Zurique, a maior cidade da Suíça, foi o primeiro destino desse nosso roteiro, que tinha como objetivo conhecer as Suíças alemã, italiana e francesa.
Saímos de Salvador com destino à Lisboa-Portugal by TAP, o voo durou 8 horas, de Lisboa pegamos outro voo TAP até Zurique. Finalmente, após 2 horas de voo, chegamos em Zurique.
Assim que chegamos, a temperatura estava 15 graus, deu logo para ver que meus casacos dariam conta do outono suíço (o outono lá é, em média, de 08 a 15 graus, exceto no topo das montanhas, onde pode chegar a 2 graus negativos).
Em primeiro lugar, como não gosto de chegar sem saber para que lado ir, já tinha pesquisado o transporte público local, através do aplicativo SBB mobile, e verificado que tinha trem do aeroporto até a estação central, próximo ao hotel Walhalla Guest House, onde eu ficaria hospedada.
Desta forma, da estação central ao hotel, gastamos cerca de 10 minutos e logo estávamos devidamente instalados.
E claro que, antes de descansar, hora de dar notícias à família, usei o chip internacional da Easysim4u, Plano Dados Mundi, e logo todos já estavam avisados que já estávamos em terras europeias sãos e salvos e loucos para conhecer TUDO e gerar muito conteúdo nos meus stories.
Ou seja, a gente viaja e também “paga de blogueira” no Instagram, né?
Zurique – A maior cidade da Suíça
Zurique é a maior cidade da Suíça e a primeira impressão é a melhor possível.
Só para ilustrar, Zurique parece uma cidadezinha de brinquedo, tudo limpo e perfeito, com um lago no meio e cercada de montanhas alpinas.
Além disso, a excelente infraestrutura urbana, oferece transporte público da melhor qualidade, muitas lojas, restaurante e bares. Por fim, o centro histórico tem ruas estreitas, lojas de grife, igrejas históricas e uma cidade florida em pleno no outono.
De fato, outra coisa que me deixou impressionada, foi a diversidade de chocolates, pães e queijos, uma verdadeira tentação gastronômica.
No entanto, para a minha sorte ou azar, tudo na Suíça é muito caro, e logo deu para me controlar e não voltar 10kg mais gorda ( “só” engordei 3 kg, rsrs).
A língua falada em Zurique é o alemão, mas de maneira geral, mas a maioria dos cidadãos suíços falam inglês também. Assim, não tivemos dificuldade de comunicação por lá.
O que fazer em Zurique na Suíça
Sempre que chego em qualquer cidade do mundo, no primeiro dia procuro fazer um city tour, isso me ajuda e me localizar melhor e depois posso focar nas atrações que mais me interessam.
Além disso, faço todas as pesquisas úteis antes, quando chego na cidade providencio logo um mapa, tiro minhas dúvidas no hotel ou no centro turístico e aí sigo para bater pernas pelas ruas.
Desta forma, destaquei abaixo, as melhores atrações turísticas de Zurique, para que possa ajudar você a montar o seu roteiro.
Estação Ferroviária de Zurique
Em Zurique comecei o meu city tour pela Estação Ferroviária Central , um passeio que vale muito à pena conhecer. De fato é uma estação muito movimentada e você já começa tendo uma ideia de como funcionam os trens por lá. Além disso, na parte subterrânea, tem um shopping completo e com muitas feirinhas de comida típicas.
Da Estação Central continuei pelo Bahnhofstrasse.
Bahnhofstrasse Street
A rua mais conhecida da cidade começa na estação central e termina no Lago de Zurique. Além disso, é muito bonita, movimentada, cheia de lojas de grifes famosas, restaurantes, bares, hotéis, lojas de chocolates artesanais.
Entretanto, foi uma pena, pois só deu para apreciar, pois é tudo muito caro.
Ainda assim, é importante começar seu passeio pela Bahnhofstrasse Street, para melhor se localizar e ter uma ideia de como a cidade funciona.
Importante fazer esse percurso caminhando, a partir da estação central e siga em direção ao lago (1,4 km).
