O passeio de barco pelos Lagos Thun e/ou Brienz é uma atração imperdível em Interlaken.
Interlaken tem o privilégio de estar localizada entre dois lagos, que são interligados entre si pelo Rio Aare, que cruza Interlaken de ponta a ponta. Ou seja, um cenário perfeito.
O lago Thun
O Lago Thun está localizado entre as cidades de Interlaken e Thun, à 558 metros de altitude , com 17,5 km de comprimento por 3,5 km de largura máxima e profundidade máxima de 217 m.
Além disso, 400 000 pessoas vivem em redor do lago, que é alimentado pelo glaciar Steingletscher através do rio Aare.
De acordo com a história, originalmente o Lago Thun, estaria unido com o lago de Brienz. Sendo assim, o lago completo (Thun e Brienz) é designado “Wendelsee”.
O passeio de barco pelo Lago Thun
As saídas dos barcos são feitas das cidades de Thun e Interlaken ( próximo a estação de trem Interlaken West), com paradas nas cidades menores, como Spiez.
Desde modo, nas paradas, você pode iniciar o passeio ou, para quem já está no barco, simplesmente descer para explorar a cidade e depois pegar o próximo barco.
Enfim, todo o passeio é encantador, paisagens belíssimas e oportunidade para fotos maravilhosas.
As principais opções de paradas:
Beatus Höhlen – Nessa parada você pode visitar as cavernas Beatus, um lugar lindíssimo sobre o Lago de Thun, com cachoeiras e trilhas dentro de uma caverna. O percurso é de 25 minutos andando até as cavernas.
Beatenbucht – É para quem quer combinar o passeio de barco com o passeio pelos alpes até Beatenberg e Niederhorn. Também dá para ir até as cavernas Beatus, com o percurso de 1 hora andando.
Spiez – Essa cidade também possui um lindo castelo rodeado por vinhedos.
Castelo Oberhofen – Construído no século XII é uma jóia no Lago de Thun e vale muito à pena explorar. É um castelo com ar romântico e traços medievais que abriga um museu que retrata o estilo de vida na região durante os séculos 16 a 19 e outras exposições temporárias. Além disso, há uma trilha muito linda ao redor do castelo.
Thun – A cidade parece que saiu de um contos de fadas. Acima de tudo, a cidade é linda, tem um rio no meio, de cor verde esmeralda, e como toda bela cidade Suíça, tem castelos e construções medievais e uma vista de deixar você de queixo caído.
O lago Brienz
O Brinzersee, ou lago Brienz, em português, está localizado entre as cidades de Brienz e Interlaken, sendo alimentadas pelas águas que descem pelas montanhas, principalmente os rios Aare e o Lütschine.
Logo, o Lago Brienz, está localizado a altitude e 564 metros acima do nível do mar, tem 14 km de comprimento por 5 km de largura. Entretanto, dentro do lago há apenas uma pequena ilha, chamada Schnäggeninseli – a ilha do caracol.
Apesar de ser considerado o mais limpo da Suíça, o lago possui poucos pontos de banho devido às suas encostas íngremes. Sendo assim, o local é mais procurado no verão, já que as águas são bem frias.
A água cor de turquesa é o principal destaque do Lago Brienz.
O passeio de barco pelo Lago Brienz
As saídas são feitas nas cidade de Interlaken (Próximo a estação de trem Interlaken Ost) e Brienz.
Não cheguei a fazer esse passeio, então aproveitei e para fazer uma caminhada pelas margens do Brienz.
As principais opções de paradas:
Giessbach – Lá está localizado o Grand Hotel Giessbach, um hotel histórico que fica acima do lago de Brienz e é uma das principais atrações dessa parada junto a uma cachoeira de mesmo nome.
O acesso ao hotel se dá através de um funicular. O funicular é considerado o funicular mais antigo da Europa utilizado para turismo, tendo sido construído em 1879.
Outras opções para aproveitar a linda região são as de trilhas a pé ou de bike e caminhadas ao redor da cachoeira!
Brienz – é uma pequena comunidade suíça com pouco mais de 3.000 habitantes.
A principal atração de Brienz, além do lago é claro, é a famosa rua Brunngasse.
A Brunngasse que já foi eleita a rua mais bonita da Europa e possui casas datadas do século XVIII decoradas com esculturas de madeira.
