Festas juninas no Nordeste, o que você sabe sobre isso?
Pois bem, vamos juntos aprender um pouco mais sobre nossa cultura e nossas raízes…
E para falar com vocês sobre festas juninas no Nordeste, fui pesquisar tudo e vou contar para vocês:
Quais são elas, como começou, as tradições e como acontecem a comemorações?
Para começar, Festa Juninas são as comemorações que acontecem no mês de junho no Brasil, e principalmente no Nordeste. Sobretudo, faz parte da cultura e tradição, homenagear com festa três santos populares: Santo Antônio, São João e São Pedro. Nessa ordem do calendário.
Mas vale ressaltar que as comemorações, tradições e folclores variam bastante de estado para estado do Nordeste.
Origem das festas Juninas
Alguns estudiosos apontam as origens das festas juninas nos rituais dos antigos povos germânicos e romanos. Esses rituais são relacionados com homenagens a deuses que tinham as funções de garantir boas plantações, boas colheitas, fertilidade etc. Geralmente, esses rituais festivos aconteciam na passagem do inverno para o verão, que na Europa, é no mês de junho: Ou seja, no solstício de inverno.
Ainda baseados nos mesmo estudos, há registros que tais rituais contavam com acendimento de fogueiras e de balões, além de danças e cânticos. Entretanto, com a cristianização dos romanos e dos povos bárbaros, as festividades foram assimiladas pela Igreja Católica, que substituiu o culto aos deuses pagãos do período junino, pelo homenagem aos santos.
Como começaram as festas juninas no Brasil
Principalmente, as festividades juninas chegaram no Brasil desde a colonização pelos portugueses a partir do século XVI. No entanto, aqui foi se modificou e ganhou formato próprio.
Desta forma, as comemorações das festas juninas, mantem as características herdadas da Europa, como a celebração dos dias dos santos, mas acrescenta tradições interior do país, do sertão, da cultura africana, indígena e europeia.
Sobretudo, as tradições se fundem e trazem novos elementos tais como: Comidas típicas (como a pamonha), danças, brincadeiras, instrumentos musicais (viola caipira, sanfona) e outros.
E quais são as festas juninas mais populares?
Atualmente, as festas juninas mais populares são aquelas que homenageiam a três santos católicos: Santo Antônio, São João e São Pedro.
Que tal sabermos mais sobre cada uma delas?
Festa de Santo Antônio
A primeira das festas juninas acontece todo dia 13 de Junho. É a festa de Santo Antônio, o santo casamenteiro. Santo Antônio de Pádua, morreu em Pádua, na Itália, no dia 13 de junho do ano de 1231. Por conta disso, dia 13 se celebra a festa em sua homenagem.
Desta forma, a festa de Santo Antônio acontece durante vários dias. A tradição mais popular são as trezenas, além da distribuição de pães. . De acordo com o catolicismo, Santo Antônio levava pães do convento e dava aos pobres e aos doentes, que alegavam ficar curados após comê-los.
Na Bahia, a devoção a Santo Antônio chegou no século XVI, através dos colonizadores portugueses. Principalmente, a tradição no Recôncavo Baiano das Trezenas passaram a acontecer nas casas dos engenhos, distante das Igrejas. Assim, é nas residências, em outras cidades e na capital, que ao longo do tempo, a festa muda e soma novos elementos, tipicamente baianos, tais como: criação de altares, musica das orações, instrumentos musicais e baile. Ademais, na gastronomia, predomina a culinária junina: Licores, mingaus e bolos .
Mas o que é a trezena de Santo Antônio?
Bem, a trezena de Santo Antônio é um encontro para realizar orações em louvor do santo casamenteiro. Além disso, a trezena acontece nos treze dias antecedentes à sua festa, 13 de junho. A história relata que esses rituais são bem antigos, com a origem em Bolonha, na Itália, em 1617.
Das três comemorações juninas, essa é a mais focada nas orações e cultos religiosos.
Festa de São João
A festa de São João é a maior e mais tradicional das festa juninas. As comemorações acontecem dia 23 de junho (a noite de São João), e dia 24 de junho (o dia de São João). Atualmente a festa adquiriu grandes proporções, principalmente no Nordeste do Brasil, chegando a reunir milhares de pessoas em shows e eventos relacionados as tradições juninas. A parte não religiosa da festa chega a acontecer durante todo o mês de junho, em muitas cidades nos estados da região Nordeste. Vale ressaltar, que nesses estados há muita diversidade nas comemorações. Vale a pena conhecer para se encantar.
Quanto ao Santo São João Batista, segundo a fé cristã, foi ele que trouxe a notícia da chegada do Cristo, filho de Deus, o Salvador. Além disso, foi São Batista que batizou Cristo no rio Jordão.
São João é considerado o santo festeiro, e o dia 24 de junho é a data do seu aniversário.
Principais tradições da festa de São João
Nas noites de festa junina as fogueiras, bandeirolas, quadrilha, fogos de artifício e bandeiras dos santos estão por toda parte. Além disso, muitas tradições e brincadeiras também são tradicionais, tais como: Quermesses, feirinhas de artesanato, barraca do beijo, soltar fogos, pular a fogueira, corrida de saco, quebra pote, fogueira de ramos e outras.
Esses símbolos representam a festa, vou destacar os principais deles:
Fogueira
Na versão pagã, a fogueira simboliza a proteção contra os maus espíritos, que atrapalhavam a prosperidade das plantações. Além disso, a festa também é de agradecimento por fartas colheitas. Ademais, por ser a festa num mês frio, a fogueira serve para aquecer e unir as pessoas em seu redor.
