responder
      • Norma

        Programa que vai dar certo. E vale a pena.

        Responder
  4. Sonia Pedrosa

    Norma, você descreveu com perfeição as nossas festas juninas! As quadrilhas, as fogueiras e fogos, as bandeirolas, o forró, as comidas deliciosas… esta é a época mais gostosa no nordeste. Em Sergipe, que é reconhecido como “país do forró”, as comemorações começas no dia 1º de junho e vão até o dia 30.
    Quando à festa preferida, eu adoro Santo Antônio, talvez pela localização da igreja, em Aracaju. Ela fica num morro, bem no alto, aonde a cidade nasceu. E as pessoas se reúnem lá para a trezena, todos os anos.
    Que delícia de post. Adorei!

    Responder
    • Norma

      Que relato maravilhoso Sonia, agora já fiquei com vontade de conhecer a Igreja de São Francisco, em Aracaju. Obrigada por complementar as informações do post.

      Responder
  5. Deyse

    Gente do céu. Um dos meus sonhos de consumo é conhecer as Festas Juninas no Nordeste. Deve ser sensacional. Ainda farei esse tour.

    Responder
    • Norma

      Menina, é bom demais. Precisa conhecer.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe esse artigo!

Mostre a seus amigos o seu possível próximo destino.

Compartilhe esse post!

Mostre a seus amigos seu possível novo destino.