Zurique, a maior cidade da Suíça

viaje-com-norma-zurique

Zurique, a maior cidade da Suíça, foi o primeiro destino desse nosso roteiro, que tinha como objetivo conhecer as Suíças alemã, italiana e francesa.

Saímos de Salvador com destino à Lisboa-Portugal by TAP, o voo durou 8 horasde Lisboa pegamos outro voo TAP  até Zurique. Finalmente, após 2 horas de voo, chegamos em Zurique.

Assim que chegamos, a temperatura estava 15 graus, deu logo para ver que meus casacos dariam conta do outono suíço (o outono lá é, em média, de 08 a 15 graus, exceto no topo das montanhas, onde pode chegar a 2 graus negativos).

Em primeiro lugar, como não gosto de chegar sem saber para que lado ir, já tinha pesquisado o transporte público local, através do aplicativo SBB mobile, e verificado que tinha trem do aeroporto até a estação central, próximo ao hotel Walhalla Guest House, onde eu ficaria hospedada.

Desta forma, da estação central ao hotel,  gastamos cerca de 10  minutos e logo estávamos devidamente instalados.

E claro que, antes de descansar, hora de dar notícias à família, usei o chip internacional da Easysim4u, Plano Dados Mundi, e logo todos já estavam avisados que já estávamos em terras europeias sãos e salvos e loucos para conhecer TUDO e gerar muito conteúdo nos meus stories.

Ou seja, a gente viaja e também “paga de blogueira” no Instagram, né?

Zurique – A maior cidade da Suíça

Zurique, o que conhecer na maior cidade da Suíça
A maior cidade da Suíça é Zurique

Zurique é a maior cidade da Suíça e a primeira impressão é a melhor possível.

Só para ilustrar, Zurique parece uma cidadezinha de brinquedo, tudo limpo e perfeito, com um lago no meio e cercada de montanhas alpinas.

Além disso, a excelente infraestrutura urbana, oferece transporte público da melhor qualidade, muitas lojas, restaurante e bares. Por fim, o centro histórico tem ruas estreitas, lojas de grife, igrejas históricas e uma cidade florida em pleno no outono.

De fato, outra coisa que me deixou impressionada, foi a diversidade de chocolates, pães e queijos, uma verdadeira tentação gastronômica.

No entanto, para a minha sorte ou azar, tudo na Suíça é muito caro, e logo deu para me controlar e não voltar 10kg mais gorda  ( “só” engordei  3 kg, rsrs).

A língua falada em Zurique é o alemão, mas de maneira geral, mas a maioria dos cidadãos suíços falam inglês também. Assim, não tivemos dificuldade de comunicação por lá.

O que fazer em Zurique na Suíça

Sempre que chego em qualquer cidade do mundo, no primeiro dia procuro fazer um city tour, isso me ajuda e me localizar melhor e depois posso focar nas atrações que mais me interessam.

Além disso, faço todas as pesquisas úteis antes, quando chego na cidade providencio logo um mapa, tiro minhas dúvidas no hotel ou no centro turístico e aí sigo para bater pernas pelas ruas.

Desta forma, destaquei abaixo, as melhores atrações turísticas de Zurique, para que possa ajudar você a montar o seu roteiro.

Estação Ferroviária de Zurique

Em Zurique comecei o meu city tour pela Estação Ferroviária Central , um passeio que vale muito à pena conhecer. De fato é uma estação muito movimentada e você já começa tendo uma ideia de como funcionam os trens por lá. Além disso, na parte subterrânea, tem um shopping completo e com muitas feirinhas de comida típicas.

O que fazer em Zurique na Suíça
Estação Central de Zurique

Da Estação Central continuei pelo Bahnhofstrasse.

O que fazer em Zurique na Suíça
Mapa Centro de Zurique

Bahnhofstrasse Street

A rua mais conhecida da cidade começa na estação central e termina no Lago de Zurique. Além disso, é muito bonita, movimentada, cheia de lojas de grifes famosas, restaurantes, bares, hotéis, lojas de chocolates artesanais.

Entretanto, foi uma pena, pois só deu para apreciar, pois é tudo muito caro.