Além disso, a vista da cidade e as trilhas do Brienzer Rothorn também são imperdíveis.
Mas qual passeio devo fazer? Lago Thun ou Lago Brienz?
Os dois passeios são lindos, cercados de montanhas deslumbrantes, com lindas cidadezinhas nas margens.
O passeio pelo lago Thun tem um toque mediterrâneo, ou seja, lago esverdeado e com vilas pitorescas as suas margens.
Enquanto no Lago Brienz, o passeio por águas cristalinas de geleiras, de cor turquesa e com alguns resorts nas margens também é muito encantador.
Não dar para indicar um só, até porque não conheci os dois, o ideal seria ter tempo disponível para fazer ambos. Mas, se não for possível, escolha um e vá, o importante é fazer pelo menos um.
Assim você aproveita para conhecer um pouco mais dessa região belíssima da Suíça.
Como fazer o passeio de barco pelo Lago Thun?
Existem diversos barcos, com opções de roteiros diferentes. No entanto, todos são passeios pelos lagos, passando pelas cidades das margens. Portanto, o que varia normalmente são as paradas.
Assim, os navios, na maioria, são de dois andares, tem restaurantes e uma área de primeira classe. Mas, fique tranquilo, em qualquer uma das áreas que você for, terá uma boa visibilidade.
Mas, fique atento, 0 embarque é por ordem de chegada e não tem lugar marcado. Logo, chegando mais cedo, você poderá escolher o lugar para ficar.
Minha experiência no passeio de barco em Interlaken
Optamos por fazer o passeio de barco pelo Lago Thun, fomos pela manhã e estava bem tranquilo.
Como viajamos com o SWISS PASS, nosso passeio de barco estava incluído no passe, então só apresentamos o passe na entrada do navio.
O navio é grande e com áreas abertas e fechadas. Bem confortável e com espaço para que todos fiquem bem e com boa visibilidade.
Desde o início do passeio já fiquei encantada com o visual.
Passamos por todas as paradas, curtimos a vista deslumbrante do lago com suas vilas na beira das montanhas e paisagens maravilhosas.
O passeio em si, mesmo sem fazer as paradas, é deslumbrante e já vale muito à pena.
Para fazer o passeio completo descendo nas paradas, reserve pelo menos meio dia ou um dia inteiro.
Como tínhamos pouco tempo, optamos por seguir até a cidade de SPIEZ e lá descemos para conhecer a cidade e, em seguida, retornamos de trem.
Spiez
Conhecer a cidade de Spiez foi uma excelente opção, a cidadezinha é linda, tem um castelo encantador. Além da vista imperdível do Lago Thun, os vinhedos e seus arredores.
Spiez é um lindo vilarejo suíço de língua alemã, com cerca de 12 mil habitantes.
Fica localizado nas margens do Lago Thun e bem próximo de Berna.
A principal atração de Spiez é um lindo castelo rodeado por vinhedos.
No verão, os atrativos da cidade ficam por conta das visitas ao interior do castelo medieval Schloss, das caminhadas ao redor do Lago.
Outra opção para chegar a Spiez é viajando de trem, a vista do passeio de trem é fabulosa.
Um lugar lindo e apaixonante.
Leia aqui tudo sobre a cidade de Spiez:
Spiez: veja mais belezas do cantão suíço de Berna
Informações importantes:
Quem tem o SWISS PASS (bilhete único para o turista na Suíça) não precisa comprar o ingresso do barco. Basta apresentá-lo na entrada do embarque (foi o que eu fiz!).
Os passeio pode variar de de 1 a 5 horas, depende do percurso escolhido e paradas feitas no caminho.
Principais cidades para partida e informações: Thun e Interlaken
Sobretudo, para sua tranquilidade e segurança em viagens internacionais tem produtos obrigatórios, compre aqui:
Viajar conectado com sua origem é indispensável. Leia o artigo abaixo:
Chip de celular para uso em viagem internacional
Logo, adquira aqui o seu Chip Internacional:
VIAJE CONECTADO – GANHE 5% DE DESCONTO COM O CUPOM: VIAJECOMNORMA5
E, para viajar com segurança, adquira o Seguro Viagem. Leia o artigo abaixo:
Seguro Viagem Internacional ou Nacional
Minha indicação é comprar com a SEGUROS PROMO – GANHE 5% DE DESCONTO COM O CUPOM: VIAJECOMNORMA5
0 comentários