Spiez foi um daqueles lugares em que estive rapidamente, mas que deixou uma forte impressão em mim. Também pudera, já que a viagem à Suíça sempre foi um sonho para mim! Visitei a comuna suíça, localizada no cantão de Berna, quando fiz o passeio de barco partindo de Interlaken. Leia sobre isso abaixo:
Passeio de barco em Interlaken
Para quem ainda não começou a acompanhar meus posts sobre minha viagem à Suíça, seguem algumas informações:
- Foram 17 dias aproveitando o máximo que pude;
- Em especial, optei por percorrer os trajetos de trem, já que a malha ferroviária atende bem e é prática;
- Lógico que não dispensei passear de barco pela linda região de Interlaken – relembre aqui esse destino perfeito;
- Ademais, conheci lugares incríveis como Berna, Lucerna, Lugano, St Moritz e Zurique.
Um pouco mais sobre Spiez
Spiez é uma linda comuna (algo como o equivalente aos nossos municípios) suíça que tem cerca de 12 mil habitantes. Sua língua oficial é o alemão e ela está localizada nas margens do Lago de Thun, no cantão de Berna e bem próxima à capital do país.
A localização de Spiez é simplesmente privilegiada: às margens do Lago de Thun, encontra-se entre as colinas e as vinícolas do Oberland Bernês (região montanhosa do cantão de Berna). Assim, só posso dizer que a natureza caprichou no quesito beleza!
A comuna é uma das paradas do passeio de barco que sai de Interlaken. Mas há outra opção para quem quer chegar a Spiez: aproveitando a vista fabulosa a partir do trem. Saindo de Basileia, Lausanne, Lucerna ou Zurique, são menos de 2 horas de trajeto. Além disso, o aeroporto internacional mais próximo é o de Zurique, a cerca de 160 km de distância.
O fato é que você não pode deixar de conhecer esse lugar lindo e apaixonante! A combinação do lago ao centro da cidade, contando também com as belas montanhas ao fundo… Desconfio que as fotos não dão conta do espetáculo!
Atividades esportivas em Spiez
Spiez vive e respira esporte. Mas não vá pensando que o inverno inibe as pessoas de saírem ao ar livre para se exercitar! O fato é que há opção para o ano todo.
No verão, o bom é aproveitar o belo lago para fazer um passeio aquático de veleiro, canoa ou barco a remo. Também é possível jogar futebol, vôlei e tênis na praia na Baía Spiezer. Porém, se você prefere caminhar, procure pela trilha que contorna Spiez. São 14 km às margens do lago até Faulensee, com a vista maravilhosa das montanhas e vales.
Já no inverno, a dica é realmente aproveitar o que de melhor o Oberland Bernês tem a oferecer: os resorts de ski! Alguns, como Männlichen e Kleine Scheidegg, estão a menos de uma hora de carro da comuna.
Se você não for adepto do esporte, não tem problema: ainda assim poderá aproveitar a linda paisagem do Lago de Thun. Minha sugestão é que você busque pelo Blümlisalp, barco a vapor com roda de pás que faz um cruzeiro tranquilo pelo lago.
Opções culturais
Quem vai a Spiez não pode deixar de visitar os seus castelos, principalmente o Castelo de Spiez, um dos grandes tesouros da cultura local. Com mais de 1.000 anos de história, é possível conhecer o seu interior. Já imaginou percorrer a cozinha de um castelo medieval? Sim, dá para fazer isso se você se programar!
Há ainda exposições que contam mais sobre a história do edifício e os jardins bem cuidados são um convite para boas fotos. É bem verdade que é preciso subir 200 degraus para chegar a ele, mas acredite: só a vista do Lago de Thun já compensa!
Logo ao seu lado, encontra-se uma igreja do início do século XI. Com fachada em estilo romântico e interior barroco, tem, inclusive, afrescos do século XII que decoram o seu interior de pedra.
Ademais, estando com tempo, vale encarar a subida da encosta para conhecer o pequeno, porém charmoso, Heimat-und Rebbaumuseum. O museu local conta um pouco mais sobre a viticultura e a vinificação original da região. Dessa forma, dá para aprender sobre a produção de vinho e ver uma prensa de uvas de perto.
Por fim, recomendo o passeio guiado pelo Artilleriewerk Faulensee. Por certo que trata-se de um pedaço de história mais recente em relação a outras atrações: a Segunda Guerra Mundial, na primeira metade do século XX. Conheça os bunkers projetados como celeiros conectados por túneis que foram usados para produção de armas.
Já pode pedir para voltar?
Como eu disse, meu tempo em Spiez foi realmente curto – apenas um bate e volta a partir de Interlaken. Mas eu realmente acho que o que marca as viagens são as experiências que vivemos. Por isso, poder conhecer a pequena comuna a partir de um passeio de barco não teve preço!
Saiba mais sobre o meu roteiro completo na Suíça
Berna: Roteiro de 1 dia na capital da Suíça
Interlaken, um destino perfeito na Suíça
0 comentários