Ainda assim, é importante começar seu passeio pela Bahnhofstrasse Street,  para melhor se localizar e ter uma ideia de como a cidade funciona.

Importante fazer esse percurso caminhando, a partir da estação central e siga em direção ao lago (1,4 km).

De tal forma que, durante a caminhada você também verá diversas esculturas, os bondes que circulam pela rua, e apreciar turista e suíços se misturando pelas ruas.

Enfim, ao chegar ao lago aproveite a linda vista  e parta para explorar o centro antigo da cidade.

O que fazer em Zurique na Suíça
Chocolates artesanais

Também nessa rua está localizada a confeitaria mais famosa da cidade, Confiserie Sprüngli, famosa pelos mini macarons  Luxemburgerl , elaborados com ingredientes naturais, sem corantes e conservantes além das trufas e bolos.

A Confiserie Sprüngli  loja fica na Paradeplatz. Lá você também vai encontrar os famosos chocolates Lindt.

Depois disso, siga a Bahnhofstrasse Street até a cidade antiga, ou centro histórico, seguindo o mapa ou algum aplicativo de mapas, como o Google Maps.

O que fazer em Zurique na Suíça
Bahnhofstrasse street

Limmatquai

Região de ruas estreitas, localizada às margens do Rio Limmat na parte histórica da cidade, é exclusiva de pedestre, dando espaço para cafés, lojas coloridas, gente circulando e restaurantes com especialidades suíças.

Por fim, não deixe de conhecer e fazer uma boa caminhada (cerca de 1km) à beira do Rio.

O que fazer em Zurique na Suíça
Old Town Zurique

Niederdorf

Essa é a principal rua de Old Town. Isto é, ideal para sentar, tomar um café e apreciar o vai e vem de turistas.

O que fazer em Zurique na Suíça
Niederdorf Street

Lindenhof

É literalmente um dos pontos altos da cidade. De fato, é uma praça localizada numa colina, com uma bela vista, e para quem curte uma “blogueiragem”, é um dos lugares mais tradicionais para fazer aquela foto incrível.

No entanto, antigamente dava lugar a um castelo romano, que foi destruído, e hoje se tornou um parque (o único dentro das muralhas).

O que fazer em Zurique na Suíça
Lindenhof Street

Visite também as ruas Augustinergasse, Rennweg, Glockengasse, Marktgasse e Weingass.

O que fazer em Zurique na Suíça
Old Town Zurique

As principais Igrejas do Centro Histórico de Zurique

Grossmunster

O mosteiro Grussmunster é uma igreja evangélica construída em torno de 1100 e que já passou por muitas reformas ao longo desses anos. Além disso, possui duas torres e em uma delas é possível ter uma das melhores vista da Old Town e do Rio Limmat, que cruza a cidade.

Para acesso às torres, pagamos ingresso no valor 5 CHF e ainda foi necessário muita coragem para subir os 187 degraus que te levaram ao topo.

O que fazer em Zurique na Suíça
Vista da Torre da Grossmünster

Considerada um dos mais importantes símbolos de Zurique, também faz parte da história da cidade.  Além disso, é destaque por seus vitrais de autoria de Sigmar Polke, as janelas de coro por Augusto Giacometti , portas de bronze por Otto Münch e claustro.

Fraumunster

Fica do outro lado rio, há cinco minutos de distância da Grossmünster. Apesar de ser bem menor que a Grossmünster também é bastante conhecida por seus vitrais de Augusto Giacometti e Marc Chagall.

O que fazer em Zurique na Suíça
Fraumünster street

St. Peter Kirche (Igreja De São Pedro)

Fica ao lado de Lindenhof e é conhecida por possuir o maior relógio de igrejas da Europa.

O que fazer em Zurique na Suíça
St. Peter Kirche

Outras atrações Históricas

Fontes de Zurique

Zurique tem pelo menos 1200 fontes de água potável espalhada pela cidade.

O que fazer em Zurique na Suíça
Fontes de Zurique

Opernhaus

A Casa de Concertos de Zurique- tem capacidade de 1.100 lugares e é um luxo, por dentro e por fora.