De tal forma que, durante a caminhada você também verá diversas esculturas, os bondes que circulam pela rua, e apreciar turista e suíços se misturando pelas ruas.
Enfim, ao chegar ao lago aproveite a linda vista e parta para explorar o centro antigo da cidade.
Também nessa rua está localizada a confeitaria mais famosa da cidade, Confiserie Sprüngli, famosa pelos mini macarons Luxemburgerl , elaborados com ingredientes naturais, sem corantes e conservantes além das trufas e bolos.
A Confiserie Sprüngli loja fica na Paradeplatz. Lá você também vai encontrar os famosos chocolates Lindt.
Depois disso, siga a Bahnhofstrasse Street até a cidade antiga, ou centro histórico, seguindo o mapa ou algum aplicativo de mapas, como o Google Maps.
Limmatquai
Região de ruas estreitas, localizada às margens do Rio Limmat na parte histórica da cidade, é exclusiva de pedestre, dando espaço para cafés, lojas coloridas, gente circulando e restaurantes com especialidades suíças.
Por fim, não deixe de conhecer e fazer uma boa caminhada (cerca de 1km) à beira do Rio.
Niederdorf
Essa é a principal rua de Old Town. Isto é, ideal para sentar, tomar um café e apreciar o vai e vem de turistas.
Lindenhof
É literalmente um dos pontos altos da cidade. De fato, é uma praça localizada numa colina, com uma bela vista, e para quem curte uma “blogueiragem”, é um dos lugares mais tradicionais para fazer aquela foto incrível.
No entanto, antigamente dava lugar a um castelo romano, que foi destruído, e hoje se tornou um parque (o único dentro das muralhas).
Visite também as ruas Augustinergasse, Rennweg, Glockengasse, Marktgasse e Weingass.
As principais Igrejas do Centro Histórico de Zurique
Grossmunster
O mosteiro Grussmunster é uma igreja evangélica construída em torno de 1100 e que já passou por muitas reformas ao longo desses anos. Além disso, possui duas torres e em uma delas é possível ter uma das melhores vista da Old Town e do Rio Limmat, que cruza a cidade.
Para acesso às torres, pagamos ingresso no valor 5 CHF e ainda foi necessário muita coragem para subir os 187 degraus que te levaram ao topo.
Considerada um dos mais importantes símbolos de Zurique, também faz parte da história da cidade. Além disso, é destaque por seus vitrais de autoria de Sigmar Polke, as janelas de coro por Augusto Giacometti , portas de bronze por Otto Münch e claustro.
Fraumunster
Fica do outro lado rio, há cinco minutos de distância da Grossmünster. Apesar de ser bem menor que a Grossmünster também é bastante conhecida por seus vitrais de Augusto Giacometti e Marc Chagall.
St. Peter Kirche (Igreja De São Pedro)
Fica ao lado de Lindenhof e é conhecida por possuir o maior relógio de igrejas da Europa.
Outras atrações Históricas
Fontes de Zurique
Zurique tem pelo menos 1200 fontes de água potável espalhada pela cidade.
Opernhaus
A Casa de Concertos de Zurique- tem capacidade de 1.100 lugares e é um luxo, por dentro e por fora.
Rathaus
A bela e antiga construção em estilo barroco e renascentista, abriga a prefeitura de Zurique.
Depois de fazer o city tour e curtir o centro histórico, hora de conhecer o Lago de Zurique e seus arredores.
Passeio de barco pelo Lago de Zurique
O passeio de barco pelo lago de Zurique é imperdível, pois de lá se tem visão bem legal da cidade. No entanto, como fui no outono, as praia estavam vazias (praia em Zurique significa qualquer área gramada, próxima aos lagos), mas soube que no verão são super badaladas.
Compre o seu ingresso antecipado para o passeio de barco com a GET YOUR GUIDE.
Além disso, outra opção no verão são os ¨badis¨, estruturas construídas sobre o lago que servem de apoio para os banhistas. Quem sabe não programo um verão em Zurique?
Mas, confesso que fiquei tentada, principalmente depois que conheci o lado descolado da cidade, fora do padrão tradicional e com muita gente jovem circulando pelas ruas.