No entanto, na versão da tradição católica, a Igreja conta que tudo começa com um trato feito pelas primas Isabel (mãe de São João Batista) e Maria (mãe de Jesus Cristo). Isabel acende uma fogueira no topo de um monte, na noite do nascimento do seu filho, para avisar a sua prima Maria do nascimento da criança (João Batista).
Hoje a fogueira também representa a união das famílias. É tradição as pessoas se reunirem ao redor da fogueira para assar milho, comer delícias juninas, beber licor, reencontrar família e amigos e dançar um forrozinho bão demais…
Quadrilha
Inicialmente a quadrilha era uma dança dos meios aristocráticos. No entanto, com o passar do tempo, torna-se popular, principalmente nos meios rurais. Atualmente, existe a cultura da quadrilha nas escolas e os concursos de quadrilha, principalmente nas cidades onde a festa é tradicional. Eu já dancei muita quadrilha, assim como também já fui Rainha do Milho, outra tradição das festas juninas.
Comidas juninas
Principalmente, as delícias juninas. É bom demais.
Tão bom que merecia um post especial. Leia abaixo sobre a tradição das comidas típicas juninas no Nordeste.
A musica e a dança Forró
Já a música mais tocada no mês de Junho no Nordeste é o Forró. E tudo começa nos bailes chamados Forrobodó, no final do século 19. Luiz Gonzaga, com a sua sanfona, espalha o forró pelo país. O termo forrobodó, com o tempo vira forró. Hoje, temos diversos artistas na área, e a música contagia, com o ritmo forró, para dançar juntinho.
O forró ¨Olha para o céu¨ de Luiz Gonzaga é um lindo símbolo do São João.
Atualmente, o Forró é declarado Patrimônio Cultural do Brasil. Pois é, que todo mundo ama um bom forró a gente sabe, mas que o forró foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, a maioria desconhece.
Festa de São Pedro
A última das festas juninas, acontece no dia 29 de junho, e é a festa de São Pedro.
Apesar da festa ser conhecida como de São Pedro, você sabia que na verdade, esse é a dia de de São Pedro e São Paulo?
Pois é, a data de 29 de junho é a data de falecimento dos dois santos, que foram martirizados. Ademais, São Pedro é o mais popular dos dois santos, talvez por isso seja lembrado nas festas juninas. São Pedro também foi o primeiro Papa da Igreja Católica, por mais de 37 anos.
Já a festa de São Pedro também é celebrada com fogueiras, festejos e comidas juninas.
São Pedro também é considerado o santo protetor dos pescadores e das viúvas. Desta forma, em algumas cidades do Brasil a sua comemoração se dá com procissões marítimas, organizadas pelas viúvas e pescadores.
Enfim, qual a sua festa Junina preferida?
Eu gosto de todas, mas tenho a minha preferida. É a festa de São João. Sobretudo amo as reuniões em família, os encontros, o forró, as comidas e a fogueira. Enfim, gosto demais de tudo isso, pois lembro minhas origens, no sertão da Bahia…, mas essa já é outra história, e daria um livro…
E você, conhece as festas juninas do Nordeste? Já tem a sua predileta?
Lembre-se que eu posso te ajudar a conhecer. Ainda mais, posso garantir que você vai se encantar e se divertir muito.
Clica no link abaixo, manda uma mensagem, e vamos providenciar organizar a sua festa junina.
Norma que delícia de post, sou loca para ir para o Nordeste na época das festas juninas. Aida não fui a nenhuma por lá. Depois de ler aqui só aumentou minha vontade.
Pois é, coloca na sua prioridade que vale a pena.
Acho que a festa de São João, é a mais conhecida das festas né? Deve ser incrível curte de pertinho essas festas no nordeste
Sim, a mais conhecida é a de São João, e realmente é incrível vivenciar esses momentos.
Meu sonho ir a uma dessas festas juninas no Nordeste. Eu adoro as comidas, músicas e decorações e imagino que viver isso de perto deve ser muito incrível.
É indescritível Mariana, precisa conhecer mesmo.
Eu sou louca para conhecer essas festas juninas no Nordeste, mas todo ano acontece alguma coisa e eu acabo afinando. Mas está no meu radar. Obrigada por compartilhar.
Beijos
Programa que vai dar certo. E vale a pena.
Norma, você descreveu com perfeição as nossas festas juninas! As quadrilhas, as fogueiras e fogos, as bandeirolas, o forró, as comidas deliciosas… esta é a época mais gostosa no nordeste. Em Sergipe, que é reconhecido como “país do forró”, as comemorações começas no dia 1º de junho e vão até o dia 30.
Quando à festa preferida, eu adoro Santo Antônio, talvez pela localização da igreja, em Aracaju. Ela fica num morro, bem no alto, aonde a cidade nasceu. E as pessoas se reúnem lá para a trezena, todos os anos.
Que delícia de post. Adorei!
Que relato maravilhoso Sonia, agora já fiquei com vontade de conhecer a Igreja de São Francisco, em Aracaju. Obrigada por complementar as informações do post.
Gente do céu. Um dos meus sonhos de consumo é conhecer as Festas Juninas no Nordeste. Deve ser sensacional. Ainda farei esse tour.
Menina, é bom demais. Precisa conhecer.