O que fazer em Zurique na Suíça
Opernhaus

Rathaus

A bela e antiga construção em estilo barroco e renascentista, abriga a prefeitura de Zurique.

Depois de fazer o city tour e curtir o centro histórico, hora de conhecer o Lago de Zurique e seus arredores.

Passeio de barco pelo Lago de Zurique

O passeio de barco pelo lago de Zurique é imperdível, pois de lá se tem visão bem legal da cidade. No entanto, como fui no outono, as praia estavam vazias  (praia em Zurique significa qualquer área gramada, próxima aos lagos),  mas soube que no verão são super badaladas.

Compre o seu ingresso antecipado para o passeio de barco com a GET YOUR GUIDE.

Além disso, outra opção no verão são os ¨badis¨, estruturas construídas sobre o lago que servem de apoio para os banhistas. Quem sabe não programo um verão em Zurique? 

Mas, confesso que fiquei tentada, principalmente depois que conheci o lado descolado da cidade, fora do padrão tradicional e com muita gente jovem circulando pelas ruas.

 O que fazer em Zurique na Suiça
Passeio no Lago de Zurique

Existem vários tipos de passeios de barco pelo lago Zurique, tudo depende do trajeto.

Em primeiro lugar, optei pelo Kleine Rundfahrt (trajeto menor), com duração de 1h30 e no valor de CHF 8,60.

Em seguida, uma dica legal é que se você tiver o Zurich Card  (passe diário de transporte público) ou o Swiss Pass, terá desconto de até 100% no valor do bilhete (verifique no guichê).

O passeio sai de Bürkliplatz (porto central de onde saem todos os barcos) e retorna no mesmo local, mas você pode descer do barco nas paradas Rüschlikon e Küsnacht, duas vilas pitorescas e riquíssimas da rota para fazer um passeio diferente, e daí pegar o barco seguinte, para completar o trajeto.

Opernhaus
Trajetos dos barcos no Lago de Zurique

Fábrica da Lindt

Você for um (a) apaixonado (a) por chocolates?  Então tem que visitar a fábrica da Lindt.

E dá para chegar lá de barco? Sim, para isso você pode descer na parada Kilchber e ir caminhando até a fábrica/outlet. 

Além disso, na volta você pode pegar o trem para Zurique ou voltar de barco novamente.

A saber, se você possui o Swiss Pass, qualquer uma das rotas está inclusa.

Quer conhecer uma Zurique diferente e descolada? Esse lugar é o Zuri West

Zurique West, a antiga zona industrial, passou a ser um bairro “trendy”.

O que ver em Zurique West:

Im Viadukt

Um antigo viaduto desativado que foi revitalizado e virou um shopping moderno. Sobretudo, abriga lojas de artistas e designs locais, além de bares, restaurantes, cafés e wine houses.

O que ver em Zurique West
Im Viadukt

Freitag Tower

Destaque para a loja feita de containers que você pode ir até o topo para ver a vista da cidade.

O que ver em Zurique West
Freitag Tower

Frau Geralds Garten

O que ver em Zurique West
Frau Geralds Garten

Espaço aberto que funciona como loja (divulga marcas veganas e sustentáveis) e Bar Terraço com muita gente bonita e descolada. Entretanto, lembramos que esse espaço não funciona no inverno, pois é um local aberto.

O que ver em Zurique West
Frau Geralds Garten Bar

Guardas chuvas e grafites

Vá até a rua do restaurante Gerold Chuchi, para apreciar e tirar boas fotos.

O que conhecer em Zurique West
O que conhecer em Zurique West

Geroldstrasse

Conheça a Prime Tower, maior edifício de Zurique.  Além disso, no último andar tem um café com vista para o bairro Zuri West e toda cidade.

O que conhecer em Zurique West
Freitag Tower e Prime Tower

Finalmente, fiquei três noites em Zurique, e um dia inteiro reservei para fazer um bate e volta a cidade de Vaduz capital de Liechtenstein.

Bate e volta a Liechtenstein

Um dos passeios imperdíveis, a partir de Zurique, aos arredores é para conhecer Liechtenstein, um pequeno e lindo principado.