Existem vários tipos de passeios de barco pelo lago Zurique, tudo depende do trajeto.
Em primeiro lugar, optei pelo Kleine Rundfahrt (trajeto menor), com duração de 1h30 e no valor de CHF 8,60.
Em seguida, uma dica legal é que se você tiver o Zurich Card (passe diário de transporte público) ou o Swiss Pass, terá desconto de até 100% no valor do bilhete (verifique no guichê).
O passeio sai de Bürkliplatz (porto central de onde saem todos os barcos) e retorna no mesmo local, mas você pode descer do barco nas paradas Rüschlikon e Küsnacht, duas vilas pitorescas e riquíssimas da rota para fazer um passeio diferente, e daí pegar o barco seguinte, para completar o trajeto.
Fábrica da Lindt
Você for um (a) apaixonado (a) por chocolates? Então tem que visitar a fábrica da Lindt.
E dá para chegar lá de barco? Sim, para isso você pode descer na parada Kilchber e ir caminhando até a fábrica/outlet.
Além disso, na volta você pode pegar o trem para Zurique ou voltar de barco novamente.
A saber, se você possui o Swiss Pass, qualquer uma das rotas está inclusa.
Quer conhecer uma Zurique diferente e descolada? Esse lugar é o Zuri West
Zurique West, a antiga zona industrial, passou a ser um bairro “trendy”.
O que ver em Zurique West:
Im Viadukt
Um antigo viaduto desativado que foi revitalizado e virou um shopping moderno. Sobretudo, abriga lojas de artistas e designs locais, além de bares, restaurantes, cafés e wine houses.
Freitag Tower
Destaque para a loja feita de containers que você pode ir até o topo para ver a vista da cidade.
Frau Geralds Garten
Espaço aberto que funciona como loja (divulga marcas veganas e sustentáveis) e Bar Terraço com muita gente bonita e descolada. Entretanto, lembramos que esse espaço não funciona no inverno, pois é um local aberto.
Guardas chuvas e grafites
Vá até a rua do restaurante Gerold Chuchi, para apreciar e tirar boas fotos.
Geroldstrasse
Conheça a Prime Tower, maior edifício de Zurique. Além disso, no último andar tem um café com vista para o bairro Zuri West e toda cidade.
Finalmente, fiquei três noites em Zurique, e um dia inteiro reservei para fazer um bate e volta a cidade de Vaduz capital de Liechtenstein.
Bate e volta a Liechtenstein
Um dos passeios imperdíveis, a partir de Zurique, aos arredores é para conhecer Liechtenstein, um pequeno e lindo principado.
No artigo abaixo, conto tudo sobre isso:
Liechtenstein, um pequeno e lindo principado
E leia também nosso roteiro completo da Suíça
Onde se hospedar em Zurique
Em primeiro lugar, sempre faça a sua hospedagem na BOOKING.COM.
Em segundo lugar, eu sempre pesquiso bastante para fazer a minha escolha de hospedagem.
Então leia abaixo o artigo que dá todas as dicas de como fazer essa escolha.
12 Dicas de como escolher a sua hospedagem
Em Zurique, escolhi me hospedar próximo a estação ferroviária, e tive uma excelente experiência no Walhalla Guest House
Excelente localização, café da manhã perfeito com queijos maravilhosos, quarto bom. Enfim, foi aprovado e indico.
Dicas de viagem Internacional
Compre os seus INGRESSOS antecipados e sem filas com GET YOUR GUIDE
Viaje CONECTADO com o mundo todo com o CHIP INTERNACIONAL para celular:
Sobretudo, para viajar tranquilo, faça seu SEGURO VIAGEM com SEGUROS PROMO
E, se for alugar carro, a melhor opção é a RENTCARS
Assine Amazon Prime, teste GRÁTIS por 30 dias!
Além disso, compre tudo que você precisar para a sua viagem na AMAZON.COM
adorei os comentarios, os passeios,como se organizar para não perder tempo
Muito obrigada. Que bom que gostou. Adorei te ver por aqui. Bjs