No artigo abaixo, conto tudo sobre isso:

Liechtenstein, um pequeno e lindo principado

E leia também nosso roteiro completo da Suíça

Suíça, um país apaixonante

Onde se hospedar em Zurique

Em primeiro lugar, sempre faça a sua hospedagem na BOOKING.COM.

Em segundo lugar, eu sempre pesquiso bastante para fazer a minha escolha de hospedagem.

Então leia abaixo o artigo que dá todas as dicas de como fazer essa escolha.

12 Dicas de como escolher a sua hospedagem

Em Zurique, escolhi me hospedar próximo a estação ferroviária, e tive uma excelente experiência no Walhalla Guest House

Excelente localização, café da manhã perfeito com queijos maravilhosos, quarto bom. Enfim, foi aprovado e indico.

Onde se hospedar em Zurique na Suíça
Café da manhã Walhalla Guest House

Dicas de viagem Internacional

Compre os seus INGRESSOS antecipados e sem filas  com GET YOUR GUIDE

Viaje CONECTADO com o mundo todo com o CHIP INTERNACIONAL para celular:

VIAJE CONECTADO

EASYSIM

Sobretudo, para viajar tranquilo, faça seu SEGURO VIAGEM com SEGUROS PROMO

E, se for alugar carro, a melhor opção é a  RENTCARS

Assine Amazon Prime, teste GRÁTIS por 30 dias!

Além disso, compre tudo que você precisar para a sua viagem na AMAZON.COM

Se for viajar, veja esses posts com dicas para planejar sua viagem:

Em seguida, baixe meus e-Books gratuitos:

E book - 10 dicas para arrumar sua mala de viagem
E book check list de viagem

Encontre sua hospedagem

Reserve aqui o seu carro

Compre ingressos sem fila

  • E, para viajar com tranquilidade, faça seu SEGURO VIAGEM com a SEGUROS PROMO.
Seguro Viagem: Brasil
GTA BRASIL 18 GTA BRASIL 18 Assistência médica R$ 18.000 Bagagem extraviada R$ 600 (COMPLEMENTAR) R$ 5/dia*
AC 15 BRASIL AC 15 BRASIL Assistência médica R$ 15.000 Bagagem extraviada R$ 500 (COMPLEMENTAR) R$ 5/dia*
AC 15 BRASIL +COVID19 AC 15 BRASIL +COVID19 Assistência médica R$ 15.000 Bagagem extraviada R$ 500 (COMPLEMENTAR) R$ 7/dia*
  • Enfim, COMPRE tudo que vai precisar para a sua VIAGEM na AMAZON.COM.

26 de julho de 2019

Sobre Mim

Sou uma viajante apaixonada pelo mundo. Trabalhei 30 anos no ramo financeiro e hoje me realizo como microempresária e criadora de conteúdo de viagem. Como viajante, conheço 42 países e 20 estados brasileiros. Meu propósito nas redes sociais, é compartilhar minha experiência e aprendizado de viagem e de vida, com meus clientes e seguidores, com o objetivo de ajudar a todos a realizarem os seus sonhos de viagem.

De Onde Sou

El Quarto

Seguros Promo

Passagens Promo

Ofertas

ADS

Seguros Promo

Seguro Viagem: Europa
AC 35 EUROPA AC 35 EUROPA Assistência médica EUR 35.000 Bagagem extraviada EUR 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 16/dia*
AC 60 EUROPA AC 60 EUROPA Assistência médica EUR 60.000 Bagagem extraviada EUR 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 17/dia*
CORIS 30 EUROPA BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) CORIS 30 EUROPA BASIC +COVID19 (EXCETO EUA) Assistência médica EUR 30.000 Bagagem extraviada EUR 1.000 R$ 24/dia*

Amazon.com

ADS

Ofertas

Gostou da viagem? Deixe um comentário sobre a experiência!

2 Comentários

  1. Francimar

    adorei os comentarios, os passeios,como se organizar para não perder tempo

    Responder
    • Norma

      Muito obrigada. Que bom que gostou. Adorei te ver por aqui. Bjs

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe esse artigo!

Mostre a seus amigos o seu possível próximo destino.

Compartilhe esse post!

Mostre a seus amigos seu possível novo destino.